O Olhar de Milo

O Olhar de Milo Virginia Macgregor

Resenhas - O Olhar de Milo

Andy.Domingos 23/07/2021

Um garotinho, um refugiado e um porquinho
Milo Moon é um garotinho de apenas nove anos que sofre de uma doença chamada retinite pigmentosa. Em outras palavras, ele não consegue enxergar muito bem, somente focar em um determinado ponto, como se só pudesse ver através do buraco de uma agulha e para piorar, futuramente ele irá ficar completamente cego.
Apesar desse pequeno detalhe, Milo é uma criança comum que mora com sua mãe, sua avó e seu porquinho de estimação, chamado Hamlet.
Em um determinado dia, acontece um acidente que na qual, sua mãe decide que é hora da vovó ir para um asilo, onde seria bem cuidada. Entretanto, há algo de errado ocorrendo lá e Milo fará de tudo para descobrir e tirar sua avó daquele lugar. Ao mesmo tempo, temos um refugiado que está em busca de sua irmã perdida e com esperanças de encontrar ela na Inglaterra. Mas parece que outras pessoas estão destinadas a cruzar o seu caminho.
Este livro ele é cheio de reviravoltas, chegando de fato a surpreender o leitor, tem toda aquela leveza que a infância nos remete e principalmente várias lições das quais somente aprendemos quando cometemos o erro. Eu li esse livro achando ser a mesma vibe de " Extraordinário ", não cometam este erro pois, são bem diferentes.
Nice Freiry 23/07/2021minha estante
Estou a uns 3 anos tentando ler esse livro!! Hahahah

Andy.Domingos 23/07/2021minha estante
Te compreendo bem, eu demorei muito para ler ele.

João Lucas 27/01/2015

Um porquinho, uma avó deficiente, um garoto com retinite pigmentosa e um presente para o leitor.
“EXTRAORDINÁRIO.” Foi a primeira coisa, ou lembrança, que me veio à mente quando li a sinopse de “O Olhar de Milo”. É inevitável não estabelecer um parâmetro entre os dois livros, sendo que ambos trazem características bem semelhantes entre si. Apesar de parecerem irmãos, eles seguem caminhos opostos e é no decorrer da narrativa que o leitor passa a perceber isso com clareza.

Milo Moon é mais um garotinho britânico como qualquer outro. Ou quase isso. A única distinção entre Milo e as outras crianças da sua idade é que ele sofre de uma doença da visão, a retinite pigmentosa. Sendo assim, ele tem grande dificuldade de enxergar, é como se estivesse olhando através do “buraco de uma agulha” (assim citado no livro). Apesar da doença e da sua pouca idade, nove anos apenas, nosso homenzinho enxerga o mundo de uma maneira bem original e muitas vezes até melhor do que os próprios adultos. Muito inteligente e ousado, o pequeno herói irá fazer de tudo até conseguir trazer sua avó de volta para casa, que recentemente fora deixada em uma casa de repouso nada amistosa. Sempre acompanhado pelo fiel parceiro Hamlet, seu porquinho de estimação, Milo irá conquistar o leitor da forma mais incrível possível, através da sua doçura, perspicácia e, além de tudo, seu heroísmo.

A autora me pegou de surpresa, eu confesso. Sinceramente, eu esperava que o livro tomasse um rumo bem melancólico, conflituoso. Imaginei um protagonista retraído, dependente de todos, o que levaria a uma estória bem dramática. Não houve nada disso, felizmente. O que eu percebi foi um enredo bem trabalhado, único, diferente de qualquer outro e, com um personagem principal que quebra qualquer paradigma relacionado à invalidez ou algo do tipo.

O livro é narrado em 3ª pessoa, o que não faz muita diferença pra mim. O mais interessante é que a narrativa conta com uma perspectiva para cada personagem e, eu creio que isso os torna mais vivos, mais reais e donos de seu próprio espaço dentro da estória. Todos eles são bem construídos, cada um com sua própria identidade, marcante e presente.

