As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Tiago Fachiano 21/03/2021

Livre mercado
O livro constitui em seis palestras realizadas na cidade de Buenos Aires por Von Mises. Nessas palestras ele fala sobre temas que depois de anos continuam em roga.

Socialismo - O autor conta a história da criação do estado socialista Russo até seu total declínio. Fatos interessantes que ocorreram e iam totalmente contra as ideias do livre mercado e foi um total fracasso, gerando um povo miserável, escravidão e mortes por fome. Tentando implementar um sistema na base da ditadura e do ódio, Lenin e Stalin protagonizaram uma sociedade que até hoje é um exemplo real de como transformar uma nação para a miseria.

Comunismo - Nessa palestra Von Mises crítica alguns fatores da teoria comunista, como o intervencionismo em políticas econômicas. A forma estatizar os recursos limitando o crescimento do capital é a forma mais fácil de conseguir chegar a crise e consequentemente gerar a pobreza do povo.

Intervencionismo - Como o intervencionismo é forma de política que gera vários fatores limitantes e corroe o livre mercado e consequentemente o acesso ao capital e investimentos. Outro fator basico que o intervencionismo causa é a inflação

Inflação - A inflação sem dúvida alguma é a forma mais rápida da destruição de recursos. Utilizando de intervencionismo econômico e limitando os investimentos, a política consegue de várias maneiras aumentar a inflação e isso irá gerar desintegração do valor moeda. Até hj a inflação assombra o mundo, principalmente em países que tentam manipular sua riqueza "via impressão moeda"

Investimento estrangeiro - Ele demonstra como várias nações cresceram e prosperam sabendo utilizar recursos estrangeiros e colocando isso em prol da infraestrutura do país e isso consequentemente facilitando investidores internos a prosperar e realizar mais investimentos e isso consequentemente gerando mais emprego e aumenta da renda per capita.

Política e ideias - O mundo é composto de muitas ideias sobre políticas, mas muitas fracassam por não respeitar questões básicas da macro economia. Um exemplo foi a queda do império Romano pelo intervencionismo e não conseguir controlar a inflação e isso desencadeou a exterminação da moeda e poder de compra do povo e sua revolta. Mas outras prosperaram, mesmo após momentos dificies, como foi o caso da Suécia e sua política de livre mercado.

Afegc 20/04/2020

As seis lições.
Livro muito interessante para quem deseja entender um pouco sobre o que é a economia livre das amarras ideológicas e do intervencionismo do Estado. As seis lições presentes neste livro leva o leitor a refletir no quanto poderíamos ser um país economicamente forte se os políticos trabalhassem em prol dos cidadãos sem interesses pessoais.

Priscila Cysneiros 24/02/2021

O básico que você precisa saber está aqui!
Você está começando agora, e quer entender, de maneira clara, alguns conceitos básicos? Então já coloca "As Seis Lições" na sua lista de leitura!

Esse livro é uma compilação de transcrições de seis palestras ministradas pelo economista austríaco Ludwig Von Mises, em 1959, na Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

As "seis lições" são sobre os seguintes temas:

1. Capitalismo
2. Socialismo
3. Intervencionismo
4. Inflação
5. Investimento estrangeiro
6. Política e ideias

Em poucas páginas, Mises desmistifica vários pensamentos amplamente difundidos por aí. Lembro bem que, quando li, fiquei impressionada com o tanto de informações equivocadas que são divulgadas sobre economia, até mesmo por fontes supostamente confiáveis.

Por isso, devemos ter muito cuidado com o que lemos e, especialmente, com o que compartilhamos. Às vezes, as ideias apenas soam bem aos nossos ouvidos, parecem ter uma certa lógica, a priori. Mas o que não te contam é a parte dos RESULTADOS dessas ideias, que, historicamente, são sempre catastróficos. Por outro lado, há outras ideias que, no decurso do tempo, mostraram resultados muito melhores.

