O Desafio de Ferro

Holly Black

Resenhas - O Desafio de Ferro

Gabi1568 16/08/2023

Amei, amei, amei
Eu sou apaixonada por fantasia infanto-juvenil, não posso negar. Eu amo toda essa dinâmica de pré-adolescentes, amizade e descobertas. E este livro foi exatamente o que eu esperava.

Aqui, nós temos uma escola de magia, um protagonista cativante, amigos leais, magia poderosa, segredos, mistérios, ação, um antagonista irritante e plot twists de cair o queixo.

Call é um garoto que não quer ir para o Magisterium por causa de seu pai, que é estritamente contra, mas acaba (obviamente) indo, e amando.

Lá, ele descobre que cada vez mais gosta da magia e do ambiente, do Mestre e de seus amigos. E, aos poucos, vai descobrindo verdades sobre si mesmo que são chocantes.

Apesar de ser infanto-juvenil, em nenhum momento eu achei a narrativa boba (como às vezes acontece e eu detesto). O enredo foi inteligentemente escrito e pensado, e eu mal posso esperar para ler os próximos da saga.

A premissa dessa saga (que a gente descobre no plot twist principal ao fim do livro) é algo que eu nunca vi em outra saga, pelo menos não desse jeito, e eu amei.

Outra coisa legal aqui são os personagens cativantes, como já citei. Não existe coisa pior do que um livro que você não se importa com os personagens, tanto faz se eles vivem ou morrem, ou que eles fazem.

Aqui, isso não acontece. Todos eles conseguiram me cativar, eu cheguei ao fim do livro gostando muito de todos, e torcendo para que coisas boas aconteçam.

Enfim, eu vou iniciar o próximo da saga imediatamente, e mal posso esperar para acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento.

Luli 14/08/2023

Como ninguém fala desses livros?
Vi por acaso esses livros, fui pesquisar e confesso que não esperava nada kkkkkk agora eu fico perguntando como ninguém fala desses livros??? A leitura é fácil, quando você vê já tá viciada e não consegue parar de ler, os plots não são previsíveis e os personagens são encantadores. Devorei esse 1° e já iniciei o próximo.

Sophia1045 12/08/2023

Mágico, simplesmente mágico
O livro é simplesmente maravilhoso,as autoras pegaram o melhor de suas obras e uniram nessas aqui.
Me lembra alguns livros com Harry Potter e Percy Jackson.

Leolilies 10/08/2023

Devorei esse livro de tão bom que é. Foi uma leitura bem leve, o enredo é MUITO legal e com plot twists bacanas, também adorei os personagens

eliza.strege 09/08/2023

Bao demais sô
Esse livro e bemm legal, a historia e show e bem desenvolvido ele e super curtinho mais todas as pag sao super bem aproveitadas.

Kelly453 07/08/2023

Tô em choque
Esse livro é perfeito a escrita, os plot Twist é incrível eu tô louca para ler o segundo, preciso saber o final dele, tipo EU TENHO UM MILHÃO DE PERGUNTAS?

kamillyvitoria 06/08/2023

Que livro incrível! Que plot perfeito e que escrita maravilhosa! leitura é super leve e descontraída, mas também te prende de um jeito inexplicável.

Luana.rali 04/08/2023

?Mate a criança??
Callum é um menino que nasceu com os ossos de uma de suas pernas quebrados, portanto, não foi fácil para ele fazer amizades. Ele era audacioso. Aquele tipo de menino que esgota a paciência de qualquer um.
Seu pai já foi um dos maiores magos do magisterium(escola de magia), mas agora, por alguma razão passou a odia los.
Callum tem que fazer um teste para entrar na escola que seu pai estudou. Ele quer falhar, mas falha em seu plano de falhar.

Oque eu achei: inicialmente eu pensei que não ia gostar, mas admito que é muito bom. O enredo é fantástico e os personagens são muito bem construídos na minha opinião, eles conseguem conquistar um cantinho especial em nossos corações.
Para fãs de livros com romance, como eu, vão ficar tristes ao saber que não tem (não nesse volume pelo menos..)
Mas é isso, eu adorei e já tenho planos de ler o próximo, mas por enquanto eu vou ler outros que eu já tenho aqui.

Sobre a classificação: olha? eu vi em um vídeo uma moça dizendo que era 13, mas por mim, com 11 anos já da pra ler. (Não achei nada de mais para ser 13)

Thay'OSF 03/08/2023

Uma vibe meio Harry Potter, nao acharam?? Ate o fim, com Call na enfermaria depois de se estrupiar em aventuras kk

L. N. 30/07/2023

Magisterium:Uma História Cativante...
Não sei dizer exatamente como gostei tanto dessa história!Simplesmente um dos melhores livros que já li,recomendo bastante.Queria muito que essa série tivesse mais reconhecimento(apesar de já ter muito),toda essa história daria uma boa/bom série/filme.

