Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Meia-boca.
Com suas liras, propostas árcades e bucolismos, Tomaz Antônio Gonzaga cria um clássico da literatura brasileira. Indubitavelmente. O fato é que achei uma proposta tão ilusória, chata e fantasmagórica, que não me tocou. Fora que, Gonzaga não foi, nem de longe, um Dirceu à procura de sua Marília.
Nil 17/12/2013minha estante
O Arcadismo brasileiro realmente é meio chato. Só recomendo para os estudantes, como leitura obrigatória essa até que é razoável. Para ler por prazer temos poetas muito melhores.

Ricardo Rocha 10/02/2016minha estante
talvez tua última frase faça sentido. quanto ao livro, é muito bom. chato é um conceito. clássico tem um componente científico, que é a permanência no tempo

Naty566 10/01/2023minha estante
Eu adorei este livro,a poesia arcade è incrível e inspiradora
Um clássico para quem adora a história de Minas gerais.

Marcos735 14/04/2023minha estante
Amo este livro e acho q pode criticar quem ousar fazer melhor

Moon.Animes 06/08/2023minha estante
Achei chato, por isso abandonei logo no início ?

Douglas.Jefferson 11/08/2023minha estante
Ah! Só não pode
Ao meu tormento
Por um momento
Alívio dar..."

// Tomás Antônio Gonzaga, in Marília de Dirceu.

Muito bom. Não achei nada chato, como alguns alegam. Minha imaginação voou alto em muitos dos poemas... Li com prazer, ainda que não tenha entrado na minha lista de favoritos.

euamohomero 24/07/2023

🤬 #$%!&
🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn o 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& 🤬 #$%!& corn
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

filha da puta corno

vc ta certa ???

Ricardo Rocha 10/02/2016

se ainda me preocupasse com esse tipo de coisa, acharia preocupante que um
clássico tenha nota 2 e pouco de seus leitores (que darão 5) a best-sellers e
que as resenhas de quebra enfatizem o quanto "é chato". nem vou entrar no
mérito aqui. a questão é outra. ou outras. em primeiro lugar, "chato" é um conceito que varia de pessoa pra pessoa enquanto "clássico" não varia, tem um elemento que se pode dizer científico que é o tempo. livros que passam pelo crivo desse crítico tenho de respeitar como tal, ainda que eu não goste. de livros, nem vou encontrar um exemplo, pelo simples fato que um livro facilmente se abandona. caso de O lado bom da vida. Por Deus, eu vou continuar lendo esse livro que não contente em fazer spoilers um após outro ainda ousa ironizar os clássicos? (quem não está gostando no caso de Marilia, precisa ir até o fim das duzentas e tantas páginas pra depois ter o prazer de dizer que é uma droga e dar 2 na avaliação qdo poderia abandonar? mas com filmes, mais complicado sair do cinema ou mesmo interromper a sessão doméstica em que nem sempre estamos sós, há o "clássico" exemplo (pra im) de Cidadão Kane. Vi e revi e continuo, eu, achando chato. Mas terei essa coragem de dizer isso e impedir tlavez que outros vejam (sabe lá) o que é considerado o melhor dos filmes de sempre? De resto, não bastasse que somos um país que não lê, ainda temos de passar (qdo lemos) por maus leitores, qdo quem lê não tem esse discernimento quando olha pra própria opinião como algo que mereça esse status de coisa absoluta?
Wagner 10/02/2016minha estante
Brilhante.

Ricardo Rocha 10/02/2016minha estante
são teus olhos, caro amigo

Thiago 03/05/2017minha estante
Excelente meu caro, belíssimo comentário.

cadelinha de connor colbait 27/08/2022

Livro de escola
Ler os livros da escola é sempre tão maçante e chato, porque eles tornam a leitura algo obrigatório mas de forma forçada, e não algo genuíno e reconfortante de ler. Não gosto muito de romance de época nem de liras, mas gosto de ver como a ideia de amor romântico era interpretada naquela época.
Victoria.Marin 29/08/2022minha estante
Nun a pensei que iris gostar de literatura clássica, pq na época escolar é um porre! A obrigação que eles colocavam em cima das leituras so desaproximava, cada vez mais!!!!

cadelinha de connor colbait 29/08/2022minha estante
exatamente!

