Petrus Logus: O Guardião do Tempo

Petrus Logus: O Guardião do Tempo Augusto Cury

Resenhas - Petrus Logus - O Guardião do Tempo

Alê 28/11/2015

Fascinante!
Confesso que ao iniciar minha leitura do livro eu fiquei um pouco assustada com a descrição do mundo apos uma possivel Terceira Grande Guerra mundial, a cada palavra lida eu via como era increditavel e assustador, e começava a pensar: Será realmente possivel chegarmos a tamanho caos?. Ao ver a capa do livro me chamou atenção duas coisas, o seu titulo e o autor, mas ai você se pergunta porque o autor? Para mim Augusto Cury escreve apenas livros de auto ajuda por causa da sua carreira como psiquiatra e psicoterapeuta, ja li um livro dele sobre isso e confesso que não é meu tipo de livro favorito, gosto de livros que me prendam na leitura, que tenham um pouco da realidade, que tenha uma ação e é claro um lindo romance, nesse livro eu tive tudo isso e um pouco mais.
Petrus Logus filho do grande rei Apolo era contra sua forma de reinar o reino de Cosmus, um reino onde era proibido o uso de livros e conhecimento, onde o rei era visto como um grande Deus, ninguem poderia ir contra sua palavra, mas de uma forma radical seu filho pode fazer isso, sofrendo castigos terriveis e com uma ajuda nada convencional Petrus Logus mostra que o conhecimento é a nossa mais poderosa arma!

saulomtb 07/01/2016

E aí? Bora bookear?

Augusto Cury conseguiu unir os gêneros de auto-ajuda com futuro distópico tornado a obra única. Essa foi a primeira obra do autor que li, e não sei por que só agora. Cury é incrível. Ansioso para o próximo volume da série.
Durante a leitura dois sentimentos em mim prevaleceram: ódio e medo.
Ódio. Porque as atrocidades que o pai de Petrus faz com seu próprio filho são terríveis e como a história toma um rumo dramático e mesmo assim existe uma fina camada de esperança que rege nossos personagens.
Medo. Porque o ambiente pós terceira guerra mundial, criado por Augustu Cury é capaz de causar calafrios. O leitor irá se identificar e questionar a respeito do atual rumo das gerações. O consumo excessivo, a tecnologia, escassez de recursos naturais. As críticas sócias estão presentes a todo tempo e o leitor acaba por perceber que esse futuro pode está bem próximo e não ser tão fantástico assim.
Você se apaixonará por “Petrus Logus” por diversos motivos, pela escrita do Cury, pelos elementos e de longe pela filosofia que o livro traz. O amor pelo próximo, a empatia, o papel do educador e de como ele pode moldar mentes e fazer com que seus alunos alcancem grandes voos, e saber dominar o “leão” que existe dentro de você. Ele não nos deu só entretenimento, mas nos fez pensar.
Só tenho duas críticas em relação ao livro é a falta de desenvolvimento dos personagens secundários e da trama.
P.S. O nome da maioria dos personagens é terminado em “us”, o que remete ao tempo da Roma antiga, e cada qual tem um significado. Basta sabermos qual.

site: http://lidolendorelendo.blogspot.com.br/

Rafaela Rezende 09/01/2016

Não deveria ter julgado, mas é bom surpreender
Confesso que a principio julguei esse livro, mas me envolvi muito nessa leitura. Para quem gosta daquela aventura, de torcer pelos personagens e de uma pitada de ficção esse é o livro perfeito.

Sally.Rosalin 27/02/2016

Somos o guardião do tempo
O último livro que li do autor Augusto Cury, foi O vendedor de sonhos. Depois senti um certo tédio pelas repetições, como se o autor tivesse se reescrevendo a cada linha. Bom, então apareceu a proposta de trabalhar a obra infanto-juvenil Petrus Logus: o guardião do tempo (edição 2014) com alunos do 7° ano. Fui analisar.

A distopia trata sobre o reino Cosmus liderado pelo Rei Apolo, pai de Lexus e Petrus. Após a Terceira Guerra Mundial, a humanidade passou a sobreviver sem o acesso ao conhecimento. Para o rei e conselheiros (Demétrius, Terrívius, Cômodus) o conhecimento foi o grande causador da Grande Catástrofe. Vários teriam sido os motivos: crescimento populacional; avanço tecnológico que facilitava conexões superficiais; consumismo mundial paralelo à luta pela expansão econômica de potências sem sustentabilidade e no final do século XIX, revoltas causadas pela escassez de água e alimentos. Quase profético, principalmente pela citação do uso de propagandas de massa para seduzir e manipular em especial a juventude mundial, e claro a eliminação das minorias.
Após essa boa reflexão e espelho da atualidade, vamos ter uma aventura do jovem que não aceita a falta de mobilidade social no reino que pode ser um dia seu. Para tentar mudar o cenário, ele enfrenta a todos, inclusive o próprio pai. Vale a pena a leitura, vale a pena a ciência que, mesmo sendo faíscas, podemos mudar o mundo. Mas, para tanto, é necessário vencer a si mesmo. Eis a grande batalha de Petrus.
Sawabona - eu te respeito e te valorizo
Shikoba - então eu existo para você

site: http://sallybarroso.blogspot.com.br/2016/02/petrus-logus-o-guardiao-do-tempo.html

