Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Michele.Ventura 20/05/2021

Esse livro é incrível! A linguagem científica as vezes faz a gente se cansar, mas pra quem gosta de ciência é prazeroso acompanhar todos os raciocínios tidos por pessoas tao inteligentes. Quando vai chegando mais no final vai ficando ainda melhor! Fiquei nervosa e ansiosa lendo como se estivesse vivendo as situações. Só acho que poderia ter abordado mais o psicológico de Watney ao viver tanto tempo sem companhia humana, acredito que foi a única parte não tao realista: o entusiamo, humor e tranquilidade mesmo passando tanto tempo sem contato com outras pessoas. No mais: incrível!

Lidiane 28/11/2020

Achei que seria um livro chato, mas foi muito divertido. O protagonista é um dos motivos. Ele é engraçado e consegue explicar o que está fazendo sem ficar muito confuso (embora ainda não seja tão claro assim).

Tonha 07/06/2021

Angustiante e incrível
Foi sensacional acompanhar a jornada de sobrevivência de Watney, que é um protagonista simpático, inteligente e muito engraçado. As cenas finais me deixaram ansiosa, como se estivesse realmente acontecendo, e em seguida emocionada. Apesar de envolver bastante ciência, o livro é muito gostoso de ler, e os personagens incríveis. Gostei muito!!

Gabis 05/03/2018

Achei bem ok
Diferente da maioria, achei o o começo mais interessante que o restante, onde ele faz aqueles cálculos e estratégias para prolongar seu tempo de vida(alimentos). E tive dificuldade de visualizar algumas cenas referentes a estrutura do veículo espacial, porém sou iniciante em ficção científica.

Rose 07/10/2021

Esperava mais
O livro foca muito em cálculos, química, biologia e como usar tudo isso para resolver os problemas técnicos que surgem e esquece do drama que um ser humano viveria se ficasse preso em outro planeta isolado e com poucas perspectivas de salvação.

O protagonista tem humor, os coadjuvantes da terra e também da nave são cativantes, mas não os conhecemos realmente, nos é apresentado somente seus nomes e cargos, nada de passado, suas histórias de vida, nem mesmo do protagonista.

O protagonista não surta em Marte, não conhecemos sua família, ele não revive histórias do passado, seus traumas e desejos pro futuro, o foco total do livro é resolver os problemas tecnológicos para sair de Marte.

Para quem é engenheiro, cientista, matemático e áreas afins deve curtir o livro, como não faço parte desse grupo não tive uma boa experiência.

A premissa do livro é excelente, o foco escolhido para contar a história não me envolveu.

Way 23/07/2020

Guia de escoteiro...em marte
Se um dia alguém se perder em marte, este seria um belo manual. Me divertir lendo

Neto 25/03/2015

Um livro bastante técnico e convincente
O livro conta a história de sobrevivência de Mark Watney, personagem bastante engraçado e otimista, que precisa encontrar uma maneira de sobreviver em Marte (sem spoilers). :)

A história é escrita sob dois pontos de vista. Iniciamos o livro com o Diário de Bordo de Mark, já em Marte, onde ele escreve sobre sua missão de sobrevivência. Confesso que chega a ser um pouco chata toda a descrição científica sobre como criar água, oxigênio, gás carbônico, etc..., mas não tira o brilhantismo do livro. Os detalhes químicos trazidos no livro apenas me mostrou como sou ignorante nessa matéria.

Logo depois, somos apresentados à situação na Terra. Vemos como as pessoas da Nasa estão lidando com a situação de Mark. Dai em diante, a história desensolve-se rapidamente.

Poderia ser um ponto negativo o humor do astronauta durante praticamente todo o livro, levando em consideração sua situação, que, como ele mesmo diz: "Estou ferrado. Essa é a minha opinião abalizada. Ferrado.", nas primeiras linhas do livro. Acredito que esse é um ponto forte do personagem. Não se deixa abater, apesar das adversidades. Lembrando ainda que nem todos os "dias", há um registro no Diário de Bordo, então talvez os "dias" em que não houve registro, o seu humor não estivesse dos melhores...

O livro é bastante intrigante, trazendo esse inteligente personagem que precisa lidar com diversos desafios para sobreviver. Recomendo!

Paula.Leite 21/09/2020

Imperdível
Ok, você não precisa de uma descrição desse né??!! Eu acabei de passar por uma viagem de 369 páginas. Foram intensas. E eu amei cada segundo. Querem alguém que escreve bem? Andy Weir, que baita escritor. Absolutamente tudo foi fantástico, cada momento científico que eu tive que parar e reler para entender, cada decisão fantástica, assustadora e difícil que o Mark (e a NASA) teve que tomar, e cada uma das batatas. Não só isso, o cenário desse livro é incrível, foi muito difícil de imaginá-lo, mas que aventura. Ainda por cima, é maluco o quão acreditável tudo é. Eu me peguei conversando como se tudo tivesse acontecido, como se nós já tivéssemos ido para Marte. O tempo todo eu estava grudada no livro, doida para conseguir espremer o máximo possível de cada momento. Eu amei todos os pontos de vista e quão bem eles foram orquestrados.

Eu estou apaixonada por esse livro e, assim, ele é simplesmente um dos melhores livros que eu já li.
Definitivamente: LEITURA OBRIGATÓRIA!

