Fora de Mim

Fora de Mim Sharon M. Draper

Resenhas - Fora de Mim

mnk0 05/10/2021

FEDA-SE CLAIRE, MOLLY,ROSE,WALLACE,CONNOR E TODO O RESTO
enfim,POR MIM CLAIRE,SR DIMMING (WALLACE)ROSE, CONNOR,MOLLY,RODNEY E O RESTO TERIAM MORRIDO NO AVIÃO,UM MORTE DOLOROSA E LONGA.

alguém põe a melly-melly num potinho por favor?

gente esse livro é bom juro, eu sei q a capa é HORROROSA,mas como diz o ditado, não julgue o livro pela a capa né, enfim esse livro se vc se sente como se vc fosse a mello-yelloh além de ele ser em primeira pessoa,ela narra como se fosse um diário,a história é bem construída amei.

pesosas q gostaram de extraordinário leiam esse livro.

obs:o q o jão verde faz da vida tadinho,tem tempo até pra ler ler esse livro.
rayumix 06/10/2021minha estante
????????

Mariana 14/07/2023

Merecia mais reconhecimento
É tão bom, é tão reflexivo, pois não conseguimos entender e sentir todos os sentimentos de Melody e todas as dores que ela passa por ter paralisia cerebral.

Leitor Sagaz 20/02/2015

Emocionante e recomenda para todos
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Oi pessoal!
Nossa que saudade de vocês sagazes. Estou de volta, trazendo a resenha de um livro para tocar seu coração meu querido leitor.

De inicio vamos conhecer a pequena Melody, para os íntimos Mello Yello, uma garota extraordinária, sensível, muito inteligente e com um gosto peculiar para a música.

A Melody tinha o que os médicos chamam de Paralisia Cerebral: não pode falar, andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra e na sua cabeça existiam milhares delas, a Melody já tinha quase onze anos. Os médicos sempre falavam para seus pais que ela seria um fardo, mas os pais da Melody não poderiam a amar menos simplesmente por suas limitações.

“Quando eu tento falar, fico com as palavras explodindo na minha cabeça, mas na minha boca só saem sons e gritinhos sem sentido.”

As pessoas não enxergavam o que existia dentro da Mello, viam apenas uma menina esquisita, que só gritava, fazia gestos e babava em horas inapropriadas. Mas nos leitores podemos acompanhar a jornada da Mello para mostrar ao mundo do que ela era capaz.

Imaginem como é a vida de uma criança com qualquer tipo de deficiência em uma escola comum. Na escola da Melody não é diferente, os “normais” ficam apenas com os “normais” e os “esquisitos” ficam com os “esquisitos”, isso começa a mudar quando a diretora implanta um projeto chamado de Inclusão, onde as crianças com deficiência se juntam com as outras crianças para partilharem uma aula diferente. Foi ai que a Melody descobre que de alguma forma precisa falar, se expressar em palavras como as outras crianças. Com a Sra. V que era sua vizinha e amiga da família, descobrem um dispositivo que poderia ser programado para ser a sua voz, esse dispositivo era chamado de Medi-Talker, para os íntimos “Elvira”. Nesse ponto da história se inicia uma nova jornada em sua vida, onde o impossível se torna possível.

“A gente riu tanto que a professora teve que por o dedo nos lábios, fazendo sinal para gente ficar quieta. Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com alguém durante a aula! Foi a melhor sensação do mundo! Fiquei me sentindo igual ás outras crianças.”

E essa é apenas uma parte da incrível história da Melody, como eu você vai sentir que está vivendo a vida dela, vai ver nos olhos de capa pessoa que o que eles enxergam é apenas uma garotinha em uma cadeira de rodas, não a menina que tem um incrível gosto para música, ou a menina que tem muita noção de moda e nunca a menina que adora sempre uma boa piada.

Fora de Mim é um livro com uma sensibilidade tremenda, toca seu coração e sua alma, eu particularmente amei a leitura do começo ao fim, se pudesse abraçaria a autora e lhe diria: Você definitivamente tem o dom das palavras! Na história cada personagem tinha que existir, cada dificuldade enfrentada pela Melody e sua família tinha que está ali, porque cada vitória sua me fazia acreditar que o nosso mundo e as pessoas ainda têm cura.

Acredito que esse é aquele livro que todo a família deveria lê-lo, deixo aqui minha indicação de leitura. Desejo a vocês uma ótima viagem nessa belíssima obra.
Beijocas da Deebs!

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/01/resenha-fora-de-mim-sharon-m-draper.html

Aline Bento 23/09/2022

AMEII
Vim tão sem pretensão para essa leitura, e fui tão bem surpreendida, eu amei a leitura, em alguns momentos achei a Melody bem infantil e meio ingrata, mas ela é uma criança e que tem diversos problemas e em muitos momentos é bem madura.
Gostei muito de verdade.
Claro que ela tem uma família bem estruturada, mas mesmo assim não tira o mérito da escritora, por falar de um publico que quase ninguém nem repara que existe.
ENFIM leiam este livro maravilhoso.

