Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Isah Conti 17/08/2020

Envolvente e cativante!
"E violentos corações lançam as mais duras chamas."

Darrow é um mergulhador do inferno, trabalha e mora no subsolo de Marte como minerador extraindo hélio-3 para tornar o lugar habitável para os terráqueos, já que a terra está condenada e não há possibilidade de viver aqui. Ele é um Vermelho, considerado nível mais baixo da sociedade, não só por dinheiro, mas suas características estão estampadas na pele, sendo assim fácil de denominar de qual classe social pertence.

Para receber uma porcentagem maior de alimento, esses mergulhadores são motivados a extraírem o máximo de hélio possível e concorrerem entre eles. Darrow se esforçou para conseguir a vitória e acredita que sua hora chegou, mas no momento da premiação viu que os Ouros não querem dar a glória aos Vermelhos. Sua esposa Eo e melhor amiga desde a infância, tenta abrir seus olhos sobre o governo opressor em que vivem, mas ele acredita fielmente que é assim que as coisas devem ser.

Tudo muda quando são abatidos por uma tragédia, Darrow vê tudo o que acreditou a vida toda desmoronar e agora seus princípios e ideais são outros, sua sede de vingança está crescendo e ele será capaz de tudo pelo seu povo e por aqueles que ama.

Fúria Vermelha é uma ficção científica distópica, com cenas pesadas e densas, de leitura complexa e que necessita de tempo e dedicação para entender as camadas que essa história compõe. Cenas de sexo, agressões e abusos são presentes no livro, por isso indico para o público adulto. Darrow é um personagem que vai crescendo e amadurecendo sua visão sobre o mundo opressor em que vive nos cativando a cada página e nos fazendo sentir sua vingança e dor, além de os personagens secundários serem incríveis e bem construídos.

Uma história que quando você fecha o livro não consegue parar de pensar nela, já imaginava que iria gostar por conta de ser um dos meus gêneros favoritos, mas minhas expectativas foram superadas a cada momento. Uma trama que envolve politica, tragédia, romance, família e critica social, se caso leu e gostou de Jogos Vorazes é bem capaz de se interessar por esse.

Com certeza entrou para lista dos meus favoritos, já estou planejando a leitura das continuações, uma pena que recebi a informação que os livros não estão sendo mais publicados e está difícil de encontrar o terceiro volume, mas o brasileiro não desisti nunca e vou continuar torcendo para que a editora não desista dessa maravilha. Se for ler, pega o post-it ou caderno de anotações e marca algumas informações do começo, pois são essenciais para entender melhor a história.

Marina 14/09/2020

Foi uma luta essa leitura kkkk.
O livro é lento, só fica bom após a página 200 ou seja demorei 3.000 anos lendo os primeiros capítulos ( a parte da transformação nossa que saco), tornou a leitura chata e cansativa.
Agora a partir da página 200 foda demais, é uma distopia sensacional.
A maneira como as coisas ocorrem, as reviravoltas.
Meu personagem favorito Sevro.
Me apaixonei por Mustang e sinto que Darrow tem muito mais a mostrar.
Espero que os próximos livros tenham um começo melhor.

Midi.Gomes 07/07/2023

Barbaridade!!!
Sangue, fúria e coragem. A cada capítulo a história vai ficando melhor e escalonando até um final épico. Ansiosa pra continuação.

"Como ele, eu ascenderei... Eu vencerei... Darei minha alma. Mergulharei no inferno na esperança de que um dia tenha minha ascensão à liberdade."

Arlan 20/10/2020

Espetacular....!!!

Caio 16/11/2020

Trilogia Fantástica
Devorei toda a trilogia em uma semana,
Os 3 livros são bem consistentes.
Tem de tudo, suspense, drama, romance, intrigas e mortes que lembram muito GOT...
Com certeza entra na minha lista de livros favoritos.

Lena 18/12/2020

Impressionante
Sou uma fã de Jogos Vorazes, e os jogos vorazes desse livro... uau, estão mais para guerras vorazes.

Darrow é um personagem estranho para mim. Ele ainda tem uma porcentagem do meu coração a conquistar, mas confio que no segundo livro Pierce Brown vai me arrebatar.

Todo o cenário de Vermelhos se revoltando, com resistências e planos infiltrados me agrada muito, já que tenho um fraco por histórias de revolução contra um sistema escroto. :P

O começo teve seus altos e baixos, com a narração preto no branco de Darrow, mas segui em frente e gostei do pay off. A escrita do autor não é uma favorita, mas, novamente, confio na evolução para os próximos livros.

