Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

Thaise66 22/08/2019

Nastya, Emilia, Em, Milly... Flor do Dia.
"Eu te amo, Flor do Dia. - digo, antes de perder a coragem.- E não estou nem aí se você quer que eu ame você ou não."

Derramei algumas lágrimas, mas passo bem.
Nastya é o tipo de protagonista que odiamos e amamos ao mesmo tempo, é complicada e ao mesmo tempo muito fácil de ser decifrada, é sincera e ao mesmo tempo sabe mentir muito bem, ela é o tipo de mocinha que foi construída com mínimos detalhes.
Josh é o protagonista que amamos assim que aparece no livro, é o tipo de pessoa que encontramos na rua, que não olha para o lado para responder um bom dia, e na verdade concordo e muito com ele nesse ponto, até porque nem sempre estamos em um dia bom. Mesmo sabendo tudo o que tinha acontecido com ele durante a vida, para mim ainda foi uma surpresa descobrir cada nuance dele ao desenrolar do livro.
Na verdade, foi o tipo de livro que me surpreendeu do começo ao fim, simplesmente por nos mostrar um lado da personalidade deles a cada linha escrita, e mais surpreendente ainda ver que eles são somente adolescentes, descobrindo o que significa viver, e admito que foi uma experiência incrível.
Não posso dar detalhes dessa enorme história da protagonista porque sinceramente iria estragar com o suspense, mas adianto logo que é um livro sensível, tocante, engraçado, forte e amoroso, com personagens melhores ainda, e com o final simplesmente arrepiante.
PS: Tudo o que há na capa do livro, é explicado no decorrer do livro, não literalmente, mas foi captado.
Fabi129 23/08/2019minha estante
Sabia q vc ia amar!

Thaise66 23/08/2019minha estante
Amei, amei Fabi \o/

Carol 05/04/2020minha estante
Quero mais livros como esse que emocionam e que amamos

Thaise66 07/04/2020minha estante
Sim Carol, os livros que nos faz pensar sobre tudo, e que nos faz chorar de emoção, em que nos vemos nos personagens

Carol 07/04/2020minha estante
Alguma dica? Estou carente dessas emoções

Thaise66 10/04/2020minha estante
Carol, eu indico Tudo por Amor de Judith, Todo o ar que Respiras, Aos Perdidos com Amor e From Lukov With Love.
Eu amo todos eles, e os personagens trazem consigo muita emoção, prepare-se para chorar ;)

Carol 10/04/2020minha estante
Ahh obrigada pelas dicas!! Desses eu já li Todo ar que respiras, Aos perdidos com amor .. os outros vou buscar ?

cantodabibis 12/10/2022

vou levar pra vida :)
achei fantástica toda a história do livro e de alguma forma me fez refletir muito, até mesmo sobre o porquê se chamar ?mar da tranquilidade?. achei a protagonista forte e determinada. gostei muito do casal também. enfim, amei o livro. acho que tem bastante potencial para se tornar um filme!

La Luna 05/10/2014

[Resenha] Mar da Tranquilidade - Katja Millay
Título Original: The Sea of Tranquility
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 368

Sempre acompanho notícias sobre livros lançados fora do Brasil e The Sea of Tranquility estava sendo altamente recomendado lá fora. Quando soube que a editora Arqueiro iria publicá-lo no Brasil, foi realmente como um presente. Finalmente eu poderia ler o livro que tanto desejei.
Aos 15 anos Nastya Kashnikov teve sua vida interrompida por um trauma tão profundo que a fez perder a voz, a esperança, os sonhos e até mesmo a sua família. Ela decide mudar de casa e de escola, desejando se esconder de tudo e de todos em sua nova rotina. Desaparecer é como um sonho para ela.
Josh Bennett tem um histórico de perdas em sua vida e a morte é como um campo de forças que automaticamente mantém as pessoas afastadas dele. A única pessoa que ousa estar próxima é o seu melhor amigo. Até que Nastya acaba se aproximando, invadindo e mudando tudo.
As pessoas gostam de dizer que o amor é incondicional, mas isso não é verdade. E mesmo que fosse incondicional, o amor nunca é de graça. Sempre vem acompanhado de uma expectativa. Todo mundo sempre quer algo em troca. Tipo, querem que você seja feliz, ou o que for, e isso nos torna automaticamente responsáveis pela felicidade dos outros, porque eles não serão felizes a menos que você também seja. Você tem que ser quem eles pensam que tem que ser e se sentir do jeito que eles pensam que tem que se sentir, porque eles amam você. E quando você não consegue dar o que eles querem, eles ficam infelizes, e aí você também fica infeliz e todo mundo fica infeliz. Eu só não quero ter essa responsabilidade.
Alternando dois pontos de vista em primeira pessoa, Nastya e Josh vão se abrindo aos poucos e conforme seus segredos foram sendo revelados me vi sendo sugada para a incrível e comovente história.
Katja Millay escreveu esse livro com tamanha sensibilidade e grandiosidade que tive meu coração despedaçado e ao mesmo tempo cheio de esperança.
Considerado um dos melhores Young Adults dos últimos tempos é altamente recomendado aos leitores desse gênero. Já eu, recomendo esse livro para aqueles que ousam se colocar no lugar do próximo e para aqueles que sonham com o Mar da Tranquilidade.

