Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

vit 09/08/2020

Cather e Levi perfeitos.
Mais uma ressaca literária curada pela Rainbow ?
Gente, eu amei demais! Um romance bem gostosinho, fala das relações familiares ali, eu acho que chega até dar uma abordagem ali do que chamamos da maternidade compulsória, além de como é um maníaco. Assuntos super necessários ! Fora que não achei um defeito em como a história da Cath e Levi evolui, tudo pra mim. Levi mimando ela com starbucks? eu quero demais.
Apoio e recomendo pra quem quer um romance soft sem muita vibe new adult.
P.S - poderia ter uma abordagem mais profunda sobre esses temas ? sim
mas eu acho que ela queria focar nessa vida da Cath de fanfiqueira X universidade.

Anna Clara 25/10/2021

fofo
Não curto muito romance, mas achei esse super tranquilo de ler.
Fiquei irritada com situações do livro e por a protagonista perdoar certas coisas que aconteceram, eu queria dar um soco na cara dela, mas acabei eu mesma me apaixonando pelo rapaz principal e fiquei satisfeita com o final.

becxj 05/06/2021

um romance nerd
o mais legal desse livro, é que cada personagem tem seu "tchan". e é literalmente impossível você não se identificar com algum. o único detalhe que não me agradou muito é o fato de ter um pouco da fanfic da cath em todo final de capítulo, sei lá, tirava minha motivação de continuar lendo, por isso demorei um pouco para terminar

Ju Ioshi 20/04/2020

Deixa aquele gostinho de calma, tá tudo bem - coisas boas virão sabe?
A história tem um jeito levinho de conduzir as coisas e foi interessante ver como ficou equilibrada essa leveza da escrita com todas inseguranças e problemas que a protagonista tem que lidar. (Apesar de ela com certeza ter algum ascendente em câncer viu)
As circunstâncias que a autora criou para a Cath são bastante excepcionais, mas muitas das preocupações que ela sofre e das crises internas são também super relacionáveis e bem coerentes com as tragédias da passagem para a vida adulta! Nem todos os personagens e acontecimentos acabam tendo um fechamento redondinho e por mais que eu tenha estranhado logo que terminei... faz muito sentido.
Me deixou inspirada e também mais segura para enfrentar com mais coragem meus próprios obstáculos :)
P.s.: Inclusive achei ÓTIMOOO e super millennial da Rainbow Rowell colocar a Cath como escritora de fanfic - ainda mais de Carry On haha!
Gabi 29/05/2020minha estante
Amoooo

samyra 05/06/2021

Levi, tras café pra mim!
O que dizer desse romance LINDO?
Para voce, que assim como eu, adora escrever, esse livro tem um grau de compatibilidade TÃO GRANDE. É SÉRIO.
A personagem principal e os interesses amorosos dela, como isso reflete até nas Fanfictions que ela escreve, é totalmente F*DA PRA CARALHO, se me permitem dizer.
Confesso que até uma pontada de vontade de ler Simon Snow apareceu, daria tudo p estar junto c eles lendo o último livro.
Único motivo p eu não dar cinco estrelas, foi nao terem explorado quase nada da mãe da personagem principal, o que eu senti um pouco de falta.
Mas suuuper recomendo!!!

bruna 30/09/2020

mt amorzinho
esse foi meu livro favorito da autora, só nao dei 5 estrelas por que em alguns capítulos as partes da fanfic ficaram longas demais e cansativas.

esse livro é basicamente o primeiro ano de faculdade de uma garota que adora fanfics. ela conhece um garoto (que por sinal até eu estou apaixonada, ele é tipo o meu crush literário) e passa esse período com ele amando-o e principalmente amando a si mesma. por que se tem uma coisa que ele ensinou a ela foi o amor.

não sei o que é, mas a rainbow rowell tem uma síndrome de todas as protagonistas serem as excluídas e com baixa alto estima. todos os livros dela que eu li (sem exceção), elas enfatizavam o quanto eram inferiores, feias e desinteressantes. e nesse livro isso ficou mais forte ainda já que a cath tinha uma irmã gêmea que ela dizia ser a todo momento muito melhor do que ela (e aí já viu né?).

ela também passa por muita coisa nas aulas de escrita de ficção e também se preocupava muito pelo seu pai. como ela cresceu sem mãe (abandono) o pai foi seu laço familiar mais forte e qualquer decaída por excesso de trabalho que seu pai dava a cath se preocupava demais. já nas aulas ela passou um sufoco por um trabalho do qual ela foi acusada de plágio. mas da mesma forma a professora não desistiu da aluna e viu o esforço dela.

Ingrid917 03/10/2020

Fangirl
Gostei bastante, é um livro bem fácil e rápido de ler, li em menos de um semana. Super me identifiquei com a protagonista, o romance é bem fofo, mas eu li ele depois de Evelyn Hugo então eu realmente acho que nenhum livro brilharia após uma leitura daquelas.

