O Impostor que vive em Mim

O Impostor que vive em Mim Brennan Manning

Resenhas - O Impostor que vive em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sheilla.Souza 02/04/2021

O impostor que vive em mim
Apenas quotes

"Não pense que aquele que procura consolar você, vive tranquilo em meio às palavras simples e discreta que usa e, as vezes, fazem tão bem. Há sacrifício e tristeza em demasia na vida dessa pessoa, que está muito aquém da sua. Não fosse assim, ela jamais poeria encontrar tais palavras."

"Não conseguimos aceitar o amor de outro ser humano quando não nos amamos, e menos ainda aceitar que Deus possa nos amar."

"Só pode haver dois amores fundamentais: amar a Deus até esquecer de si, ou amar-se até esquecer e negar a Deus."

Lari 04/03/2021

Num mundo onde a todo momento dizem que somos bons e merecedores, esse livro é um tapa na cara.
Nos mostra verdades bíblicas que somos impostores, porém amados por Deus.
Não somos merecedores de nada em nossa natureza, mas Cristo nos torna merecedores por meio da sua morte que nos justifica.

Livro essencial para todo cristão!

Glaucia Evelin 03/11/2020

Ao longo da vida nos perdemos em nós mesmos, passamos a viver com máscaras a fim de ficarmos apresentáveis e nos tornamos impostores. Nesse livro, o autor comenta, com embasamento bíblico, sobre o processo de viver o "eu" verdadeiro em Cristo.
"Conhecendo quem ele é, descobrirá quem você é: filho de Deus, em Cristo nosso Senhor.".

ANE 27/06/2020

O impostor que mora em mim
Impossível conhecer uma pessoa intimamente sem gastar tempos juntos. Todos tempos um impostor dentro de nós.

Daniel.Alves 13/03/2024

Lido em 2003
Eu era novo convertido, e foi libertador entender na época que o pecado e a tentação serão uma luta diária e o novo nascimento não nos glorifica, isso ainda é uma promessa. Marcante :)

Sandy 03/05/2023

Trabalha muito nosso eu verdadeiro.
Temos que ter coragem de ser quem somos, pra então permite ser moldado pelo Espírito de Deus pra ser aquilo que ele quer que sejamos.

Lisse.Marie 03/12/2020

O amado
O título "o impostor que vive em mim" com certeza chama mais atenção do que "o amado que vive em mim", mas bem que o livro poderia ter esse segundo título. O impostor é uma reação a ausência do amado, que, como sugere Manning, é a nossa real identidade. Talvez focar mais no que é, na verdade da qual duvidamos às vezes, no cultivar da identidade positiva seja o suficiente para que o impostor não se manifeste mais de forma tão profunda. Em momentos de disposição do espírito para um aprofundamento psicológico e espiritual, cansativo mas frutífero, vale a pena realizar a leitura deste livro.

Marina 31/10/2020

Incrível
O livro é sensacional foram vários momentos de reflexão e emoção durante todo o livro.
?Minha jornada me ensinou que apenas quando me sinto seguro com Deus, sinto-me de fato seguro comigo. Confiar no Aba, que correu para seu filho obstinado, sem questioná-lo, nos capacita a confiar em nossa essência.?

Denise.Sartori 01/09/2020

Impactante
Considerei o livro, de forma geral, maravilhoso. Em diversos momentos me emocionei durante a leitura e refleti sobre a maneira que vivo. Como crítica ou considerado positivo para alguns, a leitura é bem densa e complexa, acho necessário ler partes de cada capítulo para um melhor aproveitamento, pois os capítulos são longos.

Aline330 25/02/2020

Várias partes tocantes, consegue nos fazer lembrar de coisas esquecidas pelo caminho.

joaoaranha 10/12/2018

Impactante, Incômodo, Necessário.
Poucos são os livros que leio mais de uma vez. Ainda mais mergulhando com a mesma intensidade em cada leitura. Brennan Manning é um dos poucos que consigo dizer, não pela lógica, mas pelo coração, que são inspirados por Deus. "O impostor que vive em mim", da Mundo Cristão, é leitura obrigatória para qualquer cristão, não importa a orientação. Recomendadíssimo, sempre.