Como disse o autor:

"Tudo o que ocorre na sociedade de nossos dias é fruto de ideias, sejam elas boas, sejam elas más. Faz-se necessário combater as más ideias. Devemos lutar contra tudo o que não é bom na vida pública. Devemos substituir as ideias errôneas por outras melhores, devemos refutar as doutrinas que promovem a violência sindical. É nosso dever lutar contra o confisco da propriedade, o controle de preços, a inflação e contra tantos outros males que nos assolam.

Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."

Leiam ??

LuisIV 26/05/2022

Bem didático
Como eu li "Livre para escolher" do Friedman antes desse, muitos conceitos já me eram familiares. Mas foi interessante conhecer sob outro ponto de vista e com uma linguagem muito mais simples.

Recomendo muito para quem tá começando a ler sobre economia e seus princípios.

Aline Casellato 18/02/2020

A Impôrtancia da Politica
Esse livro da inicio a minha tentativa de sair do comodismo, do pensamento das massas, fugir do fato de não passar de mais uma pessoa no meio de tantas outras que se encontram como uma manobra para que políticos consigam votos e posteriormente esquecer sua população. E lembra -la novamente sim, porém só daqui 4 anos.
Tratando de assuntos como investimento estrangeiro, capitalismo, socialismo, liberalismo, inflação o livro ilustra de forma sucinta e de fácil entendimento as palestras ministradas por Von Mises na Argentina.
Ótimo livro para quem quer saber mais sobre politica e economia, nunca tendo lido nada do gênero.

Elton 27/06/2021

As Seis Lições.
As seis Lições.

Esse livro é um clássico. Recomendo a todos que desejam conhecer e entender sobre os principais problemas "invisiveis" que afetam nossa civilização.

Neste, Mises relata com clareza problemas e soluções sobre o Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimentos Externos e política, de forma tão lúcida que até mesmo um indivíduo totalmente leigo em economia entenderia.

Ideias, somente ideias podem iluminar a escuridão.

Assim como o mises, acredito na evolução da sociedade e no crescimento dos defensores e proclamadores do Liberalismo de mercado.

Priscila Cysneiros 25/06/2020

Maravilhoso!
Em poucas páginas, o autor foi capaz de refutar todas as falácias do socialismo e de comprovar que o liberalismo é o único sistema capaz de trazer prosperidade e desenvolvimento para as nações.

Mr. Matos 15/07/2020

Credo Miseano Catalaxiano
A primeira vez que me deparei sobre esse livro por volta de 2015. Aquele momento me pareceu um divisor de águas, era também a explosão das idéias "liberais" no período contemporâneo. Os movimentos de Clio podem ser confusos porém, a musa é sempre magistra vitae ( os acontecimentos não devem ser entendidos como um fenômeno em si, eles devem ser entendidos como processos a essência do fenômeno esta no seu desenvolvimento não na sua aparência) aquele fenômeno que a época surgia como manifestação de uma vontade por idéias de liberdade acabaram por desembocar na nossa situação atual e muitos daqueles que a época defendiam a "liberdade" hoje não se importam com as atitudes fascistoides de um governo que de liberal só tem a economia. ( supostamente)
O livro que muito me impressionou anos atrás consiste em 6 conferências do autor transformadas em um livro, que hoje, depois de uma certa maturidade e o desenvolvimento de um certo rigor analítico posso considerar a obra um anedotário. O livro é fraquissimo em observações histórico-sociologicas os processos de colonização e escravização foram totalmente ignoradas, e a todo momento o autor tentar justificar e ocultar as iniquidades que foram feitas para que pudesse se consolidar o capitalismo como modo de produção global, também existe uma total falta de rigor em analisar o que significa o capitalismo como momento histórico, Mises chama de capitalismo as meras trocas voluntárias entre indivíduos porém essa é uma característica que existe desde a idade do ferro ( salvo engano) as características que permanecem de épocas anteriores não são critério para a definição de um momento histórico, o que estabelece um período histórico diante de outros são as suas particularidades, além de promover distorções profundas na teoria de Marx trocando palavras das "citações" e consequentemente alterando todo o sentido das sentenças de Marx.
Fora a falta de rigor teórico e integridade intelectual o livro é uma verdadeira profissão de Fé do capitalismo transformando um momento histórico em uma categoria a-historica eterna que seria uma espécie de status natural do universo
"A economia do mundo real, desde que os homens descobriram que poderiam obter ganhos com o processo de trocas até os nossos dias é uma grande ordem espontânea, semelhante ao universo, em que há permanentes forças em expansão e em contração, razão pela qual os austríacos costumam denominar a economia de mercado de cataláctica ou cataláxia." (P. 46)

