Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Talles

Resenhas - Antes do Baile Verde

giu 30/12/2023

Consagrada Lygia F. T.
São 18 contos e todos são especiais, ler Lygia é sempre especial! Ela é uma das minhas escritoras favoritas e me apaixonei ainda mais pela escrita com essa obra prima.

Cada conto é peculiar da sua maneira, eles se diferenciam ao mesmo tempo que são todos parecidos. Cada conto desperta um sentimento, seja tristeza, supresa ou uma profunda reflexão.

Menção honrosa para: Antes do Baile Verde, Natal na Barca, Apenas um Saxofone, Venha Ver o Por do Sol e As Pérolas.

Gabrielle 28/01/2021

Sensível nos mínimos detalhes...
Antes do baile verde é uma coleção de contos da autora Lygia Fagundes Telles.

Para mim, Lygia é profunda e tem o perfil de mecher com o íntimo de seus leitores, com textos intensos, as vezes vicerais.

Nesta edição temos 18 contos da autora. Histórias diferentes mas semelhantes na capacidade de nos fazer pensar e sentir principalmente nos pequenos detalhes.

As vezes você é surpreendido por um final surpreendente. Outras vezes você vai ficar esperando por mais daquela história. Outras, ainda, o conto não vai fazer sentido nenhum no momento, mas vai te fazer pensar futuramente quando você se encotrar em um situação parecida...

Lygia fala do dia a dia, da realidade, da vida!

cris.naka.1 02/05/2023

Tudo é verde
Eu não saberia descrever o que senti nesse livro nem se eu quisesse.
Cada conto é um conto.
Curto, sucinto, exatamente o comprimento de 10 paradas de metrô.
Foi um livro que me acompanhou todos os dias por um mês e que me causou de amor à indiferença. Um conto por vez.
O que mais mexeu comigo foi o conto da mulher com a criança na barca. Logo em seguida, o famigerado saxofonista. Por fim, lembro ainda do homem que visitava todos os dias a tapeçaria.
Existe algo que une essas obras tão diversas?
A eloquência e exuberância da escrita de Ligia Fagundes, cuja habilidade de escrita cativa aos poucos detalhes. Não é sobre descrições extensas. É sobre a sensação, a crocância de cada elemento posto em cena.
Demorei meses para postar essa resenha, pois pouco conseguia organizar minhas ideias sobre a variação que existiu em cada página desse livro.
Enfim hoje consegui.
De fato, é muito verde.

xali 12/02/2023

"depois" do baile verde...
Agora, está preciosidade que estava lendo por último...
meu deus! que livro perfeito.
com seus contos de pouco mais de 5 páginas que deixam um eco eterno na mente...
palavra que isso acontece, pois eu conheci a autora em meu ensino médio (já um pouco longe de vista) e me lembro nitidamente da sensação que me causou. algo que senti novamente, com muito apreço e boa vontade, e que ainda continua fiel com o mesmo toque de espanto e gosto amargo...
mas não se amedronte com minhas palavras, venha e se deleite com esta que é uma das melhores obras brasileiras...
pois como me disse uma antiga professora... "isso é lygia"

Cami 05/03/2021

Lygia para a vida!
Nesse livro de contos, Lygia nos leva a refletir sobre questionamentos, inseguranças e desejos do "ser" humano.

Denise 12/11/2022

Eu caí nas garras de veludo da Lygia
Primeiramente, queria dizer que o que me fez amar o livro de forma completa, não foram os contos; foi o posfácio. Chega a ser estranho até dizer isso, porquê de fato, teve alguns contos que não entendi completamente... Parecia que faltava alguma coisa, uma peça importante.. e foi apenas quando li o posfácio que tudo se encaixou perfeitamente. E foi aí que aconteceu o xeque mate para mim. Foi aí que percebi o quanto a escrita dessa mulher é minuciosamente planejada em tudo. Ela dói porque toca na ferida. Nem se importa se a ferida cicatrizou ou não, ela deixa sangrar. Os contos que mais gosto é aqueles que contém a desilusão humana, seja na própria existência como no outro. Na auto sabotagem. Em sermos humanos e nossos erros estarem escancarados.
Simplesmente genial. Não há dúvidas que Lygia é de fato, a dama da nossa literatura.

Bella :) 17/02/2021

diferente
contos expressivos, detalhistas e completamente misteriosos
autora te obriga a observar os detalhes e te coloca num completo suspense ao final de cada conto.
muito interessante e escrita cativante

Leticia2185 30/01/2024

Antes do Baile Verde
Minha primeira leitura de Lygia, posso dizer que já admirava muito a autora pelo seu conhecido conto Venha Ver o Pôr do Sol, que está presente neste livro. O livro me chamou atenção, pois o já conhecido conto me impressionou muito quando li na adolescência, na nova leitura ele segue excelente e o ponto alto da coletânea, trazendo suspense e com uma cartase eletrizante. Quanto aos outros contos, apesar de diferentes tratam sempre de um objetivo comum, exploram em contextos simples grandes conflitos humanos. Meus destaques são: Helga, O Jardim Secreto, A Ceia, Venha Ver o Pôr do Sol e O Menino.

Letí­cia 27/04/2024

Denso, forte e profundo!

Ler Lygia nunca te deixa da mesma forma, ela te toca e te sensibiliza pela dor.

O conto Antes do por do sol, bem, eu não estava preparada para ele, mesmo percebendo o que iria acontecer, não quis acreditar que o final seria esse mesmo. Quando me lembro dele, ainda me bate o desespero de quando estava lendo.

Daniele137 25/07/2023

Resenha : Antes do baile verde
Impressionante como cada conto vai montando uma imagem em detalhes não só dos ambientes mas de certa forma do psicológico das personagem misturado com uma sensação de verosimilhança, de possibilidade real, de discursos sociais que ainda ecoam.
A autora não nos dá respostas ou conclusões fechadas, mas nos apresenta um recorte de acontecimentos. Desperta nossos sentimentos e curiosidade e deixa as análises por nossa conta.
Precisa estar preparado para ler com atenção aos detalhes e depois digerir alguns sentimentos.
Em minha ignorância literária me lembrei dos Contos de Nelson Rodrigues em A vida como ela é... Com a diferença que Nelson tinha o objetivo de apresentar o podre do ser humano de forma mais direta. Lygia nos mostra características emocionais e psicológicas sem parecer interferir...é mais sutil... Quase frio (não sei se seria essa palavra a mais adequada), como se apenas estivesse descrevendo um quadro.

GAssika 16/12/2023

Expectativas x realidades
Esse foi o típico livro para o qual criei muitas expectativas. Achei os contos bons, a qualidade da escrita então nem se fala, pois é mais que excelente, porém acho que a parte emocional não me pegou muito, já que não me senti muito tocada com as histórias, entretanto reconheço a qualidade e tenho certeza que lerei mais coisas da autora no futuro.

Brenoae 11/02/2021

Já havia lido outros contos da Lygya e posso dizer que ela é perfeita