O livro essencial de umbanda

O livro essencial de umbanda Ademir Barbosa Júnior

Resenhas - O livro essencial de umbanda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Phelipe Guilherme Maciel 31/10/2017

Para o extremamente leigo entender tudo sobre a Umbanda de forma mastigada.
Este livro é essencial por ser um manual. Nele, qualquer pessoa que não entenda nada de Umbanda será inserido neste universo fascinante. Tudo é bem mastigadinho, escrito de forma humilde, mas com grande propriedade.
Com este livro será possível entender o significado das entidades de umbanda, tais como Preto Velho, Exu, Criança, Caboclos, Erês, Baianos, Ciganos, etc. Também se entenderá os elementos do culto, os pontos riscados, os pontos cantados, os Orixás.
Poderemos entender melhor como são feitas as oferendas a cada orixá, as oferendas às entidades.
Conceitos básicos como Umbanda pratica o bem, Umbanda não sacrifica animais. Umbanda é religião espírita, Umbanda é brasileira são passados de forma muito simples e eficaz.
O livro também pincela muito bem a história resumida da religião e seus sacerdotes proeminentes.
É uma boa leitura para quem quer conhecer um terreiro de umbanda, mas também para religiosos de qualquer vertente que não possuam preconceitos ou querem se liberar de preconceitos antigos e verificar que qualquer religião que busca a luz, o desenvolvimento pessoal, e o amor, é uma religião de luz.
Recomendo a leitura para iniciantes.
Pessoas já iniciadas na fé umbandista poderão considerar o livro bastante raso.
Wilderlane Oliveira 24/10/2019minha estante
Temática interessante, visto que há um preconceito em relação às religiões de matriz africana, geralmente atribuindo um caráter negativo é pecaminoso.

Guilherme 22/07/2020

É um livro interessante para quem quer conhecer melhor a religião de umbanda.
Lipe 22/07/2020minha estante
Tenho esse livro mais ainda não iniciei a leitura. Vale a pena ler ?? Já sou da religião faz dez anos.

Guilherme 26/07/2020minha estante
Lipe é um livro não apresenta nada de novo da umbanda.

Lipe 26/07/2020minha estante
Ah sim, obrigado Guilherme

Edson 26/04/2023

Que aula!
Baita guia prático aos que tem curiosidade de saber da umbanda, e tem vergonha de perguntar ao coleguinha do axé rs

Muito bem explicado, adorei!

Milena 29/07/2021

Cresci ouvindo muita coisa ruim sobre a Umbanda. Na escola, comentários como "olha lá, desceu a pomba-gira" quando alguém se irritava, ou falar exu quando queria falar do demônio, entre vários outros comentários absurdos. Mas sempre foi uma religião que me despertou a curiosidade. Esse livro trouxe tudo que eu precisava saber, já que me considero extremamente leiga no assunto. A Umbanda tem uma história linda, uma religião cheia de amor, respeito e caridade. Terminei a leitura emocionada, e um pouco triste pensando na desinformação que muitas pessoas ainda têm, na intolerância religiosa que acontece por ignorância, por pura falta de conhecimento. Posso dizer que estou completamente apaixonada por essa religião tão especial, tão rica e cheia de ensinamentos maravilhosos. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de conhecer um terreiro.
Marilia.Almeida 29/07/2021minha estante
Sou umbandista e digo com todo o meu coração: estar num terreiro me traz um conforto e um sentimento de pertencimento enorme. Agradeço a cada segundo por isso

Milena 29/07/2021minha estante
Que incrível!! Sinto do fundo do meu coração que é onde vou me encontrar e finalmente me reconhecer

Liih.Meira 24/11/2023

Amei o livro!!!
Claro que na Umbanda, aprendemos mesmo na prática, mas nada que uma teoria né hahah
Essencial para os umbandistas iniciantes, e também para quem já tem um certo tempo dentro do terreiro.
É aquele livro para ler e reler sempre que necessário.

Triz 13/04/2022

Filhos de Pemba
Esse livro, como o próprio nome diz, traz as informações essenciais com uma linguagem fácil sobre a umbanda que são indispensáveis para quem está iniciando na religião ou quem tem curiosidade em conhecer um pouco mais do nosso culto. Para médiuns mais experiente não traz tanta informações novas, mas ainda sim tem curiosidades que valem a pena serem lidas.

NathAlia.Schneider 17/04/2023

Como o título já diz esse livro é realmente essencial, trouxe muitas coisas que não sabia, principalmente das origens de várias questões da Umbanda e também esclarecendo coisas que já sabia. Para quem tem interesse no tema, é um livro muito bom apesar de talvez ser um pouco maçante por ser muito informativo, mas é só ir lendo com calma.
Minha vontade era de ter ele físico pra ir fazendo anotações e marcando algumas partes. Recomendo bastante.

erica.leituras 10/01/2022

Um ótimo começo!
Para quem está inciando como eu, o livro é muito bom pois ajuda a esclarecer e entender alguns conceitos que vamos vivenciando na religião. Trata de maneira embasada e com referências o assunto.

Recomendo

b i a 30/08/2022

o livro trás bastante informação de uma forma bem mastigada, mas não achei muito simples pra um iniciante, me senti perdida diversas vezes

Lorena 21/03/2023

O livro essencial da Umbanda leva para o leitor conceitos básicos e explicativos sobre os regentes da religião e da espiritualidade que a conduz.

A leitura de estudo e o leitor terá a oportunidade de aprender sobre o surgimento da Umbanda o que são e quem são os Orixás e quais são as suas linhas de trabalho tanto no plano físico como no espiritual. O autor separou também orações e canções que vibram aos orixás; histórias lendárias sobre a divindades e entidades místicas; traduções das palavras e termos em yorubá faladas nas casas de umbanda; explica o papel dos diretores espirituais, dos participantes que aceitam a crença como caminho de fé e dos visitantes em geral; entre outros tantos ensinamentos.

O livro, portanto, é um portal para a crença umbandista e um material para quebrar os pré-conceitos. Pois é capaz de tirar o leitor da ignorância (do não saber) e o levar para a luz do conhecimento.

Gabs 14/05/2023

Bem introdutório
O livro é excelente para quem deseja sair da completa ignorância sobre a Umbanda e combater preconceitos, estereótipos e a intolerância religiosa.

barros8rafael 07/03/2020

Um dos livros mais bacanas para se ler sobre a religião. Emprestei o meu e nunca mais devolveram kkkk mas valeu a pena.

ana:) 14/06/2023

O Livro Essencial da Umbanda
Comecei a ler para aprimorar meu conhecimento sobre, e durante a leitura descobri MUITAAAAS coisas novas, diferentes, que nem fazia ideia! É uma leitura rápida que vale muito a pena! E com certeza diminuiria, pelo menos um pouco, a enorme intolerância em relação à Umbanda.

Danilo 22/07/2023

QUE PERFEIÇÃO
Esse livro é uma coisa simplesmente divina, aprendi muita coisa mesmo com ele, todas as duvidas, que eu tinha a maioria foram tiradas , (se nao todas), é um livro que pretendo comprar porque se vc é umbandista recomendo que tenha ele pois ele ensina muita coisa sobre a religião!

1 | 2 | 3 | 4 | 5