Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

euamohomero 24/07/2023

🤬 #$%!&
🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn o 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

filha da puta corno

vc ta certa ???

Vito ð¹ 22/07/2023

Um breve resumo do arcadismo brasileiro
Li este livro, pois está na lista de leitura obrigatória para realizar a prova da Fuvest. Não achei um livro cativante, pois tem aquele tom rebuscado da época e com forte idealismo, o que acaba não fazendo muito meu estilo. Porém, é uma leitura bacana de se ter para entender o contexto histórico do Brasil e como o país, ainda submetido à coroa portuguesa (ou seja, na época uma colônia) lidou com a Inconfidência Mineira. O romance entre Dirceu e Marília, para mim, não é tão idealizado, visto que possuem uma diferença de idade significativa e também pelo desconforto de Marília em certos momentos. É Interessante ressaltar também a amizade entre Dirceu e Glauceste e que ambos são importantes escritores para a literatura do país.

herxnjudx 21/07/2023

Passei raiva, mas é um clássico né
Todo mundo nesse livro é insuportável. O Dirceu é chato dms e chega a ser dependente emocional, a Marília arrogante, o Glauceste um pau mandado e a mulher dele feia(toda passagem sobre ela é um esculacho e colocando a Marília como superior); a Vênus, Cupido e etc aparecem só pra deixar a leitura ainda mais insuportável.

Só que é um clássico, influenciou diversas outras literaturas e o estilo de narração é interessante, poesias mt bonitas contando toda a trajetória. O medo do Dirceu da velhice, que o faz pensar sobre e incentivar que ?gozemos do prazer de sãos Amores?, é extremamente marcante, além de muito atual. No caso de Dirceu, o medo de envelhecer ta intrínseco no medo de perder Marília ou ele próprio falecer e precisar deixar a amada; já na sociedade atual, existe o medo da morte, mas o temor do envelhecimento tá além disso, é um horror de existir velho, das rugas, da diminuição da vitalidade, da fraqueza que acompanha essa fase da vida.

O amor intenso por Marília tá presente em 98% das passagens, como a lira 26 em que o Cupido iria pintar quatro belezas e deixa um espaço em branco, que prontamente Vênus diz que deve ser destinado à Marília(brega e meloso tal qual Lucas Lucco). Quando Dirceu vai preso e a gnt pensa que vai ter paz, começa uma melancolia desgraçada, com várias analogias à mitologia grega e devaneios sobre o reencontro com Marília. A morte amarga se torna uma esperança de rever a amada. E bem q ele podia ter morrido logo já, cara chato da p0rra. Mas a melancolia continua, com ele metendo o papo de que seu único crime foi amar demais, que o Céu conspira contra ele, e pedindo que Marília não despreze seus lamentos e o espere até morrerem(velho esquisito).

E acredito fielmente q o Dirceu seria um red pill se vivesse nos tempos atuais. Toda mulher que aparece(até a deusa Vênus), exceto a Marília, o cara maltrata e ainda se acha o bonzão honrado.
Alec.Ferreira 28/07/2023minha estante
Melhor resenha até agora! kkkkkkk

herxnjudx 28/07/2023minha estante
100% fruto da minha raiva kkkkkkkkkkk

Felipe.Durau 20/07/2023

Típico de época
Leitura parece bem passada em alguns momento porque se refere à estrutura da época, porém é uma leitura muito interessante que reflete um amor intenso de Dirceu por Marília, mesmo estando separados boa parte do tempo.

Daniel Andrade 20/07/2023

Vale a leitura
É pedante, clichê, melodramático. Dito isso, achei uma leitura bem gostosinha. A parte I é ótima, a II legal e a III poderia não existir. Tem sua importância histórica, principalmente a parte II, escrita quando foi exilado pós Inconfidência Mineira.

VykD12 18/07/2023

Odiei
É apenas isso, n quero gastar tempo escrevendo review pra isso. Cansativo, chato, repetitivo. Só ganhou 1 estrela pq tem uns poemas legais, mas pqp, parecia interminável essa porcaria, repetindo a msm coisa mil vezes

PaixAo 04/07/2023

Tive que fazer um fichamento desse livro pra um trabalho na etec, não, eu não gostei, mas é inegável que esse livro deixa seu legado, em mim, deixou traumas.
Em si, Marília de Dirceu, é um poema Lírico/narrativo, se classifica como um narrativo Pre romântico, veio de origem Portuguesa e tem como principais características o romantismo, bucolismo, retorno a tradições clássicas e acesso a natureza. Um conto de caráter de descrição de vida, a contar que em algumas pesquisas, pode até se referir ao livro como uma alto biografia ficcional, que conta a história de Tomás Antônio de Gonzaga e Maria Joaquina Dorotéia Seixas, ao meu ver, o livro pode ser interpretado todo como talvez, uma grande farsa de Tomás Antônio Gonzaga que, segundo fontes citadas no Link, sabia que o dia em que se casaria com Marília, seria o dia em que o prenderiam, esperava que fosse solto por dó, porém, não obteve sucesso. O livro deixou um legado grande brasileiro sendo, uma das maiores obras do arcadismo brasileiro, apesar de que se varia entre o romantismo

