O diário secreto de Lizzie Bennet

O diário secreto de Lizzie Bennet Kate Rorick

Resenhas - O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Larissa / @olhares_sonhadores 07/11/2019

O diário secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su
O livro é inspirado na Web série de Bernie Su e também uma releitura de Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen. Nunca li nenhum livro de Austen e gostaria muito de começar. Dessa forma, me interressei em ler O diário Secreto de Lizzie Bennet por ser uma releitura e ser um livro com acontecimentos mais atuais, onde a protagonista é uma estudante de comunicação e resolve fazer vlogs.
O livro trata- se do que Lizzie Bennet escreve em seu diário. Lizzie é uma estudante de comunicação, precisa fazer um projeto para a faculdade e pensando no que fazer resolve criar um canal na internet, postando nele vídeos sobre sua vida, sua família e seus amigos, tentando sempre ser sincera e transparente.
As coisas mudam quando chegam na cidade dois rapazes ricos e charmosos. Chamados Bing Lee e William Darcy, logo Bing se apaixonou por Jane Bennet, irmã mais velha de Lizzie, já Lizzie não gostou de Darcy que se mostrou ser muito pretencioso.
Ao decorrer da narrativa, o leitor se depara com vários problemas que ocorrem nas vidas de Lizzie, sua familia e amigos.
Na minha opinião, o livro é bom, mas há uma certa demora para que Lizzie, enfim perceba quem é Darcy e o que ele realmente quer. Com certeza, me deixou ansiosa para ler Orgulho e Preconceito.

Queria Estar Lendo 09/10/2019

Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
O Diário Secreto de Lizzie Bennet é a novelização da websérie escrita por Bernie Su e Kate Rorick. Na história, acompanhamos as aventuras e desventuras de Lizzie, a filha do meio da família Bennet, e seus diários relatando um pouco mais da sua vida nada convencional.

Lizzie está estudando para sua pós-graduação e resolve usar o vlog como projeto para sua tese; os vlogs envolvem, basicamente, ela conversando com a câmera sobre sua vida. E é uma vida bastante agitada, diga-se de passagem. A família Bennet é composta por figuras divertidas e excêntricas - desde o pai, o mais sucinto e controlado, passando pela mãe, a maluca desesperada para casar as filhas solteiras, e as duas irmãs de Lizzie, Jane, que é um anjo em forma de pessoa, e Lydia, a diabinha enérgica mais fofa que poderia existir.

Se tratando de uma releitura de Orgulho e Preconceito, tanto a obra quanto a websérie fazem uma adaptação excelente de tudo que existe no clássico, trazendo a história da Elizabeth para os nossos dias atuais. É totalmente crível assistir e/ou ler seus relatos sobre as aventuras e desventuras dos Bennet, sobre os problemas financeiros da família, sobre o relacionamento da irmã com o recém-chegado Bing Lee, sobre como William Darcy é um grandessíssimo hipster babaca. Enfim, é uma das melhores releituras que já tive o prazer de acompanhar.

"Essa é a minha família. Se eu não puder ser sincera em relação a eles, não serei sincera sobre mim. Essa é a minha vida, com todos os defeitos. E é isso que eu vou publicar por aí."

Lizzie é, ouso dizer, a melhor representação que já li da Elizabeth original. Ela é cheia das opiniões e dos julgamentos e orgulhosa até o último fio de cabelo; ela é uma personagem difícil. Muito teimosa e decidida e, portanto, aberta a contradições. Ela é a garota que não mede as palavras ao falar com a câmera e com seu público para, depois, perceber que talvez tenha ido um pouco longe demais? Mas, de novo, ela tem um dever com as pessoas que acompanham seus vídeos, e sua opinião é aquela, independente de ser afiada demais.

E bota comentário afiado nisso! O bom humor, no entanto, torna esses trejeitos egocêntricos da protagonista em equilíbrio com as mudanças e o crescimento que ela vai sofrendo ao longo da trama. O desenvolvimento da Lizzie é maravilhoso; como pessoa e como profissional, ela trilha um caminho de entender seus próprios erros e opiniões precipitadas, de olhar para trás e assumir as coisas que fez errado - e está disposta a consertar o que puder. Com a mãe, com as irmãs, com Bing Lee e mesmo, e principalmente, com Darcy.

"Eu, no entanto, estou num estado de irritação desenfreada por causa de uma pessoa. Especificamente, William Darcy."

