Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Talles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Bela190 08/05/2024

Esse livro é importante
Eu achei esse livro muito bom para as pessoas que não conhecem o lado ruim do mundo, esse livro nos ensina a pensar melhor em nossa vida, e sempre pensar que na vida sempre vai ter alguém pior que a gente, por isso devemos agradecer a vida que temos e seguir em frente. É muito triste saber que coisas assim acontecem no mundo. Afinal a vida ninguém é perfeita, todo mundo sofre ou ainda vai sofrer nessa vida, nem que seja um pouco...

Letí­cia 27/04/2024

Denso, forte e profundo!

Ler Lygia nunca te deixa da mesma forma, ela te toca e te sensibiliza pela dor.

O conto Antes do por do sol, bem, eu não estava preparada para ele, mesmo percebendo o que iria acontecer, não quis acreditar que o final seria esse mesmo. Quando me lembro dele, ainda me bate o desespero de quando estava lendo.

Erika Santos 29/03/2024

Cada conto é mais surpreendente que o outro. Tem cada reviravolta que você nem imagina e é pego de surpresa.

Leticia2185 30/01/2024

Antes do Baile Verde
Minha primeira leitura de Lygia, posso dizer que já admirava muito a autora pelo seu conhecido conto Venha Ver o Pôr do Sol, que está presente neste livro. O livro me chamou atenção, pois o já conhecido conto me impressionou muito quando li na adolescência, na nova leitura ele segue excelente e o ponto alto da coletânea, trazendo suspense e com uma cartase eletrizante. Quanto aos outros contos, apesar de diferentes tratam sempre de um objetivo comum, exploram em contextos simples grandes conflitos humanos. Meus destaques são: Helga, O Jardim Secreto, A Ceia, Venha Ver o Pôr do Sol e O Menino.

mockingjay 11/01/2024

Intrigante e melancólico!!!
Estava curiosa pra poder investigar esse livro, visto que não sou fã de livro de contos esse de fato me surpreendeu. (Escolhi ele pois amo a cor verde e também por indicação). Me surpreendi em cada conto, sempre girando em torno de um motivo, objeto, conversa ou sentimento. O livro lista bem os pensamentos do âmago dos personagens, aqueles pensamentos mais profundos muitas vezes impronunciáveis, meus preferidos foram "Helga" e o "O menino", esse último consegui captar a dor e o sentimento do personagem, tendo uma identificação maior do que esperava. Uma leitura surpreendente e culta, revelando sentimentos expostos como nunca poderia transcrever para o papel um dia.

P.S. Fui atrás do perfume citado no último conto: Vent Vert, e fiquei chocada que ele realmente existe, e pasmem é verde!!!

giu 30/12/2023

Consagrada Lygia F. T.
São 18 contos e todos são especiais, ler Lygia é sempre especial! Ela é uma das minhas escritoras favoritas e me apaixonei ainda mais pela escrita com essa obra prima.

Cada conto é peculiar da sua maneira, eles se diferenciam ao mesmo tempo que são todos parecidos. Cada conto desperta um sentimento, seja tristeza, supresa ou uma profunda reflexão.

Menção honrosa para: Antes do Baile Verde, Natal na Barca, Apenas um Saxofone, Venha Ver o Por do Sol e As Pérolas.

GAssika 16/12/2023

Expectativas x realidades
Esse foi o típico livro para o qual criei muitas expectativas. Achei os contos bons, a qualidade da escrita então nem se fala, pois é mais que excelente, porém acho que a parte emocional não me pegou muito, já que não me senti muito tocada com as histórias, entretanto reconheço a qualidade e tenho certeza que lerei mais coisas da autora no futuro.

Marco Oliveira 02/12/2023

Lygia Fagundes Telles
Confesso que esse livro foi uma grande surpresa.

Tenho uma política de que, se me obrigarem a ler uma obra, eu automaticamente vou perder 80% do interesse nela. Entretanto, Tive que ler esse livro para realizar uma avaliação da faculdade, na matéria de "Correntes Críticas dos Estudos Literários".

Meu primeiro contato com ele e, portanto, com o conto "Objetos" foi desagradável: não entendi muito bem o que estava acontecendo, tudo parecia muito doido.
Contudo, à medida que as aulas foram acontecendo, a leitura de Lygia fluia cada vez mais.
Mas, foi na aula de "Psicanálise" em que a leitura decolou. Tudo que eu havia lido parecia começar de alguma forma a fazer sentido e no fim, fiz uma análise literária do conto "O Menino" (o último da obra) com a perspectiva freudiana do complexo de Édipo. Foi Maravilhoso!

