Sandman: Um Jogo de Você

Sandman: Um Jogo de Você Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Sandman: Um Jogo de Você

alana 12/07/2023

Adorei a personagem da Wanda e a amizade dela com a Barbie mas esse arco foi tão cansativo e difícil de ler que quase abandonei.

Schimas 05/05/2023

Achei essa história meio arrastada, bagunçada e até certo ponto desnecessária, mas se papai Neil pública, a gente lê

Victor225 06/04/2023

SANDMAN é moldador de caráter
Minha primeira resenha por aqui não poderia ser sobre outra obra, Sandman, na minha opinião, é a história mais completa, abrangente e inspiradora que existe. E neste arco em particular, chamado Um jogo de você, que engloba as edições de número 32 a 37 do quadrinho, deixa claro a razão pela qual, além da sua qualidade como escritor de fantasia, Neil Gaiman é um autor à frente de seu tempo.

Um jogo de você, conta a história de Barbie, uma jovem residente de Nova York que divide apartamento com sua melhor amiga, Wanda. A trama da personagem principal se mostra uma brilhante história de fantasia, com uma interação fantástica entre dois mundos diferentes, a Terra e o mundo dos sonhos. Porém, o ponto principal para mim é a história de Wanda, que se mostra uma personagem muito mais complexa do que uma mera companhia para a protagonista.

Nos é revelado logo no início da história, que Wanda é uma mulher trans, fato que felizmente é comum em histórias atuais. Entretanto, Sandman é uma HQ do final dos anos 80, com esse arco específico tendo sido lançado em 1991, uma época onde era socialmente aceito, verbalizar na mídia, que qualquer indivíduo trans ou homossexual deveria MORRER ! Neil Gaiman, já nessa época, escreveu sobre uma mulher trans com um carinho imenso, falando sobre transfobia numa época em que, repito, era COMUM pregar a morte dessas pessoas em TV aberta.

Existe uma cena muito bonita no final desse arco, na edição 37, que representa exatamente tudo que o autor nos quis passar sobre esse tema e sobre Wanda, mas ela faz parte de um spoiler pesado, e você merece ler essa história sem informações de fora.
Anisans 25/11/2023minha estante
Sábias colocações!

Lucas1429 26/07/2022

Essa foi a saga mais emocionalmente densa de sandman, muito tocante, com um final que provoca muitos sentimentos, um final muito gentil, acho que essa é a palavra pra definir, te atinge muito, sandman sempre vai além

Rilley1 15/06/2022

Lindo, maravilhoso, impecável
Meus Deus que incrível, to amando sandman demais. Um jogo de você é simplesmente incrível, uma das melhores até agora, apenas.

CoolGabe642 17/12/2021

Avassalador! Um trabalho magistral de Neil Gaiman.
Eu não imaginei que chegando quase na metade do caminho, depois de ver tantas histórias e arcos que me deixaram maravilhados, seria quando eu me depararia com o que possivelmente é o melhor que Sandman tem a oferecer. Pode ser algo ousado de se dizer tendo tanto para ler ainda, mas a carga dramática e o trabalho narrativo e simbólico que A Game Of You possui é simplesmente incomparável. É excelência em storytelling e algo que simplesmente merece completamente a alcunha de clássico.

Beatriz 31/08/2021

Todos merecem uma amiga como Wanda
Esse volume foi o mais complicado para mim, achei ele meio arrastado até o meio, mas depois gostei muito. O final me fez chorar. Wanda foi a personagem que mais gostei nesse volume, sem ela seria apenas mais um. É um livro sobre amizade, e é lindo.

Manezera 07/08/2021

Impossível não dar nota máxima
Sou suspeito qdo se trata de Sandman, a cada leitura me surpreendo com novos detalhes nao percebidos nas primeiras leituras.

Ness volume acompanhamos como anda a vida de Barbie, após o divórcio, vivendo em Nova York com amigos incomuns, sem sonhar, desde os acontecimentos envolvendo o Reino de Morpheus.

Douglas 27/05/2021

Sem dúvidas da não é o melhor arco até aqui. Mas, como o próprio autor disse, é uma história que já estava pronta há tempos, mas que somente agora se sentiu confortável o suficiente para publicá-la.

Rodrigo.Trindade 09/08/2018

O ápice de Sandman
Sem dúvida uma das melhores coisas já feitas por Neil Gaiman. É inspirado escancaradamente em obras de fantasia como Senhor dos Anéis e Nárnia mas ainda sim tem uma essência própria ao se tocar na ideia dos sonhos como coisas que crescem, evoluem, se desenvolvem, morrem.

Gostei muto desse regate da Barbie de "Doll House" porque além de aproveitar o mundo mágico de seus sonhos já introduzido naquela história vemos como alguém criada para ser uma caricatura ambulante pode ser complexa. Mesmo ela sendo a branca-hétero-loira-padrão ela sofre de conflitos quanto a quem é e luta contra a solidão. Creio que a característica da Barbie de mudar sempre de "rosto" com a maquiagem a faz uma ligação aos diversos modelos da boneca e funciona muito bem para essa personagem em busca de achar sua própria voz.

Ótimo também são as coadjuvantes. Temos nessa edição uma representação LGBT muito respeitosa e complexa, fugindo de esteriótipos. A menina quietinha e sem sal se mostra ser uma bruxa milenar, a trans morre de medo de realizar sua cirurgia de mudança de sexo e o casal lésbico deve lidar com uma gravidez inesperada. Sandman aparece pouco e a história se foca nesses personagens comuns, suscetíveis a qualquer perigo, o que aumenta de forma considerável a tensão.

Rodrigo.Rufino 09/08/2016

Um Jogo de Nós
Um dos arcos mais relevantes de Sandman, tematicamente falando. Neil Gaiman nos entrega, aqui, uma história essencialmente humana; a mais humana da série (até então). Todos os dias jogamos um jogo de nós, um jogo feito de nossa identidade pessoal, de quem queremos, tentamos e/ou conseguimos ser neste mundo.