Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

roblesz_ 19/07/2021

Bom e de fácil entendimento
Uma leitura rápida e bem tranquila. O personagem principal é todo carismático e as explicações científicas, que recheam o livro, só o deixam mais crível e não são de difícil compreensão.

Thais645 08/11/2020

De perder o fôlego.
Nunca pensei que perderia o fôlego lendo a descrição do lançamento de uma sonda marciana não tripulada. A missão Ares 3 - plano de fundo da narrativa - nos envolve com inteligência e bom humor, a jornada de Watney em Marte nos angustia, diverte e nos faz encarar a com possibilidade real de morte mais leveza (afinal, foi como ele escolheu lidar com a situação). Leitura mais que recomendada!

Rodrigo.Macedo 12/08/2022

Ficção pé no chão
Fala o que dum negócio bom desse. Andy Weir mantém a fórmula. Engraçado, inteligente e cativante. Weir precisa de um personagem pra te deixar grudado na leitura. A estória foi sendo construída de forma a criar uma tensão enorme no final. Lindeza de livro. Bora assistir ao filme.

marome 07/09/2022

Me surpreendeu positivamente.
Otima leitura!!! Muito bem escrito, pensei que meu cerebro explodiria com algumas partes da ciência e dos cálculos, mas ao decorrer da leitura começa a ficar mais "facil" a compreensão do que esta acontecendo. ?

Achei que não iria gostar da leitura, mas me surpreendi. Amei o senso de humor do personagem principal, quebrou os vários momentos de tensão. Acho que preciso ver o filme agora também!

Caroline Mariete 24/08/2021

De início não foi uma leitura tão fácil, o autor foi bem detalhista em questão de cálculos matemáticos, física, química e outras disciplinas que sinceramente não são o meu forte kkkkk mas também não é difícil de compreender e saber quando o personagem está se saindo bem e quando ele está muito ferrado, devido a algo que deu errado, fora que o protagonista é super carismático o que deixa a leitura mais leve. Admiro muito a coragem e a calmaria que esse personagem teve, eu teria surtado em sol 3 sozinha lá certeza e me fez admirar ainda mais a profissão dos astronautas que se arriscam nessas aventuras em prol da ciência. Obviamente o livro é mais rico em detalhe que o filme, mas o filme serviu super bem e eu amei a adaptação.

Mari 11/07/2020

Para amantes de livro sci
O livro narra a história do astronauta Mark durante o período que fica sozinho em Marte.
Os pontos principais do livro são o bom humor do personagem principal e apesar da história ser praticamente um monólogo é bem interessante.
Os pontos negativos é a falta de gráficos mostrando as estações do Hab o que auxiliaria na imaginação dos leigos e também um pouco mais do lado psicólogico do personagem ao ficar tanto tempo em isolamento

Rafaela 08/08/2015

Veja! Um par de peitos! --> ( . Y . )
Desde a primeira vez em que ouvi falar sobre Perdido em Marte, o livro já me chamou muito atenção. Depois que vi o book trailer já quis correr para comprar! Ou seja, minhas expectativas para esse livro estavam altas. Às vezes isso acaba sendo um problema, pois a história não corresponde com as expectativas. Porém, Andy Weir não me decepcionou nem um pouquinho! Pelo contrário, Perdido em Marte é ainda melhor do que eu esperava!

Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta a Mark Watney, um astronauta engenheiro botânico que, mesmo depois de ter sofrido um acidente terrível e ser abandonado sozinho em Marte, não se dá por vencido e faz de tudo para sair dessa situação de morte iminente, o que a princípio parece ser impossível.

"Estou fodido e vou morrer!" (pg. 39)

Mark é um personagem extremamente incrível, daqueles pelo qual você torce o tempo todo! Ele, obviamente, é muito inteligente, além de criativo e sagaz. Consegue encontrar saídas para situações super adversas e enquanto eu lia, ficava muito impressionada com a genialidade dele e a forma como ele se superava a cada momento.
Mas o que mais me surpreende, é o seu humor inabalável, como a própria sinopse do livro nos diz. O mais interessante nesse personagem é a forma como ele lida com todos esses problemas. Ele não espera pela morte ou fica deprimido e com pena de si mesmo.

Mark usa tudo o que tem à sua disposição para se manter vivo e traçar um plano de fuga. Ele está numa luta contra o tempo, os mantimentos vão acabar, o oxigênio, água, combustível, tudo uma hora vai acabar e seus conhecimentos de engenharia e botânica são vitais para que ele saia de várias enrascadas. O cara até planta batatas em Marte, gente!!! BATATAS EM MARTE!

