O Portal

O Portal Natsume Soseki

Resenhas - O Portal

jafnaldo 29/03/2024

A culpa é um fantasma das nossas próprias pendências que persegue, assombra e dilacera a nossa consciência

Marcos606 19/09/2023

Sosuke e sua esposa Oyone, são um casal de Tóquio que vive em condições modestas. Eles não têm filhos. Há uma mancha em suas vidas. Quando era um estudante promissor na Universidade de Kyoto, Sosuke tinha um bom amigo, Yasui. Um ano após as férias de verão, Yasui de repente se acomodou com uma jovem quieta e Sosuke gradualmente a conheceu também. Esta jovem era Oyone. Ela e Sosuke se apaixonaram e ela se separou de Yasui para se casar com Sosuke. Isso causou um escândalo na universidade, já que os estudantes deveriam ser modelos para sociedade, e Sosuke foi forçado a deixar a universidade, encerrando suas perspectivas de uma carreira próspera. Ele também foi criticado por sua família e, para fugir de rumores escandalosos, mudou-se com Oyone para o oeste do Japão. Yasui deixou voluntariamente a universidade para se estabelecer como uma espécie de empresário na Mongólia. Somente depois de vários anos difíceis Sosuke conseguiu seu atual cargo governamental e retornou para Tóquio.

A traição conjunta de Yasui deixou Sosuke e Oyone com um sentimento de culpa. Eles permaneceram sem filhos, apesar de gostarem e quererem filhos. Oyone teve três abortos espontâneos e eles atribuem esse destino às "más ações" envolvidas na sua união. Mas o sentimento compartilhado de culpa também forma um vínculo forte e eles ficam felizes um com o outro. O amor deles é o elemento permanente em sua vida.

O romance nos fornece descrições detalhadas de suas vidas cotidianas e do cenário de Tóquio no final do período Meiji. Seus dias são quase sem sentido. Abaixo da superfície, o drama fumega silenciosamente. Sosuke tornou-se lento e procrastinador - ele até permitiu que seu tio tirasse parte de sua herança sem falar nada. Seu irmão mais novo, Koroku, que ainda está na universidade, era sustentado financeiramente por esse tio, mas o dinheiro para de fluir e Koroku vai morar com Sosuke e Oyone, atrapalhando sua rotina tranquila.

Ao receber um convite para um jantar onde Yasui estará presente, Sosuke abalado com a notícia vai para um mosteiro Zen em Kamakura, esperando na meditação encontrar alguma saída para sua angústia. Mas ele é incapaz de abrir os três portões simbólicos da iluminação.

O Indivíduo no Japão deve manter suas preocupações e sentimentos privados e apresentar uma superfície calma, e vemos isso claramente demonstrado no livro. Sosuke é um mestre em evitar, sua habilidade de encontrar desculpas habilmente para não confrontar é notória.

Filipe 05/05/2023

Uma narrativa simples, sem grandes acontecimentos, mas reconfortante, relaxante e, de certa forma, profunda. A vida de um casal japonês, aqui contada, passa por muitos estereótipos do que já consumimos no mundo do entretenimento, mas, desta vez, oferece uma certa intimidade à qual não estamos acostumados.

Apenas em um momento, acertadamente, na minha opinião, o autor emprega uma tensão e suspense que destoam do restante da narrativa, mas dão o fôlego necessário para continuar a leitura.

Mario Miranda 20/05/2021

Da Trilogia de Natsume Soseki, que inicia-se com Sanshiro, passando por E depois e, finalmente, O Portal, o terceiro livro definitivamente é o que mais me agradou.

Narrando a história de um casal de meia idade da classe média, Soseki discute questões como Tradição, Cultura, Família, sofrimento, desilusação. Ler Soseki é mergulhar fundo em uma cultura japonesa em rápida transição para receber a influência ocidental ao longo do séc. XX, mas que ainda mantém aspectos culturais tradicionais que enriquecem a narrativa.

