Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Gabi 06/06/2021

Vingança de um simples enferrujado
Quando eu li pela primeira vez, sofri com o Darrow em todas as páginas, quando o reli... Sofri novamente.
A forma que o autor nos mostra o universo deixa claro como a sua escrita é maravilhosa.
Eu recomendo esse livro, e se você quer sorrir e chorar... Leia.

Wendel_AC16 03/10/2021

Maravilhoso
O livro é cheio de reviravoltas, traição, união e guerra. Ele se passa todo praticamente em um jogo de guerra medieval em equipe em um mundo futurista. Com certeza entrou para o meu top 5 de livros favoritos.
ANNA 03/10/2021minha estante
Aí essa série é muito perfeita, e para mim só melhora!

sugurugeto 27/09/2022

o booktok finalmente acertou
Tive me dar uns dias pra analizar esse livro, ele me deixou muito satisfeita, uma alta fantasia realmente boa e de qualidade, o hype que colocaram valeu muito a pena. Tudo é muito bem explicado, não senti que houve pontas soltas no que diz respeito a desenvolvimento de mundo e explicações referente a determinadas coisas que acontecem ao longo da trama. Os personagens são bem desenvolvidos e apresentados, Darrow se tornou um dos meus personagens favoritos, eu tô muito ansiosa pra saber o que vai acontecer com ele nos próximos livros.
A trama politica aqui é de tirar o fôlego, muito bem explicada, muito bem trabalhada, a sequência de acontecimendo também tem uma progressão ótima, apesar de que no momento das tribos eu ter sentido que ficou apenas um tanto cansativo e algumas vezes repetitivo, pro desenvolvimento do personagem e dos coadvantes, se fez necessário.
Eu tô muito ansiosa pra saber os proximos passos que o autor vai trabalhar nos próximos livros e como a possível revolução dos vermelhos vai ocorrer.

Luan 01/07/2016

Fúria Vermelha despertou a fúria do leitor que vos escreve, apenas!
Distopia é um gênero que parece estar saturando de certa forma rápido. A explosão delas nos últimos seis anos desencadearam uma nova leva de leitores mundo afora, que não estavam acostumados com leitura, e, principalmente, este tipo de leitura. Jogos Vorazes, sem dúvida alguma, foi uma importante peça para difundir o gênero nestes últimos anos. Uma pena que ele também serviu para inspirar outras histórias, que vieram a seguir e pouco de novo trouxeram dentro desta modalidade da literatura. Um destes casos é Fúria Vermelha, que parecia ter tudo para mudar um pouco o conceito popularesco de distopia, mas trouxe apenas mais do mesmo.

Ao levar em consideração apenas a sinopse, a impressão que dá é justamente essa: de algo diferente. Mas não é o que acontece na prática. A história, além de distopia, junta a ficção científica, embora seja apenas um terço de todo o livro. A história vai nos contar que Marte, o planeta vermelho, já foi colonizado e está prestes a se tornar amplamente habitável. Em um futuro não tão distante, o homem vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade.

No entanto, acabamos presenciando, na realidade, uma revolta muito semelhante àquele vista em Jogos Vorazes, com vários ingredientes dos três livros em um só. Primeiro, vou falar do que eu achava, para depois comentar o que foi. Inicialmente, achei que se trataria, acima de tudo, de uma história política, onde o protagonista estaria infiltrado dentro da sociedade opressora que o mantinha preso nas profundezas de Marte. Essa foi a ideia. Porém, depois de um início chato mas promissor, vimos Darrow apenas protagonizando cenas de ação, com direito a muita luta e morte, tudo isso numa floresta, com outros vários jovens. Isso te lembra algo? Pois é!

Eu não sabia que haveria essa "disputa" entre jovens, com direito a morte e tudo mais, como foi em Jogos Vorazes, por exemplo. Me surpreendi ao me pegar lendo páginas que narravam isso. Me surpreendi especialmente porque anteriormente a intenção dos personagens era criar até uma espécie de rebelião depois desta infiltração que citei acima. Acreditava que haveria uma série de descobertas, revelações, a luta da periferia contra a sociedade em comando. Nada disso. O problema, ainda, foi que não ficou muito clara a intenção dos rebeldes em colocar Darrow para participar da competição, que para eles era a entrada dele a um Instituto, onde ele se prepararia para se tornar um líder naquela sociedade. Ficou confuso sim.