E ai ai... Deixa eu falar no Darcy.

EU NÃO SEI FALAR NO DARCY PORQUE EU SÓ QUERO GRITAR O QUANTO ELE É PERFEITO E MARAVILHOSO.

"Mais de uma vez, percebi seus olhos me seguindo, mas ele disfarçava no instante em que eu olhava. Suponho que ele estava se lembrando do horror da nossa dança."

Se o Darcy caçador de zumbis em Orgulho e Preconceito e Zumbis tinha o meu coração até agora, William Darcy, empreendedor hipster que adora usar gravatas borboleta e boinas de jardineiro, tem meu espírito.

"Como eu disse anteriormente, o Darcy não costuma participar em nada que envolva diversão, por isso ele tinha voltado às suas planilhas e ao seu cachecol hipster cuidadosamente arrumado."

As interações entre ele e a Lizzie são pautadas como no original; começam com olhares enviesados e patadas discretas, evoluem para discussões e opiniões muito teimosas a respeito do que é o Darcy e do que ele sempre vai ser, até que algumas coisas que Lizzie considerava verdade se revelam mentira e a verdadeira faceta do Darcy começa a se mostrar.

O rapaz tímido, contido, mas atencioso e generoso e com um coração bom demais para o mundo. Ele comete erros como qualquer pessoa, mas está longe de ser a figura nefasta que Lizzie orgulhosamente julgou logo no começo.

"Eu não via o Darcy em carne e osso desde que a Jane e eu saímos de Netherfield. Ele não parecia ter piorado. Na verdade, ele... sorriu para mim. Sorriu."

E o ship quando acontece é aquela coisa de causar borboletas no estômago e te fazer ficar rolando pelo chão gritando por mais porque eles são tão perfeitos e tão almas gêmeas e nasceram tanto um para o outro!

Jane e Bing Lee têm destaque como coadjuvantes, tal como esperado. A doçura e sutileza da Jane contra a postura contida, mas completamente entregue do Bing tornam esse casal uma coisa ainda mais fofa do que já eram. Você torce por eles o tempo todo, torce para que os contratempos nunca aconteçam, para que as coisas se resolvam no final. E não importa o quanto você tenha decorado a obra original, essa aqui vai te surpreender.

Lydia é o espírito aventureiro e despreocupado contra toda a postura contida e racional da Lizzie, e por isso as duas se bicam tanto. Tem aquele amor e devoção de irmãs e tem muito a ser trabalhando dentro da história, mas o ponto principal está nas diferenças e de como elas reagem uma a outra por causa disso. E, cara, o desenvolvimento que a Lydia ganha do meio pro final da história é de cair o queixo de tão incrível! Sensível e atual e extremamente emocionante.

"- Eu gosto de pensar que as mulheres não têm mais o hábito de viver e morrer pelo que as pessoas pensam delas."

Charlotte Lu, melhor amiga de Lizzie, é outro pilar para a história. Como editora dos vídeos do vlog, ansiosa para conquistar sua própria independência, Charlotte toma caminhos surpreendentes dentro da trama e mostra muita força e determinação; um exemplo, como todas as outras, de personagem feminina bem escrita.

A família Bennet é carismática como o esperado - com exceção da Senhora Bennet que deus me leva, é ainda mais insuportável que a original. O Senhor Bennet é aquele pai presente e carinhoso disposto a tudo pelas filhas, até mesmo ir contra tudo que elas esperam que ele faça em situações mais sérias.

"Traduzindo, meu plano para minha futura felicidade envolve muito trabalho e criatividade; o plano da minha mãe para minha futura felicidade inclui casar com um cara rico. E, aparentemente, todos os solteiros ricos por aí estão simplesmente morrendo de vontade de assumir essa tarefa."

O humor e as sacadas geniais da adaptação tornam o livro extremamente prazeroso. É aquele tipo de leitura que você não quer largar nunca até terminar; eu intercalei alguns episódios da websérie com o livro e posso afirmar que é uma ótima experiência. Apesar de a websérie ser fantástica, o livro é muito superior. Diz muito mais sobre os personagens, mostra muito mais, desenvolve ainda mais.