Algumas partes da "guerra didática" no Instituto não me convenceram, assim como algumas vitórias e habilidades irritantemente invencíveis de Darrow. Ele conquistava um castelo atrás do outro pá pum tudo conquistado e leal pronto para a próxima. -.-

Todos os tenentes de Darrow cresceram em mim durante a história, principalmente Sevro e Mustang. São ótimos de se seguir, e eu bem que queria uns pontos de vista deles. Fitchner sempre me fazendo rir de um jeito ou de outro também muito divertido.

No geral estou muito animada com a série e pretendo continuar com a sequência assim que a minha mente estiver pedindo mais.

Hiarlly 11/01/2022

Fúria Vermelha
Um livro envolvente, com uma complexa trama política e pessoal dos personagens. No começo é um pouco difícil se ambientar com os personagens e esse universo, todavia dps da primeira parte do livro a fluidez e naturalidade que a história é contada torna tudo mais simples.

nathi 22/04/2016

Sem palavras! (e sem spoilers)
Esqueça tudo o que você já leu ou ouvir falar das distopias. Nada de comparar Darrow( personagem principal) à Katniss, Beatrice Prior ou Thomas.
Eu comecei a ler "Fúria vermelha" sem maiores pretensões, afinal, eu já conhecia as fórmulas "sagásticas" da vida. E no início, eu realmente demorei a me identificar com o enredo, mas como não gosto de abandonar nenhuma leitura, resolvi continuar... e não consegui parar mais!
O livro é SENSASIONAL, escrito em caixa alta mesmo, porque não achei outra palavra para descrever tão bem a obra de Pierce Brown. Para mim foi realmente um achado, um tesouro desconhecido encontrado em meio a tantos livros, para o qual eu não dava muita trela.
Embora o autor peque um pouco na descrição dos ambientes, (Por se tratar de planetas e ambientes futuristas, esperava que a ambientação ocorresse mais detalhadamente), não atrapalha em nada o entendimento da história.
O personagem principal é inteligente, sagaz e ao contrário de personagens de outras sagas, tem pleno conhecimento da sua importância, ao invés de tentar se esconder e se fazer de vítima. Ele sofre muitas perdas ao longo de sua vida, o que faz dele algo frio e um tanto diferente de todos a sua volta.
A sociedade divida em cores, no qual Darrow está inserido, tem como ponta da pirâmide os ouros "Imaculados", e na base está os vermelhos "enferrujados" (personagem principal). Uma chance, então, aparece para o "mergulhador do inferno" mudar a ordem das coisas, porém alguns sacrifícios deverão ser feitos, e situações deverão ser enfrentadas por ele.
Sangue(muito sangue), lutas épicas, estratégia e propósito... O jogo começou, e é diferente de tudo o que você já viu!
Eu detesto palavrões, mas mal prestei atenção à eles... a História é muito maior que isso.
OBS: "Sevro" é um dos melhores personagens coadjuvantes, em livros, que eu já vi! ;)
Em outras palavras: Você não vai se arrepender!

Ketlintaina 06/01/2022

Maravilhoso
Furia Vermelha é um daqueles livros com o início lento e arrastado que vão ganhando ritmo e então viram um trem desgovernado de tão frenéticos.
Conhecemos Darow, um mergulhador do inferno, escravizado por um sistema que diz que ele é um desbravador e que promete uma vida de propósito, enganando uma classe inteira de pessoas. Eo, a esposa dele entende que seu povo está sendo enganado e tenta alertar Darow, mas ele só entende que ela está certa quando a matam.
O início da mudança de Darow se dá quando os filhos de Ares o encontram e decidem treiná-lo para que se candidate ao instituto das classes mais altas. É então que ele tem a oportunidade de vingar Eo, e se tornar parte de algo que fará seu povo livre.
Em meio às provas do instituto ele faz verdadeiros irmãos, e também inimigos. A vida se torna brutal e ele amadurece com todas as dificuldades que se depara.
É um livro denso, mas maravilhoso. As cenas de luta são frenéticas e a parte política é bem explorada. O desenvolvimento do personagem é gradual, e o modo como ele fica perdido às vezes faz com que nos aproximemos ainda mais dele.
Virou favorito! Iniciando o ano com o pé direito.

