O Largo da Palma

O Largo da Palma Adonias Filho

Resenhas - O Largo da Palma

Safira 15/12/2022

li obrigada pra fazer a prova da uneb, mas é bem tranquilo, curtinho e de fácil compressão, gostei, as histórias são leves e você não precisa de uma segunda leitura para ler. Meu conto preferido é o primeiro, finalzinho feliz e tudo de bom.

bruna2608 08/10/2022

O largo da Palma
Leitura obrigatória do colégio, como também cai bastante no vestibular da UNEB. Esse livro se eu encontrar-se numa livraria ou em qualquer outro lugar, talvez não me interessaria, mas que bom que o livro não é difícil de se ler.

Com cada conto menos de 20 páginas, o autor trouxe 6 contos com histórias diferentes retratando O largo da Palma, que com certeza tem muita história para contar. Meus contos favoritos foram "A moça dos pães de queijo" e "O avô muito velho".

Para quem quiser conhecer mais do autor ou da geração em que o livro participa, recomendado.

biabbrito0 21/11/2022

um largo e mil histórias
rpz, o livro todo gira em torno de histórias nesse Largo da Palma e, sinceramente, n tem nada mais gostoso do que ler e se sentir em casa
fiquei curiosa p saber o sabor desses pãezinhos de queijo, será q existem msm?
recomendo muito muito muito

Jamille Santos 13/05/2010

A menina do pão queijo
Poxa esse livro é demais os contos são apaixonantes, quando terminei de ler o primeiro “A menina do pão de queijo” estava com o coração acelerado de emoção. Adonias filho está de parabéns é mesmo um livro e tanto.

Ju! 06/05/2023

Largo da Palma
Esse foi um livro que me tirou da minha zona de conforto, mas foi satisfatório. Adorei o fato de que as histórias narradas se passam em Salvador, precisamente no Largo da Palma. Sem dúvidas o meu conto favorito foi "Um avô muito velho"! Gostei bastante da leitura e recomendo sim!!

alves 29/12/2023

Li de forma obrigatória e me surpreendeu de verdade. Me empolguei e me prendi na história de quase todos os contos. A literatura brasileira é tão subestimada as vezes, realmente me surpreendi com essw livro

Jade8 22/11/2023

Me surpreendi
Não esperava muito desse livro, inclusive negligênciei a leitura e o deixei para o final, mas me surpreendeu. As novelas são cativantes, tendo o Largo da Palma como cenário, mas sendo totalmente distintas umas das outras. A lojinha dos pãozinhos de queijo foi citadas tantas vezes que fiquei com vontade de experimentar, confesso KKK contudo, adorei o livro em geral e a mensagem por trás das histórias.

Ray 31/12/2022

Bom ler um livro que se passa em um lugar que você conhece.
São seis história independentes, mas que se conectam de uma forma simples, que se passam no Largo da Palma, em Salvador.
Um livro excelente, de um autor baiano, que conta com maestria histórias fictícias, mas que refletem com perfeição o cotidiano e as maneiras do povo de Salvador.
O Largo da Palma é muito bom.

Fabio Shiva 31/08/2010

São seis contos ou novelas...
...todos tendo como cenário o Largo da Palma, aqui em Salvador, que irei visitar na primeira oportunidade, pois ainda não conheço. Já irei esperando ser recebido pelo gostoso cheiro de pão de queijo, que também está muito presente nas histórias.

A prosa de Adonias Filho é elegante, sutil, contida. Não há exageros ou pantomimas. As emoções, mesmo as mais fortes, são expressas com admirável parcimônia.

Interessante foi ver esse estilo seco posto em ação para contar histórias passadas na Bahia. É uma outra Bahia, a descortinada pelos olhos de Adonias Filho. Ao lê-lo, a impressão que temos é que jamais existiu Jorge Amado, jamais foi inventada a alegria na Bahia.

São seis histórias marcadas pelo lirismo, pela nostalgia, pela aceitação do sofrimento como parte inevitável da vida.

Uma bela leitura!

Agradeço à querida Maria por esse presente!

(08.07.10)

Marta Skoober 29/12/2012minha estante
E então já conheceu o Largo da Palma?
Suas resenhas são um risco... faz crescer todas as pilhas... (e isto é um elogio, claro!)

Fabio Shiva 02/01/2013minha estante
Valeu demais Marta querida!
Ainda não conheci o Largo da Palma, que coisa!!!
beijos

Marta Skoober 09/01/2013minha estante
No começo não emplacou, mas depois... a história do avô Loio me pegou, é de uma poesia encantadora. Valeu a dica, estou gostando da leitura.

Tomara que o livro tenha levado mais baianos conhecer a O Largo da Palma, seja o do Adonias, seja o da Soteropólis.

Fabio Shiva 09/01/2013minha estante
Ah que massa demais Marta querida!!!!

Gabrielle 04/10/2023

Confesso que não sabia nada do livro antes de começar a ler e a transição gradativa das histórias para uma abordagem de temas mais pesados me pegou de surpresa.

nat 28/12/2022

ótima obra
Foi uma das leituras exigidas pelo vestibular da uneb, eu tinha em casa há anos e só agora o li por obrigação. agradeço à uneb pela exigência, ao contrário não teria conhecido a brilhante escrita do autor.

a obra no geral é bem leve e tranquila de ler. como se trata de um livro com seis contos, fica difícil avaliar por inteiro, então vou destrinchar:

?a moça dos pãezinhos de queijo? - o conto mais bonito do livro, muito fofo e emocionante. 5/5?

?o largo de branco? - a escrita é um pouco confusa e o conto não me impactou tanto quanto os outros. 3/5?

?um avô muito velho? - achei muito confuso por conta dos flashbacks, tive que ler duas vezes e ver um resumo para entender. a história é muito triste, me impactou bastante. 3/5?

?um corpo sem nome? - meu conto favorito do livro, promove uma reflexão muito profunda sobre a vida. 5/5?

?os enforcados? - assim como o anterior, é um conto profundíssimo e nos convida a refletir sobre a vida. 5/5?

?a pedra? - diferente dos outros, achei esse conto meio raso, ainda não entendi o título mas gostei bastante. 3/5?

[+10]

0HK 20/07/2022

Um livro de contos onde tem altos e baixos do largo da palma. Na minha opinião, se destaca o conto da "Moça dos pãezinhos de queijo" e "Um avó muito velho" por ser um romance com um final surpreendente e o outro por trazer um momento trágico e triste.

Oliv.nat 05/01/2023

??
Não aproveitei a leitura como deveria, sinto isso, até por que foi obrigatório pra vestibular, mas tem tudo pra ser um livro de novela que eu amaria, mas esse não foi o momento dele.