Aos fãs de Jane Austen ou de um bom romance divertido, O Diário Secreto de Lizzie Bennet é a pedida perfeita para uma leitura descompromissada que vai te fazer gargalhar e chorar na medida certa. E, claro, sempre dá pra completar a leitura com a websérie, pra tornar essa experiência imersiva no mundo adaptado de Orgulho e Preconceito ainda melhor.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/10/resenha-o-diario-secreto-de-lizzie.html
melyna 09/10/2019minha estante
Você já viu a websérie? ? MARAVILHOSA, comecei custando a acreditar que seria boa, mas foi uma das melhores adaptações que já vi até hoje. Em breve estarei pedindo o livro, pois sei que acrescentaram alguns detalhes além (tipo a carta).

Queria Estar Lendo 10/10/2019minha estante
Eu vi a websérie primeiro, sim! Depois que acabei fui procurar do livro e é MUITO BOM porque tem uns detalhes que enriquecem ainda mais a história KJNUOASFSAGBSAGBAS quando postei a resenha fiquei com vontade de rever tudo :v

Sarah 13/08/2019

O diário secreto de Lizzie Bennet: resenha
Infelizmente não consegui aproveitar a leitura tanto quanto queria, talvez por causa da ressaca literária de Orgulho e Preconceito causada pela releitura de Bridget Jones. Talvez porque senti que algumas escolhas na adaptação feriram o carisma da Lizzie. Amei o desenvolvimento da Charlotte Lu (quer o mundo te dou) e destaque para a "energética" Lydia que roubou a cena diversas vezes. Indico para quem assistiu a web série e quer um pouquinho mais dos personagens.

mara sop 30/05/2019

Orgulho e Preconceito em tempos de internet
Lizzie, uma estudante de comunicação, resolve fazer um videoblog para sua tese de pós-graduação, decidindo mostra assim, como as coisas acontecem na sua vida durante um ano inteiro diante da câmera, podendo sentir como o público recebe essa mensagem. Ela é uma jovem comum que vive numa cidadezinha pacata com seus pais e suas irmãs. Meio nerd, ela não esperava a repercussão que seus videos gerariam ao falar de coisas cotidianas, principalmente quando a vida amorosa de sua irmã mais velha dá uma guinada após a chegada de dois jovens ricos e bonitos na sua cidadezinha, o que faz sua mãe enlouquecer com as possibilidades de relacionamento com suas filhas, afinal um homem solteiro em posse de boa fortuna com certeza está a procura de uma esposa.

Contando com detalhes e encenações hilárias de como se desenvolve o relacionamento de Jane com Bing Lee, assim como sua antipatia com o melhor amigo dele, William Darcy, Lizzie está sempre tentando não ultrapassar a linha ética de expor a vida de sua família e amigos para milhares de viewers do mundo todo, o que nem sempre consegue.

Mas nem tudo pode ser tão escancarado assim, então ela mantém um diário, aonde escreve todos os seus segredos, suas impressões e preocupações que não poderia revelar na internet. E é justamente por ele que podemos ver uma Lizzie mais adulta, centrada e questionadora sobre sua família e as novas pessoas que ela conhece após a criação de seu vlog.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é um livro pra ser lido após ou enquanto se está assistindo The Lizzie Bennet Diaries (tem todos os episódios legendados no youtube), para acompanhar os bastidores da premiada websérie que se tornou um verdadeiro fenômeno. Se você ler apenas o livro com certeza vai perder muito da história em si. Fora que no livro temos uma perspectiva mais profunda de toda a história de Lizzie e Darcy, de seu relacionamento com Wickham, de seu desentendimento com Lydia, e dos problemas financeiros de sua família. E tem o bônus imperdível de agora podermos saber o que estava escrito na carta de Darcy, que ela não revela nos vídeos para preservar a confiança e a privacidade dele.

Acompanhar novamente toda a conturbada trajetória de Darcy e Lizzie, a doçura do amor de Jane e Bing, as loucuras de uma Lydia realmente adorável, e os delírios da mãe de Lizzie, sempre desesperada em casar as filhas, foi um verdadeiro deleite. Um detox após assistir novamente essa série totalmente viciante e que sempre me deixa com uma ressaca absurda. Um livro que todo fã de Austen deve ler esperando grandes surpresas de "como seria se" a mais famosa história de Jane Austen acontecesse em tempos virtuais. Recomendo muito!

Antonio Maluco 24/03/2019

YouTube
O livro conta a história de Lizzie Bennet e de seus supostos amores e seu canal no YouTube

Erica.Regiane 04/09/2018

Releitura de orgulhoso e preconceito
A autora misturou a releitura do livro de Jane Austen com comédia. Os personagens foram bem adaptados para os dias atuais. Só pecou em algumas partes, pois por ser vlog, ela não detalha certos fatos.