Nota: 5/5 Estrelas

Sobre a autora:
Katja Millay cresceu na Flórida e se graduou no curso de Produção para Cinema e TV na Tisch School of the Arts, em Nova York. Ela trabalhou como produtora e professora de Roteiro e Cinema. Atualmente mora na Flórida com sua família. Mar da Tranquilidade é seu primeiro livro e foi eleito um dos melhores títulos de ficção de 2013 pelo School Library Journal.

Por: Viviane Gonçalves

site: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1472319183045722&set=a.1471852966425677.1073741829.100008029635488&type=1&theater

Carla1177 15/11/2014

História e personagens dramáticos demais.
Eu li esse livro por pura curiosidade, porque na época que ele foi lançado nos Estados Unidos o burburinho em cima dele foi tamanho que eu pensei que ele pudesse ser uma exceção e eu vir a gostar dele, apesar de não curtir muito livros YA extremamente dramáticos. Isso, porque na maior parte das vezes eles se tornam um pouco cansativos e dependendo do livro, até mesmo muito denso.

Várias pessoas expressaram o quanto tinham amaram o livro e, inclusive, nem parecia um livro young adult, pela a maturidade que os personagens apresentam. Pois bem, eu li livro, e de fato eu até concordo com alguma das coisas que eu li. No entanto, não foi uma leitura que tenha me agradado tanto assim.

Ele é realmente um livro bem denso. É tão dramático que por vezes me deixou desconfortável. Mas eu até poderia ter passado por cima disso se os personagens fossem no minimo envolventes, o que não foi o caso. Aliás, refletindo melhor, não é nem que a história seja tão dramática, quem é dramática mesmo é a personagem principal. Nossa! Ela me irritou quase que o livro inteiro. Sabe aquelas pessoas que sentem pena de si mesmas e se fazem de vítima!? Essa é a Nastya. Infelizmente, um dia ela passou por uma experiência trágica que a fez mudar completamente. O leitor inicialmente não sabe o que aconteceu, mas a autora vai jogando algumas pistas no decorrer do livro para o leitor ir juntando as peças.

Mas enfim, acontece que ao invés de ela curtir a fossa dela por um tempo e depois de alguma forma tentar dar a volta por cima, ela se entrega completamente. Ela simplesmente para de viver, se torna um fantasma ambulante. Uma coisa extremamente mórbida.
[...]

Confira a resenha completa no blog e aproveite e deixe o seu comentário. ;)

site: https://www.carlabookblog.com/post/resenha-mar-da-tranquilidade-katja-millay
Dan 09/03/2015minha estante
Gostei da resenha sincera!
Minha opinião sobre o livro é parecida com o sua.
Gostei da escrita da autora, embora tenha achado um pouco embolada em algumas passagens.
Já a personagem Nastya foi exaustivo acompanhar. O Josh foi adorável em grande parte da história, mas senti que foi passado para trás em vários momentos pelo "melhor amigo" Drew.
Enfim, mais uma história, não se pode gostar de todas.

Carol D. Torre 18/11/2014

A primeira coisa que me conquistou em Mar da Tranquilidade foi a capa, tanto pela sua simplicidade quanto pela sua simbologia: um casal em feito de um pequeno desastre. Isso foi praticamente tudo o que eu precisei para querer ler o livro. E existem poucas coisas que me deixam tão feliz quanto um livro que cumpre todas as minhas expectativas.

