Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

pampamcviana 24/07/2022

Amei
Recomendo bastante o livro. Creio que o Scrum seja um método prático, que pode ser usado por todas as áreas. Já tenho ideias de como começar. E já comprei a continuação, que parece explicar como usar o Scrum na prática.

Leitura fácil, muito bem escrito, já era fã do método, fiquei ainda mais. Visionário. Só não consigo acreditar em uma organização sem hierarquia. Burocracia demais atrapalha também. Acredito que o melhor é um meio termo. Mas, como a falta de hierarquia não foi o tema central do livro, só um breve comentário, então dei 5 estrelas.

Lety Valadares 14/07/2022

Rápido e objetivo
Esse livro é muito legal
Leitura rápida, objetiva, e um conteúdo de muito valor.
Foi muito útil e gostei bastante

Maiara 27/06/2022

Excelente!
É muito bom aprender mais sobre o sistema que a empresa que você trabalha está utilizando. Além disso, é "refreshing" estudar um método de organização tão moderno e inovador.

Tulio Carvalho 09/06/2022

Excelente para conhecer sobre o Scrum
Gostei bastante da leitura, por trazer tanto aspectos históricos da concepção da estrutura do scrum como trazer exemplos de grandes empresas que aplicaram corretamente e ganharam bastante em eficiência. Recomendo.

Marta__A 29/05/2022

No livro o autor fala sobre a criação do scrum e sua aplicação e benefícios em diferentes projetos, desde projetos de TI a outros tipos de implementação, onde o método contribui para agregar valor ao produto desenvolvido.

Leandro.Dolensi 24/05/2022

Bom e de leitura rápida
O livro é muito bom, a escrita é suave. Acredito ser um bom livro para iniciar nos estudos de metodologias ágeis.

O autor mostra como o scrum é uma concepção sobre empreendimentos humanos. Não é um manual de aplicação da metodologia, mas sim uma visão sobre como devemos olhar o trabalho coletivo.

Layziane 11/05/2022

MUITO BOM! Livro que todas pessoas deveriam ler para aprender o método e otimizar melhor o tempo. Virei fã real.

Draxxter 01/05/2022

O melhor livro sobre Scrum!
Um dos fundadores do framework consegue explicar todos os porquês por trás dos papéis, cerimônias, artefatos, valores, pilares e conceitos do Scrum. Tudo isso com uma linguagem excepcionalmente clara e trazendo exemplos dos mais variados meios. Leitura obrigatória para qualquer agilista!

Gi* 21/04/2022

Novo jeito de trabalhar
O livro explica o método scrum por meio de fotos ocorridos em grandes empresas que aplicaram esses métodos de forma leve e divertida.

Não é um manual mas um livro de inspiração de que é possível fazer uma boa equipe e atingir a eficiência pela mudança do método de trabalho.

O scrum também aborda sobre a definição de felicidade no trabalho e mostra a aplicação em diversas áreas, não apenas no mundo empresarial, mas em projetos individuais (como o planejamento de um casamento), na área educacional e em regiões em extrema pobreza.

Luiz Henrique 18/04/2022

SCRUM
Achei o conteúdo muito superficial, apesar de importante. O estilo de escrita é bem típico desses best sellers americanos que exemplificam seus conceitos com analogias militares e esportivas revestidos de um discurso motivacional de auto-promoção. O SCRUM realmente funciona na prática, mas eu teria gostado mais da leitura se ela fosse mais direcionada a aplicação prática.

Cilleni 12/04/2022

Arte de organizar
Ferramenta de desenvolvimento agil utilizada não só no desenvolvimento de software mas também em outras áreas de produção

Lucas Roque 04/04/2022

Fantástico
Uma leitura agradável e empolgante, abre a mente para novas ideias e forma de se enxergar as coisas no âmbito laboral. Uma leitura muito válida.

Erika Carmo 02/04/2022

Legalzinho
O livro é bom, porém muito repetitivo, eu diria que podia acabar no capítulo dois, pois os demais e apenas repetição!

brunoog33 29/03/2022

Scrum
Livro muito bom, explica os motivos de implementar a metodologia do Scrum. O autor fala dos caminhos que ele trilhou para alcançar e lapidar essa metodologia.

alex 23/03/2022

Scrum. A arte de fazer o dobro do trabalho na 1/2 do tempo
De Jeff Sutherland e J.J. Sutherland (sim, pai e filho, sendo que o pai se intitula criador do método na década de 1990), de 2014.

Entre as quase 300 páginas vc encontra boas dicas de gestão e alguns insights interessantes, mas a leitura exige estômago, porque se trata daquele típico livro de gestão autocentrado e irritante, robustecido por um cheiro fortíssimo de narcisismo escancarado.

Não é um livro gostoso de ler, mas irritante de verdade: o Scrum é mil maravilhas e vai salvar o mundo de todos os seus problemas; são bilhões de lucro; aumento de 10x na produtividade, e blá-blá-blá; tudo misturado com a experiência do autor como militar americano. E o autor é fantástico por ter dado essa maravilha à humanidade.

Por fim, tb incomoda o fato de que o livro gasta 98% das páginas apresentando os motivos pelos quais vc deve usar o método e os 2% restantes para falar do "como". É típico e cínico. Ok. Mas é mais ponto negativo, pq não deixa a leitura fluída (vc não sabe do que o cara está falando, mas precisa acreditar que é nota 1000).