Adelson 15/11/2020

E assim se conclui a trilogia.
Iniciado em Sanshiho, passando pelo E Depois e concluindo com O Portal Soseki nos mostra vários personagens em várias situações na cidade de Tóquio durante a virada do século. No caso de O Portal mostra um casal no seu dia a dia tratando dos assuntos do dia a dia. Não é um leitura para quer um livro onde os personagens vão do A ao ponto B. Aqui eles estão no A e está ótimo assim. Leitura agradável para quem quer sair dos clássicos europeus e se encantar com a narrativa delicada e sem pressa japonesa.

Aguinaldo 13/01/2015

o portal
Com "O portal", publicado originalmente em 1910, Natsume Soseki encerra uma trilogia que começa com "Sanshiro" e passa por "E depois", já resenhados aqui. Esses três romances não têm personagens compartilhados mas os temas discutidos são similares. Soseki discute o papel dos indivíduos numa sociedade em rápida transformação. Em "Sanshiro" acompanhamos um sujeito simples que sai do campo para a capital para estudar numa universidade. No admirável mundo novo que se apresenta, através das novas amizades e dos desafios a que se submete, a mundanidade e a hipocrisia tanto fascinam quanto assustam, deixando-o imobilizado (nunca é fácil administrar emoção e razão, responsabilidades públicas e o desejo). Em "E depois" um outro sujeito, membro de uma família rica e poderosa, forma-se numa universidade mas não se decide sobre qual carreira seguir. Descobrir-se apaixonado pela mulher de um amigo apenas reforça sua imobilidade, sua incapacidade de agir e avançar, de assumir um papel honrado na sociedade. A narrativa de "O portal" é um tanto mais amarga que a dos dois romances que o antecedem. Somos apresentados a um casal de meia idade, Sosuke e Oyone, que passam por dificuldades financeiras, tem problemas recorrentes de saúde, vivem apenas um para o outro. A exclusão da sociedade de ambos parece auto imposta, mesmo considerando-se as rígidas convenções morais da sociedade japonesa do início do século XX. Sosuke pertencia a uma família abastada que proporcionou sua ida para a universidade, mas se afasta dos estudos e cai em desgraça após se envolver e casar-se com Oyone, a irmã mais nova de um colega que já estava prometida em casamento. A repentina morte do pai e sua inabilidade natural para os negócios (antes sua recusa em pensar nos problemas, deixando sempre que o pior aconteça, ao ponto de ter sido enganado por um de seus tios) acabam por obrigá-lo a receber em casa seu irmão mais novo (Koroku). Ele parece incapaz de impedir que também o irmão abandone seus estudos universitários. A presença do irmão perturba a rotina do casal e as dificuldades financeiras se agravam. Oyone e Sosuke lamentam o fato de não terem filhos. Quando tudo parece sem solução, pois Sosuke precisa encontrar um jeito de fazer com seu irmão volte para a universidade e se formar, para não tornar-se um quase pária como ele, Sosuke parte em busca de ajuda em um mosteiro Zen budista. Seus dias ali lhe fazem bem, mas é por puro acaso, através da ajuda de um vizinho que afeiçoou-se a ele, que seus problemas são de fato resolvidos. Assim como nos demais romances da trilogia o final é aberto, podemos ser otimistas ou não sobre o destino dos personagens (Soseki parece especular sobre as possíveis metamorfoses pelas quais passa a sociedade japonesa, que enriquece, passa por rápida industrialização e militarização). Soseki tem um estilo interessante. Lê-se o livro e parece que quase nada factual de verdadeira importância acontece, até que de repente nos damos conta das complexas repercussões dos conflitos que seus personagens experimentam e aqueles conflitos nos absorvem. Soseki não moraliza a discussão, nem se utiliza de um narrador que descreva a psicologia dos personagens, mas a tensão alcançada por ele é notável. Ainda prefiro seu livro de estréia ("Eu sou um gato"), mas nenhum livro dele que já li é ruim. Soseki sempre alcança provocar reflexões poderosas a partir de suas histórias. Vale.
"O portal", Natsume Soseki, tradução de Fernando Garcia, São Paulo: editora Estação Liberdade (1a. edição) 2014, brochura 16x23, 240 págs. ISBN: 978-85-7448-241-5 [edição original: Mon (門) Tokyo, 1910]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2014/12/o-portal.html