Nastya Kashnikiv convenceu seus pais a deixarem ela ir morar na casa de sua tia para fugir do seu passado e deixar tudo o que aconteceu para trás. Há mais de dois anos ela morreu e nasceu de novo e perdeu a capacidade de fazer o que mais amava, além de ter decido calar a sua voz. Agora ela não fala mais com ninguém, se veste da forma mais vulgar possível para afastar a todos e assim continua sobrevivendo.
Josh Bennet perdeu todos os que amava e agora, com 17 anos, não restou ninguém e isso não é segredo para ninguém. E quando estar perto de você significa morte, não é surpresa nenhuma que exista um campo de força a sua volta que afasta qualquer um de se aproximar. E é essa solidão de Josh que intriga Nastsya e a aproxima dele, mas eles vão descobrir que é muito difícil se relacionar com alguém que guarda toda a sua vida e todos os seus demônios em segredo.

Eu desenvolvi, nesses últimos tempos, uma preferência por estórias que trazem personagens com grandes traumas ou problemas (o que começou a algum tempo a ser chamado de sick-lit). E não é porque eu sou uma pessoa um tanto quanto dramática que chora por qualquer coisa, mas sim porque essas estórias, na grande maioria das vezes, trazem uma complexidade e uma profundidade de sentimentos que romances normais normalmente não mostram. E não tem nada que eu ame mais do que ser tocada por estória, sentir tudo os que os personagens estão sentindo e me sentir movida e emocionada por isso.

Mar da Tranquilidade traz personagens que passaram por momentos difíceis, Por um lado temos Josh, que perdeu toda a sua família, todas as pessoas que amava, antes mesmo de completar dezoito anos e agora tem medo de se relacionar e deixar com que as pessoas se aproximem porque não sabe se vai suportar perder alguém que ama mais uma vez. E temos Nastya, nós não sabemos no começo o que aconteceu com ela, mas sabemos que foi algo tão forte e tão ruim que fez ela tomar a decisão de nunca mais falar, fez com que ela perdesse toda a sua identidade e se mantivesse longe de qualquer contato humano possível. Essa é uma parte crucial da estória, esses traumas perseguem os personagens durante todo o tempo, porém a parte do livro que se desenvolve com mais naturalidade é onde, por um pequeno momento, nos esquecemos de que todo esse plano de fundo existe. Não me entendam mal, eu ainda acho que é essa parte da estória que a deixa especial, é o que constrói os personagens que passamos a amar, que move todo o enredo, que traz todas as lições do livro sobre perda, perdão e segundas chances. Mas eu acredito que em comparação a outros livros desse gênero essa parte da estória não conseguiu se entrelaçar completamente a todos os conflitos.

O ponto mais positivo de Mar da Tranquilidade, para mim, é o romance entre a Nastya e o Josh, não só pela relação em si, mas por tudo que ela representa para eles. A autora leva praticamente dois terços do livro para construir a relações dos dois e isso fez toda a diferença, nós conseguimos acompanhar o porquê e o como eles se aproximam, conseguimos aos poucos enxergar a aproximação deles se tornando maior e, finalmente, perceber como um é importante para o outro. Juntos eles se tornam pessoas mais leves, mas felizes e, principalmente, menos sozinhas. Um é o começo da salvação do outro.
São poucas as vezes que um relacionamento consegue mexer tanto assim comigo, mas aqui eu senti tudo o que eles estavam sentindo, a força dos sentimentos que os ligavam e a simplicidade e beleza da relação que construíram. Foi a relação dos dois o que mais me emocionou e me tocou em todo o livro.

Por mais que Mar da Tranquilidade não seja um livro perfeito, ele traz personagens machucados pela vida e imperfeitos que deixam uma marca, traz a profundidade de sentimentos e complexidade que me fascina nos livros e um romance lindo e sincero. Uma leitura que fala sobre perda e perdão, que mostra a força das segundas chances e que me fez rir, chorar e me apaixonar e, como eu sempre digo, tudo que te faz sentir tão intensamente vale a pena.

"Acho que sempre vou estar despedaçada. Posso trocar os fragmentos de lugar, rearrumá-los, dependendo do dia, dependendo do que eu preciso ser. Posso mudar num piscar de olhos e ser muitas garotas diferentes, sem que nenhuma delas tenha que ser eu."