Laila 27/05/2022

Só dei 2 estrelas porque é um livro um pouco cansativo de ler, pelo menos pra mim. Esse livro é leitura obrigatória do vestibular seriado da UFLA, por isso li ele.
A leitura foi produtiva, apesar de obrigatória. No fim, fui "conquistada" por esse livro.

Composto por liras que demonstram o amor do eu lírico Dirceu, que é a representação literária do autor, por sua ama Maria Dorotéia - Marília, na literatura.
O livro é majoritariamente romântico, mas na segunda parte ocorrem lamentações pela separação imposta ao casal, devido a prisão de Dirceu.

A leitura é bastante difícil, devido às diversas palavras que não fazem parte do nosso vocabulário atual. Além disso, as liras devem ser interpretadas, o que torna a leitura mais complicada. É o principal livro representante da escola literária arcadismo, com características bucólicas(relativo à vida e aos costumes do campo)e muito culto à natureza e à vida campestre.

Mas no geral, é uma leitura boa, com liras realmente lindas e muito bem elaboradas, com rigor métrico e bastante trabalho artístico.
Edgar40 27/05/2022minha estante
Escreveu muito bem!

Edgar40 27/05/2022minha estante
???

Aline 27/06/2015

Leitura diferente
Confesso que não foi uma leitura fácil para mim.
ParParte I - Dirceu é responsável por a narração do poema e apresenta todo o seu amor por Marília.
Parte II - Dirceu é preso acusado de ser um inconfidente.
Parte III - Dirceu é exilado para Moçambique.
Eduardo 01/07/2015minha estante
Leitura pesada em, admirado acho que é a pessoa que mais lê literatura brasileira dos meus amigos do skoob.
Faz letras ?

Aline 14/07/2015minha estante
Pretendo fazer letras um dia. Por enquanto é só paixão mesmo.

Keuny 29/03/2024

Marília de Dirceu
Um livro interessante. Um conto de liras, do período do arcadismo, tendo romance, bucólico, sentimentalismo, emoção..mas a escrita é um pouco difícil de entender. Li por causa da escola porém pretendo reler no decorrer do ano para o vestibular
lila 𦢠29/03/2024minha estante
o poema lido pela minha mãe que fez com que ela escolhesse meu nome?

Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
Um livro com muita história relacionada

herxnjudx 21/07/2023

Passei raiva, mas é um clássico né
Todo mundo nesse livro é insuportável. O Dirceu é chato dms e chega a ser dependente emocional, a Marília arrogante, o Glauceste um pau mandado e a mulher dele feia(toda passagem sobre ela é um esculacho e colocando a Marília como superior); a Vênus, Cupido e etc aparecem só pra deixar a leitura ainda mais insuportável.

Só que é um clássico, influenciou diversas outras literaturas e o estilo de narração é interessante, poesias mt bonitas contando toda a trajetória. O medo do Dirceu da velhice, que o faz pensar sobre e incentivar que ?gozemos do prazer de sãos Amores?, é extremamente marcante, além de muito atual. No caso de Dirceu, o medo de envelhecer ta intrínseco no medo de perder Marília ou ele próprio falecer e precisar deixar a amada; já na sociedade atual, existe o medo da morte, mas o temor do envelhecimento tá além disso, é um horror de existir velho, das rugas, da diminuição da vitalidade, da fraqueza que acompanha essa fase da vida.

O amor intenso por Marília tá presente em 98% das passagens, como a lira 26 em que o Cupido iria pintar quatro belezas e deixa um espaço em branco, que prontamente Vênus diz que deve ser destinado à Marília(brega e meloso tal qual Lucas Lucco). Quando Dirceu vai preso e a gnt pensa que vai ter paz, começa uma melancolia desgraçada, com várias analogias à mitologia grega e devaneios sobre o reencontro com Marília. A morte amarga se torna uma esperança de rever a amada. E bem q ele podia ter morrido logo já, cara chato da p0rra. Mas a melancolia continua, com ele metendo o papo de que seu único crime foi amar demais, que o Céu conspira contra ele, e pedindo que Marília não despreze seus lamentos e o espere até morrerem(velho esquisito).