Mila 03/09/2016

Ao ler o título do livro “O impostor que vive em mim”, de Brennan Manning, o próprio leitor já começa a preparar suas autodefesas contra essa entidade. “O impostor desconcerta, dissimula e seduz” (MANNING, 2002, p.6), ele maquia o nosso verdadeiro eu, escondendo-se em elogios, sucesso e bajulações. Porém, a proposta de Brennan difere da nossa primeira reação, comprovando um sentimento em nós que ele irá tratar no decorrer do livro.
Antes de tudo, é preciso afirmar que o impostor não é apenas um hospedeiro, mas sim, parte de mim. “Para alcançar aceitação e aprovação, o falso eu suprime, ou camufla, sentimentos, impossibilitando a honestidade emocional “MANNING, 2002, p. 19). Essa atitude inconsciente que tomamos reflete nossa falta de auto aceitação diante de nós, e diante de Deus, uma vez imperfeitos e cristão. “É necessária uma profunda conversão para aceitar que Deus é inflexivelmente terno e compassivo conosco da maneira como somos – não a despeito dos nossos pecados e culpas, mas com elas. “ (MANNING, 2002, p. 10) Segundo Brennan, muitas vezes nós deixamos de crer nesse amor incondicional devido à essa ausência de auto aceitação (p. 11). Porém, nossas fraquezas e imperfeições são características fundamentais de nossa humanidade, características que precisam ser assumidas, uma vez que, por meio delas, restaura-se a condição humana a um estado de cura. Brennan também traz outro aspecto importante sobre a auto aceitação: quando eu não aceito o meu eu ferido, e não aceito o amor incondicional de Deus, o meu amor pelo próximo se torna estreito e restrito. Uma vez que eu não me perdoo por minhas falhas, não sou capaz de perdoar as falhas do outro.
A leitura do texto nos leva a percepção de que, em alguns momentos de nossa vida, nós somos como um fariseu. A minha não auto aceitação me leva muitas vezes a ser preconceituoso por não entender o outro. Para Brennan, o fariseu em nós é a face religiosa do impostor (p.52), e a única maneira de triunfar sobre ele é sendo sincero e honesto sobre nós mesmos. Isso abrange afeto, insegurança, medo. O nosso triunfo implica na nossa crença no Jesus ressurreto que me leva a encarar o impostor em mim, como também outras perspectivas, tal como a morte, uma vez que tenho a paz da segurança de não depender de mim. (p.64) Diante disso tudo, notamos que o preconceito é dirigido, primeiramente, a nós mesmos. Agora, com o impostor exposto à luz, nossos sentimentos dirigidos a ele tendem a ser quase de todo ruins e desagradáveis, sendo ele o maior culpado por nos prender dentro de uma máscara e nos afastar do amor de Cristo. Segundo Brennan, “ O impostor começa a se encolher apenas quando é reconhecido, acolhido e aceito. “ (MANNING, 2002, p.45) Caso contrário disso, o preconceito contra nós mesmos ainda existiria, já que o impostor faz parte de mim, assim como uma célula; o “eu” verdadeiro só irá sobrepujar o impostor quando este for exposto à luz de Cristo.
O eixo principal que fundamenta o livro é a afirmação de que, em todo tempo, nós somos transformados à imagem de Cristo. Cada detalhe e acontecimento seguem esse para esse objetivo. É a medida em que somos verdadeiramente reconciliados com Deus e conosco, e ousamos viver como homens e mulheres perdoados. Sem dúvida, uma das frases mais marcante sobre o livro foi a declaração de Brennan ao dizer que “O amor é chave para tudo. Viver e amar são a mesma coisa. ” (p.101). E que assim, “Conhecendo quem ele é, descobrirá quem você é: filho de Deus, em Cristo, nosso Senhor. “ (MANNING, 2002, p.103).
Camila.Silva 19/09/2018minha estante
undefined

Gabriel 16/09/2010

Sem fanatismo
Fui recentemente presenteado com esse livro, e gostei muito. De leitura rápida e fácil, faz você pensar sobre sua situação atual. Para quem não gosta de livros "de religião", é uma ótima pedida. O autor fala sobre sua própria situação e como saiu dela. Sabe aqueles sermões cheios de firula e acontecimentos mágicos que você ouve na igreja e não acha graça nenhuma? Então: esse livro é exatamente como eles deveriam ser. Me disseram que o autor ainda tem vários outros livros, best-sellers inclusive, que valem a pena serem lidos. Fica a dica :)

---

Referências: