A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

larabritosnts 28/07/2021

bom, porém inútil atualmente
Todas a estratégias, planos, dicas, regras são muito boas, e acredito que nos deixa com a nossa mente mais ampla em questão de batalhas.
porém a única coisa que dá pra pegar pra utilizar atualmente, são poucas coisas como citações do Sun Tzu, pois atualmente não temos o mesmo tipo de guerra.

RafaelM 13/07/2019

A arte da guerra - Sun Tzu
Livro de leitura obrigatória para quem almeja conquistar qualquer coisa, independe do que seja.. Curto, de leitura fácil, mas de uma sabedoria além do que está registrado nos treze capítulos.

Minha releitura anual de Janeiro, e cada releitura é um "presente guia" para diversas situações de decisões da vida.

Recomendo a leitura!
Rhana 07/02/2022minha estante
Esse livro ????muito bom!!!!

RafaelM 08/02/2022minha estante
Verdade...??

nicosnek 17/03/2024

O cotidiano em guerra.
"A Arte da Guerra", de Sun Tzu, é um tesouro de sabedoria estratégica que transcende os campos de batalha para iluminar os caminhos da vida. Neste tratado atemporal, encontramos não apenas um compêndio de táticas para aniquilar adversários, mas também um manual para enfrentar os desafios pessoais com maestria. É um convite à disciplina, à coragem e à sagacidade para explorar as fraquezas, tanto dos adversários quanto de nós mesmos. Embora algumas passagens possam parecer repetitivas, o livro cativa o leitor com sua fluidez e profundidade, tornando-se uma jornada enriquecedora e inspiradora.

liviacamposs 08/11/2021

Não sei porque resolvi ler esse livro, só sei que agora se em outra realidade eu tiver que comandar um exército eu provavelmente vou ganhar a guerra.

Felipe Albiero 31/12/2010

Ruim é elogio.
Realmente... existe gosto pra tudo!

Eu tinha uma imagem completamente diferente deste livro antes de iniciar a leitura. Que decepção!

Confesso que até agora não consegui entender o motivo pelo qual este ‘LIXOVRO’ fez/faz tanto sucesso. Uma pena que esse amontoado de inutilidades (frieza, egoísmo, autoritarismo e tudo de mais soez que você possa imaginar) seja tão aclamado.

Além de ser deveras cansativo, funciona quase como um Doutorado em “Como ser um tirano, bitolado e desumano”.

Rafael Moss 10/07/2010minha estante
Boa colocação.

Não entendo como um livro vazio e cheio de obviedades pode ser considerado essencial para empreendedores.

Estrela do Mar 12/09/2010minha estante
Concordo plenamente!!! Fora que o livro é um verdadeiro tédio! Sinceramente não percam seu tempo nem seu dinheiro com "isso"....

Heitor 02/03/2013minha estante
Li e é isso mesmo. Ainda não li nenhuma adaptação( nem vou) que ele fazem aprti desse livro sobre amor, administração etc. Talvez seja esse o sucesso.

Irving.Maynard 07/12/2018minha estante
Acho que a edição que li estava incompleta pq não consegui identificar esses elementos.

GuiBatelochio 07/07/2021

A Lei da Guerra de Sunzi
A Arte da Guerra (ou a Lei da Guerra, como sugere o tradutor) é um livro com importância história e com uma boa dose de sabedoria antiga chinesa. Seu texto é simples e direto.

Recomendo ler com a intenção de compreender os conhecimentos chineses antigos sobre a guerra, os quais achei fascinantes. Sunzi se demonstra bastante sábio em diversas passagens, ainda que em alguns trechos podem ser discutidas contradições.

Não recomendo ler considerando-o um livro motivacional ou de empreededorismo, pois não é. É até possível traçar alguns paralelos e tirar lições gerais, mas ainda assim, cairia facilmente na forçação de barra e em papos motivacionais vazios de coaching. Estamos falando de um livro escrito a mais de 2000 anos com o propósito único de orientar os generais quanto ao liderar diante de uma guerra real.

