Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Fabian Rodrigo 24/03/2021

Mais uma ótima leitura. Em um futuro onde o homem conquistou a exploração espacial, a sociedade é dividida por cores (castas), sendo os ouros o topo dessa pirâmide. Em um sistema onde a ascensão social é feito por mérito, muita mentira, suborno, mortes, acontecem em busca de prestígio e poder.
Lucas.Tessarolo 24/03/2021minha estante
Se você gostou desse, vai gostar ainda mais dos outros dois, essa história como um todo é incrível!

lysmpotter 01/12/2021

SIMPLESMENTE PERFEITO
Eu retirei esse livro na biblioteca da escola pq eu achei a capa bonita e gostei da sinopse,quando eu comecei a ler eu fiquei tipo "ok eles tão no espaço?" e uma coisa esse livro me lembra MUITO divergente por conta da divisão das cores e tals aproposito eu amei isso tipo parecem "tribos" com os mesmos talentos enfim,nas primeiras páginas que rolou aquele negócio com as facas eu fiquei tipo "misericórdia sadomasoquismo" a história é muito bem desenvolvida chorei muito tmb más fazer oq

Erica 24/12/2022

Fúria vermelha
"Que sonho maravilhoso seria se todos os homens fossem criados em igualdade! Mas nós não somos."

Finalmente terminei esse livro. Achei que não conseguiria depois de meses enrolando mas enfim terminei.

Acho que a melhor forma de definir esse livro é: complexo. Tudo nesse livro é complexo, o que diminuiu muito o meu ritmo de leitura e até o interesse em alguns momentos.

A história e todo o universo são muito interessantes, mas a linguagem é complexo, as situações são complexas, as descrições são complexas e muito extensas em alguns momentos. Todos esses fatores atrasaram muito a leitura mas eu queria saber como tudo terminaria.

Depois da metade é que tudo começou a melhorar e a história se tornou ainda mais interessante. Depois disso e de como terminou deu até vontade de continuar lendo a série.

"A morte não é vazia como você afirma ser. Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo."
mari.1 24/12/2022minha estante
a última frase super uau

lucas 03/05/2020

Fúria Vermelha
Não sei se o problema foi eu ter ido com muitas expectativas, mas imaginei que seria melhor. O mundo criado pelo autor é bem interessante e inteligente, pretendo continuar pra ver ele explorar mais dele nos próximos livros.

Renata 29/12/2023

No começo, achei um pouquinho lento, mas depois das primeiras 60 páginas, o "bicho" pegou. Foi uma loucura atrás da outra e eu nao conseguia mais parar de ler. O final me deixou com aquela cara de PQQQQQ?????!!!!!!
Patrick.Borges 31/12/2023minha estante
Quero muito ler esse em 2024

Renata 31/12/2023minha estante
Gostei muitoooooo... vai com fé kkkkkk

Mateus 16/05/2022minha estante
acabei de terminar de ler e sinceramente acho q tô de muito saco cheio pra ler o segundo ??

Mi 16/05/2022minha estante
Dizem que o segundo é mais leve e explica mais a sociedade e tals, mas eu mesma tô dando um tempo pra terminar outras séries que já estava lendo... Entendo bem o sentimento.

Nathalia184 01/09/2020

Eu sou o Ceifeiro e a morte é minha sombra.
Que livro sensacional foi esse que acabei de ler?!

Fúria Vermelha se passa num futuro distópico em que a humanidade foi capaz de colonizar outros planetas, e através das melhorias genéticas, cada Cor exerce uma função na sociedade.
A dos vermelhos, é tornar Marte habitável para aqueles que vivem numa Terra que está morrendo.
Após uma série de acontecimentos que se desdobraram numa velocidade absurda e meio que gratuitamente, Darrow, um vermelho e Mergulhador do inferno, acaba descobrindo que era tudo uma mentira.
E assim se inicia tudo, a fúria de um vermelho desejando ir contra as leis e regras do mundo em prol de libertar seus irmãos vermelhos da escravidão.

Toda a ambientação e personagens possuem um peso em particular para cada coisa que fazem ali dentro. Até mesmo alguns personagens que eu acreditei serem completos babacas e imbecis acabaram por conquistar algo, com seu carisma.
Consigo entender o motivo de ser comparado à Guerra dos Tronos, o desdobramento de acontecimentos e suas consequências, tem as viradas de mesa que simplesmente me deixaram vidrada e surpresa enquanto lia.

Gosto de como Darrow foi evoluindo, pois apesar de saber o que há de errado naquela sociedade, ele não vê que a forma como vive é ser escravos. A ideia de revolução soa como total sandice quando é dita pra ele, Eo, sua esposa tem um papel fundamental em mudar isso nele, ela é uma personagem e tanto.

A parte do jogo, conquista e aprendizado também foi igualmente chocante, tem acontecimentos gatilhos (estupro e brutalidade gráficas) e a genialidade e crueza de outros acontecimentos.

