O Impostor que vive em Mim

Resenhas - O Impostor que vive em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Elisa Salles 10/07/2023

O impostor que vive em mim
O jeito que eu peguei esse livro pra ler foi bem engraçado, tinha começado ?O caminho do artista? e descobri que o livro é feito de atividades semanais, não é e não no formato "corrido" que conhecemos, então fui no quarto da minha irmã e peguei esse livro (eu nunca nem tinha ouvido falar sobre, e estava sem óculos) de um modo intuitivo.
E o assunto é forte, e é BOM! Acabou complementando o livro que eu li antes (Livre, leve e forte), que fala que nós, mulheres, não precisamos parecer fortes o tempo todo, que precisamos compartilhar o nosso fardo e depositar toda essa pressão da perfeição em Jesus, Ele já levou tudo para nós, e algo que pegou muito em mim e está servindo extamente para o que estou passando hoje (coincidentemente, começou logo que eu terminei o livro) é que Deus é um Deus de processos, Ele podia resolver TUDO com um estalo de dedos, mas Ele não faz isso porque nos ensina em meio ao deserto. O livro também diz que ao longo do nosso processo de transformação é preciso olhar para todos os nossos "ainda nãos" que vemos no nosso interior e não querer fugir, consertar, remediar e resolver tudo por conta própria, a transformação duradoura exige que entremos no nosso casulo e fiquemos com nós mesmas e Jesus, esperando e observando enquanto Deus está nos transformando, e isso dói (é como estou me sentindo nas últimas 3 semanas, fui colocada dentro de um casulo contra minha vontade sem nem entender o porque disso, e agora tenho que esperar Deus transformar e o propósito se cumprir, mesmo estando em meio um silêncio ensurdecedor).
Enfim, me empolguei e acabei fazendo a propaganda gratuita de outro livro, voltando de onde parei... esse livro me chamou e conversou muito comigo várias vezes, fala que criamos um personagem dentro de nós que age como a nossa máscara, e precisamos deixar esse impostor ir embora, e confiar é tão dificil... provavelmente porque a confiança envolve renúncia e renúncia envolve sermos libertos do nosso eu e somos egoístas, isso é muito dificil. Perdi o foco novamente, voltando aqui... acho que a leitura é válida a todas as pessoas, por mais transparente que você possa ser ou tentar ser, sempre temos um impostor a espreita pra fazer com que joguemos fora algo que foi construído, que só serve para aumentar o nosso ego e consequentemente, nosso sentimento de impotência e a pressão da perfeição. Longe de Cristo nossas virtudes não passam de vícios envernizados, e o modo que Jesus se identificou com Pedro, João e Maria Madalena é o mesmo como se identifica conosco, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e quer que nós estejamos prontos para aceitar esse amor e nos libertarmos do impostor, Deus não deixa de ser bom e a sua fidelidade não se esgota, assim como o seu amor e graça! Deus é um Deus que nos vê, mesmo que sejamos pequenos comparados a sua grandiosidade e poder, e mesmo assim Ele nos vê ("Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nem um deles ainda existia"
Salmos 139:15-16), não somos nada e ele veio e nos deu TUDO, sem contar que a sua graça, misericórdia, perdão e amor nos encontra mesmo que tentemos fugir.
Demorei muito tempo para aceitar o amor de Deus e me deixar ser cuidada por Ele, na real, acho que eu estou aprendendo isso só agora, não preciso ser perfeita, não preciso usar uma máscara e não preciso me esconder, Ele não me admira por quem eu aparento ser, mas Ele me ama por eu ser quem eu sou, busco ver seu cuidado e graça comigo todos os dias e meu desejo é que aqueles que não o conhecem possam sentir isso, que aqueles que ainda não entenderam possam sentir isso, e que você possa sentir isso também, você é muito amado e tem pessoas que te amam e estão com você, e não há nada que você possa fazer que vai fazer Deus te amar menos do que Ele ama.

Misael Neves 30/09/2020

Descanse na aceitação de Deus
Uma das metas do homem regenerado (o novo eu) e? ser aute?ntico e descansar no amor de Deus ao inve?s de buscar a aprovac?a?o e aceitac?a?o das pessoas. Ja? o impostor (velho homem) que em no?s habita e? sedento pela opinia?o dos outros ao nosso respeito, na?o medindo esforc?os para alcanc?ar a aprovac?a?o alheia mesmo que custe uma vida de apare?ncia.
Estamos em uma guerra dia?ria. Somos tentados em todos os sentidos a nos adaptarmos, como cameleo?es, ao gosto do outro, para sermos aceitos. So? um entendimento correto do evangelho e? capaz de nos libertar deste desejo insano de ser aprovado por todos.
Quantas coisas boas deixam de ser feitas por causa de nosso medo da opinia?o dos outros, na?o e? verdade?! Quando entendermos que a felicidade reside em sermos no?s mesmos sem inibic?o?es, deixaremos de viver uma vida insi?pida e passaremos a saborea-la? com prazer.
Pontos negativos: ilustrações em excesso, as vezes uma após a outra e, abordagens que parecem defender o homossexualismo e as minorias em geral.

Eduarda2004 14/09/2021

O impostor que vive em mim
Interessante, muito relevante e uma leitura leve e informativa. Gosto muito do estilo de escrita do autor.

Fargone 27/05/2020

Sabe aqueles seus defeitos?, é o Impostor.
Sabe aquela insistente consciência de culpa, vergonha, narcisismo, inveja, etc? Há um impostor dentro de todos nós que nos impede de reconhecer a verdadeira mensagem do evangelho e compreender e sentir o amor de Deus. Em casa capítulo, recupere sua autenticidade, desde a sua criança interior ferida até o adolescente/adulto em quem você se tornou, para viver uma vida plena de real comunhão com Deus.