"Eu não me sinto desconfortável por observá-lo. Ele também me observa. Temos um acordo não declarado: eu o deixo me olhar; ele me deixa olhá-lo. Nunca chamamos atenção para isso. É um presente que damos um ao outro. Nada de condições, nada de expectativas, nada de ler nas entrelinhas. Somos como um mistério. De repente, se eu conseguir desvendá-lo e ele me desvendar, a gente possa se explicar para o outro. Talvez seja disso que eu esteja precisando. De alguém que me explique."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Samanta 05/01/2015minha estante
Um dos melhores livros da minha vida! Me pegou logo na primeira página e me fez dar um mergulho profundo. A sensibilidade com que os personagens se relacionam e se mostram ao longo do livro é uma obra de arte!
Deveria virar um filme e garanto que seria sucesso de bilheteria.

Apaixonadas por 06/02/2015

Nastya foi morar com a sua tia em outra cidade para fugir das lembranças do terrível ataque que sofreu há três anos, ela não quer mais ser o objeto de piedade das pessoas e precisa ir a um lugar onde ninguém a conheça.
Josh Bennet também é alvo de fofocas, mas ele se esconde atrás de sua atitude agressiva e ninguém em sua escola mexe com ele.

Os dois têm traumas e atitudes diferentes de todos na escola, ela com roupas pretas mínimas e muita maquiagem e ele se distanciando de todos, e acabam se conhecendo e sendo o alento um do outro.

Mar da Tranquilidade é narrado em primeira pessoa, alternando os pontos de vista de Nastya e Josh.

A protagonista não aguenta mais ver sua família desmoronar por causa dela, ninguém entende que ela não vai melhorar que ela morreu naquele ataque, mas foi trazida de volta contra a sua vontade, só que a menina que ela era realmente morreu. Nastya parou de falar e só se comunica esporadicamente por mensagens e bilhetes. Sua tia Margot a aceita e ela vai morar em sua casa, pois assim em uma nova cidade, em uma nova escola, Natya vai poder fazer tudo para esconder seu segredo e todos os sentimentos que a assombram, para isso ela se veste de forma provocante e exagera na maquiagem, para esconder o que está abaixo da superfície e para que ninguém a enxergue de verdade. Mas mesmo tentando afastar a todos a sua volta , ela acaba fazendo amigos, Drew o cara gatinho e super galinha,mas que é engraçado , com quem ela não quer nada ,mas ele é tão divertido que Nastya acaba não resistindo e ainda a família dele que a acolhe e esses pequenos períodos de normalidade fazem tão bem a ela,que é impossível se distanciar, e ainda tem Josh, o carinha caladão e que parece ter um segredo tão ruim quanto o dela, e os dois acabam ficando amigos, mesmo que seja de uma forma bem tosca e meio forçada, porque Nastya gosta muito de passar seu tempo na garagem dele,e entre palavras não ditas, conversas unilaterais e algumas confissões, os dois se envolvem,mas nenhum deles quer isso,na verdade só querem uma fuga da triste e desoladora realidade dos dois.

Eles fazem muito bem um ao outro, mas Nastya acha que está arruinada e não consegue lidar com o que está sentindo e muito menos com o que Josh sente por ele e acaba fugindo de tudo, mas o amor realmente os redime, mas ela vai ter que encontrar um caminho que a leve de volta a vida e a felicidade que ela acha que não merece.

Demorei demais a ler esse livro e só posso lamentar todo o tempo em que fiquei sem vivenciar essa história linda, sim, cheia de lugares escuros, dor, perdas, mas também de perdão, recomeços e principalmente de aprender a deixar o passado para trás e se permitir ser feliz.

Nem preciso dizer o quanto esse livro mexeu comigo, a autora nos mostra e nos faz sentir o sofrimento de forma crua dos dois personagens, mas mantém o mistério, e você pode estar achando que é um livro pesado, mas não, a forma como ela vai encaminhando os personagens para uma realidade mais leve e para o amor é incrível de acompanhar, ela não nos promete um felizes para sempre, mas nos presenteia com um final mais crível, onde a felicidade existe, mas não apaga tudo de ruim que já aconteceu, mas deixa tudo mais suportável.

Livro imperdível para todos os tipos de leitores, mas aviso, vocês vão se envolver demais com a trama e vão se emocionar como nunca imaginaram.