Raquel1299 10/02/2023

O livro demora pra engatar na leitura pq o autor se preocupou em explicar toda a sociedade e sua hierarquia, seus problemas, suas corrupções...
Esse livro com certeza não é leve. Ele não poupa o derramamento de sangue, mas nenhuma morte é desnecessária. Todas têm aquele propósito certo, mas claro q tem algumas q são só pra dar ao leitor a satisfação de ver o sangue de determinado personagem escorrer pelas páginas.
Darrow só ia perceber q o mundo q ele dizia q era certo, na verdade era MUITO errado qndo Eo, sua esposa, sua amiga, o cérebro da relação aparentemente, morresse.
É triste, não queria q ela morresse, mas sabia q ela PRECISAVA. Pq é assim q acontece. Vc vê alguém q vc ama morrer pelas mãos do governo em q vc acreditava. Isso faz com q vire uma chave dentro do personagem e ele vai em busca de vingança, justiça ou qualquer outro termo q prefira usar.
Um universo extremamente machista. Porém as mulheres q aparecem aqui são incrivelmente fortes e, na minha humilde opinião, muito melhores q boa parte dos homens (importantes na história).

@capitulodosonhos 15/01/2023

Melhor de 2022
Sabe quando você lê um livro e imediatamente após terminá-lo você pensa: como foi que eu passei 26 anos da minha vida sem ter conhecimento da existência de tamanha perfeição?
Pois então, foi o que eu senti depois de ler Fúria vermelha.
Pra mim isso aqui é a ELITE das distopias, ele tem absolutamente tudo que você precisa anti-heróis, heróis, vilões, paixão, mártires, uma construção de mundo simplesmente IMPECÁVEL.
Simplesmente o melhor livro que eu já li na vida!

lairah 23/01/2023

O homem não pode ser libertado pela mesma injustiça que o escravizou
Fúria vermelha é um livro que começa incrivelmente bem, é ousado e quebra suas expectativas o tempo todo ao longo da narrativa, o que pessoalmente considero algo bom. Mas dois pontos me incomodaram bastante durante a leitura:

1. Diversas vezes ao se referir as características físicas de algum personagem há a seguinte associação: "ela era bela, tinha a pele alva/clara (..)", em contrapartida ao se referir a alguém feio a associação era "ele era feio, possuía a pele escura (..)". Consegui pegar esse padrão ao menos 3 ou 4 vezes ao longo do livro e é notável que essa não é uma crença do personagem ou da configuração social retratada aqui (se for, ele pecou bastante ao passar isso), mas sim uma crença do autor. Não preciso dizer que achei péssimo.

2. Na metade do livro a narrativa se perde bastante e parece que caímos em um looping onde coisas se repetem o tempo todo. E falando em repetição o autor parece ter quase que um fetiche em fazer personagens femininas passarem por violências de todos os tipos e o tempo todo. Fica muito cansativo e desconfortável ler isso ao longo de mais de 200 páginas e olha que nem sou uma leitora tão sensível, então se você for talvez esse livro não seja uma boa pra você.

Enfim... não sei se vou continuar a trilogia, ao menos não por agora.

Kenia 10/05/2020

Darrow tem dezesseis anos e é um Vermelho. Em Marte, isso significa que ele e seus companheiros vermelhos fazem parte da casta mais baixa da sociedade. Darrow também é um mergulhador do inferno – na verdade, ele é o melhor na colônia de mineração subterrânea de Lykos – um vermelho habilidoso e que gosta de se arriscar. Ele dirige a perfuração de seu clã, Lambda, nas cavernas subterrâneas de Marte, fazendo sua parte na terratransformação do planeta em benefício das gerações futuras. Tudo parece estar indo bem para Darrow – ele tem uma esposa amorosa e adorável, e ele tem certeza que acabou de conseguir para seu clã a muito desejada Láurea, que é feita de alimentos e suprimentos, por cumprir sua cota de perfuração mais rápida do que qualquer outra equipe.

Pelo menos, é o que Darrow pensa.

Em um único dia, seu mundo desmorona. A Láurea não é concedida a Lambda, apesar de terem conseguido uma vitória justa; sua adorável esposa é espancada e enforcada como mártir quando ela se rebela contra a opressão das cores mais altas. Darrow, totalmente abalado e relutante em continuar sem Eo ao seu lado, comete um ato imperdoável e é enforcado enquanto o Governador de Ouro observa tudo.

Mas Darrow não morre.

Darrow é salvo por um determinado Vermelho chamado Dancer, que sonha com um futuro livre em Marte. É Dancer quem recruta Darrow para sua rebelião, que mostra a ele a verdade – que Marte tem sido terratransformado há muito tempo, que os Vermelhos são deixados para trabalhar sob a superfície do planeta enquanto os Ouros acima colhem as recompensas de seu trabalho. Dancer tem um plano para derrubar as cores mais altas, e Darrow é sua ferramenta; uma arma a ser modificada e transformada no corpo de um Ouro, para mentir e ascender através das cores e ajudar a garantir um futuro para os Vermelhos. Darrow, determinado a realizar o sonho de sua esposa Eo, concorda com o plano arriscado de Dancer – e seu corpo é esculpido e reformado na forma de um Ouro glorioso.