O professor nos instruiu em uma reescrita, e com base nas suas orientações individuais (Confesso que minha conclusão tenha ficado um lixo), tirei nota máxima.

Outros colegas também tiraram boas notas, fazendo análises de outros contos como "A caçada", "Venha ver o pôr do Sol" e "Apenas um Saxofone".
Todos eles são maravilhosos!

Claro que, sempre existem aqueles que a gente não gosta; e está tudo bem.
Leiam Lygia sem medo.

Daniele137 25/07/2023

Resenha : Antes do baile verde
Impressionante como cada conto vai montando uma imagem em detalhes não só dos ambientes mas de certa forma do psicológico das personagem misturado com uma sensação de verosimilhança, de possibilidade real, de discursos sociais que ainda ecoam.
A autora não nos dá respostas ou conclusões fechadas, mas nos apresenta um recorte de acontecimentos. Desperta nossos sentimentos e curiosidade e deixa as análises por nossa conta.
Precisa estar preparado para ler com atenção aos detalhes e depois digerir alguns sentimentos.
Em minha ignorância literária me lembrei dos Contos de Nelson Rodrigues em A vida como ela é... Com a diferença que Nelson tinha o objetivo de apresentar o podre do ser humano de forma mais direta. Lygia nos mostra características emocionais e psicológicas sem parecer interferir...é mais sutil... Quase frio (não sei se seria essa palavra a mais adequada), como se apenas estivesse descrevendo um quadro.

cris.naka.1 02/05/2023

Tudo é verde
Eu não saberia descrever o que senti nesse livro nem se eu quisesse.
Cada conto é um conto.
Curto, sucinto, exatamente o comprimento de 10 paradas de metrô.
Foi um livro que me acompanhou todos os dias por um mês e que me causou de amor à indiferença. Um conto por vez.
O que mais mexeu comigo foi o conto da mulher com a criança na barca. Logo em seguida, o famigerado saxofonista. Por fim, lembro ainda do homem que visitava todos os dias a tapeçaria.
Existe algo que une essas obras tão diversas?
A eloquência e exuberância da escrita de Ligia Fagundes, cuja habilidade de escrita cativa aos poucos detalhes. Não é sobre descrições extensas. É sobre a sensação, a crocância de cada elemento posto em cena.
Demorei meses para postar essa resenha, pois pouco conseguia organizar minhas ideias sobre a variação que existiu em cada página desse livro.
Enfim hoje consegui.
De fato, é muito verde.

xali 12/02/2023

"depois" do baile verde...
Agora, está preciosidade que estava lendo por último...
meu deus! que livro perfeito.
com seus contos de pouco mais de 5 páginas que deixam um eco eterno na mente...
palavra que isso acontece, pois eu conheci a autora em meu ensino médio (já um pouco longe de vista) e me lembro nitidamente da sensação que me causou. algo que senti novamente, com muito apreço e boa vontade, e que ainda continua fiel com o mesmo toque de espanto e gosto amargo...
mas não se amedronte com minhas palavras, venha e se deleite com esta que é uma das melhores obras brasileiras...
pois como me disse uma antiga professora... "isso é lygia"

Pedro 18/01/2023

Esse livro é incrivelmente delicioso. Uma caixa de chocolates com sabores nem tão doces assim, uma obra prima da literatura brasileira...

Alexandre249 12/01/2023

Meu primeiro livro da Lygia
Gostei da maioria dos contos. Densidade, profundidade em alguns ...outros bem misteriosos. Alguns mais introspectivos.
O texto oscila, o que motiva a avançar na leitura.
Interessante, vou ler mais Lygia.

nico 08/01/2023

muito bom
adoro esses contos, me vejo sempre relendo eles e achando novos significados e coisas escondidas. são tão diversos e refrescantes, amei.

fer 07/01/2023

muiito bem escrito, chocante e inteligente. um livro, que repito, complexo e várias vezes difícil de se situar, mas que traz umas cenas muito reais e bem feitas, que quando a gente entende, nos marca!!! amei demais ler mais ainda dessa autora. literatura da melhor qualidade. ??
Mariana 07/01/2023minha estante
Preciso continuar essa leitura! A escrita da Lygia é totalmente instigante.