Sono

Sono Haruki Murakami

Resenhas - Sono

Yvan 24/06/2020

Experiência
Ler Murakami mostrou ser uma boa experiência. Seu final é diferente e o decorrer tbm sai do rotineiro.
Uma crítica à vida monótona onde talvez seja necessário não consegui dormir pra despertar pra realidade.

Yasmin602 15/09/2023

Primeiro livro do murakami que li e gostei bastante, me conectei com a principal por conta da insônia que possuo, só gostaria que o final não fosse tão aberto

Am'oonchild 20/11/2021

O que é o sono?
A história é bem fácil de ler e traz inúmeras reflexões e metáforas sobre rotina, mudanças, a vida e a morte.

Eu sofro com insônia, então, me identifiquei bastante com ela aproveitando esse tempo para fazer coisas que o dia a dia dela não permitiam.

Muito do que ela sente, refletiu em mim de outras formas também. Como ela questionando o que valeu da época de escola ter lido tantos livros e não lembrar de quase nada ou os momentos em que você percebia que ela tava chegando a um conclusão e ela fugia dos pensamentos.

O final abrupto me pegou de surpresa, eu não estava esperando que fosse terminar com todas as respostas, mas foi mais repentino do que imaginei. Fica aberto há tantas interpretações...

Ela estava sonhando, pois voltou a dormir e nunca nem saiu de casa?

Ela sofreu um acidente? As pessoas sacudindo o carro são o marido e o filho tentando trazer ela de volta?

Ela morreu e estava num limbo?

Ou foi uma metáfora sobre mesmo que ela tenha despertado seus interesse pessoais, resgatado parte de si ainda está presa a dinâmica de dona de casa? Particularmente, gosto dessa ideia, antes de sair de casa ela tinha passado um tempo olhando o marido e o filho, talvez o final seja isso, a dor da consciência de se estar sozinha, se sentir incompreendida, mas sem poder largar tudo.

Kess 15/11/2023

A narradora - que está em seu 17° dia sem dormir - ao longo da obra nos explica sua dificuldade para dormir e as implicações que surgem em decorrência da privação de sono. Confesso que fiquei confusa no decorrer da narrativa e não saberia dizer se a obra toda não passou de um mero pesadelo, sonho, surto de paralisia do sono ou espécie de limbo pós morte.

Apesar disso, estava achando a leitura divertida, mas o livro acabou DO NADA.

PS: O paralelo com Anna Karenina é ótima, principalmente as semelhanças das personagens de não "terem" do que reclamar mesmo assim estarem insatisfeitas.

"Todas as coisas ao meu redor estavam turvas e embotadas. Minha própria existência era algo questionável, uma espécie de alucinação."

Ester448 01/09/2021

É um livro sobre monotonia que trás reflexões muito interessantes e, consequentemente, nos gera autoreflexões necessárias. Recomendo pra ler em uma tardezinha parada (meu caso), a leitura é muito fluida e envolvente (o autor faz você praticamente se ver no personagem), me foi uma leitura agradável e necessária.

Lrfatima 24/05/2022

2 por pena
Beleza tem uma reflexão legal mas dormi 3 vezes tentando ler esse livro , o final é péssimo , sério , que horror
Julia.Lorens 24/05/2022minha estante
Deve ser por isso que chama "sono" né KJKJKKJKK

kaká 24/05/2022minha estante
KJDJDKDKKDKJ esse coloca o nome em prática pelo menos

Sabrina - @linhaposlinha 26/02/2020

"Minha própria existência era algo questionável, uma espécie de alucinação."
A história em si estava ótima, mas o final foi tão nada a ver que eu fiquei sem nem ter o que pensar. A trama em si é excelente, rapidamente fui envolvida pela história e a leitura fluiu muito bem. No entanto, o final foi tão abrupto – ok, muitos contos são assim e entendo seu propósito - e tão sem pé nem cabeça que eu fiquei chocada.

Basicamente, não entendi foi nada. Mas reconheço que deve ter algum sentido aí que eu não captei. Paciência.

site: https://www.instagram.com/linhaposlinha

sara320 05/10/2021

é necessário nos mantermos acordados
acredito que até agora ?sono? seja o meu escrito preferido do murakami. já tinha tido contato com a história em ?o elefante desaparece?, e relê-la foi incrível - com certeza a lerei novamente, e tenho convicção no fato de que em todas essas releituras sairei mais e mais desperta ainda pra vida. o despertar da nossa consciência acerca da mecanização da nossa rotina, que acontece de forma quase que imperceptível, é essencial. o que nos tornaremos se cairmos em nosso próprio esquecimento? e se os detalhes que nos formam acabarem atropelados pela irreversibilidade da passagem do tempo em uma vida robotizada?
todos precisamos acordar. pautas de extrema importância! amo muito o murakami.

pam.ggs 18/10/2020

Sem palavras
A história em si, os acontecimentos e o final podem parecer idiotas mas as metáforas e mensagens por trás.. um xuxuzinho. Sono narra de maneira bem direta e descritiva a vida de uma mulher presa e se afundando em uma rotina. Tal descrição minuciosa causa no leitor a mesma sensação de angústia desse cotidiano fazendo com que ele mesmo, junto com a personagem, entre na mesma insônia e comece a repensar sobre as coisas..

Caroline 16/12/2020

É um livro pequeno do Murakami que relata a história de uma mulher que passa 17 dias sem dormir e começa a refletir sobre a vida, a morte, o sono, a rotina, o amor etc. Quem sofre de insônia vai se identificar bastante. Pra mim, tem um final aberto.

Aline221 07/09/2020

primeira vez lendo murakami
a leitura flui muito fácil, fazendo a rotina monótona da personagem parecer cada vez mais interessante.

massss achei o final meio abrupto... deu a sensação de inacabado, sabe?

Thamiris Flor 27/08/2021

Nunca tinha lido nada do Haruki Murakami e me apaixonei por esse livro. Já estava na minha lista há um tempo. Este livro me trouxe uma reflexão sobre a mesmice dos dias, da vida. Uma leitura extremamente fluida, maravilhoso. Amei!