Lais544 29/07/2023

Que plot foi esse
O livro e excepcionalmente bom, principalmente a parte do plot twist, confesso que o início do livro e algumas partes do meio foram bastante maçante, engatei na leitura e não parei mais este é um livro que te prende a cada vez que vc lê você quer saber mais e mais, o plot no final me deixou de queixo caído excepcionalmente bom o plot nunca poderia ter imaginado que isso iria acontecer, recomendo bastante este livro, estou ansiosa para o próximo

bárbarah 26/07/2023

O desafio de ferro
Como quase todo primeiro livro de fantasia eu acho beeem cansativo, até porque todo o contexto está sendo explicado mas gostei bastante, me lembrou muito harry potter.

me apeguei bastante a história, fiquei curiosa do começo ao fim pelo motivo do pai do call odiar aquele lugar e confesso que fiquei sem reação quando terminei...

espero ler os outros livros e acompanhar essa aventura descobrindo o que vem por aí.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 25/07/2023

Já Li
Publicado em 2014, "O Desafio de Ferro" inaugura a série Magistério, que tem cinco volumes. A premissa desta série não é muito original, pois fala de estudantes de magia que precisam aprender a controlar seus poderes, que estão conectados com os elementos da natureza. O protagonista é Call (Callum Hunt), um menino de doze anos, filho de magos, e portador de uma deficiência na perna. Call perdeu a mãe quando ainda era um bebê, na guerra contra o Inimigo da Morte, e seu pai, Allastair, pede a Call que seja reprovado no Magistério. Allastair teme que seu filho tenha o mesmo destino da mãe, e Call não está nem um pouco animado com a ideia de virar um mago.
É claro que ele muda de ideia assim que passa nos exames do Magistério e começa a fazer amizades com Aaron e Tamara, seus companheiros de aprendizado com o Mestre Rufus. Até aqui, nada muito original no enredo.

A leitura começou a ficar interessante com o cenário criado por Black e Clare. Diferente de todas as escolas de magia que li até hoje (e olha que li muitas!), o Magistério fica dentro de cavernas. É um cenário muito legal de imaginar, com suas passagens secretas, cristais que mudam de cor forrando as paredes, lagos subterrâneos com peixes cegos, estalagmites e coisas do gênero. Achei criativo.
Também gostei do próprio Call, que tenta, de todos os jeitos, fracassar nos exames de admissão do Magistério para agradar ao pai. Há uma inversão nos padrões aqui que eu gostei bastante, como quando ele fica triste porque entrou no Magistério, enquanto todos ao seu redor estão contentes. Call tem uma personalidade bem definida, e também gostei do toque de inclusão e representatividade de sua deficiência física.

A manipulação dos elementos (água, fogo, terra e ar) é clichê, mas há a adição de um quinto elemento, o caos, que torna esse universo mágico mais legal. O contraponto do caos é a alma, e há magos que dominam e controlam o caos. Eles não são categorizados como maus nem como vilãos, o que achei também um alívio para os clichês. Na história, o Inimigo da Morte é um mago que tenta controlar o caos para evitar que as pessoas morram, e o Magistério busca o Makar, que seria um mago oposto, capaz de neutralizá-lo e garantir que a ordem natural das coisas seja respeitada (ou seja, o ciclo de vida e morte). Aí, quando tudo levaria a crer que Call seria o tal Makar, ele não é. De novo, Black e Clare revertem as expectativas, levando o enredo para um caminho novo.

Call, na realidade, é o antagonista de todo o universo criado por elas, e é como se nós estivéssemos lendo sobre a origem do vilão - embora vilão não seja a palavra correta aqui, vejam meu artigo sobre A diferença entre Vilão e Antagonista. Gostei muito de mais essa inversão num enredo que, de outra maneira, seria batido e previsível. E não apenas é uma inversão legal de ler, como é coerente com a personalidade de Call, como se fosse o caminho natural para ele.

Eu, como escritora de Fantasia, sei bem como é difícil criar uma história que seja original e, ao mesmo tempo, relevante. Existem toneladas de livros sobre magos - só aqui no blog, sem pensar muito, lembro de Simon Snow, Ciclo Terramar, Os Seis de Atlas, Kingdom of Fire, entre outros - então é óbvio que haverá semelhanças. Nem acho que Black e Clare queriam reinventar a roda nesta série. Me parece que o objetivo principal delas é mostrar ao público que ainda existem possibilidades a serem exploradas neste tipo de literatura, desde que você esteja disposto a subverter algumas perspectivas tradicionais.
Só o que posso dizer é que, fiquei entretida, li o primeiro volume em menos de uma semana, e já emendei o segundo. Me divertiu e me surpreendeu, e isso é tudo o que espero de uma obra fantástica. Assim, é uma leitura que recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2023/07/ja-li-179-magisterium-vol1-o-desafio-de.html

Yasmin933 25/07/2023

Incrível, de início achei os personagens meio chatos e até um pouco burros, porém com o passar do livro acabei amando eles, e principalmente a evolução da amizade.
Embora eu tenha tido dificuldade de imaginar o interior do Magisterium, gostei bastante da escrita e como eles usam a magia, em relação ao plot final realmente não esperava, achei que tinha entendido tudo no começo mas no final fui tapeada kkkkk. Enfim gostei bastante e continuarei a série.

O fogo quer queimar;
A água quer correr;
O ar quer levitar;
A terra quer unir;
O caos quer devorar...
E CALL QUER VIVER.

Marina.Kirchhof 20/07/2023

Eu amei demaissss esse livro, ele é simplesmente incrível!!! A leitura é super leve e descontraída, mas também te prende de um jeito inexplicável. A história parece muito com uma mistura de Harry Potter e Percy Jackson, e o plot do final é M A R A V I L H O S O (nunca imaginaria algo como o que aconteceu). Queria que o livro tivesse mais reconhecimento, ainda mais sendo de autoras que já são famosas,vale super a pena!!