O lago místico

O lago místico Kristin Hannah

Resenhas - O Lago Místico

Lina DC 21/04/2015

"O lago místico" é uma obra dividida em três partes, narradas em terceira pessoa.
Na primeira parte somos apresentados a protagonista Annie Colwater, uma mulher de quase quarenta anos, morando no sul da Califórnia com o seu marido Blake e sua filha Natalie, de 17 anos de idade. Natalie está partindo para Londres e Annie começa a refletir sobre o seu cotidiano, pois Blake é um pai e marido ausente. Sempre focado no trabalho, até mesmo nas horas que passa em casa é frio e distante. Annie teme sentir-se solitária com a saída da filha do país, mas tem esperanças de melhorar o casamento. Imaginem a surpresa dela quando o marido mal espera Natalie embarcar para informá-la de que quer o divórcio e que já tem outra pessoa. Chocada com a separação e a traição, Annie fica sem rumo, presa a uma história que não existe mais.
Com o apoio moral de sua melhor amiga Terri Spencer e com saudades do pai, o senhor Hank Bourne, Annie viaja rumo à sua cidade natal, na Península Olympic, no estado de Washington. É nesse instante que se inicia a segunda parte do livro.
Em Olympic, Annie vai tentar curar seu coração ferido através do carinho do pai e muita reflexão, mas os dias se arrastam lentamente e ela se sente inquieta. Até se deparar com um amigo do colégio e antiga paixão, Nick Delacroix. Nick, Annie e Kathy Johnson eram inseparáveis durante a época da escola. Andavam pra lá e pra cá unidos e Annie nunca quis arriscar a sua amizade admitindo seus sentimentos, enquanto Nick também omitia sua paixão por achar que Annie merecia mais do que passar a vida inteira na pequena cidade. Então Annie vai para a faculdade e Nick se casa com Kathy. Acontece que Kathy faleceu e deixou Nick tomando conta da filha de seis anos, a Isabella (ou Izzy). Só que ele mesmo está destroçado. O retorno de Annie acaba mexendo com o cotidiano dos três e ela precisa decidir se quer começar uma nova vida ou tentar recuperar o passado...
Annie é uma personagem bem humana, com suas dúvidas e inseguranças. Após décadas casadas com Blake e sem ter uma vida profissional, ela fica a deriva com a ruptura do seu casamento. Mesmo assim, em alguns momentos ela é um pouco maçante em suas divagações, mas tem os seus momentos.
Blake é o retrato do egocentrismo. Nunca prestou atenção a sua família (sua própria filha não o conhece), como se importa apenas com as suas necessidades. Em momento algum do livro ele tenta ver o que a Annie necessita. Ele quer o divórcio, ele se envolveu com uma mulher mais nova, ele quer que Annie supere e siga em frente. Todas as cenas em que aparece é sobre o que o Blake precisa.
Nick é o herói devastado que necessita encontrar a redenção e enxergar a vida novamente. Mesmo que não intencionalmente, ele abandona a filha, pois se desliga do mundo.
Izziy é uma criança pequena e que ainda não entende completamente a morte da mãe, mas que também perdeu o pai. O pai carinhoso, que a abraçava, contava histórias e sorria, não existe mais e ela começa a acreditar que o problema é com ela. Uma personagem fofa e delicada, capaz de arrancar lágrimas do leitor com seus pensamentos.
Hank e Natalie, apesar de não terem muitas cenas no livro, são dois personagens fortes e envolventes. O apoio e amor incondicional que eles fornecem saltam as páginas e chega ao coração do leitor.
A trama foi muito bem desenvolvida, demonstrando a habilidade da autora Kristin Hannah em construir enredos dramáticos.
O livro fala de amor, redenção e segundas chances. Fala da importância da família, da perda e da dor. Uma história de amor incondicional que nos mostra que a felicidade só pode ser encontrada se formos atrás dela.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, mas não interferiu na compreensão da obra.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Sâmella Raissa 11/03/2015

Resenha original para os blogs Da Imaginação a Escrita e SammySacional

Faltando poucos meses para chegar aos quarenta anos, Annie não esperava passar por uma série de mudanças inesperadas. Se ela já não estava consolada pela viagem de intercâmbio de sua única filha, Natalie, de 17 anos, o que ela menos esperava era ser abordada pelo marido, logo em seguida, com um pedido de divórcio, então apaixonado por uma mulher mais jovem e, aparentemente, mais interessante do que sua pacata e delicada esposa. Sentindo-se perdida, Annie resolve deixar sua casa na ensolarada Califórnia e passar algum tempo no aconchego de Mystic, a pequena cidade onde nascera e crescera. Enquanto anseia cada dia por um telefone de Blake, pedindo-lhe desculpas e que volte para ele, ela vai tentando superar uma depressão, até que se esbarra em pessoas que um dia fizeram parte do seu passado; em especial, Nick, cuja vida só tem desmoronado desde a morte prematura da esposa, há oito meses. Com uma filha de seis anos que necessita, mais do que nunca, de sua atenção e amor, ele, porém, não tem tido sucesso em erguer-se novamente, e cada vez mais tem se entregado à bebida. É quando Annie verá uma chance de encontrar a si própria em meio ao apoio àquele que fora seu primeiro amor, e, só assim, rever seus conceitos e se dar uma chance de recomeço.