"Por que o Aquaman consegue controlar baleias? Elas são mamíferos! Não faz sentido." (pg. 64) Um dos questionamentos importantíssimos de Mark Watney

"[...] Usando técnicas avançadas de construção (fita adesiva)" (pg. 75)
Fita adesiva = solução pra tudo na vida

A narrativa desse livro contém muitos termos técnicos de química e tudo o mais, conforme o Mark Watney vai lidando com as situações. Para aqueles de humanas como eu, essas coisas geralmente são muito difíceis de entender e a gente fica bem perdido, porém o autor descreveu tudo de uma forma tão prática, que todas as informações mais técnicas que o Mark falava fluiam bem, pelo menos para mim! O livro todo flui, já que ele é dividido em capítulos não muito longos e também em diários de bordo. Nesses diários, o personagem vai nos contando tudo o que acontece com ele lá no planeta vermelho, mas há também capítulos narrando simultaneamente o que acontece aqui na Terra, e como a NASA e o mundo todo está lidando com o problema.

Há várias referências a cultura pop no livro, coisas dos anos 90 ou 80, muita disco music também, o que aliás, rende boas risadas! Existem também outros personagens dos quais eu poderia falar aqui, que fazem um papel importante na história, como por exemplo a Mindy Park, que foi crucial para que a NASA soubesse o que realmente tinha acontecido com Mark. Os diretores da NASA, Annie, a responsável pelas relações públicas, o Mitch, entre outros. E além desses, claro, os outros astronautas que faziam parte da missão: a comandante Lewis, o Martinez, a Johanssen, o Beck, e por fim, o Vogel.

A leitura é rápida e divertida, além de muito emocionante! O tempo todo algo diferente acontece e enquanto eu lia, eu sentia como se aquilo tudo estivesse realmente acontecendo e que a qualquer momento eu poderia ligar a TV e uma reportagem sobre o astronauta em Marte apareceria. Foi um sentimento bem engraçado/angustiante!

O livro é ótimo, tanto por ter um enredo incrível quanto por seus personagens, principalmente o Mark Watney. Ele é um personagem que me marcou bastante. Eu ri muito com ele e o jeito irônico e divertido dele de levar a vida, torci para que conseguisse sair dessa situação, aprendi como o bom humor e a determinação são importantes e que a gente não pode nunca desistir facilmente das coisas.

"Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros. Talvez não pareça ser assim ás vezes, mas é a verdade."

Recomendo!

site: http://belacompanion.blogspot.com.br/2015/08/perdido-em-marte-andy-weir.html
RaphaKiske 27/08/2015minha estante

Eu só queria saber porque gastaram uma puta grana pra salvar a vida do Watney, sendo que essa mesma grana poderia ser usado para salvar uns africanos, ou pessoas do próprio estados unidos mesmo hauhaua

RaphaKiske 27/08/2015minha estante

Eu só queria saber porque gastaram uma puta grana pra salvar a vida do Watney, sendo que essa mesma grana poderia ser usada para salvar uns africanos, ou pessoas do próprio estados unidos mesmo hauhaua

Michele.Ventura 20/05/2021

Esse livro é incrível! A linguagem científica as vezes faz a gente se cansar, mas pra quem gosta de ciência é prazeroso acompanhar todos os raciocínios tidos por pessoas tao inteligentes. Quando vai chegando mais no final vai ficando ainda melhor! Fiquei nervosa e ansiosa lendo como se estivesse vivendo as situações. Só acho que poderia ter abordado mais o psicológico de Watney ao viver tanto tempo sem companhia humana, acredito que foi a única parte não tao realista: o entusiamo, humor e tranquilidade mesmo passando tanto tempo sem contato com outras pessoas. No mais: incrível!

Marcos.Santos 01/02/2022

Após quase abandonar esse livro, enfim finalizei. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas algumas partes são monótonas e técnicas até demais, o que leva a um cansaço na leitura. Por exemplo, em Solaris, não passei por essa mesma canseira, pq o livro é conciso, trata daquilo que é importante para o enredo da história. Aqui, muitas vezes, quase me vir lendo um livro de ciências, e não de ficção científica. Os pontos fortes aqui, são a escrita perfeita do escritor e o carisma do personagem principal. O enredo de sobrevivência em Marte tbm são peças chaves para a conclusão da leitura.

