A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Lala Clement 12/05/2021

O livro é um de cabeceira, a leitura é bem rapidinha.
Trata sobre estratégicas de guerra? Sim
Mas nos ensina muito mais do que como agir em uma guerra, nos ensina lições de gestão e liderança.

jordana 13/03/2022

Inteligente
As ideias contidas nesse livro são realmente muito inteligentes, com certeza ele estava à frente de seu tempo, mas não é o tipo de livro que me chama atenção, por isso a nota. Acredito que alguém que goste de história vá se interessar bastante por esse livro. A escrita é boa e os capítulos também.

LaryF 04/09/2021

Ensinamentos de liderança
" Quando as ordens dadas são claras e visam a instrução dos soldados, a tropa será obediente."

"Quando as ordens dadas forem confusas, sem um sentido apropriado, a tropa será desobediente."

"Quando as ordens são confiáveis e justas, elas serão cumpridas, estando o líder e a tropa em comum acordo"

" O bom general cuida dos seus como crianças,e estes o seguem até o mais profundo dos vales.
Trata os soldados como filhos, e estes morrerão
ao seu lado."

O livro trata de diversos ensinamentos sobre liderança, mesmo sendo destinado as guerras que houveram na China antiga ele retrata vários âmbitos a serem considerados principalmente o profissional onde dia sofremos ataques internos e externos e precisamos saber lidar com cada um deles e muitas vezes evita-los.

Isa Moura 12/01/2024

Se vc pretende ir à guerra e ser lider este é o livro
Não amei, trouxe um ou dois pontos que posso levar para o modo cooperativo e os ensinamentos são poderosos pensado em uma guerra

TW 11/05/2021

Alguns ensinamentos podem ser aproveitados para outras vertentes, além da guerra em sentido literal, por exemplo aos negócios.

Nernwie 11/04/2022

+ 1 do desafio da Rory
esse livro estava como prioridade na lista pra mim tinha um bom tempo, mas eu sempre adiava? mas o destino resolveu intervir e colocar o livro na minha frente por um ótimo preço hahaha. Resultado: comprei e li todinho no trem kkkkkk
Foi uma leitura muito rápida, essa edição em específico é um pouco mais curta, mas eu achei que valeu a pena pelo preço.
Para aqueles que morrem de medo de começar por acharem que vai ser muito difícil, só digo que não é. Sério. Foi uma leitora muito rápida e fluida. É literalmente um livro de instruções.

Enfim, recomendo para quem está no início do desafio, livros mais curtos e fluidos dão muito gás pra continuar!

K Rabelo 08/05/2021

LINGUAGEM PESADA DE LER
Achei o livro muito bom porém teria sido melhor e mais aproveitoso se fosse em uma linguagem mais leve e simples.

Belinha 03/04/2021

Ame ou odeie
Como eu vi muitas resenhas de elogios à obra, cheguei a conclusão que a arte da guerra faz parte do grupo "ame ou odeie".
O livro começa até bem, a linguagem simples, clara e direta o faz ser fluido. É uma leitura para guerreiros e líderes guerreiros, então, não se engane achando que vai ter mil lições pra se tirar dele. Alguns conselhos servem para líderes e administradores, só alguns.
Se você for militar ou de qualquer ordem do tipo, é uma leitura super valida, fora esse grupo, não recomendo.
A minha experiência foi de uma leitura muito chata e, inclusive, eu gostei mais do segundo epílogo que do próprio livro (Essa edição possui dois epílogos).

DaviV 05/07/2020

Conhecimento é poder. O livro é bem longe da minha realidade e dos meus interesses, mas dá pra criar uns paralelos interessantes.

Michela @a.book.idea 27/12/2020

A guerra é um evento diário
"Estude bem e terá melhores condições de ganhar a guerra" (pág 21).
Um tratado militar secular que traz estratégias aplicáveis a diversas situações do cotidiano. Livro curto com apenas treze capítulos, em edição com capa dura e páginas douradas. Reconhecer território, despistar o inimigo e ter boa liderança e disciplina são alguns dos tópicos mais importantes para vencer batalhas. E valem para tudo na vida. É preciso ser bom estrategista para direcionar seu destino à vitória tão desejada. "Faça com que seu principal objetivo seja vencer a guerra, e não a prolongar" (pág 32).

nkog.neato 09/01/2023

Bom, é um livro sobre táticas de guerra
Assim como "O Príncipe" , que é um manual para governantes, é uma espécie de manual de instruções para generais. Tem ótimas estratégias de guerra e alguns ensinamentos que podem ser aproveitados para os dias atuais. Não é muito o meu estilo de livro, mas, de qualquer forma, é uma obra interessantíssima.

Gisa Brum 16/12/2021

A arte da guerra é um livro milenar escrito pelo general, filósofo e estrategista Sun Tzu, onde podemos deduzir do livro que o melhor é sair vencedor sem precisar lutar. O livro é um tratado militar, mas que podemos utilizar seus ensinamentos em vários campos da vida.

Felipe.Moreira 04/04/2021

Acho que é um livro necessário para as pessoas
Li ele bem rápido, mas é uma leitura bastante enriquecedora, fala sobre um assunto (guerra), mas tem aplicações para vários outros, por isso que é tão conhecido, mesmo sendo muito antigo.

Alef de P. 27/01/2021

GÊNIO ESTRATEGISTA
"[...] O autor foi um grande general chinês extremamente inteligente. Seu conhecimento de guerra é incomparável! Era capaz de treinar qualquer um (literalmente, qualquer um) para ser um valioso soldado. Aplicando todos os conhecimentos escritos no livro, ele foi capaz de vencer, com um exército de cerca de 30 mil homens, um outro exército com algumas centenas de milhares! O lado que o tivesse, com certeza, venceria. [...]"
Veja a resenha completa em @vivaeleia

site: https://www.instagram.com/p/CHlzNTXluTC/

Tiago Doreia 30/05/2021

Para guerras armadas e guerras mentais
A arte da arte da guerra de Sun Tzu é uma obra que se eternizou entre a literatura obrigatória para qualquer general, estrategista ou líder militar. E na ausência de guerras entre nações nos dias atuais, por que não para nós mesmos, na eterna guerra em que vivemos a fim de alcançar os objetivos da nossa jornada na terra?!
É isso que Sun Tzu vem nos ensinar.

Um guia geral, com teorias e conceitos iniciais sobre estratégia, mas absolutamente valioso para aprendermos todas as regras e suas respectivas aplicabilidades. Achei perfeito como uma obra inicial para alguém que deseja se aprofundar no assunto.

Grande parte do livro trata sobre a importância de evitar o conflito armado em si, ou seja, evitar o gasto de energia, os custos e os prejuízos que este causará, mas ao invés disso, se planejar e preparar a fim de conquistar a vitória sem a necessidade da batalha (o que ele chamou de vitória completa), ou quando for estritamente necessário.

O autor explica perfeitamente bem sobre a regra do uso da força. Utilizar a força do ímpeto a seu favor, trabalhar e explorar (de maneira saudável) as virtudes e talentos de cada guerreiro (ou as suas próprias) com o objetivo de otimizar seu exército e torná-lo invencível.

Muitos são os conceitos explicados no livro, como os da ortodoxia, heterodoxia, o conceito do uso do fogo, uso de terrenos (físicos ou situacionais) dentro outros que merecem ser aprofundados e estudos com muita atenção.

Livro espetacular, merece um espacinho em todas as estantes, pelo valor agregado de conhecimento que ele possui. Recomendo fortemente a leitura.
Cintia_.Silva 30/05/2021minha estante
Parabéns pela resenha!