Leti 18/01/2022

Esse livro é o meu xodó, amo de paixão. Na época que comprei, alguns anos atrás, me identificava muito com a personagem principal e isso me deixou mais próxima da história. Fofo, maravilhoso, sensacional, só tenho elogios pra esse livro.

luana 05/07/2021

odiei
achei bem chato. eu até gosto da personagem principal mas nossa a irmã dela eu fiquei com vontade de dar um socao. o casal até é legalzinho mas também não achei nada demais. esse é um dos poucos livros que não valeu a pena ler

Natália Tomazeli 31/05/2020

Impossível de avaliar com mais de duas estrelas.
"Era por isso que Cath escrevia as histórias. Para ter esses momentos em que o mundo deles suplantava o mundo real. Quando ela podia simplesmente cavalgar nos sentimentos deles como uma onda, como algo flutuando morro abaixo."

Livro problemático, gente, problemático mesmo!

Depois de me apaixonar perdidamente por "Carry On", da mesma autora, e perder as estribeiras com o casal Simon e Baz, quis entender de onde veio a história e a criação do universo que envolve esse livro. Para quem não sabe (vou explicar porque percebi ao longo dessas leituras que muita gente não sabe disso), "Carry On" deriva das fanfics escritas pela personagem principal aqui de Fangirl, a Cath, que é fã doente da saga literária (também fictícia no nosso universo) do Simon Snow, uma série de livros sobre bruxos e magia, estilo Harry Potter, que lá no universo de Fangirl, fez/faz tanto sucesso quanto HP aqui no nosso. Nas fanfics da Cath (o universo alternativo do universo alternativo hueheuheu) Simon Snow, que é o mocinho, se apaixona (e vice-versa) pelo seu arqui-inimigo e antagonista da história, Baz e vivem essa história de amor inusitadíssima (porque além de eles se "odiarem", Baz é um vampiro de uma família de bruxos ricassos, enquanto Simon é o bruxo mais poderoso nascido na sua época, mas que não consegue controlar sua magia e é um desastre total como mago) e eletrizante.
Então depois de ter amado tanto "Carry On", achei que seria interessante e legal ler "Fangirl", obviamente. Porém não foi nada disso...

Eu tava conversando num grupo de leitura sobre os livros da Rainbow e uma integrante falou algo que define bem a situação sobre os livros da autora (apesar de eu só ter lido esses dois dela), que é mais ou menos o seguinte: "Gostar ou não de um livro dessa autora, vai depender muito do tipo de conexão que o leitor vai ter com a história, com os personagens e com o livro em si."
Isso meio que pode parecer genérico, afinal serve para praticamente todo o tipo de livro, porém eu acho que é bem mais real no caso da Rainbow Rowell, visto que ela parece incorporar uma personalidade diferente para cada livro que ela escreve, como se não fosse a mesma pessoa que estivesse escrevendo todos os livros que levam o nome dela (pode ser também né, vai saber).

Dito isso, meu maior problema com o livro "Fangirl" foram os gatilhos que tive ao longo da leitura, todos relacionados com os problemas mentais que a Cath tem, ou parece ter, como indica esse trecho:
"A sensação de estar com ele ficou diferente. Diferente mesmo de horas antes. Divertido. Cath não sentia que seu verdadeiro eu estava encoberto por oito camadas de medo e ansiedade diagnosticada."
Eu também tenho Ansiedade Patológica e posso dizer com propriedade que esse livro não foi uma experiência nada agradável. O jeito que a autora passa as sensações da Cath é um tanto quanto muito sufocante. Me dava muita aflição MESMO ler os capítulos desse livro (e olha que eu estou em tratamento) porque o jeito que a Rainbow escreve passa uma ideia de que nada do que a Cath vive tem muita saída ou que ela vai evoluir, viver coisas agradáveis, etc. Eu pelo menos só via ela tendo coisas medíocres, futuro medíocre e se eu não tivesse boa da cabeça, provavelmente eu iria acreditar que isso tudo realmente ia ser assim mesmo com pessoas como ela. E de fato, sem dar spoiler, mas as coisas não ficam muito diferentes na vida dela mesmo. Não é aquele tipo de livro estilo Menina Submersa, por exemplo, onde o intuito é mostrar o que se passa na cabeça de alguém com X doença mental e fazer com que a personagem tenha uma "retaliação" em relação à doença, supere seus monstros internos, etc. Aqui me deu a impressão de que a autora não soube abordar muito bem essa temática (que é SUPER delicada) e isso para mim, deu um toque muito amargo e difícil de digerir para a história. Esse livro acho que pode até funcionar para quem não tiver a sensibilidade de perceber isso, mas para mim, foi quase que como um martírio. Não me diverti, não fiquei feliz, não achei nada engraçado, prazeroso, etc. Não foi sequer um livro só para passar o tempo, porque cada vez que eu abria ele e lia um capítulo, tinha que largar e ir fazer alguma outra coisa da vida porque PAH: Gatilho na minha cara! Muito desagradável. (inclusive parece ser um bom livro para deixar aquela ressaca literária, mas não foi meu caso, nem sei como).

