Queria ver você feliz

Resenhas - Queria Ver Você Feliz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bianca232 13/11/2014

Perfeito!
Vou escrever essa resenha, mais pra contar o que eu senti com esse livro, do que propriamente para resenhar. Esse livro é um dos melhores que já li na vida, de cara vai pro top 5 favoritos. Me surpreendi muito. O livro conta a história de amor de Maria Augusta e Caio, nos início dos anos 40, quando ambos ainda eram muito meninos, até o final da vida de ambos. O narrador? O amor. Pois é, isso modifica tudo. A história é narrada pelo amor, e ilustrada com as cartas e bilhetes trocados por ambos ao longo de toda a vida. Em algumas partes o livro realmente faz você suspirar, e em outras, se engasgar com o choro. Não há nadinha no livro que alguém possa dizer que não foi bem feito ou bem escrito. Minha vontade depois de lê-lo é de presentear todo mundo com ele, pois esta é uma história que deveria virar clássico e ser lida por todos.
Martiliane 18/11/2014minha estante
Comecei a ler o livro hoje, e já estou simplesmente encantada com as primeiras páginas, minha vontade é não parar de ler rs'.

math22 10/12/2014minha estante
A vontade é de ir na casa da Adriana e ficar ouvindo mais histórias sobre os dois

LAvia 27/04/2024minha estante
Engraçado o que é percepção, detestei o livro, fiquei angustiada todo tempo e não entendo esse tipo de amor, se é que isso é amor.

Bea 26/05/2020

Inesquecível
"Você vê que não precisa ter medo, não, porque ninguém te esquece. Aliás, sem forçar a realidade, você é inesquecível."

"Quero ver você feliz" foi o típico livro que me chamou atenção pelo título, e que se provou muito melhor do que o esperado.
Ja conhecia alguns trabalhos da autora, um livro infanto-juvenil que li a muito tempo, então ja sabia que ela não me decepcionara.
Tendo como narrador o próprio Amor, "Queria ver você feliz" começa na década de 1940 no Brasil, periodo que o contexto mudial estava imerso na Segunda Guerra, o Amor triste por isso, se volta ao Rio onde lá se esbarra com uma bela menina de tranças que logo lhe atrai e ver nela uma boa história. E a seguindo, encontra o outro par, um menino.
O livro segue os passos e desenrolar desse relacionamento cheio de altos e baixos, dramas psicológicos, mas um relaciomanto que nunca o Amor abondona.
Além de ser narrado por ele, que muitas vezes é egocêntrico sempre falando de si, também é cuidadoso, carinhoso, e presente, a história também mostra a vida dos personagens através de cartas e bilhetinhos escritos pelos os dois.
Com o final esperado e nao esperado, vemos como é importante o amor e como ele pode, apesar das dificuldades que a vida apresenta, fazer com que as pessoas permaneçam umas com as outras.
Adriana Falcão nós apresenta uma leitura poetica e fluída, nós faz pensar sobre os sentimentos, seja ela o amor, a tristeza, ciúmes, a melancolia...pensamos tudo isso enquanto ainda estavamos entendo as informações.
Recomendo. Não é o melhor livro que li, mas sem dúvida está na estante onde ficam os livros inesquecíveis.
Bééé! 26/05/2020minha estante
Que resenha incrível! Até fiquei com vontade de ler o livro :)

Bea 26/05/2020minha estante
É otimo! E ler rapidinho!

Lucas 17/03/2021

Docemente suave
Um romence narrado pelo próprio amor. O livro conta a historia de Maria Augusta e Caio através dos anos por cartas.
Um livro de narrativa fluida e muito gostosa se ler. Tras o romance de um jeito mais realista e pé no chão. Mesmo com as tragédias que vai acontecendo, encanta-se com os pequenos detalhes e delicados.
Um livro muito gostoso de ler

De Cara Nas Letras 16/03/2015

Queria ver você feliz - Adriana Falcão
Queria Ver Você Feliz é um livro biográfico e vai nos contar a história dos pais da autora Adriana Falcão e de sua família. A ideia surgiu após ter sido encontrado um baú florido repleto de correspondências dos pais da autora que deu a instigação para registrá-las num livro repleto de sentimentalismo.

O livro é narrado em primeira pessoa por um ser misterioso que vocês conhecem muito bem e têm várias lembranças, sejam boas ou ruins. Sim, estou falando do Amor, o tão famoso sentimento que mexe com os corações das pessoas e, justamente por ser ele narrando, nos faz sentir que a história será uma fofura cheia de momentos "ownnn" e bons. Estaria mentindo se falasse totalmente que sim, mas na verdade a história de Maria Augusta e Caio é recheada de alegrias que rondam grande parte de suas vivências, assim como há passagens carregadas de drama e sofrimento.

