Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

C_R 12/10/2015

Um livro incrivelmente emocionante!
Essa resenha é um pouco diferente das demais, pois aqui coloco as impressões emocionais que o livro me causou e não apenas recontar a história dos personagens.
A julgar pela capa e pela sinopse, jamais teria lido! E me arrependo de não ter lido antes!
É uma história linda e sofrida, que fala de perdas e superação, mas também fala do quanto é difícil continuar nossa jornada, quando tudo o que amamos o que somos e desejamos nos é arrancado de forma cruel, brutal e repentinamente.
"Não posso esquecer o que ela fez e não posso esperar que ela perdoe o que fiz, e não sei no que isso vai dar."
O livro vai contar a história de Josh e Nastya, ambos com um passado doloroso e muitas perdas a serem superadas. A vida de Josh é mais transparente, todos sabem o que ele viveu, mas ninguém sabe o que ele passou. Já Nastya, é nova na cidade, não conhece ninguém e ninguém a conhece, mas todos a julgam pela sua postura e pelas roupas que usa, principalmente porque ela não fala. Escolheu se calar para evitar as muitas perguntas que todos fazem, mas que ela não quer mais responder.
Ao longo das paginas, vamos conhecendo pouco a pouco quem é a Nastya. Qual é a grande tragedia pessoal que mudou a vida dela, quem é a família e os amigos, quem ela é de verdade, por trás das roupas, da maquiagem e das palavras que ela não diz, mas que seu olhar proclama a quem quiser ouvir.
"Podemos dar um nome a qualquer coisa, chamá-la como quisermos, mas isso não a torna real. Não a torna verdadeira".
O livro é envolvente, angustiante, tem mistério e romance. A leitura te prende do inicio ao fim, sendo que o final é excepcional, lindo mesmo e de chorar!
Para aqueles que se compadecem com a dor do próximo, vão se emocionar com esse livro, com os personagens, suas histórias, seus sofrimentos e suas perdas.
"Não faz diferença se fazemos tudo certo, se nos vestimos do jeito apropriado e agimos da maneira correta e seguimos todas as regras, porque o mal vai nos encontrar mesmo assim. O mal é muito engenhoso."
A construção dos personagens é fantástica e a personalidade de cada um os torna quase reais, pois esse livro poderia ser também baseado em fatos reais, já que seu enredo é comovente e trata de questões do cotidiano, que estão ao nosso redor, que fazem parte da nossa vida de uma forma ou de outra.
Para aqueles que se interessaram em ler esse livro, leiam com muita atenção, pois cada ato sem sentido que aparece no decorrer do livro, fara´sentido em algum momento e a forma como a autora costura esses fatos é impressionante, fantástica! Para os que são sensíveis por natureza, aviso que a ressaca literária vai durar dias, se não semanas! Para os demais, acredito que a leitura será apenas mais uma...
"Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez.
Eu morri.
Não tenho mais medo da morte.
Tenho medo de todo o resto."

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

Ricci 19/07/2021

"Eu aceitaria passar todos os dias sem saber a verdade.."
Bom por onde começar? Esse não é um daqueles romances prontos que você le 2 capítulos e já sabe o desenrolar inteiro, lógico que o fim é previsível mas não segue a receita padrão e isso me encantou.

A história é realmente interessante, a dinâmica entre os personagens te prende e você quer saber e saber o que vai acontecer e como as coisas vão se desenrolar.

Os personagens são muito bem escritos (apesar de pouco explorados), eu tô doida por um spin-off do Drew... Da mesma forma que você odeia eles você os ama. Uma coisa que me deixou triste foi que não exploraram TANTO o relacionamento do casal principal, dão pequenas pinceladas e um contexto geral que ao menos pra mim não me satisfez.

Bom no contexto geral é bom, leria novamente? Provavelmente não pq o final é extremamente decepcionante, séri péssimo horrível, recomendaria? Sim pq é um bom livro e realmente tras pontos a se pensar, inclusive o josh me fez ver coisas com relação a história que eu nem tinha me ligado.

Sandy 23/10/2015

Mar da Tranquilidade
Estou completamente apaixonada por este livro, pois enquanto o lia estava totalmente envolvida pela história, que é de tirar o fôlego da primeira a última página.
É um livro muito bem escrito pela Katja Millay, tanto pela narrativa que é clara e simples, e também pela complexidade dos personagens.
Concordo com o comentário de Christy Goodreads; "Uma história de força, amor, perdão e segundas chances. O dois protagonistas são incríveis e perfeitamente imperfeitos".
Gostaria muitooo que ele tivesse alguma continuação!!!
Super Indicooo!!!