“O Olhar de Milo” é um livro de leitura fácil e agradável, muito mais do que um simples romance que mereça ser lido em um momento qualquer. Suas páginas são premiadas de belas mensagens, sempre fazendo o leitor refletir e encontrar o real sentido de cada uma delas.
samile.sousa.5 27/01/2015minha estante
adorei a resenha,me interessei a ler

João Lucas 27/01/2015minha estante
Leia e me conte como foi rsrs ;)

Eric Rocha - Ersiro 31/01/2015minha estante
Ótima resenha, qualquer dia eu leio ele!

João Lucas 11/02/2015minha estante
Obrigado Eric! Super recomendo ele. Abraço :D

Jana 08/10/2018minha estante
eu também tive a mesma ideia inicial, mas achei este bem melhor que extraordinário. é uma história que não esqueço nunca.

estanted4ari 02/02/2022

O OLHAR DE MILO
Milo Moon, é um menino de baixa visão e com a grande responsabilidade de cuidar de sua vó paterna Lou e seu porquinho de estimação Hamlet, mais devido ao acidente doméstico, Lou é colocada num lar de idosos o Não me esqueças não pela ex-nora, Sandy porém Milo não aceita isso facilmente e fará de tudo para tirar Lou de lá. Mais no decorrer, o lar de idosos vira a principal atração do livro.

E não canso de escrever aqui em como narração de criança é minha preferida, sério. E "O Olhar de Milo" não foi diferente, me encantei logo nas primeiras páginas. Adorei demais o contexto, as pautas foram todas incríveis. O único defeito deste livro é que ele acaba.

DIGNO DE CONTINUAÇÃO!!!!!!!

lau 23/07/2021

o olhar de milo
o livro é simplesmente incrível, me prendeu do início ate o fim e a última frase do livro me quebrou em 282 pedaços

Annalisa 26/07/2020

O Olhar de Milo

Não me convenceu. Não me cativou. Não me senti envolvida na história, não via a hora de acabar logo para seguir para o próximo livro.

Quando li a sinopse fiquei extremamente curiosa com a história, pelas resenhas que havia lido jurava que seria o próximo "Extraordinário". Mas me senti vendo uma propaganda enganosa, para mim o livro não entregou o que prometeu.

Milo é um garotinho de 9 anos que tem retinite pigmentosa, em algum momento no futuro ele irá perder completamente a visão, mora com sua mãe e sua avó de 92 anos. Seu pai abandonou a família para viver com a amante em Abu Dhabi, lhe deixou um porquinho de presente e nada mais.
A família está afundada em dívidas, sua mãe (que diga-se de passagem não tem estrutura nenhuma para gerenciar uma casa ou assumir o papel de mãe, completamente negligente e despreparada) não consegue manter funcionando o salãozinho de beleza no fundo da casa.

E para ajudar ainda, a mãe de Milo resolve jogar a avó (a única pessoa que compreende e conversa com Milo) em uma casa de repouso.

Eu sinceramente achei que o livro iria girar em torno do problema de visão de Milo e de como ele enxerga as coisas por um ponto de vista diferente, de como ele poderia se auto-superar e vencer seus obstáculos apesar de todo o problema com a visão, e nos apresentando uma super lição de vida, sabe?

Porém, o livro inteirinho gira em torno de "vamos montar um super plano de resgate da vovó da casa de repouso". E só. Há umas outras partes da história que nem merecem comentários.
Me senti vendo um filme da sessão da tarde, conseguia até ouvir a voz do locutor: "E essa galeria do barulho vai aprontar poucas e boas para sair dessa enrascada..."

PORÉM, poréeeeem. Há uma única pessoa que merecia cinco estrelas nesse livro: Tripi! Ele merecia um livro sozinho para ele, completamente subjugado e esquecido, nem teve um final digno.
Ele é um refugiado sírio tentando superar os traumas do passado e busca desesperadamente encontrar sua irmã de 12 anos. Eles se separaram após serem bombardeados enquanto estava fugindo da Síria. Como o destino deles era Londres, ele segue sozinho para a Inglaterra com a esperança de que a irmã também seguiria o mesmo plano, e acaba indo trabalhar como cozinheiro na casa de repouso onde a avó de Milo está. Eu facilmente leria o livro contando toda a história deles.