Maria Augusta foi uma mulher completamente apaixonada por Caio desde o princípio de seus encontros, antes mesmo de a irmã do Caio, Norma, os apresentarem oficialmente no Rio de Janeiro da década 40. A partir daí,os dois se apaixonaram cada vez mais, casaram-se não se largando mais e mesmo quando não estavam juntos passavam a se corresponder por cartas que envolviam sentimentos, relatos diários e de uma saudade insuportável. Aliás, são essas cartas que dão colunas ao livro, e temos no conteúdo dessa história acesso a elas e a algumas fotografias. Na década de 50 eles se casam e o amor passa a dar frutos, resultando em duas filhas lindas.

O casal é todo amor, mas envolta deles há uma redoma de melancolia que afetam ambos,ele com uma tristeza que carrega desde cedo e ela com seus dramas, tanto é que a Maria Augusta passa a fugir um pouco do casamento fazendo compras compulsivas, pedindo dinheiro emprestado e posteriormente aparecem as crises que deixam a narrativa tensas e confusas para o leitor saber o que está acontecendo com ela ou com o Caio. Mas aí que a terceira filha nasce para compor a equipe de mulheres da família, Adriana Falcão é seu nome, e eles veem nisso uma chance de resolver seus problemas, principalmente a dramática Maria Augusta que mima bastante a garota, deixando um pouco de lado as outras duas filhas Patrícia e Rosina.

A narrativa é leve e bem agradável, sem muitos floreios. O Amor tem uma autoconfiança enorme sendo cheio de si com seu sarcasmo que chega a ser engraçado. Uma hora ou outra ele foge um pouco do casal para falar um pouco dele mesmo e isso me fez pensar uma coisa, que a Adriana Falcão conseguiu criar uma personagem que ela pode levar adiante em outros livros. O amor fala que tem tantas histórias que ele poderia contar, que deixa o leitor curioso também em relação à essas outras quando termina esse livro.

Queria Ver Você Feliz é um relato bonito de um sentimento bonito que a todo instante esteve presente na vida do casal fazendo com que mesmo com os empecilhos eles nunca se separassem ou fossem buscar refúgio em outro. O livro está mais do que recomendado, e se você for muito sentimental, recomendo deixar de lado o pacotinho de lenços, pois certamente irá recorrer a eles.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Mariana 25/05/2021

essa não é uma história de amor.
estranho é ler e esperar muito do amor, vê-lo narrando essa história, faz tudo ficar mais delicado e problemático. Assistir de perto o declínio de ambos dói o peito, mas a dependência os prende ali até a hora que eles não estejam mais.
É um sentimento ardente, queima o coração até virar cinzas, aí fica a pergunta, o amor, sempre vale a pena?

Pedro 18/05/2015

Queria ver você feliz

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-62-queria-ver-voce-feliz.html

Maria Carolina 08/02/2021

Leitura agradável com uma narrativa ilustre e envolvente. Por ser uma história real contada por um sentimento tão presente na vida de todos (o amor), nos faz refletir de forma diferente sobre a vida de Maria Augusta e a intensidade colocada em cada ato de sua vida.

Gui Olí 05/01/2016

É preciso ser louco
Pra viver um grande amor a gente precisa ser muito louco. E, veja bem, eu disse louco e não burro. Porque, sendo burro, a gente sempre acha que o amor é qualquer coisinha que dá e passa.

Já na loucura a gente é intenso, sincero e não tem medo de se entregar.
Só sendo louco pra se mostrar como é, sem fazer tipo e sem compor um personagem legalzão.

Assim, a gente espanta os errados e traz pra perto quem se identifica com a nossa doideira de todo os dias.

Nem sempre é fácil, às vezes chega a ser frustrante. Nesta busca há muita fuga e muita condenação:

– Tô fora desse aí!
– Claro, onde já se viu falar esse tipo de coisa no primeiro encontro?

É… Fora que, muitas vezes, a sinceridade incomoda… até constrange! Só que depois que o amor chega e fica, parece que nada disso importa mais. E a gente vive se aceitando, se adaptando e, acima de tudo, estabelecendo uma parceria linda.

Mas, olha aqui a contradição chegando: O amor é para os loucos, mas precisa de uma gotinha de sanidade temperando. Pois é… Sentimentos não são lineares mesmo.

A gente é louco o suficiente pra se mostrar como é, mas também precisa de sabedoria para relevar defeitos ou não magoar a pessoa que a gente ama com a nossa sinceridade. É realmente um jogo de acertos e erros e só os mais loucos sobrevivem.

Quer dizer, nem sempre.

Nesta história de amor aqui, do Caio e da Maria Augusta, infelizmente não temos um final tão feliz. É uma história real, então isso não se trata de um spoiler (consta até mesmo na sinopse do livro, guarde as pedras).

É realmente uma pena que tudo não termina tão bem… Talvez porque faltou aquela gotinha de sanidade que eu mencionei ali em cima… Ou talvez porque o desenrolar da história saiu da alçada do amor e tudo passou a ser administrado por outros sentimentos. Uma grande indústria chamada “Nossas Vidas S.A.”