Lilica/Lili 05/05/2023

Eu gostei muito
Achei um livro bem gostosinho de ler, me emocionei em algumas partes, ri, fiquei com raiva, e por ter sentido isso tudo aí eu gostei. Não é um livro tão marcante e nem tão triste ao ponto de afogar em lágrimas, mas me fez refletir sobre algumas coisas.

aThati 10/02/2022

Um dos livros mais sensíveis que já li.
Foi como dar uma volta na montanha russa. Que livro! Impossível não se emocionar e se envolver. Esse tem lugar especial na minha estante.

kesya8 06/05/2023

Sem palavras
MDS QUE LIVRO BOMM.
confesso que não dei valor nenhum quando comprei, só achei que ia ser um livro qualquer de uma feirinha, mas a cada palavra que eu ia lendo mais eu ia me envolvendo nele.
não imaginava que teria um assunto tão delicado abordado de uma forma tão mais leve do que realmente é; e me fez repensar em algumas atitudes preconceituosas que podemos ter no dia a dia sem nem perceber !!
me envolvi inteira no livro, ri, surtei e algumas lágrimas escorreram tbm?
muito bom ??

Fernanda1702 18/10/2021

Nunca devemos subestimar o outro.
Muito bom. Esse livro me fez olhar com outros olhos como as pessoas tratam pessoas com algum tipo deficiência e como elas se sentem.

Lorrane Fortunato 28/08/2016

Coisas que Aprendi com Fora de Mim / Dreams & Books

"Como é que o silêncio pode fazer tanto barulho?"

Fora de Mim me fez me perguntar diversas vezes o que eu deveria escrever e como eu deveria escrever sobre esse livro. E também me fez repensar o que é escrever uma resenha.

Se o livro te faz chorar tanto que as páginas delem ficam manchadas de lágrimas, importa se a capa dele é bonita? Se o livro toca o seu coração e abre seus olhos para uma condição, importa se as páginas são amareladas ou brancas? Se o livro entra pra sua lista de favoritos da vida, importa mesmo se a letra tem um tamanho bom?

Eu não sabia o que dizer sobre esse livro, e na verdade, ainda não sei. Só sei que preciso fazer com que entendam o quão incrível ele é. Eu não conseguia fazer uma resenha, por isso, criei a coluna Coisas Que Aprendi.

"Uma pessoa é muito mais que um diagnóstico escrito num prontuário."

Não dramatizar.
Apesar de o gênero ser drama, esse não é aquele livro dramático e cheio de cenas tristes que te faz ir pro hospital com desidratação, após lê-lo. Você vai chorar, muito ou pouco, talvez nem chore, não tenho certeza (eu chorei horrores, mas, não sirvo de comparação). O que eu sei, é que ele vai te tocar de uma forma incrível. Naquele pontinho mais insensível do seu coração, você vai se sentir mexido.

Melody me mostrou que não é preciso fazer drama por tudo. Ela me ensinou que preciso vê mais as coisas bonitas e simples da vida, que devo usar lentes que só foquem no bom.

Agradecer.
Você já agradeceu hoje? Mesmo que não tenha uma religião e mesmo que não acredite em Deus, você já se sentiu grato por tudo o que tem? Não, eu não estou falando de dinheiro, de bens. Eu estou falando de saúde. Já agradeceu por estar bem? Já agradeceu por ter saúde e poder fazer o que pode sem ajuda? Ou, se tem algum problema bem sério, já agradeceu pela vida? Parou pra pensar no quanto é privilegiado?

Foto por Dreams & Books.
Instagram @DreamseBooks

Fora de Mim me fez ver o quanto preciso ser grata.
Já pensou como seria sua vida se não pudesse enxergar, ouvir, falar ou se mexer? Já pensou como seria, se fosse você a Melody, uma menina gênio que não pode cantar, abraçar sua família, contar piadas, fazer cócegas em alguém ou dançar?

"Palavras.
Milhares de palavras me cercam. Talvez milhões. (...)

As palavras sempre rodopiam à minha volta como flocos de neve.
Cada palavra é delicada e diferente, e todas se derretem, uma por uma, intocadas, nas minhas mãos."

Valorizar.
Quanto valor estou dando ao que posso fazer?
Eu sempre penso mais no que não posso fazer em vez de valorizar o que posso?

Melody é uma menina que valoriza muito a vida e as pequenas coisas. Ela, mesmo cheia de limitações, valoriza cada coisinha, vê beleza em tudo e é feliz com o que tem. Por que eu não posso ser assim também?

Prezar.
O quanto você preza sua família, seus amigos, aquelas pessoas que sempre estão contigo? Já disse que as ama hoje? Já agradeceu? Se colocou a disposição? Já fez o bem pra alguém? Eu me fiz essas perguntas.

Melody ama e valoriza todos que a amam e se dão por ela. Ela é grata e, tenho certeza que, se pudesse, ela diria repetidamente (e mostraria em ações) o quanto os ama e faria de tudo por eles. Melody mostra que sempre devemos nos lembrar que essa parceria não é uma via de mão única. Como diz a sábia vovó: "uma mão lava a outra e as duas lavam os pés."

