A Importância do Ato de Ler

A Importância do Ato de Ler Paulo Freire

Resenhas - A Importância do Ato de Ler

Naty 02/11/2022

É interessante para repensar a forma como fazemos a educação, como aprendemos e como poderíamos melhorar o pensamento crítico da nossa população

studygaabss 30/12/2022

Fiz essa leitura para o meu TCC e, como já imaginava, foi um livro gostoso de ler e que trouxe um quentinho para o meu coração.

perfildagabri 11/01/2023

ótima leitura, apesar de antiguinho tem discussões muito atuais sobre a leitura e a educação de jovens e adultos.

Hellen 11/01/2023

Um livro importantíssimo para nós educadores. Um livro para pensarmos, ou repensarmos melhor sobre o ato ler, sobre a alfabetização, sobre a atual sociedade.

Victoria 24/01/2023

Imagino que não só educadores se beneficiariam da leitura, afinal entender mais sobre a educação e como deveria ser feita de forma mais humana e compreensiva para cada um é interessante.

Iva Ulisses 16/02/2023

Leitura que inspira
“palavramundo”.
"..enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo da alfabetização tem, no alfabetizando, o seu sujeito. O fato de ele necessitar da ajuda do educador, como ocorre em qualquerrelação pedagógica, não significa dever a ajuda do educador anular a sua criatividade e a sua responsabilidade na construção de sua linguagem escrita e na leitura desta linguagem."

"O Brasil foi "inventado” de cima para baixo, autoritariamente. Precisamos reinventá-lo
em outros termos."

"Se O praticando que se aprende a nadar,
Se O praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos praticar para aprender e aprender
para praticar melhor.
Vamos ler"

"Praticar sempre para aprender
e
aprender para praticar melhor."

"Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso, aprendemos sempre"

"Estudar exige disciplina. Estudar não O fácil porque estudar é criar e recriar é
não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!"

Camaradalopes07 14/03/2023

Pensar é refletir!
O livro trás inúmeros ensinamentos de como alfabetizar além de uma capacidade de memorização. Com três artigos integrado o livro mostra como a educação pode ser libertadora.

Jéssica 05/04/2023

Discurso realizado na abertura do congresso sobre leitura na cidade campinas em 1981
É bem curtinho e as letras são gigantes

Eliane 13/05/2023

Paulo Freire
Sou professora e verdadeira admiradora de Paulo Freire. Lendo seus textos percebo como, ainda hj, suas ideias são revolucionárias. Fantástico.

laraleiixo 26/06/2023

Leitura e educação no Brasil
O livreto relata uma das falas de Paulo Freire em uma conferência, dizendo sobre a importância da leitura, a vida com as diversas formas de leitura e como se deu a sua experiência pessoal.

Se trata de uma linguagem um pouco mais acadêmica, embora simples, trazendo gráficos e dados da importância da leitura e da educação no Brasil.

É interessante, mas creio que isso seja iniciado de forma muito precoce, visto que se trata de uma espécie de livro paradidático e que o tema pode não ser tão interessante para os alunos, dependendo da idade/série.

Jacque 19/08/2023

Leitura obrigatória para todo professor, principalmente professores da educação infantil e estudantes de pedagogia. Se não para aplicação, ao menos para o conhecimento.

Andalik0 25/08/2023

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
Paulo Freire me cansa um pouco com seu jeito de escrita forçadamente intelectual. Se o objetivo desse livro é passar conhecimento para outros educadores, a proposta de escrita deveria ser um pouco mais didática e acessível, mas tudo bem.
Mesmo que pequeno, esse livro é bem profundo e agrega diversos ensinamentos interessantes.
Dividido em três partes, sendo a primeira um resumo sobre a vida do autor e seu contato direto com a escrita, a segunda um destaque de informações sobre a alfabetização de jovens e adultos e a importância de bibliotecas populares e a terceira um relato sobre seu trabalho de alfabetização de adultos na ilha de São Tomé e Príncipe no pós jugo colonial português.
Paulo Freire deixa claro seu posicionamento sobre a educação atual e a importância da alfabetização na vida das pessoas, tratando-a como uma agente transformadora, com o poder de libertar e fazer história.

juliangel 01/09/2023

Queria q paulo freire fosse meu pai
Não sei por onde começar o fato da experiência começa na infância e depois na escola lembra muito os fundamentos de Durkheim, e comprava para mim mais uma vez uma forma de educação humanizada como as palavras, as letras, literatura está presente na nosso vida como a experiência é um conhecimento compartilhado como a palavra tem "som" a importância de uma educação ampla a base de comunicação e esquecer o método de aluno de cabeça "vazia"