Ana Rubia 20/08/2018

O Diário Secreto de Lizzie Bennet
As releituras de clássicos é um dos estilos que me encantam! Nesta releitura do clássico "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, trás como seria a vida de Elizabeth Bennet e do Sr. Darcy nos dias atuais, não abandonando as principais peculiaridades das personagens. Contada em forma de diário, trás a visão de Lizzie dos acontecimentos, bem como relata a rotina da família Bennet e o desenrolar do romance entre Lizzie e Darcy. Abordando o enredo clássico, com seus autos e baixos, trazendo as passagens mais icônicas do texto original de forma leve e, de certo modo, muito próxima da original. Se não gosta de livros de época, esta é uma boa pedida para conhecer o enredo de uma histórica clássica com romance e uma pitada de humor, mas com um estilo contemporâneo.

Jéssica Aragão 16/05/2018

Um releitura do tão amado Orgulho e Preconceito, uma versão da era da internet de um dos casais mais querido Lizzie Bennet e Willian Darcy. Em minha opinião essa adaptação ficou boa, porém com "algumas pontas soltas". Vale a pena ler, mas não crie expectativas.

Guynaciria 11/04/2018

Caso você esteja passando por uma terrível ressaca literária ( meu caso), recomendo que pegue esse livro para ler.

Kate Rorick, resolveu juntas o amor que temos  por Jane Austen, como as tecnologias do séc. XXI.

Assim surgiu uma Lizzie, mais antenada, que faz vlog no youtube, como uma forma de ganhar nota em uma disciplina de sua pós graduação. Ela usa o seu canal para expor fatos de sua vida e acaba revelando acontecimentos que podem alterar a rotina de pessoas a sua volta.

Lizzie, é bem diferente da mocinha do livro Orgulho e Preconceito. Essa é um pouco mais preocupada com status e com a opinião dos outros a seu respeito, além de ser um pouco atrapalhada e muito critica, mesmo quando não conhece todos os fatos de um determinado acontecimento.

Por outro lado alguns personagens se tornaram mais agradáveis, dentre eles estão incluídas: Charlotte Lucas ( que se tornou uma moça ainda mais sensata, responsável e com um bom tino empresarial) e Lydia Bennet ( que sobre o prisma atual seria uma adolescente comum, em uma sociedade que tende a engolir e destruir pessoas com determinadas personalidades).

Meu personagem preferido ainda é Darcy, a autora conseguiu manter a personalidade e o carisma que ele tem, fazendo com que ele seja mais acessível, apesar de ser um grande empresário.

Por outro lado o pai de Lizzie, tornou-se um homem relapso com suas finanças, que passaram a ser controladas por sua esposa, isso foi interessante para que possamos ver que toda história tem dois lados, e que dependendo do contexto social em que estamos inseridos, vamos nos adaptar.

Amei o livro, apesar de não ter gostado muito da Lizzie.

Libna Dourado 09/03/2018

Inovador
Nunca tinha lido um livro em que pudesse acompanhar os personagens por vlogs, essa dupla se tornou maravilhosa, o livro é muito fofo, entrou para os favoritos, e terminou com um gostinho de quero mais. Eu indico muito.
Anapédia 10/03/2018minha estante
Não hesite em ler a continuação "As aventuras de Lydia Bennet", é tão (ou mais) maravilhoso quanto. E dá continuação da história.

Libna Dourado 11/03/2018minha estante
Pode deixar, eu espero gostar mais de Lydia no livro dela, porque eu não gostei muito dela no livro da Lizzie não.

Anapédia 11/03/2018minha estante
Eu tive essa dificuldade tambem, mas no outro livro, a personagem tem uma dimensão mais profunda, o que ajuda a pelo menos entender a cabeça e comportamento da Lidya. Não sei se você vai gostar dela, mas pelo menos vai entender melhor.

Libna Dourado 12/03/2018minha estante
Entendi, mas talvez eu goste, no final do livro da Lizze ela já não era tão chata, pode ser que ela amadureceu no outro.

Anapédia 13/03/2018minha estante
O caminho do livro é justamente esse, após tudo que aconteceu com ela, o caminho para ela amadurecer e se encontrar.

Libna Dourado 13/03/2018minha estante
Você leu orgulho e preconceito?