Um fato curioso sobre mim é que, apesar de ser uma pessoa extremamente sentimental, são poucos os livros que realmente me arrancam, não apenas lágrimas, mas uma angústia e dor reais, para logo em seguida apresentar um resquício palpável de esperança. Por isso, na primeira vez em que peguei um livro de Kristin Hannah para ler, tive receio de não me emocionar tanto quanto muitos diziam ficar durante a leitura. Agora, porém, só cresce a minha admiração por uma autora que, a cada livro, se supera cada vez mais para contar histórias diversas, mas ao mesmo tempo tão próximas e reais sobre família e maternidade, que definitivamente me arrancam muitas lágrimas. Mais uma vez, fui surpreendida pela narrativa ágil, mas não menos densa e firme de Kristin Hannah, que continua a firmar o talento da autora e, cada vez mais, a minha certeza de que ela não decepciona em nenhuma história.

“— Sei o que você está passando e você não tem de enfrentar isso sozinho.
[...]
— Você está errado, Joe. No final, estamos sempre sós.
— Foi esse tipo de pensamento que o deixou nessa situação.”

Mas, apesar de já conhecer a abordagem da autora e sua narrativa, a leitura de O Lago Místico não poderia ter sido mais difícil. Simplesmente porque, assim como os livros anteriores que li da autora, nesse, mais uma vez, Kristin não tem pena do leitor e desenvolve os personagens e demais acontecimentos com uma firmeza que assusta, de tão real, e pela gama de emoções que somos levados a sentir durante a leitura. Sendo um retrato fiel da vida de muitos homens, mulheres, crianças e, principalmente, famílias, acompanhamos o desenrolar da vida de Annie após uma brusca separação, reaprendendo a viver por si mesma e a encontrar o seu verdadeiro eu, perdido há quase vinte anos em um casamento que apenas podia ser chamado de estável e em uma vida na qual ela vivia em função dos outros, a sua felicidade totalmente ignorada no segundo ou terceiro plano. Uma vez que ela se depara com Nick e a realidade conturbada e opressora em que ele vive, ela percebe-se mais do que na hora de reaver aquela amizade do colegial, e a evitar que Izzy tenha uma vida tão ruim quanto a que provavelmente ela terá se o pai não entrar nos eixos novamente. Annie só não percebe que, enquanto os ajuda, ela mesma está voltando a se reerguer de suas dores, um passo de cada vez.

Leia o resto da resenha em...

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/02/resenha-o-lago-mistico.html

Viviane 07/03/2015

Mimizento
Achei o livro bem chatinho na verdade. Não teve grandes emoções, tudo parecia se arrastar, a forma que ela fica dividida entre dois homens e pelos amor né? Uma mulher de 40 anos não é uma velha! Ela retrata isso de uma forma totalmente dramática. Esperava mais, bem mais de Kristin Hannah, ainda bem que consegui ler rápido porque esse livro é chato mesmo. Além de bem meloso.
Sheila 10/04/2015minha estante
Oi viviane estou há meses empacada nele, pode me contar o final?

Alana Homrich 13/02/2015

É aceitável desistir de nós mesmos para se empenhar a construir algo em conjunto?
Este foi o primeiro livro que li da autora e não me arrependo. Uma história tocante, que nos faz refletir sobre questões importantes da nossa vida. A noção de família, amor, individualidade e preservação.

Kristin Hannah possui uma escrita instigante, que nos fisga desde as primeiras páginas. A cada noite eu queria "só ler mais um capítulo" antes de dormir e, em duas noites, eu havia terminado a história.

Val 11/02/2015

Livro "O lago místico"
Annie sempre foi aquele tipo de mulher dedicada, ótima esposa e ótima mãe. Ela vive para cuidar da filha e do marido. Sua filha decide fazer um intercâmbio, e depois que se vai, seu mundo desmorona. Por que? Porque o marido diz que ama outra, e quer se separar. 20 anos cuidando dos dois, e de repente tudo se vai. O marido querendo outra, e a filha morando longe.
Após essa mudança, Annie vai pra casa do seu pai, Hank, na cidade em que ela cresceu. Após alguns dias de depressão em sua cama, sem querer levantar, ela escuta novamente sobre Nick, e descobre que ele tem uma filha, chamada Izzy, com sua melhor amiga, que infelizmente faleceu. Ele está se afogando na bebida, e sua filha está cada vez mais se perdendo, não falando nada.
A escrita do livro é bem incrível. Essa parte de Nick com Izzy emociona bastante.
Aos descobrir sobre toda a situação, ela resolve cuidar de Izzy, resolve se envolver. Ela sempre soube cuidar de sua filha, era uma das únicas coisas que sabia. E ela usou isso para tentar sair de sua depressão e ainda poder ver se conseguia ajudar um velho amigo.
O livro começa a ficar mais interessante a partir disso...muito interessante. O apego dela pela menininha, os sentimentos que começam a surgir (novamente)...sentimentos antigos voltando a tona. Arrependimento. Nova vida. Tudo é descrito de forma gostosa, de um jeito que a leitura flui.

