O Leopardo

Resenhas - O Leopardo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda.Cagni 29/04/2024

Muito bem escrito mas
Infelizmente no meio pro final a necessidade do autor de ficar tentando sempre surpreender o leitor acabou deixando o livro um pouco chato.

Isamariana 19/04/2024minha estante
Achei muito interessante e curioso. Vou salvar essa coleção aqui para começar a ler. Parabéns pela escrita, a resenha ficou excelente!!!

@Caroline 19/04/2024minha estante
Obrigada ???? achei a coleção muito boa, mas do livro 5 em diante vai ficando muuuuito melhor! Tenho a coleção em PDF, caso queira

Isamariana 19/04/2024minha estante
Que legal, fiquei muito curiosa. A ordem começa pelo livro "O morcego" > "Baratas" > "Garganta vermelha" > "A casa da dor" ?
Achei essa sequência no Kindle grátis pelo KU, mas fiquei na dúvida

@Caroline 20/04/2024minha estante
Isso mesmo Isa, a sequência completa é: 1- Morcego / 2- Baratas / 3- Garganta Vermelha / 4- A casa da dor / 5- A estrela do diabo / 6- O Redentor / 7- Boneco de Neve / 8- O Leopardo / 9- O Fantasma / 10- Policia / 11- A sede / 12. Faca

Isamariana 21/04/2024minha estante
Obrigadaaa Ca! Já deixei baixado no meu Kindle ?

@Caroline 21/04/2024minha estante
Uhuuul! Espero que você goste, Isa. A leitura vale a pena! Só vai melhorando

.Igor 03/04/2024

Não gosto muito de quebra-cabeças. Não pela dificuldade ou pela sua natureza, mas porque invariavelmente sou levado a tentar resolvê-los, e é aí que entra o problema. Veja só, raramente consigo parar até montar todas as peças ou desistir de vez - e mesmo nesses casos, ainda volto ao mesmo problema outras vezes - e, nessa brincadeira, perco um tempo danado e acabo não fazendo outras coisas.

Pode parecer meio sem sentido começar assim, mas é isso que "O Leopardo" é, um verdadeiro quebra-cabeças literário. Cada personagem, seja ele Harry Hole ou os vários deuteragonistas como Kaja, Bjorn, Gunnar, Tony ou Sigurd são essenciais ao enredo; peças tão ou mais importantes podem ser encontradas nas cidades da Noruega, nas vielas saturadas de gente de Hong Kong, nas zonas de conflito do Congo e Ruanda e, até mesmo, nas músicas e livros que fazem parte das vidas dos personagens. Arrisco dizer que cada frase desse livro é uma peça de um quebra-cabeças magnífico, irresistível tanto para o detetive Harry Hole quanto para o leitor.

Digo para os dois porque sabemos tanto quanto Harry. Cada nova informação que temos é nova para o detetive também; até mesmo aquelas informações passadas diretamente para o leitor ou para outros personagens não vão fazer o menor sentido até serem analisadas posteriormente e o melhor de tudo, elas vão fazer sentido. O melhor exemplo que posso dar é que, quando finalmente descobrimos a identidade do "Cavalheiro" responsável por tudo, percebemos que ele apareceu desde o começo em várias pequenas peças: é uma sensação de descoberta enorme, tanto para os personagens quanto para o leitor, e pouquíssimos livros do gênero que conheci tem pelo menos uma fração desse efeito.

O que falar então dos personagens? Cada um deles é tão bem construído e desenvolvido no texto que, se qualquer um deles passar a conduzir a história, tudo fluirá bem, mas esse fardo em especial coube à Harry Hole. Depois dos acontecimentos que levaram à prisão do Boneco de Neve, Hole está um literal farrapo humano, mas esse novo caso que lhe forçaram vai mudar tanta coisa... Um personagem diz em certa parte do livro que "pode fazer bem a todos renascer de vez em quando" e, digamos, que isso se encaixa perfeitamente à jornada de Harry.

E temos, por fim, os antagonistas. Não são poucos, cada um deles tem sua história e motivações. Mas não se engane, não há vilão incompreendido aqui - nunca gostei muito do termo, me parece a romantização de pessoas que machucaram os outros de livre e espontânea vontade e depois espera-se que seja "passado pano" para todas as desgraças causadas apenas porque tal vilão teve, por exemplo, uma infância difícil. Em "O Leopardo", todas as motivações para as ações são mostradas, minuciosamente até, mas em momento algum o autor força qualquer julgamento ao leitor, apenas mostra que todos sabem exatamente o que estão fazendo.

Agora encerrarei esse texto com mais uma negativa: também não gosto de fazer resenhas. Nunca fui fã de externar minhas opiniões e basicamente abomino a ideia de tentar mudar a opinião de outra pessoa, e o fato disso fazer parte do meu trabalho deixam as coisas um tanto desconfortáveis às vezes. Dito isso, alguns livros terminam e meio que, de forma irresistível, te levam a pensar bastante e a querer falar sobre eles, e "O Leopardo" é um deles. Então, se no meio dessas divagações todas você tenha ficado curioso sobre esse livro, definitivamente recomendo a leitura.