Estranho também ninguém saber que o Instituto era, na verdade, um matadouro. Não consigo entender como conseguem esconder isso, sendo que um ano depois de saírem dessa floresta, quase todos jovens que entraram vão sair mortos. Mas nem tudo são espinhos nesta rosa. Como disse, o início foi promissor. Apesar um pouco demorado e confuso, uma vez que o autor não é daqueles que usa as primeiras páginas para explicar como é aquele novo universo - e isso me agrada bastante. Conhecemos, inicialmente, os Vermelhos, os escravos daquela sociedade, que realizam perfurações no subsolo em busca de hélio3, para tornar o planeta habitável - o que já ocorria, mas eles não sabia. Ao final, é claro, também, que deu pra perceber nitidamente a ideia de crítica à atual sociedade feita pelo autor.

LISTA DE CLASSES
Ouros: Membros mais nobres da sociedade. Os mais fortes e belos, orgulhosos e vaidosos. Controlam toda a sociedade.
Pratas: Contabilizam e manipulam a moeda e a logística.
Brancos: Controlam a justiça e a filosofia da sociedade. São os pensadores.
Cobres: Também chamados de Centavos, administram a burocracia e o Comitê de Qualidade.
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.
Amarelos: Estudam os medicamentos e as ciências.
Verdes: Desenvolvem a tecnologia.
Violetas: Os criativos. Considerados artistas da sociedade.
Laranjas: Os engenheiros mecânicos. São os mais prestigiados da classe dos trabalhadores.
Cinzas: Também chamados de Latões, garantem a ordem e a hierarquia nas sociedades.
Marrons: Serviçais das tarefas cotidianas.
Obsidianos: Também chamados de Corvos. Elite militar da sociedade, garantem a proteção dos Dourados.
Rosas: São empregados e proporcionadores de prazer da alta sociedade.
Vermelhos: As formigas operárias da sociedade. A capacidade física e mental dos integrantes dessa cor é imensurável.

Há mais fatos relevantes e interessantes, com revelações, surpresas e apreensão, nas primeiras 180 páginas do que em todo o resto. Se o livro seguisse com a ideia inicial, certamente teríamos uma grande obra distópica em mãos. Mas ainda devo destacar a qualidade da descrição do autor, em que ele consegue desenhar muito bem em palavras as cenas de ação - é tudo palpável, dá pra sentir enquanto você lê. Além disso, ele consegue criar bons personagens, embora a maioria deles com traços distorcidos muito parecidos. Gostei da forma com que ele terminou a história, embora bastante clichê. Ela abre um enorme leque e uma grande possibilidade de encontrar aquilo que eu esperava neste primeiro volume no segundo, chamado de Filho Dourado.

A edição da GloboLivros está bem cuidada. A capa é muito bonita e aveludada. As páginas internas são bem diagramadas e não lembro de algum erro bizarro na revisão. Por ter me frustrado tanto com a leitura, sendo que eu nem estava com grande expectativa com esta história, fico com três estrelas, mas com sensação de que vem algo melhor e maior no próximo volume da trilogia, que terá seu último volume publicado em julho de 2016. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.
Mexeus 09/03/2017minha estante
Que crítica ótima, concisa, detalhada e bem-estruturada a sua. Gostei muito!

Luan 05/05/2017minha estante
Ei, só vi agora seu comentário. Desculpa. Que bom que gostou... uma pena o livro não ser grande coisa rs

Rafa - @espaco_dos_livros 09/05/2019minha estante
Nossa... Traduziu tudo o que pensei... Li metade do livro e estou prestes a largar... É só mais do mesmo, não há muita inovação.

Estersinha 30/12/2022

Rompam as correntes
Eu estou completamente sem palavras para essa obra! a leitura no começo fica um pouco arrastada por ser um universo muito complexo, o que ajudou foi a familiaridade com ele pelo que conheci do jogo. Depois que a fase de apresentação passa e ação começa esse livro se torna simplesmente impossível de largar. É tudo muito complexo e rico ao mesmo tempo, é uma tremenda aula de sociologia, política, história, filosofia e tudo mais que se relaciona a isso, e o jeito como esses conceitos teóricos são trabalhados afim de contar uma narrativa muito boa fica incrível. É impossível não simpatizar com alguns personagens ao passo que é impossível não odiar outros, as emoções realmente são afloradas durante a leitura e fazia muito tempo que eu não sentia tão imersa dentro de uma história.
O enredo, os personagens, a teoria e tudo nesse livro foi incrível e perfeito mas as cenas de guerra COM TODA certeza são um diferencial absurdo. Acho que só li sobre guerras tão realistas assim em livros de história que são realmente sobre guerra!!! Essa é possivelmente a primeira obra de ficção que eu leio com uma batalha tão forte e intensa e tão real. O livro poderia ter 1000 páginas e todas elas se passarem de batalha em batalha que eu leria com muito prazer.
Acredito que os próximos livros sejam menos sangrentos já que to apostando muito na diplomacia, o que me surpreende muito já que quando analisamos outras trilogias de fantasia geralmente a batalha final é a grande jogada da história, e isso foi feito logo no início.
A expectativa para os próximos estão a MIL, eu não sei que rumo a história vai tomar e também não tenho uma opinião sobre o que eu gostaria ou não, pode ser que eu não goste do final então vou curtir muito esse começo incrível!!!!!