Há elementos que vão surpreender, e você vai pensar: "Não, não, isso não pode estar acontecendo." e desejar que seja uma piada da autora, que ela apague algumas linhas e escreva diferente.

Vocês já leram esse livro? O que acharam?

site: http://www.revistagalaxy.com/2015/02/resenha-o-lago-mistico.html

Saleitura 09/02/2015

Annie Colwater é uma mulher de 39 anos, casada com Blake há 20 anos, um poderoso advogado, e mãe de Natalie. No momento que a história inicia, Annie, esposa, mãe e dona de casa perfeita, sofre pois a filha de 17 anos está indo passar 3 meses em Londres e na volta irá para a Faculdade. O que Annie não sabia é que nesse mesmo dia sua vida mudaria totalmente.

"O choque daquilo foi diferente de tudo o que ela já havia experimentado. Estava em todo lugar, espalhando-se por ela em uma onda de torpor atrás da outra. Sua voz estava presa lá dentro, e não conseguia arrumar um modo de soltá-la" (pág 19)

Foi na volta do aeroporto onde deixaram Natalie, antes mesmo de chegarem em casa, que Blake declarou que queria o divórcio, que estava apaixonado por outra e iria viver com ela. Annie vê seu mundo desmoronar e apesar de todos os apelos não conseguiu fazer Blake mudar de ideia. O que fazer agora? Sua filha e seu amor não estão mais com ela. Annie entra em desespero, podendo contar apenas com o apoio de sua amiga Terri, que já havia passado por isso e a quem Annie ajudou nessa época. Ela só queria Blake de volta.

"(...) ela olhou em volta, para a casa perfeita e vazia.
O que fazer agora? Para onde deveria ir? Annie tocou a bússola pendurada no pescoço e percebeu a resposta. Talvez soubesse qual o tempo todo.
Ía voltar para a menina que viu naquelas raras fotos em preto e branco... de volta para onde era alguém além de esposa de Blake e mãe de Natalie." (pág 39)

Annie foi para a cidade de Mystic onde cresceu, foi para a casa de seu pai, Hank, onde encontraria um pouco de conforto. Ela e Blake combinaram de não contar nada a Natalie até que ela voltasse, e Annie passaria esses tres meses em Mystic, esperando dia após dia que Blake ligasse pedindo desculpas e a querendo de volta, pois é só nisso que pensava, que a qualquer momento tudo voltaria a ser como antes, e Hank, sempre que o assunto da separação era citado, apenas lhe dizia que Blake a amava e voltaria para ela. A depressão tomou conta e era difícil querer fazer qualquer coisa, só chorar e esperar.

"Durante anos, tinha confundido o hábito e a afeição com amor verdadeiro. Tinha assumido que o amor que dava ao marido era o reflexo do amor que ele sentia por ela, e agora, por causa de sua cegueira, estava sozinha, uma mulher com trinta e nove anos que encarava seus "anos dourados" sem uma criança em casa ou um marido na cama" (pág 194)

Na sua juventude seus melhores amigos foram Kathy e Nick e ao saber que Kathy havia morrido Annie vai visitar Nick que havia se casado com Kathy e tiveram uma filha, Izzy. O motivo da morte da amiga a abalou muito e o que encontrou foi uma família destroçada, uma casa de cabeça para baixo semo mínimo de arrumação e alguma rotina. Nick, que era policial ,se refugiara na bebida e não conseguia ter uma relação normal com a filha de apenas 6 anos. Izzy, por sua vez, sofria a perda da mãe morta e do pai vivo, fazendo com que tivesse atitudes muito estranhas, além de não pronunciar uma palavra sequer há meses, e para completar foi expulsa da escola.

"Lurlene me disse que você está procurando uma babá... para Isabella. Eu posso cuidar dela... durante o dia... se isso ajudar...
Ele franziu a testa. - Por que você faria isso por mim?
A pergunta a deixou triste; era cheia de desconfiança e falava de uma vida inteira de desapontamentos. - Isso me ajudaria, Nick. De verdade. Deixe-me ajudar você." (pág 91)

A partir desse ponto uma nova fase começa na vida de Annie e a parte que mais me emocionou foi a relação dela com Izzy. Annie não apenas coloca a casa em ordem, ajuda Izzy, como também ajuda Nick a voltar a ter uma vida e, prinicpalmente, resgatar sua relação com a filha. Ah, e claro, tudo isso a ajuda muito.
Mas quando tudo está entrando nos trilhos, eis que Blake aparece novamente na vida de Annie, e não só isso, a vida também lhe surpreende com algo que ela tinha como impossível.

"Era isso, a verdade que desnudou sua alma e a deixou com nada além de um punhado de sonhos perdidos e promessas que logo seriam quebradas.
Ela estava chorando novamente; não conseguia evitar (...) Annie não queria ser forte, não queria ser honrada, não queria fazer a coisa certa." (pág 259)

Agora para saber como tudo isso aconteceu, você tem que ler essa linda história que Kristin nos conta. Eu já havia lido Jardim de Inverno e gostado muito, tanto da história como da forma como ela escreve, mas O Lago Místico foi mais que delicioso de ler. Embora Annie seja a protagonista, Nick e Izzy se destacam muito, além de outros personagens que fazem parte da história e que não passam despercebido.