Li 31/10/2015

Reconfortante
Faz menos de dez minutos que terminei de ler o livro e, em meio ao caos que estou, senti a necessidade de escrever alguma coisa sobre esta história.
Não sei fazer resenhas ótimas e detalhadas como as de todas as outras pessoas, muito menos nesse momento, mas posso dizer que esse livro era exatamente o que precisava ler. Acho que os problemas que venho enfrentado no último ano fizeram essa história ter um impacto maior em mim e , ao mesmo tempo, ela me fez observar tudo de uma forma diferente, me fez perceber que embora existam certas coisas que nem eu, e nem ninguém possa concertar, ainda me restará admitir que preciso me transformar e fazer novas escolhas, que talvez me ajudem de alguma maneira.
Na verdade, acho que todo mundo deveria ler um livro assim de vez em quando pois ele, como a maioria das histórias, te faz aprender um pouco sobre o mundo e, quem sabe, sobre si mesmo. E posso dizer que foi exatamente isso que a Emília e o Josh, e a até o Aidan me ensinaram neste momento.

Bruna Modesto 22/12/2015

Não julgue pela capa!
O livro conta a história de duas personagens muito diferentes uma da outra. Narrado em primeira pessoa e capítulos que se alternam entre Nastya Kashnikov, uma garota russa de 17 anos bem enigmática e Josh Bennett, um rapaz educado, apaixonado por marcenaria, cuja história de vida não é segredo para ninguém.
Nastya é uma pianista prodígio que sofreu um terrível acidente, mudou de cidade e colégio, e a única coisa que ela quer é terminar os estudos sem que ninguém descubra absolutamente nada sobre seu passado. Mas apesar de querer passar despercebida, ela chama a atenção de todos ao seu redor devido à sua aparência, tem a personalidade forte e é dona de um humor ácido que chega a doer! Mas a parte mais interessante sobre Nastya, é que ela NÃO FALA. E ainda assim, consegue ser uma garota que se destaca em qualquer multidão. Sem dúvidas é peculiar.
Enquanto Josh é um garoto introspectivo, que vive sozinho na casa deixada por seu avô, pois toda a sua família, por algum motivo, já se foi. Ele também tem 17 anos e tudo o que ele quer é ser deixado em paz. Ao longo da trama, Josh se vê atraído pela personalidade ímpar de Nastya. E seu amigo Drew, o garanhão de toda a história, tem culpa no cartório. Drew, na tentativa de conquistar a garota nova e misteriosa do colégio, construiu, sem querer, uma ponte para que Josh e Nastya pudessem se aproximar cada vez mais.
E é aí que tudo começa a ficar mais interessante, num misto de diversão e tensão emocional. Ambos tentando compreender o outro e a si mesmos. Porém, Josh não tem tanta certeza se deve se envolver tanto com o mundo de Nastya, com receio de descobrir o que há de tão perturbador em seu passado. Ao longo do romance, um vai se tornando o porto seguro do outro, tentando deixar o passado no passado e a seguir a vida como ela deve ser seguida. Sem muitas palavras, com pitadas de bom humor, mistério, romance e situações inusitadas.

Você pode estar pensando "hum, mais uma história de amor adolescente clichê e blá blá blá". NÃO! Se você pensou isso (assim como eu pensei), desista dessa idéia e leia, você vai se surpreender. O livro sim, tem tudo pra ser "só mais uma histórinha", porém, a autora sabia o que estava fazendo em cada página, a narrativa é ótima, o desfecho surpreende, tudo devidamente calculado, a história não tem pontas soltas. Katja sabe expressar um sentimento com poucas e impactantes palavras. Isso me atraiu muito em todo o livro. É lindo.

Katja Millay (carinhosamente falando), uma “caloura” no mundo da literatura, autora desse maravilhoso New Adult que é sua primeira obra, publicada em 2013, (e que já chegou lacrando, pois foi eleito um dos melhores títulos de ficção pela School Library Journal, uma revista mensal estadunidense, em 2013), consegue envolver o leitor, cativá-lo e fazê-lo ter muita empatia com suas personagens muito bem construídas e seu bom humor que é evidente a cada página lida, e também pela grande habilidade de deixar o leitor, juntamente com as personagens, cada vez mais curioso e submerso numa leitura super gostosa e ao mesmo intensa e rodeada de segredos.

site: literavivo.wix.com/blog

Lili Costa 17/01/2016

"Você me salva todos os dias."

