A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Anthony 06/06/2021

Antigo e contemporânea
O texto se trás lições que podem se aplicadas a diversos contextos, ensinamentos validados pra vida.
Já, parte do conteúdo inseridos no início e no final da obra deixam a desejar.

Nath 12/02/2022

Clássico
O livro é muito bom, um clássico. Possui muitos ensinamentos aplicáveis para aqueles que desejam se tornar líderes. Em certo modo, também é um livro técnico e certas partes podem não ser tão atraentes. Mas, ele é bem pequeno e vale muito a leitura ! Recomendo.

annaclara.. 26/06/2021

Uma nova perspectiva
Eu li o livro para simplesmente completar minha lista, porém me surpreendeu muito. Depois da leitura eu senti que todos os livros com cenas de guerra fizeram sentido pra mim, o jeito de como os exércitos e comandantes se portam. Ai, simplesmente incrível.

Queilinha 19/03/2021

A Arte da Guerra...
?O verdadeiro objetivo da guerra é a paz?.

Escrito por um General Chinês por volta do ano 500 a.C. Pouco se sabe sobre Sun Tzu, não foram encontradas muitas informações sobre ele. Provavelmente, ele viveu entre 544 e 496 a.C., porém, baseado em sua experiência militar e outros fatores, desenvolveu o livro A Arte da Guerra, que traduz a excelência conquistada na prática com base nos resultados positivos, forjando um dos maiores e mais aclamados tratados de guerra de todos os tempos.

?O general que perde a batalha faz apenas poucos cálculos de antemão. Assim, muitos cálculos levam à vitória e poucos cálculos, à derrota?.

?Por meio da sutileza, aprendemos a ser invisíveis, por meio do sigilo, inaudíveis?.

Eu sempre quis ler esse livro, minha expectativa era bem alta, confesso que não me decepcionei. Os ensinamentos de seus 13 capítulos, podem ser aplicados em qualquer conflito de diversas áreas de nossas vidas, relacionamentos, negócios e etc. Ele traz diversas abordagens que realmente podem utilizar no nosso dia a dia.

?Se não desejamos lutar, podemos impedir que o inimigo nos force... Tudo o que temos a fazer é colocar algo diferente e inesperado em seu caminho?.

?As dificuldades das manobras táticas consistem em transformar o tortuoso em direto e o infortúnio em benefício?.

Eu adorei o livro, acho uma leitura super válida, sem contar que é rápido e fluído de ler.

?Infeliz é o destino daquele que tenta vencer suas batalhas e ter sucesso em seus ataques sem cultivar o espírito da iniciativa, pois o resultado é a perda de tempo e a estagnação generalizada?.

Se eu pudesse colocar aqui todos os trechos que mais gostei, mas, infelizmente, somos limitados. ?

?Raiva pode, com o tempo, transformar-se em alegria; aborrecimento pode ser seguido de satisfação. Mas, um reino que foi destruído uma vez nunca mais poderá tornar a ser o que era, nem pode um morto ser trazido de volta à vida?.

?... permanecer na ignorância das condições do inimigo simplesmente porque alguém reluta em despender uma centena de onças de prata é o limite da desumanidade?.

Carine 17/10/2020

Leitura de a Arte da guerra
Não é um livro que normalmente leria, mas me abri para a experiência e gostei!
Aqui encontrei diversos conceitos que foram posteriormente romantizado em cenas ou páginas de histórias de ação e guerra. Conceitos esses imprescindíveis para o sucesso de qualquer senhor da guerra!

FkSiqueira 02/04/2023

Ótimo
Uma leitura rápida de se fazer. Linguagem simples e fácil de se assimilar. Excelente livro, recomendo a todos.

Morgado 06/09/2021

O pai dos livros de estratégia
Não é atoa que a Arte da Guerra é um clássico que inspirou diferentes tipos de pessoas, em diferentes locais ao longo da história, de generais a empreendedores, de ativistas á políticos, ele é uma ótima ferramenta de persuasão não apenas para passar suas ideias, mas para garantir que os leitores vão segui-las, a leitura é indispensável em especial por quem necessita compreender como boas estratégias são desenvolvidas e aplicadas.

Isa Luz 31/05/2021

A Arte da Guerra
Ouvi falar muito desse livro, havia visto referencia em vários filmes e series.
Confesso que não gostei, mas não por ser um livro ruim, apenas por não ser o meu estilo de leitura. Mas para quem gosta do gênero, deve ser um prato cheio.

LaryF 04/09/2021

Ensinamentos de liderança
" Quando as ordens dadas são claras e visam a instrução dos soldados, a tropa será obediente."

"Quando as ordens dadas forem confusas, sem um sentido apropriado, a tropa será desobediente."

"Quando as ordens são confiáveis e justas, elas serão cumpridas, estando o líder e a tropa em comum acordo"

" O bom general cuida dos seus como crianças,e estes o seguem até o mais profundo dos vales.
Trata os soldados como filhos, e estes morrerão
ao seu lado."

O livro trata de diversos ensinamentos sobre liderança, mesmo sendo destinado as guerras que houveram na China antiga ele retrata vários âmbitos a serem considerados principalmente o profissional onde dia sofremos ataques internos e externos e precisamos saber lidar com cada um deles e muitas vezes evita-los.

Lala Clement 12/05/2021

O livro é um de cabeceira, a leitura é bem rapidinha.
Trata sobre estratégicas de guerra? Sim
Mas nos ensina muito mais do que como agir em uma guerra, nos ensina lições de gestão e liderança.

DaviV 05/07/2020

Conhecimento é poder. O livro é bem longe da minha realidade e dos meus interesses, mas dá pra criar uns paralelos interessantes.

Caroline.Hall 25/07/2021

Inteligente
Realmente um livro bem inteligente, melhor do que eu imaginava, impossível ler e não colocar questões da nossa vida pauta. Mas também não posso negar que me deixou com sono por diversas vezes por ter um diálogo tão longo.

TW 11/05/2021

Alguns ensinamentos podem ser aproveitados para outras vertentes, além da guerra em sentido literal, por exemplo aos negócios.

Nernwie 11/04/2022

+ 1 do desafio da Rory
esse livro estava como prioridade na lista pra mim tinha um bom tempo, mas eu sempre adiava? mas o destino resolveu intervir e colocar o livro na minha frente por um ótimo preço hahaha. Resultado: comprei e li todinho no trem kkkkkk
Foi uma leitura muito rápida, essa edição em específico é um pouco mais curta, mas eu achei que valeu a pena pelo preço.
Para aqueles que morrem de medo de começar por acharem que vai ser muito difícil, só digo que não é. Sério. Foi uma leitora muito rápida e fluida. É literalmente um livro de instruções.

Enfim, recomendo para quem está no início do desafio, livros mais curtos e fluidos dão muito gás pra continuar!

K Rabelo 08/05/2021

LINGUAGEM PESADA DE LER
Achei o livro muito bom porém teria sido melhor e mais aproveitoso se fosse em uma linguagem mais leve e simples.