O Largo da Palma

O Largo da Palma Adonias Filho

Resenhas - O Largo da Palma

lureads 23/09/2021

li por conta da leitura obrigatória do vestibular mas achei o livro super interessante! conhecer cada canto do largo da palma através dos contos e o dia a dia da população nos faz querer estar lá

Isadora Silva 04/03/2022

Um lugar certamente mágico
O largo da palma faz parte das leituras obrigatórias de muitos vestibulares, mas eu nunca o tinha lido.

Confesso que peguei esse livro com certo receio, o título me parecia ser de histórias cansativas, mas foi delicioso estar enganada. O livro é composto por seis contos que tem como pano de fundo o famoso largo da Palma, em Salvador e cada história tem o olhar e a delicadeza que fazem desse livro tamanho sucesso.

Um livro para ler aos poucos e se apaixonar pelos personagens, tentar não julgar suas ações ou comportamentos.

iasmin 22/06/2022

No geral, esse livro traz vários contos retratados no Largo da Palma, que seria um bairro ou rua de Salvado, de uma maneira muito simples e conectada com a realidade da época, sempre trazendo, no final de cada, uma reflexão a ser feita, seja de modo direto ou indireto.

Bia 01/07/2022

As novelas do livro são muito cativantes, você se interessa pelo destino dos personagens e torce para que eles terminem o livro bem, e é difícil fazer isso com novelas de 15 páginas.
Recomendo super!

Rebeca 02/07/2022

Como é bom ler um livro que se passa na sua cidade e entender as referências e os lugares. E ainda mais falando com tanta admiração de um lugar que você passa quase todos os dias. Li esse livro por causa do vestibular, mas valeu muito a pena, me deu tanta vontade de comer o pão de queijo que tanto falam kkkkk.

Ju 10/07/2022

Surpreendentemente bom
O largo da Palma é um livro constituído de 6 novelas, todas elas se passando no cenário do Largo da Palma, em Salvador, na Bahia.
Confesso que inicialmente pensei que o discorrer do livro em suas novelas, fossem ser monótonas, sendo muito focado na arquitetura da cidade e temas sociais. Mas muito pelo contrário, em cada novela/capítulo o livro é cercado de suspense, drama, romances, tristeza, frustrações, todos os sentimentos que puder imaginar. Me surpreendi muito com a capacidade do autor - Adonias Filho- de começar e terminar seu novelo de forma em que consegue abranger absolutamente tudo, inclusive consegue voltar no passado em algumas de suas novelas, o que eu considero bastante arriscado de ser fazer em 15 páginas ou menos, e conseguir com sucesso que o entendimento do livro seja claro e perfeito. Bastante feliz com essa leitura, saber que agora amo mais um autor Brasileiro, mais um autor Baiano!!!

Agora irei fazer um resumo bem sucinto de cada novelo que consta nesse livro (6). Porém colocarei spoilers, pois como esse livro serve para o vestibular que irei fazer, quero reler essa resenha depois.

?SPOILER A SEGUIR:

1- A moça dos pãezinhos de queijo:

A casa dos pãezinhos de queijo, que fica no largo da palma, Celia ajuda sua mãe a vendê-los. Menina bonita, encantadora, que roubou o coração de Gustavo, que é mudo. Logo namoram e se encontram repetidas vezes. E, no fim, Celia com seu amor por Gustavo, faz um milagre. O mudo falar! Amor.

2- O largo de branco:

Eliane que fora casada com Odilon, 30 anos atrás. Ele médico, que muito ajudou a família dela no início. Era bonito, amoroso, encantador. Mas tinha um problema, vivia para o hospital. Logo Eliane conhece Geraldo e deixa Odilon. Hoje, porém, ela vive sozinha e na miséria. É anos depois, uma carta de Odilon. Se reencontram. ?Vamos para casa Eliane?.

3- Um avô muito velho:

Loio, avô de Pintinha, sua neta que ele tanto ama e que tanto ama seu avô. Uma vida de brincadeiras, alegrias. Pintinha sofre um acidente, fica na cama agonizando, sentindo uma dor imensurável. Loio o avô, que não aguenta ver tanto sofrimento assim na amada neta, compra um veneno. Pintinha morre pelas mãos de quem tanto a amava.

4- Um corpo sem nome:

Um corpo achado no Largo da Palma, que na verdade morreu nos braços de um homem. Um corpo que nunca foi descoberto o nome.

5- Os enforcados

É dia dos enforcados. Data em que prisioneiros serão enforcados em praça pública, para todos verem. O ceguinho da Palma, também não perde esse evento. Assiste pelas narrações de seu amigo, morte por morte. É um triste dia para Salvador.

6- A pedra

Cícero Amaro e Zefa, marido e mulher. Vida simples. Ele garimpeiro, mas nunca acha nada. Até um dia que acha. Vende e ganha muito dinheiro. Se mudam para Jacobina, abre uma quintanda pra Zefa e põem a casa no nome dela. Cícero vai atrás de outras mulheres na rua, se deita com Flor e lhe enche de presentes. Até que um dia Cícero acaba com toda sua fortuna. Volta com o rabo entre as pernas pra zefa, que muito já desconfiava das traições. Manda ele embora. Ele volta agora, pra sua vida de garimpo?