Cintia (@jeitolivrodeser) 19/05/2020

Perdido em Marte não é só um livro de ficção científica no espaço, antes de tudo, ele é um livro que fala sobre a luta pela sobrevivência. E foi isso que me prendeu intensamente a essa aventura do início ao fim, eu simplesmente não conseguia parar de ler.

O protagonista Mark Watney é genial, um dos personagens mais inteligentes que já conheci (aliás, de alguém capacitado a viajar em missão para o espaço não podemos esperar menos). E esse astronauta/engenheiro/botânico super carismático não decepcionou.

Por outro lado, ficar sozinho em outro planeta e com chances praticamente zero de resgate não é fácil. Na sequência de desastres, além da solidão enfrentada pelo nosso protagonista, me peguei muitas vezes angustiada durante a leitura. Mas foi a força e resiliência dele, misturadas ao toque de humor em seus diários de bordo, que deixaram a experiência, apesar de tensa, muito divertida e prazerosa.

Se eu indico esse livro? Sim!! Mil vezes, sim! Amei de verdade. Pra quem não tem costume de ler esse gênero, recomendo começar por outro mais leve (ou não, pode ser que também ame esse tanto quanto eu!), mas pra quem gosta e ainda não leu, corre que tá perdendo tempo. Esse é um dos melhores livros de ficção científica que já li.

Gabriela 29/07/2021

Antes de mais nada é um livro hard sci-fi, ou seja, não é para qualquer um. Se você quer entrar no mundo da ficção cientifica recomendo não comece por esse livro ou sub gênero.

A história é bem cativante. Mark Watney é um dos personagem mais engraçados e inteligentes que eu já conheci. Até mesmo as partes em Huston são interessante.

É um bom livro e entra para linha lista de favoritos.

Myllene Felix 06/02/2022

Melhor livro lido de 2021
[Estranho pensar que eu sempre resenho tudo que leio e exatamente o melhor do ano, deixei de resenhar. Haha
Isso aconteceu, pq terminei no meio das provas e achei que ele merecia uma resenha decente, agora se passou tanto tempo que talvez eu não consiga mais fazer jus a grande obra que é, mas vou tentar.]

Não tenho palavras pra descrever a genialidade do autor, chega a ser espantosa. Logo corri pra ler mais sobre ele e tentar entender como ele tem tanto conhecimento sobre tantos assuntos, foi um show de aprendizado isso aqui.
Como tive a oportunidade de cursar disciplinas de fisica, quimica, matematica, biologia na faculdade, consegui acompanhar muito bem a leitura, não sei se qualquer pessoa vai alcançar os raciocínios, pq tem muita coisa especifica a nivel de ensino superior, mas acredito que lendo com calma seja possível, o Andy foi bem didático.
Eu me deliciei nessa narrativa como se estivesse comendo um bolo, não li tudo de uma vez, todo dia lia um trecho na maior calma e muitas vezes joguei no google pra enxergar as reações químicas, eu mergulhei no universo. Em certo momento acabei devorando, claro, mas inicialmente fui apreciando com pequenas doses diárias e foi uma leitura perfeita.
A narrativa é envolvente e o autor domina o conteúdo cientifico. O protagonista tem um lado muito divertido e cativante, não tem como não torcer por ele. Uma obra impecável, escrita por um gênio. Sem mais.
Todo meu respeito a esse grande autor, quero ler tudo dele e vou pregar a palavra a todos que surgirem na minha frente. Gratidão imensa.

Ps: forte candidato a ser meu livro favorito da vida, mas ainda estou confusa a respeito.

Cecile.Dutra 30/01/2022

A melhor pessoa que poderia ir para Marte
A leitura é um pouco difícil no começo, vai um tempo até se adaptar ao assunto espaço/marte/NASA mas depois que isso acontece vale muito a pena! Ficamos ansiosos com cada sol que passa para que Mark seja enfim resgatado.

Nanda 04/09/2021

Inteligentíssimo
Depois de ler ?Devoradores de estrelas? quis muito ler esse livro, mas acho que se eu fosse recomendar leria primeiro esse, achei que ele possui um ritmo muito diferente, além de ser muito mais informativo e científico que o outro. Bom, foi um livro muito bom mesmo com as milhares de explicações, mas isso só mostra o quão brilhante o autor é.

Rafael 04/03/2024

Muito bom e bem acurado cientificamente, não sei se foi só eu, mas poderia focar um pouco mais na questão psicológica do Mark, sozinho de tudo e todos.

Mas no geral é muito bom para quem quer ter um cenário da exploração de Marte na cabeça.