Mrs Luna 03/04/2016

Interessante
A sinopse por si, é praticamente uma resenha então só vou colocar alguns pontos. A escrita de Cury é maravilhosa e para ajudar mais ainda, ele é brasileiro, como se ninguém soubesse disso né, Petrus é um personagem cativante, que logo de cara já me identifiquei com ele, já que ele é extremamente curioso sobre o passado do mundo, e o que realmente aconteceu para que o mundo chegasse naquele estado colapsado. O escritor deixou bem a vista, na minha opinião, o fato de Petrus estar moldando a sua personalidade, uma personalidade muito forte que o faz ir contra seu próprio pai Apolo (eu só acho que Cury gosta de mitologia Grega, só acho).
O livro tem um ritmo bem legal, mas acredito eu que isso tenha ocorrido por causa que ele é um livro pequeno, e, acredito eu, que Petrus ainda tem muitas aventuras e revelações para serem feitas através dos livros.
Apenas não gostei com o fato do Augusto não ter dito quantos livros são, pelo menos não achei na internet, talvez ele possa ter dito em alguma palestra, mas não tem como saber. Agora só me resta aguardar, como aguardei com tantos outros.

site: https://sunofposeidon.wordpress.com/2016/03/29/petrus-logus-augusto-cury/

Jhonatan A. @jounalmeida 10/04/2016

O livro domina os homens e as feras.
Todos temiam a terrível Terceira Grande Guerra, que acabou acontecendo. Cem anos após essa catástrofe o planeta vem se recompondo, e simultaneamente a isso um grande império vem tomando forma: O reino de Cosmus, liderado pelas mãos de ferro do temível rei Apolo. Com tamanha escravidão, preconceito e exclusão social presentes ali, os povos do reino vêem-se sob domínio desses tiranos.

Mas é Petrus Logus, filho do rei e um dos príncipes de Cosmus que se rebela e começa a criticar as decisões do pai. E como sabemos, todo rebelde é visto como criminoso para alguma forma de governo, assim Petrus passa a assinar sua sentença de morte.

Um brilhante mestre e um notável e provocador aluno, por questionarem as verdades de um grande e autoritário império, haviam sido enviados para seu esgoto. As trevas venceram a luz, pelo menos aparentemente...

O herói pagou um preço tão alto por ser amante da justiça, dos livros e das ideias. Foi sentenciado, por seu pai e rei, a usar a grotesca Mascara da Humilhação e vagar pelas cidades próximas do reino e exibir o poder de Apolo.

Petrus, em sua cerimônia de iniciação para a sucessão do trono, desejou como presente do rei a biblioteca de Cosmus. Tempos mais tarde faz uma descoberta: lá vivia um leão, uma fera assustadora, enorme e imponente. Prestes a ser devorado o garoto é atingido por um livro que misteriosamente irradia luz e domina a fera. No inicio é muito bobo, mas ai o entendimento aparece. O livro domina os homens e as feras.

O mundo de Petrus Logus era cheio de incógnitas. Queria ser um simples ser humano, mas fora escolhido como Guardião do Tempo. Tinha de passar por riscos e perigos inimagináveis.

Nunca pensei em ler um livro de Augusto Cury, por ser a maioria auto-ajuda. Quando comprei este fui ver o autor somente quando chegou em casa, me surpreendi. É uma edição incrível e um nacional tão bom. Há boatos de que terá uma adaptação para o cinema. Desculpa dizer isso, mas o cinema nacional não está em porte para isso. Hollywood talvez faça um trabalho melhor... Para você que queira ler uma obra brasileira de qualidade, aqui está a dica. Espero que gostem tanto quanto eu.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2016/04/resenha-petrus-logus-augusto-cury.html

Julio 25/04/2016

Opinião
Curti demais o livro, é contagiante, cativante, daqueles que você não quer parar de ler, mas você deve estar preparado pra uma ficção mirabolante em alguns pontos.

Bruno.Everson 12/07/2016

8/10
Comprei o livro por vontade de ler uma aventura ou algo do tipo, porem o livro se revelou mais que isso.
O livro conta a historia de Petrus um personagem muito curioso e inteligente.
O livro mostra varias filosofias e pensamentos avançados, tem muitos detalhes nas batalhas e no dialogo é sensasional.
Ele é meio parado porem é pra ser um tipo iniciação para o personagem.
8/10 um livro mt bom porem mt parado :D

Carolina 26/08/2016

Excepcionalmente incrível
Faz muito tempo desde li um livro tão intenso e fascinante, eu simplesmente amei!
Ele faz com que você pense em suas próprias atitudes. Ao contrário do que já ouvi falar, Petrus Logus não é uma história espiritual. Ele passa a emoção de uma grande aventura, com uma riqueza enorme sobre a história da sociedade de uma maneira surpreendente, conta também com um pequeno toque de romance. Em pouco tempo ele se tornou um dos meus livros favoritos! Realmente vale muito a pena ler esta história tão incrível!