Enfim, a escrita é bem simples, enredo sem grandes altos e baixos, e história em um ritmo bem infantil. Geralmente em todo o livro que leio sempre marco algumas passagens e parágrafos que trazem algum comentário ou reflexão. Neste livro, não encontrei nenhum.
Lorayne.Stinguel 26/07/2020minha estante
Ainda bem que você fez essa resenha! Já tirei da minha lista.

@imthestargirl - bookstagram 09/02/2021

Adorável!
A história de Milo tem vários ensinamentos. Um garotinho tão novo, tão inteligente, que vem aprendendo a lidar com sentimentos não tão bons e situações que não desejamos passar. Com seu porquinho e seu olhar diferente ao mundo, acompanhamos Milo e sua família, lidando com muitos problemas após a separação dos pais.
O final foi bonito, mas confesso que esperava algo mais emotivo.
Em alguns momentos achei a leitura um pouco confusa, certos detalhes demoram para serem contados então ficamos com um "buraco" na imaginação.. fora isso, o livro é muito bonito e vale a pena ler!

Gus | @escritavo 09/10/2017

Emocionante
Falta palavras para descrever o sentimento que deixa quando terminamos de ler esse livro... você acaba se apegando a Milo e fica chocado quando vira a página e não tem mais história. É um livro emocionante, conquistador, mas os mesmo tempo pesado.

Carolina 12/02/2015

"Milo sentiu os olhos escurecerem. Estava cansado de olhar para o mundo e descobrir coisas de que não gostava."
Milo Moon é um garotinho de 9 anos completamente apaixonado pela avó e por seu bixinho de estimação, um porquinho chamado Hamlet. Milo seria uma criança totalmente comum se não fosse pelo fato de sofrer de retinite pigmentosa, uma doença que degenera a visão até sua vítima ficar totalmente cega. Por sofrer dessa doença, Milo enxerga as coisas como se tivesse vendo por um “buraco de agulha” e, por não conseguir ver as extremidades das coisas, ele possui um foco incrível, o que o torna capaz de perceber diversas coisas e principalmente os pequenos detalhes que os adultos deixam passar.

Alguns dias antes do Natal e de seu aniversário de 10 anos, Milo acorda com a cozinha de sua casa pegando fogo e descobre que sua avó Lou, que já possui uma idade avançada e precisa de cuidados quase o tempo todo, foi quem causou o incêndio por causa de sua demência. A mãe de Milo, Sandy, preocupada com a possibilidade de coisas mais graves acontecerem, resolve levar a avó Lou para uma casa de repouso, o Lar Não Me Esqueças, o que faz Milo ficar totalmente triste por se separar de sua avó e irritado por sua mãe não confiar nele para cuidar dela.

Desde o primeiro momento que Milo conhece a casa de repouso, ele percebe que há algo sinistro e muito errado no local. Diferente das grandiosas propagandas, o Lar Não Me Esqueças é um lugar frio e apavorante. Apesar dos diversos avisos de Milo sobre o local, os adultos não lhe dão atenção e, por isso, com a ajuda de Tripi, o cozinheiro do Não Me Esqueças, e as idosas que lá vivem, Milo começa uma investigação e bola um plano para desmascarar a dona da casa de repouso, a terrível Enfermeira Thornhill.

Confesso que quando li a sinopse do livro, a primeira coisa que me veio na cabeça foi Auggie, de Extraordinário, pois vi semelhanças entre ele e Milo, ambos crianças com algum tipo de doença. Mas as semelhanças param por aí! A história me pegou de surpresa, esperava por algo na mesma pegada de Extraordinário, mas me surpreendi ao ver que Milo, apesar da pouca idade e da doença, é um menino totalmente independente, inteligente e, de sua maneira, único.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que me agradou bastante já que prefiro esse tipo de narração. Além disso, cada capítulo nos traz a visão de um personagem diferente, o que nos faz ficar a par de cada ponto de vista da história, tornando a trama e seus personagens mais reais.
O Olhar de Milo é um livro agradável e de leitura fácil. A cada página nos apegamos mais ao Milo e ficamos curiosos e aflitos para saber o destino de cada um dos personagens. Uma boa sugestão para quem gostou de Extraordinário e principalmente para quem busca uma leitura leve e divertida.