Superar.
Você tenta sempre superar?
Não digo superar os outros e ser sempre o melhor em tudo, pois, isso é esgotante e não traz tanto prazer quanto deveria. Estou dizendo superar a si mesmo. Quebrar seus limites, fazer coisas que os outros (e talvez você mesmo) desconfie que consiga. Você tenta?
A última lição que aprendi com Melody Brooks foi que devo me esforçar pra ser a melhor eu que puder.

"Todo mundo usa palavras para se expressar.
Menos eu.
E aposto que a maioria nem se dá conta do poder que as palavras tem."

Se você está em dúvida quanto a ler ou não esse livro, apenas leia. Tenho certeza que a Melody vai te ensinar muitas coisas. E que você vai curtir cada segundinho ao lado dela. Quando acabar, estou certa que sentirá a falta dela.

Jogue quaisquer razões ou desculpas para não ler esse livro fora. Siga meu conselho e leia Fora de Mim. E depois, se quiser, pode fazer sua própria lista de coisas que a protagonista te ensinou. Certamente, ela te ensinará algo.

"Parece que eu vivo numa jaula sem porta e nem chave.
E não tenho como explicar como se faz para e tirar dela."

site: www.dreamsandbooks.com

Yasmym 22/10/2016

Esse livro. Confesso que o comprei tem um certo tempo em uma feira de livros que tem na minha cidade de vez em quando. Era um sábado e fui apenas dar um passeio pela feira porque não tinha o que fazer em casa e meu pai me deu um dinheiro, caso eu quisesse comprar algum livro. Andando pra lá e para cá, anotando nomes de livros que a sinopse me agradou, o vi perdido nas estantes e o nome me atraiu de uma maneira absurda. Olhei a sinopse e perguntei o preço por curiosidade, reparei que só tinha um exemplar e o preço estava super em conta e resolvi comprar.

Por que estou contando isso? Porque talvez tenha sido um dos livros mais lindos que já li, não me arrependo do dia que o adquiri e me surpreende muito o fato de muitas pessoas não o conhecerem. Todos deveriam ler. TODOS. Sem exagero.

A vida de Melody não é nada fácil. Me colocou pra pensar nas vezes que poderia ter ficado em silêncio ao invés de falar tanta bobagem e, as vezes, acabar magoando alguém. Quanto vale o silêncio? Quanto vale um simples "oi"? A história nos mostra uma realidade que nunca passou pela minha cabeça.. Quantas pessoas vivem na situação da Melody? Quantos gênios estão sendo deixados de lado porque tem alguma deficiência, seja física ou mental?

Melody nos mostra que não há barreiras que nos impeçam de fazer o que queremos, tudo está ao nosso alcance, basta o querer. A história é emocionante e se prepare para rir, chorar, ficar com raiva, chorar de novo e rir mais um pouco.

LEIAM, MAS LEIAM COM O CORAÇÃO.
Boa leitura!

Millene 16/12/2021

Melody é uma garota de onze anos que tem paralisia cerebral, não pode andar e nem falar mas que sempre arranja meios de se comunicar.
Ela é muito inteligente e sua mente não para por um segundo e ela tem interesses como todas as garotas da sua idade, mas poucas pessoas estão dispostas a tentar entender ela.

Tem uma amiga da mãe da Melody que faz esse trabalho perfeitamente, ela ensina a garota, instiga a ser curiosa e aprender mais e a sobreviver num mundo que não está preparado pra ela.

A história consegue ser leve, é muito bom ver que a deficiência não define a Melody. Mostra tanto as vitórias do seu dia a dia quanto as dificuldades dela.

Melody não é perfeita, ela é uma criança que faz birra, fica com raiva e tem inveja como qualquer criança da sua idade e muitas vezes eu ficava nervosa mas mesmo assim me apeguei tanto nela e fico feliz de saber que esse livro tem uma continuação.

Eu creio que foi intencional da autora mostrar esse lado chato além do lado gênio e adorável da Melody. Mostrar que ela é uma pessoa de verdade e tirar essa mentalidade de que são "tadinho"

Brenda 17/11/2020

Aqui é possível enxergar as dificuldades tantos dos pais que criam filhos com alguma doença quanto da própria criança atingida.

Fernanda Szabo 30/05/2021

Leia você tbm vale muito a pena
Esse e o tipo de livro que todo mundo deveria ser ler, nele vamos acompanhar a garra de determinação de uma garotinha para ser aceita no mundo onde apenas as pessoas perfeitas são aceitas, Melody nos mostra que não importa a forma como você veio a mundo, se e perfeita ou não que isso não diminui nossa capacidade de ser tão boa ou melhor que aquele que se acha superior . Melody no faz rir , chorar, morrer de raiva e morre de amor em vários momentos dessa história, vale a pena acompanhar cada passo que essa pequena notável garota vive para ser apenas aceita e reconhecida pela sua capacidade