yaslendo0 17/06/2022

????
Uma mistura Jogos Vorazes com A rainha vermelha, amei! O universo é completamente complexo e os personagens também. A evolução deles começa desde o primeiro capítulo e vai fluindo muito bem. As passagens de tempo são um pouco confusas mas é questão de tempo pra eu me acostumar. Tem tudo pra ser incrível!

Neto.Menezes 17/11/2020

Que livro é esse?
Já ouvi várias recomendações para começar a trilogia de Fúria Vermelha, mas confesso que não estava esperando um livro tão bom como foi!
Acompanhar a ascensão de Darrow de baixo vermelho para ouro foi uma experiência incrível! O livro é muito bem escrito e Pierce Brown faz um trabalho primoroso trabalhando os personagens, todos tem um destaque ao longo da trama.
O cenário político é muito bem escrito e a divisão da sociedade em castas das cores é bem ambientalizado. Além de Darrow ser um excelente protagonista para conduzir a história!
Fúria Vermelha é daqueles livros que você não consegue parar de ler, mesmo que você diga a si mesmo "só mais um capítulo por hoje"...
Mais que recomendo para quem gosta de distopias, embora também encaixaria ele em Ficção científica e Fantasia. É um prato cheio de intrigas, cenas de luta, mentiras e um final que vai explodir cabeças!
Sem mais: 5 estrelas e favorito!
Carmo.leone 17/11/2020minha estante
Tu curioso para essa trilogia

Como faz 15/03/2021

Que livro
Que livro, senhoras e senhores!
Chegou num determinado ponto que eu simplesmente não conseguia parar de ler. Só isso. Fui dormir 5 horas da manhã essa noite e terminei hoje. Prontíssima pro próximo.

bealesclub 22/08/2021

O enredo da história é bastante promissor, mas acho que a história não era para mim. Talvez mais tarde possa dar uma outra chance para a trilogia, até lá fico por aqui.

Stephanie295 22/07/2023minha estante
Nossa eu tô odiando e tô vendo o povo dar 5 estrelas??? Um bando de personagem caricato. A mulher do cara acabou de morrer. Ele encontra uma mulher que quase mata e fala que ela é mais bonita que sua ex mulher morta?????

kimi28 30/07/2023minha estante
N entendo quem recomenda isso como uma boa distopia e ainda comparam com jogos vorazes e GOT???? N gostei do universo, dos personagens, n consigo citar uma coisa boa desse livro

Marcello.Buzon 06/04/2023

Desenfreado
Este livro me pegou completamente desprevenido, como se eu tivesse caído em uma armadilha da casa de Minerva.
O livro me remete a vários outros, mas no melhor sentido possível. É um amálgama literário quase perfeito. Personagens muito bem desenvolvidos e boas reviravoltas. Já ansioso pra ler o segundo.

Yasmin.Fernandes 29/05/2021

curou minha ressaca literária
fazia tempo que eu via um livro que trabalha a situação política de uma determinada sociedade tão bem quanto fúria vermelha faz ! A situação é tão bem construída que às vezes a ambientação que é outra coisa que não deixou a desejar acaba ficando em segundo plano, havia momentos em que até esquecia que eles estão em outros planetas

Sobre os personagens: o primeiro contato que temos com os personagens são eles em uma situação adversa, então conhecemos o pior lado dos personagens e que tipo de coisas eles são capazes de fazer antes mesmo de conhecermos seus sonhos, e eu achei isso incrível

Recomendo para quem gostou de livros como jogos vorazes e o senhor das moscas

Fe 02/06/2020

melhor leitura do ano até o momento, não tava esperando que fosse realmente TÃO bom assim, se você gosta de jogos vorazes pode ler tranquilamente

Kah 15/06/2021

Esse livro tem uma narração diferente, eu adorei o início da história e a riqueza de mundo, o plot é maravilhoso. Tive um pouco de dificuldade em me prender aos personagens quando Darrow chega ao Instituto, por causa do método de narração e pela minha própria expectativa, que não esperava que o resto do livro fosse se tornar um jogos vorazes. Durante o livro não dá pra se adivinhar quase em momento nenhum o próximo acontecimento, e eu adorei as estratégias e como o jogo se desenvolveu de uma forma crua e realística