A obra pode ser ligada pela linguagem lírica/narrativa, com, os Lusíadas e Rococó, pude também, ligar o livro e sua linguagem a Clarice Lispector, laços de família onde, posso entender o que ela está querendo dizer mas, assim como minha experiência com o livro, não entendi o que estava acontecendo. Seus defeitos são os de que, a leitura pode ser extremamente repetitiva em relação, não a usar várias vezes a mesma palavra ou coisas do tipo mas sim a lermos por muito tempo a "mesma coisa".
Entre suas qualidades podemos citar suas grandes ligações, também a quebra de espectativa a qual o livro nos dá, tendo em vista que no final, eles não ficam juntos, já as suas consequências com certa sinceridade, tenho vista que seja a decepção no fim, ao ver que mesmo depois de tudo e todos os versos dedicados a Marília, causa certa decepção de que não possam passar o resto de suas vidas juntos, apesar de que, serve de outra qualidade ver o amadurecimento de Dirceu durante a escrita, Dirceu do começo com certeza não aceitaria que já se vai, e não é com Marília.

Isadora 03/07/2023

Só li pra fuvest....
Que livro chato. Algumas liras são boas, mas a maioria é uma repetição sem fim dele falando da Marília, não aguentava mais, li na força do ódio
Isadora 03/07/2023minha estante
Além de que eu não entendia nada na maioria das liras

Pettez 03/07/2023

Poesia né...
Como uma não apreciador de poesia, pelos mais diversos motivos, posso dizer que me peguei lendo em muitos momentos sem entender um "a" do que o autor gostaria de passar.

Raquel 30/06/2023

Como eu ia ter prova do livro dia 19/5, eu passei abril inteiro estudando o livro, já havia lido ano passado mas decidi ler de novo. Assisti a aulas online e fui a uma palestra na USP também. O QUE QUE CUSTAVA ELE AVISAR A MARÍLIA QUE CASOU COM OUTRA?!

Cecilia 19/06/2023

?Ah! não posso, não, não posso Dizer-te, meu bem, adeus!?
As liras de Marília de Dirceu exploram o tema do amor entre dois pastores de ovelhas. No decorrer da obra, o eu lírico expressa seu amor pela pastora Marília e fala sobre suas expectativas futuras. Dentro do contexto do Arcadismo, Dirceu revela a ambição de ter uma vida simples e bucólica ao lado de sua amada.

FoxG.E 16/06/2023

O dirceu é muito gado
O livro é cansativo.
Só isso.
Mais nada.
Existem clássicos mil vezes melhores.
Fatos.
Não leiam.
É chato.

Mari 15/06/2023

Marília de Dirceu
Apesar de não entender algumas liras, achei bem interessante, me pareceu uma grande fofoca sendo contada em formato de poesia. Talvez seja por conta da explicação da obra pela minha magnífica professora de literatura, te amo Lívia!!!!!

But achei bem massante de ler, fiquei uns bons 3 meses lendo eu acho, e certamente não leria se não fosse por conta do vestibular, então me sinto agradecida por ser "obrigada" a fazer essa leitura. Mesmo não sento o meu tipo de livro, acho importante ler alguns livros nacionais clássicos, principalmente porque grande parte deles faz referências históricas muito importantes, no caso, a desse foi a inconfidência mineira e eu particularmente acho isso muito legal.

Nicolas27 14/06/2023

Muito bonito e agradável a leitura. Os poemas não são apenas de amor, alguns revelam as situações políticas da época, por exemplo. Tomás Antônio Gonzaga explora diversas construções e com ela compõe os mais inusitados cenários e paisagens. Ademais, seus poemas seguem a sua jornada com o seu pseudônimo, Dirceu, e chegam a transmitir seu estado de alma, feliz, triste, com ciúmes, com desconfiança. Realmente um extraordinário poeta! Digno de ser um dos grandes influenciadores da Literatura brasileira.

theus33 13/06/2023

? ? aquele com a Marília bela;;
Li Marília de Dirceu por estar na lista de livros obrigatórios da Fuvest 2024. Peguei ele como terceiro livro por acreditar, com base nos meus estudos de arcadismo, que as liras seriam fáceis de serem interpretadas, e de fato foram. Entretanto, a obra acaba sendo um porre.
Marília de Dirceu consiste num anexo de grande parte da produção literária de Tomás Antônio Gonzaga, burguês que ocupou altos cargos em Minas Gerais, na Capitania da Bahia e também atuou como juiz d'Alfandeha na colônia de Moçambique, após exílio. Preso por ser simpatizante da Inconfidência Mineira, movimento de emancipação, seus escritos costumam ser divididos em duas partes: antes e depois de seu cárcere.
A maioria de sua poesia, nos dois períodos é dedicada a Marília, até então sua noiva. Sendo assim, a presença da adoração ao campo, figuras míticas clássicas e adoração ao feminino, constituem não só um dos principais exemplos da literatura arcade, mas também do pré-romantismo.
Dada a premissa, é de se esperar uma obra interessante. E de fato, os poemas são bem construídos e muito bonitos, mas há de se levar em consideração que Marília de Dirceu constitui a obra de uma vida inteira de uma pessoa, com grande partes de seus poemas dedicados a seu amor. Logo, em poucas páginas, a obra consegue ficar repetitiva e sem cor. Os poemas da segunda parte, com a vontade ávida de Gonzaga de provar sua inocência e críticas ao regime da época, conseguem trazer algum entretenimento, mas este logo se esvai.
Confesso que esse livro vai ficar parado na minha estante para sempre, e se não fosse a Fuvest talvez não chegaria nem perto dele.