"Eu posso ser sua outra mão quando você precisar."

Mar da Tranquilidade estava na minha lista de leitura há muito tempo. Finalmente esta semana tive a oportunidade de conhecer Josh e Nastya.
Tenho a certeza que se começar a escrever acabarei passando do permitido, e como não quero estragar a leitura de ninguém com possíveis spoilers, resolvi escrever apenas uma palavra para cada personagem dessa obra maravilhosa.

Drew - Amizade
LeightonS- Família
Aidan - Dor
Josh - Salvação
Nastya/Flor do dia - Recomeço

Esta leitura é indispensável para aqueles que acreditam nas segundas chances, perdão, na força de seguir em frente e principalmente no recomeço.

"Então talvez eu ainda não seja capaz de acreditar no perdão, mas consigo acreditar na esperança e gostaria de acreditar no sonho das segundas chances.

Sorvete, a sonata de Haydn, moedas, serragem, mesas, botas pretas, piano, mar da tranquilidade e a expressão Flor do dia, nunca mais serão as mesmas depois de Mar da tranquilidade.

"Ele me contou muitas coisas naquela noite e eu me lembro de todas elas. Falou sobre mulheres e coisas imperdoáveis, sobre balanços na varanda e casas de tijolos vermelhos e lembranças que ainda não existiam."

E por fim, amei o agradecimento da autora.

"A vida é curta e as listas de livros por ler são longas. Sei que o tempo é precioso e agradeço por ter dedicado parte do seu a este livro".

lovelyttaegi 16/02/2022

No inicio do livro eu achei a história meio arrastada mas depois a leitura começou a fluir mais ele conseguiu me prender pra saer o final de tudo. Não tenho o que reclamar do livro ele é maravilhoso, os personagens são incríveis e a história deles também, e é isso.

Juliana.Lucena 07/09/2021

Mar da Tranquilidade - Katja Millay
"Uma história de força, amor, perdão e segundas chances. Os protagonistas são incríveis e perfeitamente imperfeitos."

Esse é a melhor definição desse livro.
Os personagens com histórias de vida difíceis e dolorosas, mas lidam com o passado de formas diferentes. Acham um no outro um porto seguro e podem ser eles mesmos sem explicações, sem máscaras...
Um livro sobre recomeços, perdão, companheirismo e o poder da amizade.
Leitura linda!!!

?"Às vezes é mais fácil fingir que não há nada de errado do que encarar o fato de que está tudo errado, mas não podemos fazer nada."

?"Todas as escolhas que fiz foram questionadas. Nunca faltou gente pronta para julgar o modo que escolhi para lidar com as coisas. Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir ao fato de sua vida ter sido destruída. E aquelas que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como se existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno."

?"Eu não estou melhor. Não estou nem perto de estar bem. A única coisa que fiz foi decidir melhorar. Mas acho que talvez seja o bastante. Agora estou tentando ver a magia nos milagres cotidianos: o fato de que meu coração continua batendo, de que consigo levantar os pés da terra para caminhar e de que há algo em mim digno de amor. Sei que coisas ruins ainda acontecem. E às vezes ainda me pergunto por que estou viva; mas agora, quando pergunto, tenho uma resposta."

Lido 12/2021

GianiPlata 25/02/2016

Mar da Tranquilidade - Katja Millay
Nesse livro conheci Nastya Kashnikov (acho que escrevi certo...), uma menina que sofreu um trauma quando tinha 15 anos e com isso acabou perdendo a habilidade de tocar piano, coisa que mais amava na vida.

Isso a destruiu. Sentia-se morta por dentro e parou de falar.

Dois anos após o acontecido decidiu mudar de cidade e foi morar com sua tia para afastar não somente o passado, mas também as pessoas a sua volta. Passou a usar roupas vulgares e maquiagem pesada para assustar quem quer que cogite a possibilidade de fazer amizade com a aluna nova.