Maria1691 11/10/2016

Petrus Logus #1 - O Guardião do Tempo, por Augusto Cury
Neste livro vamos conhecer o Príncipe Petrus, filho do rei Apolo; sua mãe foi banida do reino após ser acusada de traição por seu pai; e tem também um irmão gêmeo, Lexus, que é seu rival tanto na sucessão ao trono do reino, quanto na vida em geral.

Petrus vive em uma sociedade e época muito diferentes da qual vivemos agora, o reino de Cosmus, depois que a Terceira Guerra Mundial já ocorreu e o mundo como conhecemos já não existe mais; todas tecnologias e religiões foram banidas e ninguém trabalha para o próprio sustento; a grande maioria das pessoas são escravas do reino ou camponeses que quando desobedecem ao rei, são tratadas como loucas e trancafiadas em prisões muito distantes e torturadas; muitas vezes acabam não resistindo por muito tempo e morrem.

Seus únicos amigos são os filhos dos camponeses que vivem ao redor do reino e seu mestre, Malthus, um velho sábio, o único que o fala sobre tudo o que ocorreu antes da Grande Catástrofe, como todos no reino se referem a Terceira Grande Guerra; e também, como todo jovem, tem um grande amor, Nagila, filha de um camponês que foi uma das vitimas da ira do rei.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/resenha-petrus-logus-1-o-guardiao-do-tempo-por-augusto-cury/

Livia1116 26/05/2024

O guardião do tempo
Perfeito, o livro questiona muito bem a desigualdade, preconceito e a falta de interesse de evolução na sociedade de hoje. Como somos inteligentes mais ignorantes e preconceituoso quando volta conhecimento.
Em si o livro também abre a pauta de como estamos nos destruindo acabando com a natureza, esquecendo de presar pela bio diversidade e um consumo sustentável e sempre querendo mais assim gerando guerras tolas. Também aborda o fato de as gerações atuais estarem mais emocionante estáveis por falta de conhecimento sobre o mundo e si mesmo, assim fazendo com que ficamos escravos delas.

Kawanny Alves 05/01/2017

Amei
Esse livro é maravilhoso...
Quando li a primeira página não consegui mais parar.
Esse livro retrata exatamente o que vai acontecer com o nosso planeta se continuarmos do jeito que estamos...
Ele fala sobre o egoísmo do Ser Humano de não parar para pensar em seus netos , bisnetos , tataranetos etc...
Hoje somos ligados na tecnologia...
Mas e amanha ????
Como vai ser?
Que problemas vamos enfrentar?
Esse livro é ótimo para podermos refletir sobre tudo isso...
Ótimo para a gente parar para pensar no que pode acontecer daqui 100 anos...
Petrus é o exemplo que devemos seguir...
Com sua inteligência e sabedoria ele faz todos nós termos coragem de pensar em nosso futuro...
Amoooooooo esse livro :-)
Indico ele para todo mundo...

K.3.L 09/07/2017

O príncipe Petrus é um jovem arguto e questionador,não se satisfaz com a desigualdade em seu reino,almejando mais justiça e igualdade social.
Apesar de querer melhorar o reino de Cosmus,ele acaba sofrendo grande resistência,porém também encontra vários aliados em sua luta.
Este livro nos faz refletir sobre a nossa forma de viver,como estamos reagindo frente as questões sociais e o que fazemos para mudar.
É inspirador e leva-nos a questionar o modelo social enquadrado como certo.

Gabriel 20/07/2017

Mal escrito
A ideia de mostrar o que as ações humanas poderiam causar em um ''futuro próximo'' com o estilo de distopia adolescente é até que interessante, porem mal aplicada.

No inicio, quando somos apresentados ao mundo completamente destruído pela Terceira Grande Guerra, a narrativa é interessante e prende a atenção, mas com o desenrolar da historia, você percebe que vai ser mais um daqueles livros cheio de frases prontas e melosas.

O protagonista é um tipico personagem recluso que não se encaixa no meio em que vive e os outros personagens são simplesmente as coisas mais estereotipadas do mundo, sem ter nenhum aprofundamento e com uma carga dramática forçada. Os cenários ficam para o próprio leitor imaginar graças as descrições minimas que o autor faz.

A historia de privar o conhecimento é muito interessante e te faz pensar sobre varias coisas, mas aquele Leão junto com aquele portal do tempo não convenceu e foi mal explicado.

Eu poderia dizer que foi uma leitura arrastada, mas como foi meu primeiro AudioBook, eu tenho que elogiar a leitura/dublagem/(não sei) que foi bem feita, pena que o livro não possui a mesma qualidade.