É uma história que fala de um assunto que muitos conhecemos, que muitas mulheres já viveram, a mulher que ama sozinha, a mulher que se dedica totalmente e num belo dia sem mais nem menos é trocada por outra mais nova. Na história também há outras mulheres que passam por problemas no relacionamento, mas vem de uma forma mais sutil, ligadas ao trabalho de Nick, é preciso ter atenção para perceber isso que a autora quis mostrar. Porém no que poderia estar cheio de clichês, encontramos muito amor, dor, carinho, trocas, perda e recomeço.

A capa é linda!! A história é contada na terceira pessoa, mas há partes que os personagens falam de si e seus sentimentos, o que me agradou muito da forma como foi feito. Enfim, super indico a leitura e com certeza, vou buscar outros livros da autora, pois tornou-se uma paixão assim como é Lucinda Riley :)

Resenhado por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/02/resenha-do-livro-o-lago-mistico-de.html

day 01/02/2015

muito bom!!!
Como sempre Kristin Hannah ,emocionando e escrevendo maravilhosamente!!
O livro o lago místico é um livro doce e suave,nos traz sentimentos lindos!
O livro fala da vida de uma mulher bem casada que é deixada pelo marido...
Daí a vida a ensina caminhos que a levam a escolhas e possibilidades...
O livro ,particularmente mexeu bastante comigo,pois vivi a mesma situação em um casamento de 15 anos...
É um livro que eu recomendo ,é um livro que pode fazer você pensar se sua vida está valendo a pena.
Uma leitura maravilhosa,acho que só lendo você poderá sentir o poder das palavras.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/2015/02/o-lago-mistico.html

Fabi Brandes 23/01/2015

Olá pessoal! Quando recebi o Lago Místico em mãos, eu fiquei com um pouco de receio a ler, uma por ser um volume bastante grande, outra por achar que era um livro com coisas místicas, mas, eu me enganei redondamente, ainda bem!
O livro me encantou desde a primeira página, me fazendo chorar em muitos momentos e me deixando com aquele sentimento de vazio quando terminei de lê-lo. E olha que isso é bem difícil de acontecer comigo ao ler um volume.

Vamos ao enredo: Annie está prestes a completar 40 anos e vê o mundo à sua volta perder a razão quando sua filha está indo para a faculdade, à muitos quilômetros longe de casa. Não bastasse isso, ela está presa a um casamento que está fadado ao fracasso, é quando seu marido Blake chega e de supetão diz que há outra mulher em sua vida. Pior que isso: ele ama essa outra mulher!

Essa notícia abrasa tanto o coração de Annie que, céus, eu achei que ela iria morrer de tanta tristeza gente. A autora da trama sabe como usas as palavras, fazia tempo que eu não lia algo tão profundo, dramático e reflexivo. Enfim, Annie, a qual se dedicou 20 anos a ser uma boa esposa, (daquelas perfeitas em comercial de margarina) e mãe, agora se vê abandonada e sem saber o que fazer.

É então que ela decide voltar para Mystic, um local cheio de lembranças de sua infância e adolescência, de onde saiu para se casar e formar sua família. Seu pai, Hank, ainda mora na pequena cidade, e ela busca o colo dele. Após algumas semanas esperando Blake ligar e pedir desculpas, ela decide tomar atitudes que a transformariam em uma nova mulher: corta o cabelo, adota um novo estilo de roupas, porém, ela percebe que não dá pra mudar o que há em seu íntimo.

E é assim que ela retorna à parte mais bonita de seu passado: Nick. Nick era seu melhor amigo, assim como Suzanah, sua esposa. Acontece que há oito meses Suzie se suicidou e Nick ficou perdido com a pequena Izzie, sua filha de 6 anos. Entregue aos vícios e à uma depressão profunda pelo ocorrido, ele não consegue mais nem cuidar de sua pequena filha, que além de sofrer junto com o pai está com problemas psicológicos, entre eles, achar que está sumindo, literalmente.

Para ocupar o tempo, Annie oferece ajuda a Nick para cuidar de Izzie e fazer a única coisa que sabe fazer direito: ser mãe. E dessa forma, as duas vão se envolvendo e criando laços de amor que jamais eu poderia imaginar que existissem. Izzie, que não fala desde a morte da mãe e não frequenta a escola, começa a desabrochar como uma rosa de seu próprio jardim. Nick acaba se reaproximando tanto de Izzie quanto de Annie, e uma paixão volta com tudo. Mas seria isso o suficiente para que Annie esquecesse Blake?

site: www.amoreselivros.com.br

Elis 19/01/2015

Esse livro pode nos fazer ter vários pontos de vista, tanto da mulher que faz tudo pelo marido e não nota quando ele começa a deixá-la de lado, como de uma menina que vê o pai em poucas ocasiões e jamais se sente amada. Até de homens que deram tudo de si, mas não conseguiram ajudar da melhor forma as pessoas que amavam. Kristin Hannah, nos mostra como a vida comum pode ser dolorida, no entanto se tivermos coragem ou chegado ao fundo do posso, podemos ter momentos felizes, em qualquer idade.