Estou ansiosa pela continuação, ansiosa para descobrir no que as ações de Darrow irão desencadear, agora que ele almeja se infiltrar como um deles para destruí-los.

Aline 19/10/2020

Que surpresa boa
Fui ler sem esperar muito achei que seria uma luta contra o sistema e sociedade e tal e é em raiz, mas tem muita coisa acontecendo e muito plot e morte e conquisa e guerra.

Só consigo dizer que foi surpreendente num momento você está sofrendo com o personagem no outro não dá pra parar de ler de tantos acontecimentos em conjunto. Não acredito que vou reclamar disso numa resenha de novo mas só senti falta de mais descrição principalmente no final queria as consequências dos acontecimentos espero encontra no próximo.

Enfim 5 estrelas favorito da vida.

Bia 05/05/2021

Começo interessante com uma final chato.
Queria mas te conhecido sobre esse universo só ficou na "escola " e nas batalhas foi entediante, algumas coisas me incomodou, mas no geral eu gostei talvez o segundo melhore.

Helena 03/09/2020

É certo a sociedade decidir quem você é e o que pode fazer?
Uma sociedade dividida em cores. Cada cor tem seu trabalho. Cada cor tem seu objetivo.
Os vermelhos cavam as terras de Marte a procura de obra prima pra construir uma nova, e melhor, sociedade. Obedecendo rígidas regras e tendo uma vida de limitações. Assim Darrow cresceu. Mas será se só os vermelhos estão em Marte? Será se isso é suficiente? Darrow quer ser só um mergulhador do inferno?

Distopias estão longe de ser minha preferência, não diria nem que estão na zona de conforto, apesar de eu gostar. Acabou sendo um gênero meio esquecido nas minhas prioridades de leitura, principalmente com o fim da era Jogos Vorazes e Divergente. Além disso, começar uma distopia altamente recomendada e que vários booktubers elogiam me deixou receosa.
Assim, junto com uns amigos iniciei essa leitura coletiva.
Primeiro, esse livro tem uma narrativa dura, falo isso no sentido de que sempre me sentia imersa na história, sentindo a tensão do Darrow, de um jeito que eu não me sentia desde a leitura de Jogos Vorazes em 2010. Isso mesmo, me senti tensa e ansiosa como há anos não me sentia. E isso, algumas vezes, tornou a leitura difícil pra mim, em especial por estar tão fora da minha zona de conforto essa mistura de sentimentos. Contudo, a escrita do autor e os acontecimentos da história me fazerem continuar e cada vez mais entender o que realmente acontecia nesse mundo, quem é quem na real, quem manda no quê/quem. No decorrer da história fui deixando de esperar certos clichês e desfechos simples, isto está longe da narrativa de Pierce Brown. Eram diversas surpresas, diversos acontecimentos, diversas descobertas, diversas perdas. E ainda assim, eu não conseguia largar o livro ou a história.
A construção de mundo e divisões da sociedade podem ser difíceis de entender no início, especialmente pelo autor ter criado objetos e palavras novas. Todavia, a divisão da sociedade vai ficando cada mais fácil de identificar e entender, no decorrer do livro você vai entendendo (ou pensando que entende) cada vez mais como se organiza e quem faz o quê.
Recomendo esse principalmente aos amantes de distopia, apesar da leitura fantástica, da escrita maravilhosa, não acho um livro fácil para quem quiser iniciar o gênero. Além disso, acho que aqueles que gostam de fantasia e sci-fi podem vir a gostar desse livro, ao criar um mundo novo, num futuro distante, e apresentar toda uma sociedade diferente da que conhecemos. Termino a resenha ansiosa para ler a continuação, ao mesmo tempo que triste pelo último livro estar esgotado.

Isa 25/08/2021

sem palavras
o jeito que esse livro me deixou de 4 por ele (e pelo sevro, o feio mais lindo) é diferente. li ele pra leitura coletiva e tinha zero expectativas, tinha achado a sinopse meio bleh e me forcei muito pra começar.
mas depois que comecei, menina! não dava mais pra largar! é tanta coisa acontecendo, (chega a ser confuso o vocabulário novo, mas vai se ajeitando aos poucos), plot atrás de plot e escrita impecável, cheia de emoção e diálogos impactantes.
os personagens são muito bem construídos, o personagem principal é um líder nato, mesmo tendo nascido em uma casta que serve aos outros. o modo como o autor combinou os traumas das pessoas com a revolução e a lealdade pra criar a estória deu muito certo.
o mundo também é bem executado, achei interessante como a gravidade de marte influenciou cenas como as de luta, por exemplo. as coisas aqui são criadas artificialmente pelo homem, tanto melhorias no próprio quanto animais e cenários.
favoritei e não vejo a hora de ler o resto da trilogia, pois é diferente de tudo que já havia lido (por mais que possa lembrar algumas tramas).
nick 03/11/2021minha estante
o feio mais lindo KKKKK mas concordo, Sevro por favor entre na minha casa e me faça uma lobinha
espero que ele apareça bastante no próximo

Isa 04/11/2021minha estante
ele é um pitico ??