Dressa Oficial 23/02/2015

Resenha - O Olhar de Milo
Olá, tudo bem com você?

O Olhar de Milo é um livro emocionante, narrado em terceira pessoa conhecemos Milo um
menino de apenas 9 anos que está com uma doença chamada "Ritinite Pigmentosa" o que faz ele perder a visão aos poucos, no momento ele enxerga as coisas apenas por uma "fresta" como se estivesse vendo por um buraco de uma agulha.

Página 145
Se todo mundo vê, não é muito especial.Mas o que você vê, isso, sim é importante.
Milo pensou em todas as coisas que havia visto no Não me Esqueças e em como as outras pessoas que tinham olhos melhores do que os seus pareciam nao perceber. Talvez Al estivesse certo, talvez a visão através do buraco de agulha fosse uma espécie de superpoder.

Sandy a mãe de Milo está passando por uma situação muito complicada, pois além de seu marido ter abandonado sua família, seu filho ficando cego, a avó de seu marido está com 92 anos e está apresentando sintomas do Mal de Alzheimer, ela sem querer colocou fogo na casa causando quase um acidente mais grave.

Depois que este acidente acontece, Sandy pede para Milo procurar casas de repouso na internet para poder colocar a vovó Lou.

Milo adoro conversar com vovó Lou e seu passatempo preferido é se comunicarem por escrita pois já tem um bom tempo que vovó Lou não fala nada apenas escreve, além de Vovó, Milo tem outra companhia nada convencional o porquinho chamado Hamlet que é muito fofo e que adora ficar o tempo todo ao lado de Milo e Vovó Lou.

O desejo dele é cuidar da própria avó e não abandona-la em uma casa de repouso, porém sua mãe diz que ela precisa trabalhar, e Milo precisa estudar não tem como manter vovó Lou em casa podendo acontecer qualquer acidente novamente.

Então depois de muito relutar os dois colocam vovó Lou na casa de repouso "Não Me Esqueças" e lá conhecem a enfermeira Thornhill que para acolher se torna uma pessoa maravilhosa, diz que Milo pode visitar sua avó sempre que quiser e quando Milo sai da escola todos os dias ele vai visitar a sua avó porém percebe que a enfermeira Thornhill não é aquele amor de pessoa que pensou ser, e nem sempre ele consegue visitar sua avó.

Ele percebe que outros idosos também estão sofrendo maus tratos dentro do lar "Não me Esqueças" e conhece o cozinheiro Tripi um refugiado da Síria onde teve que fugir do seu país por estar em guerra e acabou se perdendo de sua irmã mais nova de apenas 12 anos chamada Ayishah onde ele pretende um dia encontra-la novamente.

pagina 167
Luzinhas e sinos e enfeites
Por que todo mundo parecia tão feliz? Será que não viam o que estava acontecendo?
Ninguém tinha o direito de tratar as pessoas daquele jeito. Coisas ruins estavam sempre acontecendo, e as pessoas não ficavam descontando nos outros.

Então Milo se torna amigo de Tripi e os dois tentam fazer a vida da vovó Lou e de outras senhoras mais agradável, mas sempre quando a enfermeira Thornhill aparece eles fingem que nada está acontecendo.

Sandy mãe de Milo aluga o quarto na casa que era de vovó Lou para um jornalista chamado Cloud e a principio Milo não gosta dele por estar invadindo seu espaço, porém agora com a mãe desempregada ela precisa de alguma renda para bancar a casa e essa é a única alternativa que existe no momento.