Anapédia 13/03/2018minha estante
Sim, e Emma também, para depois assistir o Emma Aprovedd.

Libna Dourado 13/03/2018minha estante
Ainda não li orgulho e preconceito, mas tô morrendo de vontade, parece que essa releitura foi muito fiel ao original né?

Anapédia 15/03/2018minha estante
Considerando toda a adaptação de tempo/época, foi sim. O original da Jane Austen é muito bom, ri muito lendo. Claro que o ritmo de leitura é diferente, já que a escrita à época era mais rebuscada e descritiva. Mas a ironias e tiradas estão todas lá como no Diário, você vai encaixar certinho e lembrar quando for reconhecendo os acontecimentos.

Jess 09/03/2018

O diário de Lizzie Bennet, ótimo leitura para os fãs de Austen
A ideia de juntar a paixão por romances clássicos de Jane Austen à frenesi das redes sociais resultou numa releitura moderna, interessante e divertida com alto poder de identificação.
As preocupações financeiras da vida de uma jovem pós-graduanda e o que lhe aguarda depois da formatura vão substituir a pressão de casar como nas obras de Austen.
As características das personagens nessa releitura, tem uma mistura daquilo que já conhecemos em Orgulho e Preconceito mas contextualizadas com a era da Web 2.0. Cativante e, para os fãs de Jane, traz uma nostalgia gostosa do universo da autora inglesa que tanto amamos.
Leve, tenta ser engraçado e, quando consegue, acerta em cheio, acredito que Jane Austen teria amado a homenagem.

Maria Helena Ximenis 25/01/2018

Achei o livro fraco como uma releitura de orgulho e preconceito, parece que a autora não gostou muito da Elizabeth quando leu o livro original. Sendo a Lídia bem mais carismática em varios momentos que a protagonista ( o que na minha opinião não acontece em O&P). Enfim como leitura de um diário é legalzinho mas como releitura acho que não condiz com o clássico.

Dayane 13/12/2017

Fraco
Digamos que foi cansativo a leitura...
Já quase no final do livro que acontece o envolvimento de DACY E LIZZI..

Nat 30/10/2017

Lizzie Bennet tem duas irmãs, Jane e Lydia, uma mãe que é louca para casar as filhas como homens considerados bons partidos, e um pai um pouquinho indiferente. Estudante de pós graduação em comunicação, Lizzie tem a ideia de começar um vlog como projeto de conclusão do curso. Ao mesmo tempo, chega a cidade um jovem solteiro, Bing Lee, e a Sra. Bennet está resolvida a casar uma de suas filhas com ele. No meio dessa loucura, o projeto de Lizzie começa: ela vai filmar e mostrar no vlog partes de sua vida familiar e com seus amigos. Claro que ela também se dedica a falar dos novos vizinhos, inclusive de Darcy, o amigo carrancudo do Lee. O problema é que poucas pessoas sabem desse projeto, dentre esse seleto grupo é claro que não se incluem Lee e cia. A fama de Lizzie, dada a alta visualização de seus vídeos, também traz alguns dissabores e consequências desastrosas…

Eu fiquei muitíssimo curiosa a primeira vez que ouvi falar dos vídeos e desse livro. Sim, existem os vídeos, no formato de uma web serie no site Pemberley Digital (é só procurar por The Lizzie Bennet diaries), o livro só completa o que não foi filmado. Eu fiquei imaginando se eles conseguiriam envolver as principais temáticas da história: o romance Jane e Bingley e a trama que envolve Wickham. O resultado é uma história ótima e muito divertida, com todos os elementos da obra original de Jane Austen e até com um belo toque da ironia da escritora. Confesso que eu também fiquei imaginando de que maneira iriam colocar a situação desastrosa entre Lydia e Wickham e fiquei surpresa como as autoras conseguiram ajustar esse sub-plot na temática do livro. Ficou excelente. Livro completamente recomendado.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/10/o-diario-secreto-de-lizzie-bennet.html

Ziza 16/08/2017

Agradável surpresa
Quando eu vi esse livro pela primeira vez, pensei: "Putz, lá vem mais uma fanfic pra acabar com o original!" Fiquei com o "pé atrás". Mas... e não é que o livro é bonzinho?! Relatando os mesmos fatos do original só que com uma roupagem contemporânea. É divertido, leve, despretencioso. Pra quem é fã de Orgulho e Preconceito, posso dizer que é uma boa pedida.