"Eu observo muito as pessoas. Normalmente isso não é um problema, porque ninguém
costuma olhar para mim e, quando olha, tenho muita prática em desviar o olhar depressa.
Bem depressa. Mas não é que essa garota foi mais rápida? Sei que ela é aluna nova. Se não for,
passou por alguma transformação drástica e lamentável durante o verão, pois conheço quase
todo mundo desta escola e, ainda que não conhecesse, não me esqueceria da garota que vem
para a aula parecendo uma prostituta zumbi." ~ Josh ~

Josh Bennet passou por muitas tristezas em sua infância. Isso o fez criar um muro tão alto a sua volta que impedia qualquer pessoa de se aproximar e criar qualquer tipo de vinculo com o garoto.

Ao conhecer Nastya, algo estranho começa a acontecer. Uma forte atração nasce entre eles, mas será que isso é o bastante para se abrirem e se libertarem de seus fantasmas?!

A escrita da autora é tão envolvente que eu só notei que a Nastya não fala, lá pela pagina 30! Não é spoiler, pois está na sinopse que eu só li quando fui pegar a imagem da capa no Skoob para fazer essa resenha! kkkk
Logo no inicio do livro, descobrimos as dores que afligiram a infância de Josh, mas Nastya... Essa é um tumulo! Por várias vezes pensei que ela diria o que lhe ocorreu de tão terrível, mas do nada ela mudava a linha do pensamento e me deixava ainda mais curiosa!

Fiquei apaixonada pelo jeitão de bad boy do Josh! ^_^
Me lembrou o Mozão quando eu o conheci! Todo fechadão e ranzinza! hehehehe
Mas que aos poucos foi se abrindo e deixando o amor tomar conta de tudo.

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2015/03/mar-da-tranquilidade-katja-millay.html

Jacicleide 18/03/2016

Todos nós merecemos uma Segunda chance
Meu Deus o que falar deste livro.
Sentimentos de raiva, culpa, compaixão, amor e ódio, em todos os sentidos,foi com estes sentimentos que mergulhei de cabeça nesta história da Nastya (Emília) ou Flor do dia e Josh, e não me arrepender, pois pude ver, senti e está presente em todos os relatos escrito nesta linda história,fui no fundo do poço, tbm morre,vivi e amei cada pedacinho de pág, foi uma explosão de sentimentos. O que eu queria agora é agradecer a Katja Millay, bela belíssima história,pela a escrita, pelo os detalhes, por mim monstra que um livro tem sim a capacidade de leva um leitor para lugares e sentimentos desconhecidos, que faz vc mergulhar dentro dele, dos segredos não revelados e das revelações que são um verdadeiro segredo.
‪#‎superIndico‬
‪#‎VaiPraListadosPreferidos‬
‪#‎Mardatranquilidade‬
‪#‎FlordoDiaeJosh‬

Lorrane Fortunato 15/04/2016

Não Resenha: Mar da Tranquilidade / Dreams & Books
Sabe aquele livro que você ama mesmo sem ter lido ainda? MDT é um deles.

Eu já amava esse livro e seus personagens muito antes de ler a primeira palavra, quiçá, muito antes de tê-lo em minha estante. O meu amor por ele era tão grande que, por vezes, tive receio de colocá-lo na pilha de próximas leituras e acabar me decepcionando.

Então, chegou um dia de janeiro que eu olhei para ele e o escolhi (ou ele me escolheu), logo nas primeiras páginas me vi em meio as lágrimas, surpresa com a história e a cada linha mais apaixonada.

Mar da Tranquilidade não entrou apenas para os melhores do ano, ele entrou para os melhores da vida!

Esse livro me tocou como poucos conseguem, ele foi bem fundo no coração. Quase podia ver seus dedos apertando meu coração enquanto ele pulsava dolorido, nas partes em que a autora quis fazer os leitores sofrerem.

Mar da Tranquilidade, da autora Katja Millay não é nada daquilo que eu esperava. E é muito melhor do que um dia poderia chegar a pensar.

site: www.dreamsandbooks.com

jhey 02/03/2022

VIROU FAVORITO DA VIDA
Não sei nem o que falar, não sei porque demorei tanto pra ler esse livro. Se eu soubesse que seria assim, seria o primeiro livro que eu leria. Então se você tá lendo essa resenha, DÊ UMA CHANCE.
O livro inteiro é maravilhoso, a história é incrível, não tem nenhum erro. JESUS.
Pesquisem gatilhos.