Tive raiva de Annie, por ter sido tão ingênua e não ter notado o que estava prestes a acontecer, mas quem sou para julgá-la, pois de repente eu teria agido da mesma forma, teria chorado e implorado. E no fim, corrido para os braços da minha família. Mas o que autora nos mostra é que somos fortes para aguentar qualquer golpe que a vida possa nos dar, somos mulheres e estamos preparadas para a maior dificuldade. Sofremos, mostramos fraquezas, mas nos levantamos. Pareço uma feminista falando, mas pense, não é assim que sempre agimos? Pelo menos a maioria, que pensa como a blogueira que voz fala.

Nick é um homem arrasado pelos fatos ocorridos em sua vida e não tem disposição, a não ser para beber muito, quando Annie chega ela decidi que ele também precisa se reerguer e cuidar da sua filha Izzy, que está "desaparecendo" e há algum tempo parou de falar. As cenas dessa garotinha encantam qualquer pessoa, sua doçura e confusão, logo são aplacadas pela tagarela da Annie.

Ao passar as páginas e chegar em momentos chaves, eu pensava, quando ela vai lutar pelo que ela deseja, quando agirá com o coração? Por mais sonhadora que eu seja e por mais que muitas pessoas sofram com separações, creio que você estar feliz e dar amor aos seus filhos é o que conta. Se nem os filhos acreditam mais no amor de seus pais, para que permanecer junto? Todos sabemos que os filhos ficam arrasados em pensar que seus pais estarão separados, mas isso só irá durar até eles notarem que separados vocês são mais felizes.

Ninguém quer viver uma vida sem amor, sem sorrisos, sem paixão, sem presença. Viver assim é o mesmo que viver só. A vida é tão curta que devemos aproveitar ao máximo, gritar, cantar, fazer papel de bobo, voltar a ser criança, correr atrás do que queremos e ousar.

Você já deve ter percebido que esse livro mexeu comigo de diversas formas, não poderia ser diferente, afinal Kristin, conquista a todos com suas palavras. Eu sempre aprendo algo e modifico algo dentro de mim quando leio seus livros. E espero que você também possa realizar esse feito. Uma leitura que não há como deixar de recomendar e com certeza um incrível presente para qualquer pessoa.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Aione 16/01/2015

Sabe aquela sensação gostosa que aparece após assistirmos a um típico filme de romance “água com açúcar”, no qual temos uma protagonista vivendo uma transformação pessoal, revendo seus valores e se deparando com um novo e inesperado amor, tendo como cenário uma bela cidadezinha com uma aura de magia? Foi a mesma sensação que tive durante a leitura de "O Lago Místico", mais uma obra de Kristin Hannah que não me decepcionou em nada.

Embora a autora também demonstre no livro sua, talvez, principal característica – a de fazer uma profunda imersão nas emoções e conflitos internos de suas personagens -, "O Lago Místico" foi, para mim, sua obra menos intensa e arrasadora. Ainda que eu tenha me emocionado e derramado lágrimas em vários momentos da leitura, senti nela um clima mais ameno que me pareceu diferente de seus outros livros, inclusive capaz de me fazer compará-la com as obras de Nicholas Sparks, as quais sempre despertam em mim uma sensação de calmaria agradável durante o desenrolar da história, mesmo nas mais tristes.

“Ela caminhou sem rumo pela casa, tentando entender o que fizera de tão errado e como falhara.
Se soubesse como, talvez então pudesse consertar tudo. Havia passado os últimos vinte anos colocando as necessidades da família em primeiro lugar, e ainda assim de alguma forma tinha falhado, e sua falha a deixara sozinha, vagando por aquela casa imensa, sentindo saudade da filha que tinha partido e de um marido que estava apaixonado por outra.”
página 22

Em terceira pessoa, a narrativa se alterna segundo a visão das diferentes personagens que compõe a trama, principalmente sob a ótica de Annie, a protagonista, Nick e Izzy, uma das personagens mais encantadoras criadas por Hannah. Dessa maneira, é possível ter uma visão mais ampla das motivações de cada uma e de suas dificuldades, tornando-se mais fácil compreendê-las. Enquanto Annie passa por um profundo processo de auto-descoberta e reavaliação de sua vida, Nick enfrenta o luto pela morte da esposa e as complicações advindas desse triste acontecimento: o alcoolismo e a distância que passa a existir entre ele e sua filha Izzy, como se ele tivesse desaprendido de ser pai. Izzy, por sua vez, enfrenta, aos seis anos, a perda da mãe e a estranha convivência com o desconhecido que outrora fora seu pai.

Uma sempre importante temática nos livros de Kristin Hannah é a maternidade, e ela novamente se faz presente em "O Lago Místico". Vemos como a ausência da mãe de Annie por sua morte afetou a vida da protagonista em diferentes aspectos e como isso facilitou a criação de um relacionamento com Izzy, pela situação semelhante enfrentada pela garotinha. Temos, ainda, o papel da própria Annie como mãe e também como esposa, contraposto à essência perdida da personagem ao assumir esses papéis.