Como um Ouro, Darrow precisa passar por um exame de admissão para treinar na ilustre Academia – lar do futuro 1% dos Ouros que se tornam grandes líderes em toda a galáxia. A Academia, no entanto, não é nada como Darrow imaginou que seria, e logo ele se vê envolvido em uma batalha até a morte para mostrar sua brutalidade, inteligência e capacidade de liderança – todos os traços necessários para que os Ouros da elite tenham sucesso. Sua intenção é ter êxito, mas o que isso pode lhe custar, para sua verdadeira família, para sua própria verdade como um Vermelho?

Em Fúria Vermelha, somos envolvidos em uma história arrebatadora de vingança e rebelião que se torna mais complicada ao passo que Darrow é sugado para as maquinações do mundo dos Ouros. O formato dessa história não é novo, mas as coisas que Darrow passa para se tornar um Ouro (fisicamente, como os Ouros são quase sobre-humanos com seus aprimoramentos genéticos) ao de se encaixar com seus colegas brutais (seu primeiro teste é matar um amigo) não é pouca coisa. Eu amei e acreditei na divisão da sociedade marciana (e, por extensão, este universo codificado por cores) – enquanto soa simplista no início, Brown faz um trabalho fenomenal de detalhar as armadilhas do poder e a abordagem maquiavélica à vida, educação e governança entre a classe dos Ouros. Da mesma forma, há um estilo e diferença no discurso entre os altos Ouros e os baixos Vermelhos, desde gírias a estruturas hierárquicas e lealdades ao sangue versus à "casa" ou clã. É tudo muito fascinante e convincente.

É uma história emocionante com excelente construção de mundo e um desenvolvimento de personagens sensacional! Eu me apaixonei rapidamente por essa história e me vi preocupada com vários personagens. Há brutalidade, perda e tristeza com apenas algumas cenas para comemorar – como a surpreendente reviravolta antes do fim do jogo. Fiquei um pouco surpresa com a escolha de Darrow no final, mas faz todo sentido no que diz respeito ao que ele precisa fazer pelo seu povo, os Vermelhos.

Precisei fazer uma pausa antes de iniciar a leitura do próximo livro, Filho Dourado, porque eu precisava absorver mais de todo esse mundo. Mas eu recomendo demais a leitura, tanto aos fãs de distopia como aos de Jogos Vorazes, não deixando de avisar que a trama é bem mais sombria e brutal.

bricyo murilo 01/06/2020

INSANO, EU MORRI DEMAIS
Essas história é insana. Realmente os fãs de Jogos Vorazes e GOT vão se identificar demais com Darrow, jovem de 16 anos que habita no subterrâneo de Marte como um Mergulhador-do-inferno, trabalho dos vermelhos. Vermelhos? Isso, essa campo social é divido em castas, no qual são separadas por cores e cada uma com o seu trabalho. O trabalho tem a finalidade de extrair o melhor que Marte tem, e desenvolver mais tecnologias com o fito de dar ao planeta uma ótima e futura habitação na superfície. Darrow, por ser um vermelho está na base da pirâmide, com pouca comida e uma vida precária, assim como bem supervisionada pelos Ouros que compõe a chamada Sociedade. Eles são os mais altos entre as cores, chefes com poderes enormes. Mas por fatos, o garoto descobre que os Ouros não são bem aquilo que ele imaginava ser, e junto com rebeldes ele vai em busca de escancarar toda a farsa.

PONTOS DO AUTOR: Pierce foi muito arriscado! Ele entrega de primeira a organização da sociedade, mas destrincha isso ao decorrer da trilogia. Isso é bem diferente das outras, nas quais logo nos primeiros capítulos você é apresentado aos modelos de organização da sociedade e afins. Isso pode afastar de primeira quem está lendo, porque as primeira páginas parecem confusas, estranham um pouco, mas muito rápido você acaba entrando nos caminhos dele.

? Pra quem ama Jogos Vorazes: Bem como Suzanne, ele é bem estrategista a cada final de capítulo, sempre com um fim fatídico e misterioso e você reage com um "MEU PAI, O QUE SERÁ? PRECISO DORMIR".

5 estrelas, sem dúvidas! LEIAM PFVVV