Com amor, Paula em uma Estante ?

Ricardo 29/04/2015

O resgate da Ficção Científica
Sempre fui um fã de ficção científica mas ultimamente tenho deixado esse gênero de lado pela quantidade de obras nível B, C e abaixo oferecidas pelo mercado. Andy Weir mostra, de maneira magistral, o quê de fato deve-se entender por ficção científica. Uma história empolgante com elementos e fatos científicos colocados de maneira elegante e nos momentos certos. Em Perdido em Marte a ciência e suas soluções são o ponto central. É interessantíssimo ler como Mark Watney (personagem principal) sobrevive em Marte utilizando seus profundos conhecimentos científicos. A escrita é fluida e simples com os fatos científicos sendo exposto em uma linguagem clara e que qualquer um pode entender.
Um livro de grande peso para a ficção científica moderna. Uma luz de esperança para esse gênero literário tão interessante.

Lemiranda 08/04/2021

Interessante
Li por indicação de um amigo, jamais teria escolhido esse livro para ler por gosto próprio. Confesso que no início quase desisti, achei muita informação técnica demais, muitos cálculos que eu não entendia, e achei que o livro todo seria sobre isso, mas no fim, e apesar disso estar presente do primeiro ao último capítulo, não foi o que realmente importa no livro.
Na minha opinião o ponto alto é sem dúvidas a personalidade do protagonista Mark. Ele é um cara espirituoso, divertido, inteligente e que nos ensina a rir da nossa própria desgraça, repetidas vezes.
Pra mim a mensagem do livro é: não espere nada e nada será tudo. Serve para vários momentos não?

PS: Mark Witney é meu primeiro oficial crush literário.
Gustavo Rodrigues 08/04/2021minha estante
É igual ao filme ou tem diferença?

Lemiranda 10/04/2021minha estante
Bem parecido Gustavo! Só que com mais detalhes é claro

graybaird 22/07/2022

dando 2,5 porque tive uma ressaca literária no meio da leitura e demorei váriooos meses pra terminar de ler, o que acabou afetando muito a minha experiência com ele...
comemorando porque finalmente consegui acabar! ??

Isadora 14/08/2016

Apenas bom
O livro é bom, mas não é divertidíssimo como li em várias resenhas por aí. Na verdade, eu achei o bom humor do personagem principal por vezes forçado, já que na situação em que ele se encontra, dificilmente uma pessoa conseguiria fazer piada a todo instante.

Watney é um astronauta que acaba sendo acidentalmente abandonado em Marte, durante uma expedição. O livro irá contar como ele tenta sobreviver a essa situação catastrófica. Ficar perdido é ruim. Ficar perdido num planeta sem vida e sem forma de sair, é pior ainda.

Mas, por incrível que pareça, Watney mantém seu bom humor e suas piadinhas por toda a leitura. Marte "tenta" matá-lo à todo instante e nosso querido protagonista sabe tirar o melhor proveito dessas situações. Ele é tão positivo que nada abala ele, vejam só!

Não me convenci nem um pouco com essa alegria eterna dele.

Outra coisa que me impediu de gostar mais da leitura, e me fez pular várias e várias páginas: longas descrições de processos químicos e físicos.

O autor teima em descrever complicadíssimos processos que, para leigos como eu, não fazem sentido algum. Não entendi bulhufas do que Watney fez, por isso me poupei e pulei várias partes. Isso tornou o livro tedioso, não consegui curtir.
Yasmim 27/08/2016minha estante
Faço das suas palavras as minhas! Estou na página 100 e pouco e não aguento mais, é muito entediante!

Adalberto 01/09/2016minha estante
Bom dia, você sabe os conhecimentos físicos relacionados com do filme Perdidos em Marte, quais os assuntos da física envolvido no filme?

Isadora 25/09/2016minha estante
Pois é, eu realmente demorei para terminar pois não entendia nada das descrições.

Não sei dizer sobre os assuntos físicos e químicos do livro. São bem complicadinhos para mim.

thay 26/09/2021

Amei a leitura
A narrativa é bem parecida com o filme. O enredo e escrita são fluídos e envolventes. Me senti presa a história desde as primeiras páginas. Amei a informalidade com que o livro se comunica com o leitor, mesmo ao trazer informações mais pontuais relacionadas a química, biologia e física, por exemplo. Recomendo.

Kênia 02/10/2015

Não é resenha...
É muito Mcgyver pro meu gosto. Apesar de teoricamente possível, tudo foi muito bonito, otimista, certo e com o timing perfeito pro meu gosto... (o cara estava sozinho e ferrado em MARTE!!!) até nos erros e catástrofes. No fim, tive a sensação de um conto de fadas em Marte. Algumas partes engraçadinhas... aliás, tudo muito engraçadinho. Muito Poliana no Jogo do contente...Sei lá.
Kaue 03/10/2015minha estante
Tudo que acontece com o Mark é conveniente, até no azar o cara tinha sorte.

Alessandro 30/03/2022

Ter visto filme estragou a experiência
Da pra ver que é um bom livro, mas não funcionou pra mim. Em vários momentos achei enfadonho os muitos detalhes. O fato de ter visto o filme e saber o final com certeza atrapalhou. A partir de determinado ponto não me importava mais. Só queria que terminasse.