Milo precisa encontrar um jeito de convencer sua mãe e os outros parentes dos moradores do lar Não me Esqueças do que realmente acontece lá dentro e conversando com Cloud que é jornalista ele resolve pedir para Milo reunir provas.

Então Milo e Tripi se juntam para tentar desmascarar a enfermeira Thornhill e o livro então é cheio de aventuras, momentos doces e fofos e dá vontade de abraçar todos os personagens.

Página 168
Que importância tinha se Jesus nasceu pobre? Com Deus ao lado dele, Jesus conseguiria resolver tudo no final. Mas e a senhora Moseley e Vovó e todas aquelas senhoras do Não me Esqueças?

A leitura eu fiz em ebook, então não tenho avaliar a edição, mas não encontrei erros, os capítulos são separados e curtos, o que facilita muito a leitura, ela fluiu muito rápido e eu amei muito esta história.

Cada personagem tem um problema a ser enfrentado e na visão de Milo tudo fica mais fácil de ser resolvido basta se unir e querer.

Um livro que passa uma linda mensagem de amor e união, e podem esperar momentos muito engraçados como o namoro da vovó Lou com Petros os dois tem cerca de 92 anos e ao se conhecerem na casa de repouso Não me Esqueças resolvem se casar :)

Página 205
-Sim, Louisa. Eu me caso com você. Mas acho que deveríamos pedir a permissão de Milo primeiro, você não acha?

Um livro que mostra o quanto uma criança pode ensinar e quanto um adulto pode aprender, uma leitura leve, fácil e simplesmente emocionante, eu amei a leitura e minha recomendação é apenas que você leia este livro e se encante.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/02/resenha-o-olhar-de-milo.html

Duda 06/01/2022

Gente...ele tem um porquinho de estimação?.
Que livro fofo sério,primeiro que a gente já se apaixona de cara pelo Milo,mano que criança esperta(mas esperta que eu,uma boda véia dessas)sério a forma que ele vê o mundo do seu jeitinho,depois de ter perdido infelizmente a visão de uma forma bem pesada(pai do Milo só te desejo uma coisa,VÁ PRO INFERNO)é muito especial,ele te faz refletir de uma forma muito profunda sobre certos assuntos mesmo sendo apenas uma criança, além de o melhor de tudo ele tem um porquinho de estimação chamado Hamlet,gente tem como não amar um serzinho desse?impossível. Enfim vai chegar em um determinado momento em que você vai se assustar com o que está lendo,(tadinho do meu BB,já disse que odeio o pai do Milo?se não,odeio aquele cara),você vai passar muita raiva principalmente se você for uma pessoa emocionada como eu,do início ao fim do livro alimentei o meu ódio pelo pai dele e ele segue firme até hoje. Enfim tirando esse embuste e aquela enfermeira desgraçada,os outros personagens são incríveis,e muito especiais na vida do Milo. Enfim,um livro incrível que é narrado por uma criança incrível,super indico essa leitura,além de ser um livro narrado por uma criança(coisa que me surpreendi bastante) ,ele aborda diferentes assuntos de uma perspectiva da qual não estamos acostumados a ver,além de despertar diferentes sentimentos no leitor,então vale super a pena leitura deste livro.

amandaaa 02/03/2021

Maravilhoso
Muito bom, leitura super leve. Mesmo eu tendo me emocionado, esperava mais do final :(

Paola 06/02/2021

Emocionante
Gostei bastante da leitura, por diversos motivos: além de explorar a deterioração visual de Milo, a dor de Sandy ao ser deixada pelo marido e sua dificuldade de cuidar do filho e dor lar, a questão dos imigrantes vistos de forma humanizada, também mostrou a possibilidade do amor e paixão entre idosos. É raro encontrar livros, filmes ou séries que explore isso, normalmente fica subentendido que pessoas velhas não tem direito a se apaixonar novamente.
Só não dou 5 estrelas porque a leitura não me prendeu no início e não achei o final satisfatório, visto que foi tudo definido pela imaginação de Milo, e nada concreto, além de não ter ficado claro como ficaria a situação da casa de Sandy e Andy.