Marcella.Mendes 14/03/2015

Para fãs de Crepúsculo
Achei que o livro demora a engrenar um pouco. No início o fato de você não saber o segredo da protagonista, faz com que vc não consiga mergulhar totalmente no sentimento dela. Por outro lado é bacana, pq gera um suspense entorno da história. Mas eu particularmente, preferia saber o segredo desde o início.
É um romance com muitos dramas e segredos, bem ao gênero Bella Swans e Eduard Collen.
Muito bom, um final bem dramático, porém feliz. Pois eu adoro finais felizes!

Ricci 19/07/2021

"Eu aceitaria passar todos os dias sem saber a verdade.."
Bom por onde começar? Esse não é um daqueles romances prontos que você le 2 capítulos e já sabe o desenrolar inteiro, lógico que o fim é previsível mas não segue a receita padrão e isso me encantou.

A história é realmente interessante, a dinâmica entre os personagens te prende e você quer saber e saber o que vai acontecer e como as coisas vão se desenrolar.

Os personagens são muito bem escritos (apesar de pouco explorados), eu tô doida por um spin-off do Drew... Da mesma forma que você odeia eles você os ama. Uma coisa que me deixou triste foi que não exploraram TANTO o relacionamento do casal principal, dão pequenas pinceladas e um contexto geral que ao menos pra mim não me satisfez.

Bom no contexto geral é bom, leria novamente? Provavelmente não pq o final é extremamente decepcionante, séri péssimo horrível, recomendaria? Sim pq é um bom livro e realmente tras pontos a se pensar, inclusive o josh me fez ver coisas com relação a história que eu nem tinha me ligado.

Nana 22/07/2021

Mar da Tranquilidade
Um livro perfeito sobre segundas chances e amizade, sendo o primeiro livro que leio, é apaixonante. Super recomendo

Lili Costa 17/01/2016

"Você me salva todos os dias."

"Eu posso ser sua outra mão quando você precisar."

Mar da Tranquilidade estava na minha lista de leitura há muito tempo. Finalmente esta semana tive a oportunidade de conhecer Josh e Nastya.
Tenho a certeza que se começar a escrever acabarei passando do permitido, e como não quero estragar a leitura de ninguém com possíveis spoilers, resolvi escrever apenas uma palavra para cada personagem dessa obra maravilhosa.

Drew - Amizade
LeightonS- Família
Aidan - Dor
Josh - Salvação
Nastya/Flor do dia - Recomeço

Esta leitura é indispensável para aqueles que acreditam nas segundas chances, perdão, na força de seguir em frente e principalmente no recomeço.

"Então talvez eu ainda não seja capaz de acreditar no perdão, mas consigo acreditar na esperança e gostaria de acreditar no sonho das segundas chances.

Sorvete, a sonata de Haydn, moedas, serragem, mesas, botas pretas, piano, mar da tranquilidade e a expressão Flor do dia, nunca mais serão as mesmas depois de Mar da tranquilidade.

"Ele me contou muitas coisas naquela noite e eu me lembro de todas elas. Falou sobre mulheres e coisas imperdoáveis, sobre balanços na varanda e casas de tijolos vermelhos e lembranças que ainda não existiam."

E por fim, amei o agradecimento da autora.

"A vida é curta e as listas de livros por ler são longas. Sei que o tempo é precioso e agradeço por ter dedicado parte do seu a este livro".

GianiPlata 25/02/2016

Mar da Tranquilidade - Katja Millay
Nesse livro conheci Nastya Kashnikov (acho que escrevi certo...), uma menina que sofreu um trauma quando tinha 15 anos e com isso acabou perdendo a habilidade de tocar piano, coisa que mais amava na vida.

Isso a destruiu. Sentia-se morta por dentro e parou de falar.

Dois anos após o acontecido decidiu mudar de cidade e foi morar com sua tia para afastar não somente o passado, mas também as pessoas a sua volta. Passou a usar roupas vulgares e maquiagem pesada para assustar quem quer que cogite a possibilidade de fazer amizade com a aluna nova.

"Eu observo muito as pessoas. Normalmente isso não é um problema, porque ninguém
costuma olhar para mim e, quando olha, tenho muita prática em desviar o olhar depressa.
Bem depressa. Mas não é que essa garota foi mais rápida? Sei que ela é aluna nova. Se não for,
passou por alguma transformação drástica e lamentável durante o verão, pois conheço quase
todo mundo desta escola e, ainda que não conhecesse, não me esqueceria da garota que vem
para a aula parecendo uma prostituta zumbi." ~ Josh ~

Josh Bennet passou por muitas tristezas em sua infância. Isso o fez criar um muro tão alto a sua volta que impedia qualquer pessoa de se aproximar e criar qualquer tipo de vinculo com o garoto.