Dani 18/05/2023

O melhor livro sobre graça e ego
Este livro me tirou muitas lágrimas, me curou muitas coisas. É um livro essencial, se você já está a um tempo na jornada de fé. Pois o livro é repleto de citações, pensa em uma obra rica! Que ao mesmo tempo que trata o seu ego, te trata como o amado, o filho de Deus! Amei! Indico!

Lu Leal 05/03/2023

O Impostor que vive em mim
Fala das máscaras que vestimos para não sermos descartados. O impostor vive com medo ele fica com medo de não ser aceito e vive com medo de ser descartado, ele vive se escondendo desde o Jardim do Éden. A ideia do falso Eu, que tem medo de ser descoberto, nós não temos a certeza que as pessoas vão ficar.

Clarissa.Saraiva 11/10/2021

Emocionante
"Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, e o homem retribuiu a gentileza." Blaise Pascal

"Não conseguimos aceitar o amor de outro ser humano quando não nos amamos, e menos ainda aceitar que Deus possa nos amar."

"Não pense que aquele que procura consolar você, vive tranquilo em meio às palavras simples e discreta que usa e, as vezes, fazem tão bem. Há sacrifício e tristeza em demasia na vida dessa pessoa, que está muito aquém da sua. Não fosse assim, ela jamais poeria encontrar tais palavras."
Rainer Maria Rilke

kleyson 29/03/2020

"Anthony DeMello, em The way to lave, escreveu sem meias palavras:
Olhe para sua vida e veja como você cem preenchido seu vazio com pessoas. Como conseqüência, elas lhe deram uma "chave-de-braço". Veja como elas controlam seu comportamento com aprovação ou desaprovação. Detêm o poder de aliviar sua solidão com companhia, de enviar seu espírito para as alturas com elogios e de trazê-lo às profundezas com crítica e rejeição. Olhe para si mesmo, gastando quase todos seus momentos apaziguando e agradando pessoas, estejam elas vivas ou mortas. Você vive pelas normas delas, se conforma a seus padrões, busca sua companhia, deseja seu amor, morre de medo de ser ridicularizado, anseia por seu aplauso, submete-se mansamente à culpa que colocam sobre você; fica aterrorizado em contrariar a moda ao vestir-se, falar, agir e até mesmo pensar. Mesmo quando as controla, observe como você depende delas e é escravizado por elas. As pessoas se tornaram uma parte tão grande de sua existência que você nem sequer consegue imaginar uma vida que não seja afetada ou controlada por elas."
"Sentir-se seguro é parar de viver na cabeça e mergulhar no coração, sentir-me apreciado e aceito... sem ter mais que me esconder e me distrair com livros, televisão, filmes, sorvete, conversas superficiais... ficar no momento presente, sem fugir para o passado ou me projetar para o futuro, alerta e prestando atenção no agora... sentir-se relaxado, sem nervosismo ou inquietude... sem necessidade de impressionar ou fascinar os outros, ou chamar a atenção para mim mesmo... sem constrangimento, uma nova forma de estar comigo no mundo... calmo, sem medo, sem ansiedade a respeito do que acontecerá em seguida... amado e valorizado...
apenas estar por inteiro como um fim em si mesmo."
Essas duas citações, para mim, exibem da melhor maneira sobre o que é o livro, sobre o que o impostor nos faz viver de maneira imperceptível, e o que podemos viver com o eu verdadeiro. Em alguns momentos achei muito prolongado devido aos vários exemplos e citações, mas aprendi muito. Gostei bastante da obra, recomendo!

Sarah.Santana 10/10/2022

Aprendendo a aceitar a própria vulnerabilidade
Bom, me fez refletir sobre muitas coisas. É um livro bem profundo em vários trechos precisei de um tempinho para absorver a mensagem, realmente é muito bom, traz muitas reflexões interessantes. Esse livro me deixou envergonhada e desconcertada tantas vezes kkkk, como Deus é bom ❤️

Daniel.Alves 13/03/2024

Lido em 2003
Eu era novo convertido, e foi libertador entender na época que o pecado e a tentação serão uma luta diária e o novo nascimento não nos glorifica, isso ainda é uma promessa. Marcante :)

Kel 29/10/2022

Foi um livro interessante de se ler. Li junto com uma amiga e me ajudou muito a continuar. Ele tem uns pensamentos confusos e profundos ao mesmo tempo. Acredito que vale a leitura - numa fase que esteja disposta a ler - não o leia simplesmente por ler. Mais tenha interesse em lê-lo vais aproveitar mais.

Glaucia Evelin 03/11/2020

Ao longo da vida nos perdemos em nós mesmos, passamos a viver com máscaras a fim de ficarmos apresentáveis e nos tornamos impostores. Nesse livro, o autor comenta, com embasamento bíblico, sobre o processo de viver o "eu" verdadeiro em Cristo.
"Conhecendo quem ele é, descobrirá quem você é: filho de Deus, em Cristo nosso Senhor.".

Giovanna.Campos 29/12/2021

Lembro-me muito das palavras de Paulo, acerca do nosso egocentrismo. Sobre orarmos por ter mais Dele e menos de nós. Sobre, muitas vezes, desejar fazer algo e fazer o contrário. O nosso eu que deseja prazeres terrenos. No entanto, quando temos olhos para o Alto e corações voltados ao Céu, ele perde a voz.

Lari 04/03/2021

Num mundo onde a todo momento dizem que somos bons e merecedores, esse livro é um tapa na cara.
Nos mostra verdades bíblicas que somos impostores, porém amados por Deus.
Não somos merecedores de nada em nossa natureza, mas Cristo nos torna merecedores por meio da sua morte que nos justifica.

Livro essencial para todo cristão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5