?Gostei de todas as novelas do livro, se tivesse que escolher três, com certeza seriam as 3 primeiras do livro. Que me causaram muitas emoções. Só não dei 4,5 pq da novela ?Um corpo sem nome? que não foi ruim de forma alguma, mas acabou sendo fraca perto das outras. Indico muito a leitura!!! Vale super a pena.

Gle 13/07/2022

O Largo da Palma
"- A morte deve ser melhor que a vida. - Beijou-me a mão e ergueu o rosto. - Deve ser muito melhor mesmo, porque não há medo e nem fome."

0HK 20/07/2022

Um livro de contos onde tem altos e baixos do largo da palma. Na minha opinião, se destaca o conto da "Moça dos pãezinhos de queijo" e "Um avó muito velho" por ser um romance com um final surpreendente e o outro por trazer um momento trágico e triste.

joolivis 29/07/2022

Legal
Li esse livro por causa do vestibular da UNEB e achei que seria uma leitura maçante e chata, mas, devo dizer: é o contrário. É super fácil de ler ler divertido.

São histórias simples e confortáveis. Sério, leiam, é uma leiturinha rápida de uma tarde que te leva um pouco pra Salvador (amo amo essa cidade).

Um resuminho de cada conto para relembrar cada um (aos que vão fazer o vestibular):

1 - A novela "A moça dos pãezinhos de queijo" muito fofo. A história de amor entre Célia, uma moça que ajuda a mãe a vender pães de queijo, e Gustavo, um garoto mudo. Curtinho.

2 - A novela/conto "O largo de branco" é também bem rápido e fácil de ler. Achei menos interessante que o primeiro, mas foi uma boa leitura. Eliane é uma mulher já de certa idade que recebe uma carta de seu antigo marido, Odilon, após 30 anos separados, requerendo um encontro no Largo da Palma. Esse retorno inesperado e espera por ele, durante a tarde do encontro, a faz reviver a história do casal e a lembrança de um outro homem, Geraldo.

3 - A novela "Um avô muito velho" é discretamente doído. Acompanha o Velho Loio por algumas fases. Mas, desde o começo, sabemos do grande amor dele pela sanfona e por Pintinha, sua neta. Nas suas caminhadas pela praça do Largo da Palma, conhecemos regressões sobre os dois grandes amores românticos dele, Aparecida e Verinha. Além disso, conhecemos a relação linda e de grande amor com a neta. No final, somos marcados por um grande ato de violência. Esse acaba por levar a uma decisão, por parte do avô, muito dolorosa, mas que vem para o bem da neta.

4 - Li o quarto conto e foi o primeiro que não gostei muito. Intitulado de "Um Corpo sem Nome" narra o encontro de um homem, o qual não nos é dito o nome, com uma mulher que chega na Praça do Largo da Palma morrendo. Ela morre nos braços dele. A história em si não causa nada na gente, não tem nem sequer mistério de verdade, mas faz uma regressão, como já de costume nos contos, a um passado dele com um bordel... Não nos faz sentir nada, não diz nada. É um conto que não conta nada, apenas narra algo totalmente sem finalidade.

5 - Novela "Os enforcados" É protagonizado pelo "Ceguinho da Palma", um mendigo cego que fica próximo à igreja do Largo da Palma, e Valentim, um mulato, filho de escrava liberta, e dono de uma birosca. No dia que a história se passa, na Piedade, um pouco além do Largo da Palma, irá ocorre uma execução pública, por enforcamento, de quatro homens revolucionários. É forte de se ler, até porque o processo é tratado, pela população, quase como um evento festivo que todos precisam ver. Ao final, Ceguinho pela primeira vez na vida, agradece à Santa da Palma por ser cego e não poder ver tal barbárie. "? A cidade parece triste. ? A Bahia nunca foi alegre ?Valentim, abaixando a voz, disse por sua vez. ? Uma cidade com escravos é sempre triste. É muito triste mesmo.""

6 - A última novela do livro, "A pedra". Acompanha essa casal de Jacobina. Cícero Amaro é garimpeiro e casado com Zefa. Após encontrar um diamante, se muda para Largo da Palma, Salvador para realizar o sonho da mulher de ter uma quitanda. Porém, cachaceiro que é, acaba gastando muito dinheiro nos bares, bordeis e com uma amante, Flor, interesseira.

bruna2608 08/10/2022

O largo da Palma
Leitura obrigatória do colégio, como também cai bastante no vestibular da UNEB. Esse livro se eu encontrar-se numa livraria ou em qualquer outro lugar, talvez não me interessaria, mas que bom que o livro não é difícil de se ler.

Com cada conto menos de 20 páginas, o autor trouxe 6 contos com histórias diferentes retratando O largo da Palma, que com certeza tem muita história para contar. Meus contos favoritos foram "A moça dos pães de queijo" e "O avô muito velho".

Para quem quiser conhecer mais do autor ou da geração em que o livro participa, recomendado.