“Ela sabia que esse momento ficaria para sempre, muito depois de ela desejar esquecê-lo. Talvez mais tarde fosse pensar no que a levou a agir assim: seria o reflexo tremeluzente das estrelas no lago, ou o modo como a mistura de luar e lágrimas fazia os olhos dele parecerem piscina de prata derretida? Ou a solidão muito profunda dentro dela, como um cubo de gelo pressionado contra seu coração partido?”
página 88

Mesmo sem achar o livro intenso como os demais da autora, foi impossível não me emocionar durante a leitura. Kristin Hannah tem uma habilidade excepcional de falar sobre emoções e transmiti-las, seja de forma arrebatadora, seja de forma singela. "O Lago Místico" configurou como uma terna e sensível leitura, e não foi difícil imaginá-la sendo adaptada para os cinemas como o típico filme descrito inicialmente por mim.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/01/16/resenha-o-lago-mistico-kristin-hannah/

Fernanda 07/01/2015

Resenha: O lago místico
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-o-lago-mistico-kristin-hannah.html

Sueli 05/01/2015

O Lago Místico
Felizmente, para nós, leitores, alguns livros se recusam a nos abandonar, ou mais provavelmente, nós nos recusamos a abandoná-los. É como se os seus personagens se infiltrassem tão profundamente em nossas realidades que passamos a conviver com eles como se de nossa família eles fossem...
Eu pensei em não fazer nenhum comentário sobre O Lago Místico, já que li resenhas ótimas sobre ele, e pensei que seria desnecessário, certamente será este o caso. Mas, percebi que eu necessitava dizer o quanto eu amei esse livro.
O Lago Místico não tem vilões ou maldades cirurgicamente arquitetadas, é apenas um livro sobre a vida acontecendo.
Nesse caso, é sobre a vida de Annie que ao despedir-se de sua única filha, nem imaginava que estaria se despedindo também de seu marido, Blake, com quem estava casada há mais de dezenove anos.
A separação tão inesperada quanto cruel deixa Annie perplexa, e através do processo de racionalização da personagem fui, muitas vezes, surpreendida com a similaridade existente entre nós. Talvez, por isso mesmo eu não consiga até hoje me separar do universo de O Lago Místico.
Annie é uma ferida ambulante de solidão - uma sequela decorrente do fato de ser deixada para trás por alguém que se ama.
Annie, ao procurar por referências dessa vida que desmorona, percebe que até mesmo nas fotos de família nem sempre ela esteve presente. Ao tentar ser perfeita, paulatinamente descartou as imagens em que se achou gorda, feia e velha, dessa forma apagando traços preciosos de vida.
Quem de nós já não fez o mesmo?
Incapaz de continuar morando na casa imensa e vazia Annie volta para sua cidade natal.
Nesse ponto do livro eu me lembrei de uma frase dita pela personagem de Kathy Bates, em um filme que amo de paixão – Tomates Verdes Fritos: “Ela era muito jovem para ser velha e muito velha para ser jovem.”.
Annie está para completar quarenta anos e com problemas que necessitam de uma solução imediata, já que conforme o tempo avança a margem para erros diminui muito. E, recomeçar é cada vez mais difícil e requer uma energia que nem sempre se tem. E, ao voltar para sua cidade natal, Annie reencontra seu passado e as consequências das escolhas baseadas em conceitos questionáveis.
É sempre muito curioso o que se perde até se compreender o real valor das coisas que verdadeiramente importam em nossas vidas. E, é aí que reside o conflito principal de Annie.
Conheceremos Nick, hoje viúvo da melhor amiga de Annie, alcoólatra, e sua filhinha Izzy, que está “desaparecendo” rapidamente e não fala uma palavra desde a trágica morte de sua mãe.
É importante notar o paralelo existente entre Izzy e Annie, uma resgatando a outra de suas misérias e traumas psicológicos, onde a felicidade e o amor é a recompensa de quem jamais abandonou a fé e a esperança.
O Lago Místico é um livro que você ama, ou você odeia, mas jamais ficará imune a ele. Talvez, dependa muito do momento da vida de cada leitor, então, caso você não se identifique imediatamente, eu sugiro que volte a lê-lo em outra oportunidade, porém jamais descarte esse livro precioso.
Rafaela 05/01/2015minha estante
Ainda bem que voce resolveu fazer essa linda resenha nao tinha vontade de ler o livro mas depois de ler sua opiniao tive que coloca-lo na minha lista de desejados

Lizzy 05/01/2015minha estante
Amei a sua resenha querida Sueli, suas indicações são preciosas. Outro dia estava lendo uma matéria afirmando cientificamente que a leitura de romances modifica o nosso cérebro. No texto do artigo ficou claro que quando gostamos de um personagem entramos na "pele" dele, sentimos todas as emoções, e esse "exercício" pode, dentre outras coisas, influenciar a nossa percepção no mundo real de forma positiva. Eu acredito que existem livros que nos ensinam belas lições de vida, esse parece ser um desses. Bjs

Sueli 05/01/2015minha estante
Ah, Rafaela, eu adoraria saber fazer resenhas para livros como O Lago Místico. Infelizmente, não tive e nem tenho capacidade técnica para tanto. Eu apenas quis deixar o meu depoimento sobre um livro que me emocionou demais. Uma história possível, sobre pessoas possíveis. Pessoas especiais que resgatam pessoas cujo destino as deixou sem esperança.
Um livro como este faz toda a diferença em minha vida.
Obrigada pelo carinho.