Acontece que o melhor da viagem nem sempre está na chegada, mas no percurso. E que percurso lindo eles percorreram. Um amor inocente, pueril, que se torna intenso e vai se transformando numa bela parceria de vida. Estas, quando verdadeiras, o tempo não diminui, ainda que o amor possa acabar. Elas permanecem.

E que curioso é perceber como essa maluquice de amar afeta as pessoas de diferentes formas: há quem ache lindo, há quem dê risadas dos discursos cheios de amor, há quem pense que tudo é mentira e há quem apenas acompanhe de longe, sem saber onde tudo vai dar.

A mensagem que fica, enfim, é: pelo menos uma vez na sua vida, se permita enlouquecer e amar um pouquinho que seja. E esqueça de focar no destino final, pense no percurso e nas coisas boas que você encontrará durante o caminho. Apenas ame!

Manda 21/11/2014

Queria ver você feliz, e vi!
Quando o amor para pra contar uma história você deve parar para lê-la ou como no caso de Caio e Maria Augusta, para senti-la.

Senti a agonia de Maria Augusta, a insegurança de Caio... e imagino todas as mulheres dessa família na TPM ao mesmo tempo rs.

Queria ver você feliz, me proporcionou um encontro com o Amor e suas mil facetas, longe de significados, de perfeições, de exatidões, e muitas vezes até mesmo de beleza, mas sempre pleno de verdade. Queria ver você feliz, e vi.

Adriana Falcão, obrigada!
Amanda 08/12/2014minha estante
Nessas facetas em que o amor de apresenta, me vi sentindo a agonia de Maria Augusta e a melancolia de Caio. Me senti submersa em uma história que senti como se fosse minha, quase fui um personagem. Incrível, sem dúvidas, um de meus favoritos.

Julyana. 06/12/2014

Eu adoro historias de amor e fui ler imaginando que era outra coisa. É bonito, mas é tão triste. Há uma imensa melancolia impregnada em cada página...
Marta Skoober 06/12/2014minha estante
july, também gosto de histórias de amor contraditoriamente minhas prateleiras quase nada têm de.

Regiane.Oliveira 20/09/2020

Nada clichê
De tanto amor o próprio amor destrói ,que final triste, diferente do que se espera, real e intenso.

"Você não precisa ter medo,não, porque ninguém te esquece. Aliás, sem forçar a realidade, você é inesquecível."

Patricia 01/11/2020

Uma história sobre amor contada pelo próprio amor. Traz uma bela reflexão sobre as formas de amar.

Tamara 03/04/2016

Uma história linda sobre o amor
Esse é um livro difícil de resenhar. É uma história tão bela, tão cativante, tão real que ainda hoje, um mês após a leitura tenho dificuldade de falar dele. Eu não mantinha expectativas em relação a ele, apenas já havia ouvido muitos elogios, então fui sendo surpreendida a medida que virava as páginas e encontrava fragmentos da vida de um casal que viveu intensamente. As observações do narrador, o amor, deram um charme todo especial e interessante para a obra, e ele nos narra tudo em primeira pessoa com bom-humor, melancolia e saudade. As cartas e bilhetes que também estão muito presentes nas páginas nos dão um vislumbre de seres humanos com todos os seus defeitos, além de podermos através disso conhecer um pouco do brasil das décadas de 1940, 1950 até 1980, e encontramos com frequência a descrição das cidades, das roupas e dos costumes. Não tenho nenhum ponto negativo a destacar, a não ser o fato de que eu queria muito mais páginas dessa maravilhosa história.
Os personagens são cativantes por terem sido pessoas reais. Maria Augusta foi uma mulher complicada, cheia de nuances e problemas e Caio foi uma rocha em todo o tempo que estiveram juntos, por quase toda a sua vida demonstrou e deu força para todos que os cercavam, mesmo com as frequêntes tentativas de suicídio. As filhas do casal me causaram uma curiosidade a parte, eu gostaria muito de saber mais sobre a história dos pais exclusivamente no ponto de vista das três, como presenciaram as brigas, as mudanças, o suicídio, em fim as diversas fases pelas quais a família passou.
Recomendo essa história incondicionalmente, pois ela deve ser conhecida por todos aqueles que conhecem o amor. É um livro que me causou angústia, risos e lágrimas, um livro que me fez refletir a respeito de muitos valores presentes na vida e sobre aqueles que são importantes para cada um de nós. É um livro que fala sobre lutar por alguém até o fim e seguir em frente, mesmo com todas as dificuldades.
Alexandre Melo @livroegeek 04/04/2016minha estante
também gostei de ler "Queria ver você Feliz" Achei singelo, só não gostei muito da estadia da Maria Augusta no sanatório, que cansa um pouco, mas no geral foi um bom livro. :)

Tamara 04/04/2016minha estante
pois é, mas como é livro real e o sanatório fez parte da vida dela eles tiveram que colocar, até porque acho que foi um dos momentos mais agoniados dela, talvez por isso ficou cansativo no livro

1 | 2 | 3 | 4 | 5