Ao conhecer Nastya, algo estranho começa a acontecer. Uma forte atração nasce entre eles, mas será que isso é o bastante para se abrirem e se libertarem de seus fantasmas?!

A escrita da autora é tão envolvente que eu só notei que a Nastya não fala, lá pela pagina 30! Não é spoiler, pois está na sinopse que eu só li quando fui pegar a imagem da capa no Skoob para fazer essa resenha! kkkk
Logo no inicio do livro, descobrimos as dores que afligiram a infância de Josh, mas Nastya... Essa é um tumulo! Por várias vezes pensei que ela diria o que lhe ocorreu de tão terrível, mas do nada ela mudava a linha do pensamento e me deixava ainda mais curiosa!

Fiquei apaixonada pelo jeitão de bad boy do Josh! ^_^
Me lembrou o Mozão quando eu o conheci! Todo fechadão e ranzinza! hehehehe
Mas que aos poucos foi se abrindo e deixando o amor tomar conta de tudo.

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2015/03/mar-da-tranquilidade-katja-millay.html

Jacicleide 18/03/2016

Todos nós merecemos uma Segunda chance
Meu Deus o que falar deste livro.
Sentimentos de raiva, culpa, compaixão, amor e ódio, em todos os sentidos,foi com estes sentimentos que mergulhei de cabeça nesta história da Nastya (Emília) ou Flor do dia e Josh, e não me arrepender, pois pude ver, senti e está presente em todos os relatos escrito nesta linda história,fui no fundo do poço, tbm morre,vivi e amei cada pedacinho de pág, foi uma explosão de sentimentos. O que eu queria agora é agradecer a Katja Millay, bela belíssima história,pela a escrita, pelo os detalhes, por mim monstra que um livro tem sim a capacidade de leva um leitor para lugares e sentimentos desconhecidos, que faz vc mergulhar dentro dele, dos segredos não revelados e das revelações que são um verdadeiro segredo.
‪#‎superIndico‬
‪#‎VaiPraListadosPreferidos‬
‪#‎Mardatranquilidade‬
‪#‎FlordoDiaeJosh‬

Lorrane Fortunato 15/04/2016

Não Resenha: Mar da Tranquilidade / Dreams & Books
Sabe aquele livro que você ama mesmo sem ter lido ainda? MDT é um deles.

Eu já amava esse livro e seus personagens muito antes de ler a primeira palavra, quiçá, muito antes de tê-lo em minha estante. O meu amor por ele era tão grande que, por vezes, tive receio de colocá-lo na pilha de próximas leituras e acabar me decepcionando.

Então, chegou um dia de janeiro que eu olhei para ele e o escolhi (ou ele me escolheu), logo nas primeiras páginas me vi em meio as lágrimas, surpresa com a história e a cada linha mais apaixonada.

Mar da Tranquilidade não entrou apenas para os melhores do ano, ele entrou para os melhores da vida!

Esse livro me tocou como poucos conseguem, ele foi bem fundo no coração. Quase podia ver seus dedos apertando meu coração enquanto ele pulsava dolorido, nas partes em que a autora quis fazer os leitores sofrerem.

Mar da Tranquilidade, da autora Katja Millay não é nada daquilo que eu esperava. E é muito melhor do que um dia poderia chegar a pensar.

site: www.dreamsandbooks.com

jhey 02/03/2022

VIROU FAVORITO DA VIDA
Não sei nem o que falar, não sei porque demorei tanto pra ler esse livro. Se eu soubesse que seria assim, seria o primeiro livro que eu leria. Então se você tá lendo essa resenha, DÊ UMA CHANCE.
O livro inteiro é maravilhoso, a história é incrível, não tem nenhum erro. JESUS.
Pesquisem gatilhos.

lovelyttaegi 16/02/2022

No inicio do livro eu achei a história meio arrastada mas depois a leitura começou a fluir mais ele conseguiu me prender pra saer o final de tudo. Não tenho o que reclamar do livro ele é maravilhoso, os personagens são incríveis e a história deles também, e é isso.