Sueli 05/01/2015minha estante
Lizzy, caso esse artigo seja verdadeiro, certamente O Lago Místico deve ter me modificado de alguma forma... Eu espero que para melhor!
Sabe, logo após terminar a leitura desse livro belíssimo, eu parti para O Sedutor, da Madeline Hunter, mas não consegui me afastar da Annie, da Izzy, nem do Nick.
E, eu tive que escrever sobre a minha emoção... Eu adoraria que esse livro fosse um tremendo sucesso. Ele é lindo demais para ficar mofar nas livrarias.
Obrigada por estar comigo sempre, minha querida amiga,

Elaini 06/01/2015minha estante
Bom...eu estava em dúvida em ler esse livro, apesar da autora ser uma das minhas preferidas. Depois dessa resenha não tenho mais! Parabéns, Sueli! Vc é sempre precisa sm suas resenhas!

Sueli 07/01/2015minha estante
Oi, Elaini, bom dia!
Tomara que você se apaixone pelo O Lago Místico, tanto quanto eu.
Obrigada pelo carinho,

Fernanda @condutaliteraria 04/01/2015

O Lago Místico
Annie é uma mulher de quase 40 anos que sempre se dedicou à sua família. Seu mundo perfeito começa a desabar quando sua filha sai em viagem e seu marido pede o divórcio, dizendo-se apaixonado por uma mulher mais jovem.

Bastante fragilizada e deprimida, Annie procura apoio junto a seu pai na pequena cidade de Mystic, onde passou sua infância.

Lá ao saber que sua amiga de infância havia morrido, Annie decide fazer uma visita à Nick, o viúvo de Kathy e sua antiga paixão. Nesse momento ela se depara com uma situação tão mais triste quanto a sua, encontra Nick arrasado, mergulhado no alcoolismo pelo sentimento de culpa. E ainda tem a pequena Izzy, que desde a morte da mãe, não fala mais.

Ela decide, então, ajudar aquela família devastada, como ela, pela perda.

O Lago Místico é uma história que fala principalmente de perda, tanto a perda de um ente querido, quanto a perda da esperança, dos sonhos ou de si mesmo.

E mais uma vez, a autora nos brinda com uma história envolvente, delicada e repleta de emoção.

"A verdadeira viagem de autodescobrimento não está em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos. - Marcel Proust" (p. 7)
Fer Kaczynski 31/01/2015minha estante
Ela cita Proust no livro, já me ganhou!
Todos falam bem desse livro e dessa autora, preciso urgente ler algum dela, adorei sua resenha Fer.

Lily Freitas 16/12/2014

O Lago Místico
Hannah é boa mãe e esposa que faz de tudo pelo bem estar de sua família, tentando de todas as formas agrada-los mesmo que para isso sacrifique as suas próprias escolhas. Até que um dia sua filha Natalie vai passar um ano na Europa e ela acaba sozinha com o seu marido Blake que assim que deixa a filha deles no aeroporto pede a Annie o divórcio deixando-a sem chão com esse pedido.

Annie nunca trabalhou em sua vida pois assim que engravidou decidiu dedicar-se por completo a vida familiar e quando se vê com provável divórcio a sua frente fica sem saber o que fazer e como vai viver sem ter a quem cuidar. Ela decide então ir passar um período com seu pai Hank em Mystic sua antiga cidade natal. O que ela na espera era que lá sua vida iria mudar por completo e tudo o que um dia ela acreditou ser importante e definitivo na realidade poderia ser modificado e transformado.

No momento em que Annie começa a conviver com as pessoas da sua antiga cidade descobre que sua grande amiga de infância Kate se casou com o seu também amigo Nick e que juntos tiveram uma linda filha chamada de Izzy, porém, infelizmente ela morreu deixando sua família sozinha e enfrentando uma imensa dificuldade em superar a sua morte.

Quando ela encontra Nick o antigo amor que eles um dia viveram volta com força total e eles por mais que tentem não conseguem segurar toda essa paixão. Annie também acaba por se apaixonar pela pequena Izzy e surge entre elas um amor e uma amizade que vai mudar a vida de Annie e principalmente a de Izzy, já que desde que sua mãe morreu ela começou a acreditar que estava desaparecendo e parou de falar com todas as pessoas incluindo seu pai que consequentemente perdeu todo jeito de conviver com sua filha.

Rapidamente Annie ganha a confiança de Izzy e muda por completo a vida da criança e sua própria vida também sofre uma reviravolta pois vai ser nos braços de Nick que ela vai descobrir o verdadeiro amor e como é bom amar alguém sem limites ou controle.

Mas como tudo o que é bom dura pouco, seu marido volta para sua vida tentando ganhar seu perdão deixando a pobre Annie sem saber o que fazer já que um fato inusitado muda por completo os rumos de seu futuro com Nick e Izzy.