Bruno 29/06/2023

FÚRIA VERMELHA
É um livro muito bom, a estória é boa e lembra muito jogo vorazes e as crônicas de gelo e fogo. A escrita do autor é muito fluida, demorei um pouco a engrenar nas primeiras 40 páginas, mas depois não quis desgrudar do livro. Ele é narrado em primeira pesssoa por Darrow, um personagem muito interessante, acabei gostando e tudo que falaram do livro é verdade, gostei bastante louco para ler os outros 2.

Jey Canavezes 25/08/2022

Cinco estrelas e favoritado
Eu não pensei que fosse gostar desse livro tanto quanto eu gostei. A narrativa e construção de mundo e personagem deixam muito evidente que esse livro tem um público definido, mas o autor tem bom jogo de cintura para atrair outros olhares.

Apesar de adivinhar facilmente algumas situações da história, o livro tem reviravoltas que surpreendem e o autor também foge de alguns clichês básicos desse tipo de narrativa fazendo um trabalho mais braçal de lapidar o protagonista diante dos nossos olhos.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/07/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
"Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo, pelo medo das perdas, pelo medo da morte."

Fúria Vermelha era uma história que há muito queria conferir mas só enrolava e enrolava. Esse ano eu tinha proposto ler os três livros em um mês, mas ainda bem que não fiz isso pois a TBR iria flopar real. No fim das contas, foi um bom início de série.

De início tudo é muito confuso e eu estava só o meme "quem é esse povo todo aqui". Isso se deve ao fato de que, nas primerias duas partes do livro, é muita informação sendo bombardeada ao leitor. Pierce tenta de ambientizar na política e sociedade daquele Marte colonizado, mas isso acaba por deixar a leitura um pouco maçante e confusa.

Fúria Vermelha é narrado por Darrow, um jovem de 16 anos mas com uma alma de alguém que já viveu por longos e tortuosos anos. Eu sempre estranho quando personagens tão jovens possuem amarguras e ressentimentos de gente adulta, mas é bastante compreensível por tudo que ele já viveu.

"Fui forjado nos intestinos deste mundo duro. Afiado pelo ódio. Fortalecido pelo amor."

Darrow é um Vermelho e essa casta é considerada a escória da sociedade. Do outro lado, passando por várias e várias cores, temos os privilegiados da situação chamados de Ouros. Inclusive gostei muito de como o autor segregou por cores sua sociedade porque é algo bem realista, visto que até hoje a nossa própria sociedade ainda segrega as pessoas por cores; por vezes de uma forma velada, por outras de forma escancarada mesmo. Quem nunca se revoltou quando na manchete sobre alguém acusado de tráfico de drogas, se for negro o nome empregado é traficante, mas se for uma pessoa branca, é dito qualquer outra coisa menos a nomeação certa? Enfim...

"O homem não pode ser libertado pela mesma injustiça que o escravizou."

O livro é dividido em quatro partes e a partir da metade da segunda, a história começa a ficar interessante. Darrow descobre que tudo sobre sua vida é uma mentira e agora ele faz parte de um grupo revolucionário chamado Filhos de Ares. Não vou entrar muito nos pormenores aqui, por motivos de spoiler, mas depois de uma super makeover, Darrow é enviado para se infiltrar entre os Ouros.

Nesse momento, a história toma um rumo que eu nem tinha passado pela minha cabeça. Eis que, junto com Darrow, caímos em uma espécie de Hunger Games Mars edition. Entretanto, essa espécie de Jogos Vorazes de Pierde Brown é muito mais violenta e cruel. Há descrições bem gráficas de violência, mutilação, assassinato e até menção a estupro. Então fica aí um super alerta de gatilho.

Darrow é um personagem bem tons de cinza. Fiel ao seu povo, mas também sabe que terá de deixar seu lado Vermelho se quiser ajudar nos planos de uma revolução. Ao mesmo tempo que ele precisa ser uma pessoa violenta e cruel, ele também consegue manter um instituto de moral e compaixão, o que pode ser sua ruína em certas situações.

"Um homem deve ser medido pelo que faz quando está no poder."

Os personagens secundários também tem um grande espaço nessa história, principalmente do lado de Darrow. Com certeza ele faz mais inimigos que amigos, mas dentre os que estão (inicialmente) do lado dele, destaco Mustang e Sevro. Sevro é o típico personagem que morde primeiro (literalmente) e pergunta depois, mas parece ter encontrado em Darrow alguém que possa confiar e ser leal. Já Mustang é uma moça bastante inteligente e calculista, mas também com um grande senso de moral.

Fúria Vermelha cumpriu bem seu papel de abertura de série. Possuo somente duas ressalvas na história: uma situação na reta final que me pareceu fácil demais e um início meio atropelado de romance, mas nada que vá atrapalhar a experiência na leitura.

"Sou a esperança do meu povo. De todos os povos cativos."

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/07/resenha-555-furia-vermelha.html