Fora isso, tem também o lado de que o enredo não me ajudou muito a achar a história empolgante (que já tava difícil). Achei o livro lento e entediante em algumas partes, porque só narra detalhes da vida da Cath que não contribuem muito para muita coisa na história, além de não haver nada que surpreenda em relação ao desfecho da história e ao rumo que tudo vai tomar. E o pior para mim foi aguentar isso tudo em 400 páginas que não vi necessidade nenhuma de existirem. Poderia ter sido escrito tranquilo em 200 páginas, por aí (porém nem isso me ajudaria a gostar mais da história, visto os outros fatores). Hoje que já passou um tempão que eu li, não sei nem como que eu consegui aguentar terminar o livro, acho que eu tava com mais paciência e boa vontade naquela época (ou meus remédios estão funcionando muito bem), porque se fosse hoje eu teria desistido sem nem pensar muito.

A sorte foi que eu peguei "Carry On" antes, senão nunca mais ia querer ler nada da autora. Inclusive peço encarecidamente que se você leu Fangirl e não gostou da parte das fanfics, dê uma chance a "Carry On" porque quase nada do que a Cath mostra da fanfic em "Fangirl" expõe todo o potencial de "Carry On".

Enfim, existem YAs muito melhores por aí, MUITO MESMO, que inclusive vão abordar doenças mentais de uma maneira boa e justa e normal e não desagradável ou inadequada. Se você quer ler algo assim, te recomendo "Tartarugas até lá em baixo", "Mosquitolândia" ou "Estamos Bem", mas FOGE de Fangirl!

"– Sim. O ato definitivo de heroísmo não deveria ser a morte. Você sempre diz que quer dar a Baz as histórias que ele merece. Salvá-lo de Gemma…
– Só acho que ela não percebe o potencial dele enquanto personagem…
– Então você vai matá-lo? A melhor vingança não seria uma vida bem vivida? O jeito punk rock de terminar Vá em frente seria deixar Baz e Simon viverem felizes para sempre. [...] Felizes para sempre, ou mesmo juntos para sempre, não é boboca. É a coisa mais nobre, tipo, mais corajosa, que duas pessoas podem almejar."

~Ka 06/07/2021

Lido em 10 dias.
Gostei bastante da paixão que Cath tem por Simon e Baz mas achei desnecessário as partes das fanfics a cada fim de capítulo, não li nenhum.
O começo do livro só ficou na rotina sem graça da Cath, nada de legal acontecia no dia dela, mas ainda bem que tinha o Levi pra dá uma aliviada pq se fosse só ela não dava pra continuar.
Não gostei muito da Cath achei ela um pouco chata, adorei o Levi e achei que o final poderia ter um pouco mais deles do que o final do livro de Simon Snow. Senti que faltou algo mais a ser dito e acredito que tenha sido isso.
É um livro bom, recomendo!

Lulis 07/05/2020

Melhor leitura do ano!
É espetacular do início ao fim!!! Adorei!!! Meu coração tava apertado durante a leitura pq eu sabia que nunca mais teria a sensação de ler esse livro pela primeira vez. E agora... acabei! AAAAAA Rainbown Rowell, conte comigo pra tudo.

girlgotguns 13/04/2021

Eu não consigo nem encontrar palavras pra definir o que eu achei, o livro não é bom e também não é ruim ¿ Os únicos personagens toleráveis são Levi e Reagan, as gêmeas são simplesmente chatas demais, principalmente Cath.

O livro é dividido em duas partes e é pela visão de Cath, a primeira é o primeiro semestre delas na faculdade então a Cath está se adaptando, mas acontece que ela nunca se adapta e também não dá chances para ninguém, pra amizades, pra sair, ela é basicamente forçada a fazer as coisas. A segunda parte é o segundo semestre, que teóricamente ela já deveria estar mais adaptada porém parece que tá sempre deslocada.

As partes do Simon eram imensas e não mudam em nada a história, tá ali só pra preencher espaço, sinceramente pulei tudo essas partes. Em muitas passagens eu revirei os olhos e senti vergonha alheia.

Enfim, não recomendo mas se quiser ler vai fundo, algumas partes são fofinhas.

Pâm Possani 05/12/2020

Amorzinho por escrever
Fangirl apesar de ser um livro com personagens jovens, trata de temas interessantes como o amor entre irmãs e o amor entre pai e filha, tem uma comédia leve e um romance bacana. Ao longo da narrativa, vemos o amadurecimento de Cath e, como através de palavras, ela é resgatada e levada de volta para a sua realidade, que é de onde ela sempre tenta fugir, encontrando refúgio em sua fanfic. A curiosidade ao ler Fangirl é pela verdadeira história de Simon Snow e por ler Carry On e toda a sua história.