O Lago Místico é um livro super sensível que vai abordar os sacrifícios que a maioria das mulheres até hoje fazem pelo bem estar de suas famílias mesmo que para isso elas tenham que abandonar seus sonhos e desejos. Kristin consegue de forma brilhante desnudar a alma de seus personagens fazendo com que seus sentimentos sejam vividos plenamente pelo leitor. Não tem como não se emocionar ou se sentir angustiada com os acontecimentos vividos por eles você de uma forma ou de outra acaba por se sentir dentro da história.

Pra mim o melhor desse livro é saber que toda essa história pode acontecer ou já aconteceu com uma pessoa próxima ou com nós mesmos e que muitas das vezes nos sentimos perdidos e incrédulos com os destinos que a vida nos reserva.

É uma leitura rápida, apaixonante e que te prende do início ao fim.

site: http://www.fernandameireles.com/2014/12/coluna-da-lilian-freitas-o-lago-mistico.html

Dressa Oficial 26/11/2014

Resenha - O Lago Místico
Olá, tudo bem com você?

Alguns dias atrás coloquei uma votação aqui no blog para saber qual livro deveria ler, e o livro " O Lago Místico" da Kristin Hannah minha autora favorita ganhou.

Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz em começar a ler mais um livro dessa autora preferida, eu já li todos os livros dela e a cada novo livro, ela ganha ainda mais minha admiração.

Annie é uma jovem de 39 anos que é casada com Blake a 20 anos, juntos tiveram uma filha chamada Natalie que está com 17 anos e resolve fazer um intercâmbio para Londres para se preparar para a faculdade.

Na volta da despedida de sua filha, Blake declara que quer o divórcio de Annie e que está se relacionando com uma mulher mais jovem, Annie fica surpresa com essa revelação e em prantos não sabe o que fazer, até que decide viajar para Mistic, a cidade onde nasceu e ficar um tempo com seu pai e tentar colocar seus pensamentos em ordem.

Annie nunca trabalhou, não chegou a concluir a faculdade pois logo ficou grávida e levou toda sua vida cuidando do marido que nunca lhe deu a atenção e o amor que merecia, se privou de várias coisas e de sua felicidade para fazer feliz as pessoas ao seu redor.

Ao chegar em Mistic a primeira mudança que ela faz é cortar os cabelos, seu marido sempre gostou de cabelos compridos e justamente para esquecer ele de vez ela resolve cortar o cabelos bem curtos, no começo não gosta da mudança e também chora por isso, resolve se consultar com seu médico e descobre estar passando por uma fase de depressão.

Annie então descobre que sua amiga Kate da época da escola casada também com seu amigo Nick que na adolescência eram inseparáveis casaram , tiveram uma filha mas infelizmente Kate se matou deixando Nick e sua pequena filha Izzy de apenas 6 anos sozinhos.

Annie então resolve ajudar essa família destruída, e resolve cuidar da pequena Izzy que desde que sua mãe morreu resolveu não falar mais, foi expulsa da escola e vive com uma luva escondendo seus dedos e usando apenas uma mão para fazer todas as coisas.

O que Annie não sabe é que Nick está devastado com tudo o que ocorreu com sua mulher, de certa forma ele se sente culpado pela morte de sua esposa, e então se entrega ao vicio do álcool e nunca esta presente na vida da pequena Izzy.

Mais uma vez Annie larga sua vida e se dedica totalmente a cuidar de outra família, Nick e Izzy se tornam sua causa nobre, onde ela resolve ajuda-los da melhor maneira possível.

Nick e Annie acabam se envolvendo de uma forma linda e emocionante, sem cobranças, com muitas alegrias e descobertas, Annie se surpreende com sua nova versão, se sente mais amada e feliz e percebe que precisa voltar para sua vida anterior para buscar sua filha Natalie de viagem novamente, e ao pensar em ficar com Nick e encarar uma nova vida, vem a vida e lhe prepara surpresas novamente.

Blake volta a Mistic e pede o perdão de Annie e agora ela precisa decidir o que precisa ser feito, dar uma nova chance a si mesma e se envolver com o amor do passado, ou voltar a sua vida sem graça de antes e fingir que nada aconteceu?

Um livro que mostra a verdadeira essência de muitas mulheres, que pensam sempre em agradar as pessoas ao seu redor e se esquecem de serem felizes, um livro que passa uma mensagem muito bonita de independência, de amor, de correr atrás de seus sonhos e mesmo que já tenha vivido muitos anos de uma maneira nunca é tarde para mudar.

O livro ainda conta com uma entrevista com a Kristin Hannah explicando todo o processo de criação do livro e dos personagens.

A edição do livro está simples, capítulos separados, páginas amareladas, letras um pouco pequenas, a narrativa é feita em terceira pessoa mas Kristin Hannah tem o dom de deixar a gente tão próxima dos personagens e de sua emoções que as aflições dos personagens passam a ser nossa, então se você gosta de um bom drama como eu esse livro vai te encantar.

Minha dica é que você leia todos os livros dessa autora maravilhosa, gostei muito desse livro e continuo amando essa autora que me encanta com seus dramas familiares e me emociona com cada livro seu publicado aqui no Brasil, mas preciso confessar que Jardim de Inverno ainda é o melhor dela.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/11/resenha-o-lago-mistico.html