E acredito fielmente q o Dirceu seria um red pill se vivesse nos tempos atuais. Toda mulher que aparece(até a deusa Vênus), exceto a Marília, o cara maltrata e ainda se acha o bonzão honrado.
Alec.Ferreira 28/07/2023minha estante
Melhor resenha até agora! kkkkkkk

herxnjudx 28/07/2023minha estante
100% fruto da minha raiva kkkkkkkkkkk

elli elli 24/05/2022

É de uma imbecilidade atroz...
É um crime só contra as pessoas que por algum motivo decidiram ler um livro como esse. Meu deus. Que livro RUIM. NÃO LEIAM EU IMPLORO. Quer ter uma ideia mais concreta sobre o arcadismo? Não jogue o seu dinheiro ou tempo fora, lê só a primeira parte disso e não compre o livro físico. Eu irei ter ódio cada vez que ver essa obra porca e ruim na minha estante. É de uma breguisse, de uma falta de bom gosto, são supostamente declarações de amor, mas são tão absolutamente repetitivas que não tem sentimento nenhum ali, nada, são palavras vazias repetidas a exaustão. E COMO SÃO REPETIDAS...Pelo menos 20 liras poderiam ser descartadas por serem idênticas umas às outras na essência. Não vou entrar em termos técnicos, não tenho conhecimento suficiente para os embasar, mas é tão ruim e entediante que eu quis me atirar de um prédio só para me livrar de ler isso. Tudo bem que o tempo contribui para desgastar o valor de muitas obras, mas eu não posso acreditar que em alguma época, a literatura estivesse em uma situação ruim o suficiente para considerar essa obra, boa. Boa sorte aos lutadores que estão lendo agora, e saibam que infelizmente, não gente, não melhora.
erin 30/07/2022minha estante
rindo muito da resenha mas é pra não chorar ??? seu eu de 2 meses atrás e o eu atual unidos porque to quase pedindo um tiro pra não ter que terminar essa tralha

elli elli 30/07/2022minha estante
eu estava exatamente nessa energia lendo esse livro, não gosto nem de lembrar kkkkk

renacentist 24/07/2023

Com todo rwspeito que livro CHATO
ele n é ruim nao,pelo contrario, só é MUITO maçante e exaustivo de ler
vc tem q ter um gosto muito especifico pra n cair de sono lendo isso
euamohomero 24/07/2023minha estante
JU HABLOU MT

Isadora 03/07/2023

Só li pra fuvest....
Que livro chato. Algumas liras são boas, mas a maioria é uma repetição sem fim dele falando da Marília, não aguentava mais, li na força do ódio
Isadora 03/07/2023minha estante
Além de que eu não entendia nada na maioria das liras

Naty566 10/02/2023

Adorei reler
Esse livro è uma obra prima do arcadismo,recomendo para quem quiser saber sobre a história de Minas Gerais.
È um dos melhos poetas.
Xofana 03/09/2023minha estante
Guerreira, como você gostou?? Eu cheguei na parte 3 e só gostei da parte 2

ana bueno 18/09/2023

Meio revoltada
Meio revoltada que ele falou da marília o livro inteiro e no final ele já tava cantando outras mulheres
mas adorei as comparações que ele faz, realmente é uma escrita de uma genialidade muito grande
ana bueno 18/09/2023minha estante
+ se n tivesse nos indicados da fuvest não lia até o final nunca

thegoldrush 06/09/2023

"?Marília, de que te queixas?
De que te roube Dirceu
O sincero coração?
Não te deu também o seu?
E tu, Marília, primeiro
Não lhe lançaste o grilhão?
Todos amam; só Marília
Desta lei da Natureza
Queria ter isenção?"
LAvia 12/09/2023minha estante
MUITO BOM CHEGA

iza 27/07/2020

Os teus olhos espalham a luz divina,
a quem a luz do sol em vão se atreve;
papoila ou rosa delicada e fina
te cobre as faces, que são cor da neve.
Os teus cabelos são uns fios d'ouro;
teu lindo corpo bálsamos vapora.
Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,
para a glória de amor igual tesouro.

Meu lado bucólico e apaixonado suspira com os poemas árcades do Antônio Gonzaga...
Afegc 01/08/2020minha estante
Considero-me bucólico. Nada melhor do que viver as afeições da vida no campo longe da lida citadina.