Garibaldi e Manoela

Garibaldi e Manoela Josué Guimarães

Resenhas - Garibaldi e Manoela

1 | 2 | 3 | 4

Bora Ler Também? 09/09/2020

Garibaldi e Manoela: Uma História de Amor; (Josué Guimarães)
Tendo como pano de fundo a Guerra dos Farrapos (1835 a 1845), acompanhamos a bela e triste história de amor entre o marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi por Manoela, sobrinha de Bento Gonçalves (líder da Guerra Farroupilha, no qual Garibaldi se aliou). É um romance sobre um amor proibido, sentimentos barrados e coisas afins. Vale lembrar que o romance escrito por Josué Guimarães é baseado em fatos verídicos; Garibaldi e Manoela realmente existiram e não puderam se aventurar em uma história de amor. Indico demais a leitura.??
A obra lida é uma adaptação feita por Jimi Joe (adaptação do romance de mesmo título).

Paula.Matni 03/08/2020

Amor platônico
A história entre Garibaldi e Manoela foi apenas uma ilusão de ambos, a família proibiu esse amor, então viveram apenas as lembranças de um romance que nunca existiu

Lua 13/06/2020

Bom livro.
A história é tão boa, mas com um final não tão feliz.

Ilana ð 21/03/2020

Eu achei muito bom!! É fácil de ler, a história é cativante e as ilustrações são lindas ??

Boker 04/06/2018

Manoela e Garibaldi
A iniciativa da série de livros é extremamente importante, por trazer clássicos da literatura e obras históricas numa linguagem acessível à todos os públicos. Este livro, no entanto, contém uma história perigosa, se pensarmos num público juvenil.

Conta-se a história de um amor que é frustrado e por isso gera na vida de Manoela a solidão e completo imobilismo. Apesar de ser verídica, nos tempos atuais, essa, deveria ser contada com uma análise crítica. Meninas e meninos não devem mais ler histórias com a ideia de que existe apenas um amor por toda a vida de uma mulher. Muito menos que o insucesso de qualquer amor gere nas mulheres tanta frustração que a vida não possa mais acontecer.

Seria mais interessante, ao invés dessa, contar a história de Anita Garibaldi. Uma mulher forte e de luta.

Cheel 06/02/2017

Ótima leitura
Uma linda história

art3misbarb 26/01/2016

Recomendável
Li a bastante tempo para um trabalho da escola . Uma bela história de amor, a capa não me deu a vontade de ler mais ai fui lendo e me interessando. Recoemndo o livro por mais que tenha poucas páginas é muito bom!

Ottaviou - @octaliterario 14/03/2014

Fim surpreendente
No começo quando vi a capa eu até não gostei, peguei-o e fui ler. Parei. Havia abandonado a leitura porque não tinha gostado da história -não gosto muito de ler coisas de autores brasileiros. Mas, estava errado, o livro é bem interessante, retrata um amor vivido em plena Guerra Farroupilha... Pois bem, no fim das contas acabei por lê-lo. Fui gostando até que chega o fim. Me surpreendi com o final, pois o romance de Garibalde e Manoela não termina "feliz". Então, lição que tirei disso tudo -uma que sempre digo para os outros: não julgar o livro pela capa.

Paola 12/02/2014

Garibaldi e Manoela
Esse livro é curtinho e totalmente a apaixonante.
Mas a história é realmente bem resumida, e mostra só este viés da guerra. Caso você queira uma imagem mais abrangente da guerra farroupilha sugiro a leitura de A Casa das Sete Mulheres, da Letícia Wierzchowski, que é um romance, baseado no que aconteceu de fato. A linguagem do autor é direta e simples, e faz pensar em todo o momento que o estado vivia, e como devia ser difícil até mesmo manter uma relação comum. Para quem assistiu a minissérie da Globo A Casa das Sete Mulheres, ou conhece a história da "Noiva de Garibaldi" não tem muitas novidades, mas mesmo assim vale a pena conhecer o contexto e perceber como o autor teve sensibilidade ao mostrar a história deste casal tão presente na história e no imaginário do povo gaúcho.

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/12/garibaldi-manoela-uma-historia-de-amor.html

Evelin. 24/01/2014

Garibaldi e Manoela é um livro curto, não recomendável, bastante decepcionante, não é a toa que tanto o ator como o livro não são muito reconhecidos ou "populares". Porém teve uma pequena "inspiração" de sua história na minissérie da globo "O tempo e o Vento".
Este é um livro que envolve guerras, tradições antigas,e um amor impossível. Não há muitos acontecimentos que valam a pena ser acompanhados, nem uma ilustração agradável. Daria nota 6,0 a este livro.
nat 16/03/2014minha estante
Quem é vc pra falar mau do livro? melhore seu português filha

Evelin. 05/06/2014minha estante
"Nat" Até onde eu lembro, o espaço é livre para eu escrever minha opinião, se você possui uma opinião diferente da minha, tudo bem, da mesma forma que ninguém é obrigado a gostar de algo, também não é obrigado desgostar. Antes de falar do meu português, olhe para o seu primeiro.Se o lugar é pra expressar opiniões saiba respeitar as do demais. Obrigada, de nada.

Joana 27/09/2013

Romancista, mas muito pequeno

Felipe - @livrografando 22/07/2013

Intertextualidade
A mesma história de A Casa das Sete Mulheres, é uma história de amor triste, porém meio rápida e com acontecimentos estranhos! Infelizmente não gostei!

My 19/05/2013

Além de um romance
Este livro é um resumo muito bem elaborado da história original, que se passa nos arredores do Rio Grande do Sul e tem características semelhantes a cantiga de amor, um tipo de cantiga cultivada nas cortes portuguesas na época do Trovadorismo, relatando o sofrimento amoroso relacionado a um individuo idealizado e distante. Também serviu de inspiração a uma mini série da rede Globo chamada "A casa das sete mulheres". Apesar de ser uma história de amor, tem enfoque em outros temas. Fala sobre as navegações da época, os italianos que se aliaram aos farrapos revolucionários, entre eles Garibaldi, tendo como propósito abolir a escravidão e também, sobre a cultura sulista do nosso país. Uma característica dos jovens da época, era o surgimento do amor, se ter sequer contato. Foi isso que aconteceu com Manoela, que já tinha sentimentos por Garibaldi sem ter nenhum momento a sós com ele. O mais incrível, é que Josué Guimarães conseguiu idealizar um desfecho, não tão esperado, que não abalou ou causou arrependimento da leitura.

1 | 2 | 3 | 4