O capitalismo torna-se assim uma força da natureza e não uma forma social que se desenvolveu historicamente, as seis lições são assim um catecismo da religião de culto do capital, e a deificação da ordem social dando assim o caráter de teologia política ao neoliberalismo. A única diferença entre a fé que sustenta o capitalismo como fim da história e a fé que sustenta as grandes religiões históricas é que a fé religiosa é muito melhor fundamentada via de regra.

Márcio 26/11/2020

Mais Mises...
Uma excelente introdução ao pensamento da Escola Austríaca. Recomendo a todas as pessoas. Seja você entendido do assunto ou não. É didático e bastante esclarecedor. É importante ver esse lado da questão econômica.

Bruna Beatriz 04/07/2021

São as ideias que iluminam a escuridão.
Bom, como começar descrevendo a filosofia?
Mises foi um intelectual excelente em seu trabalho, absolutamente incrível em tudo o que diz. Normalmente diria que fez sentido para mim, porém, como nunca li nada sobre política antes, foi uma leitura, digamos complicada, pois mesmo lendo e entendendo um pouco mais sobre esse mundo, ainda ficou várias lacunas abertas - mas é porque eu realmente tenho dificuldade para estudar o assunto. Contudo, gostaria de dizer que é o livro ideal pra quem busca conhecer esse universo.

Sandra Clara 20/04/2021

Um discurso memorável na Argentina
Pessoal, esse livro não deve ser lido. Esse livro deve ser estudado. Não se engane com a finura e as pouquíssimas páginas. Este livro será a sua porta de entrada para a Escola Austríaca. Mises deve ser lido e relido junto com Ortega Y Gasset, Sowell, Bastiat, Rothbard e João Pereira Coutinho. Leitura imprescindível. Fico imaginando um restaurante em Berlin e Roger Scruton conversando com Mises sobre política , economia e liberalismo... recomendo

alice kaspbrak 21/01/2022

recomendo.
a leitura das 3 primeiras lições foi contínua e simples, fácil de compreender. Já para as outras 3 lições é preciso um pouco mais de conhecimento político para entender todos os assuntos abordados. Adorei

Guedes 25/01/2023

Bem atual.
O livro não é um lançamento, mas aborda temas bastante atuais.
Comprei pois notei uma divisão muito clara entre direita e esquerda, entre abordagens econômicas das quais nunca ouvi falar e, confesso, nem quero me aprofundar. Mas foi uma boa forma de ter uma noção superficial sobre o assunto.

Porém, pra ser sincera, não compraria atualmente. Prefiro entender a atual divisão pitica sob um outro aspecto. Mas o livro é bem escrito e objetivo. Fácil de ler e compreender.

Victor 22/03/2021

Perfeito para leigos em econômia e politica(sem spoiler)
O livro são seis palestras que o economista Mises deu na Argentina.
Nesse livro, eu aprendi, como leigo, os temas essenciais que rondam o meio da econômia e da política.
Esse livro é aquele para a pessoa dar o primeiro passo no seu conhecimento de politica e economia.
O que, de fato, eu mais gostei foi a linguagem SUPER acessivel e a forma como o Mises trouxe esses assuntos mastigados em poucas palavras.

Filipe.Endler 05/09/2020

Mises lúcido como sempre
Leitura obrigatória pra quem deseja conhecer mais de macro economia