Djenifer 14/01/2024

Segundo livro da série que leio, e gostei da história, principalmente de descobrir quem era o assassino e as motivações dele.
Só achei a história um pouco arrastada em certos pontos, acho que poderia ter sido um livro um pouco menor.
Mas no geral, muito bom, vale a pena ler

Leandro423 19/12/2023

Contém possíveis spoliers
Mais um livro da história, da sequência Harry Hole... livro muito grande, quase 800 páginas, e cansativo de mais...

O autor não me agradou, ainda tenho mais 4 livros pra ler mas sinceramente não tem me agradado.

Uma pergunta que fica, como que prendem 3 caras diferentes por um crime, é no fim não é nenhuma fica por isso???
Mas nem no Brasil isso passaria batido.

Muita reviravolta, o Harry Hole na da um dentro, todo livro ele precisa seguir as pistas erradas pra só no final, depois de prender um monte de gente errada, não é assim que a história deveria funcionar, o que só cansa o leitor.

E essa história com Rakel... puta negócio chato, e um gosto não gosto, morro por ela, mato pelos ela e a história não flui... que negócio chato...

Luiz.Goulart 08/10/2023

Harry Hole enfrenta o sadismo
12º livro que li do magnífico criador do detetive Harry Hole. Nesse novo thriller, a polícia norueguesa caça um serial killer responsável pela morte de várias mulheres encontradas afogadas no próprio sangue. Aqui temos de volta o complicado detetive Harry Hoje, personagem tão genial para a literatura policial quanto Hercule Poirot é para Agatha Christie e Sherlock Holmes para Conan Doyle, um alcoólatra com inúmeras recaídas e cheio de fantasmas pessoais, mas extremamente humano e honesto. Aqui, o sadismo do assassino é muito impactante, com o uso de um equipamento de tortura tão macabro que só podia ter saído de uma mente inventiva, lembrando os piores vilões dos livros de Stephen King.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

Alessandro.Aguilera 26/09/2023

Violento e empolgante
Que livro bom. No mesmo nível de Boneco de Neve. Harry Hole fantástico. Jo Nesbo escreve cada vez melhor, não vejo a hora de ler o próximo.

juciele.dutra 12/09/2023

Meu favorito da saga continua sendo o boneco de neve mas esse aqui também é bem interessante
O ponto que mais gosto desse é que mostra a provável causa do seu alcoolismo e mostra bem como ele carrega a culpa pelas pessoas que perdeu e a pressão da midia que apareceu depois do último caso e como ele entrou um processo destrutivo
Recomendo muito a leitura se estiver disposto a lidar com os gatilhos

Sil 22/08/2023

"É a experiência que muda o modo de pensar, não o contrário."
Harry Hole está em Hong Kong. Bêbado, drogado, endividado e solitário. E novamente é procurado para ajudar a pegar um novo serial killer.
Além disso, há uma disputa de poder entre a Kripos e a Divisão de Homicídios. E o pai de Harry está muito doente.
Um livro repleto de ação, aventura e reviravoltas que atravessam continentes. Mais um ótimo enredo para a série!

Valerya insta @leslivres_ 13/08/2023

A gente precisa disso... acreditar que alguém cuida da gente
8o livro da série Harry Holer e tão espetacular quanto os demais já lidos.
Desta vez viajamos com Harry para Hong Kong e Congo além do deserto gélido das montanhas norueguesas com uma narrativa tão perfeita que você se imag8na um pequeno pontinho naquela imensidão branca e brilhante dos raios do sol refletindo na neve.
Mas junto com cenários bem peculiares ainda temos a reflexão sobre temas como o alcoolismo, perdão, solidão e eutanásia com doses bem eletrizantes de aventuras algumas vezes lembrando James Bond e pitadas de mistérios à la Agatha Christie.
Theo 19/08/2023minha estante
Oi, tudo bem? O livro é de uma coleção? Preciso ler os outros 7 para ler esse?

Valerya insta @leslivres_ 20/08/2023minha estante
Oi Theo! Não necessariamente. Ele sempre dá noções de quem são os personagens que participaram nas tramas anteriores.
Mas seria interessante ler pela ordem cronológica ?

Theo 20/08/2023minha estante
Ahh, okk, obrigado!

Fernanda2407 23/07/2023

Muitas vezes o personagem Harry Hole me irrita com a postura depressiva e derrotista que ele carrega. Mas eu sempre gosto das tramas dos livros do Jo Nesbo e como tudo se desenrola no final.

Thais.Carvalho 15/06/2023

Acho muito intrigantes as tramas de Jo Nesbo. Neste livro Harry Hole é buscado da Ásia para ajudar a desvendar uma série de assassinatos.

Alan (@coracaodeleitor) 13/06/2023

Finalmente terminei de ler esse calhamaço. Mas com aquela sensação de que foi uma jornada incrível. E eu adoro como o autor sempre da um jeito de desenvolver tão bem o personagem principal sem perder o tom da história. Ainda quero ler muito mais coisas do autor nesse universo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6