Uma boa leitura.

Kaax 09/01/2023

Ótimo livro, retrata bem a estratégia e principalmente como usá-la, seja no ambiente onde irá ocorrer, quando começar e quando fugir, os tipos de líder. E uma passagem deste livro que eu gosto muito:

Conheça a ti mesmo e ao inimigo, e em cem batalhas tu nunca correrá perigo.

Conheça a ti mesmo mas desconheça o inimigo, e as chances de vencer e perder serão iguais.

Desconheça a si mesmo e ao inimigo, e você sempre correrá perigo.

prinsycho 25/12/2023

Me senti em game of thrones lendo esse livro. Não consegui absorver muita coisa pra minha vida, entendi o livro como realmente estratégias de batalha.

Miro 20/07/2010

Melhor ler como literatura
Um livro com diversas passagens de batalhas milenares, que é melhor aproveitado se você o ler como literatura pura. Pensando desta forma, você consegue se divertir um pouco imaginando as situações e estratégias indicadas em cada passagem. Não entre nessa de tentar absorver estratégias para o seu dia-a-dia, principalmente no mundo corporativo, pois tudo o que acontece no livro trata de práticas do tipo ganha-perde, já não tão eficazes nos dias de hoje, onde marcar um gol esporádico (ganha-perde) é menos importante do que a sustentabilidade de resultados e parcerias na linha de tempo (ganha-ganha; onde todas as partes cedem um pouco e lucram em conjunto, de forma ética e sustentável).

Abraços a todos,
Miro.

Luna 20/01/2022

Sinto que li uma parábola de como manipular pessoas e situações, e entendo que é por isso que é o livro de cabeceira de tantos empreendedores. Mas preferi levar na literalidade e estudar como eram feitas as estratégias de guerra.

Danyella.Danelhuk 09/03/2023

Algo cult
Não é o livro que você leia para se divertir, é um livro técnico sobre batalha e governança.
Sim dá para tirar alguns ensinamentos e aplicar na vida real mas tem que se entender que o autor está falando realmente de um campo de batalha e como o líder pode vencer uma guerra.
Gostei bastante
Amanda 09/03/2023minha estante
Simm..tive a mesma percepção quando li

Wamarisen 21/10/2023

"Durante a guerra a racionalidade é facilmente afetada"
Uma vasta planície e diversas nações, cada qual com suas necessidades que as obrigam a buscar recursos em outros lugares a fim de não esgotar os seus, gerando conflitos sangrentos. Em resumo, contexto perfeito para essa ambientação da "A Arte da Guerra" de Sun Tzu.

O rei a meu ver equilibrou bem suas ações, valorizava a vida tanto de seus soldados quanto de seus suditos, percebeu que derramamento de sangue era inevitável e para diminuir suas perdas o quanto possível depositou sua confiança em seu general e estrategista, e estes se adaptaram aos princípios do monarca de forma que a sobrevivência da nação ocorresse sem danos severos. Gostei muito desse rei, ambicioso pela nação e não por si mesmo.

A linguagem é direta, bastante simples e as representações das estratégias foi algo chave pra alguém como eu sem experiência em obras de guerra entender.

Ver nações rancorosas baixarem a cabeça e se unirem para sobreviver foi lindo demais, demonstrou que a cooperação pode existir mesmo sem afetividade desde que haja interesses mútuos e uma pitada de desespero. Além de que, oferece abertura para possíveis reconciliações.

"Não precisa tentar ser o que não é"
Absorvi isso da obra como um 'apenas se adapte sem perder seus ideais'

Biggie 04/11/2023

A arte da guerra
Livro é um manual de estratégia militar, com conselhos que podem ser adaptados para os dias atuais. Não achei grande coisa, mas valeu a leitura.

Jeane Tertuliano 15/02/2023

Magistral
Cá está uma obra que mescla a guerra que é tida como algo hediondo (e, muitas vezes, de fato é) e a disciplina embebida de princípios caso legitimamente evidenciados.