Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Juliane4 02/12/2023

O livro é conhecido por sua mistura única de humor, sensualidade e elementos fantásticos. Jorge Amado explora as complexidades das relações amorosas, a cultura baiana e a riqueza da tradição nordestina.

Mari 21/11/2023

Favorito
Talvez meu favorito de Jorge. Amo as dualidades apresentadas pelo autor e amo a bordagens da sexualidade feminina.

Rodolfo Vilar 29/10/2023

?Ler ?Dona Flor e seus dois maridos? é se apegar a personagens, é sentir cheiros e provar gostos, é uma mescla de coisas, de rabichos, de querer e ficar? ?
Continuando o diário de leitura do projeto #BodegadoAmado, a leitura da vez é do livro ?Dona Flor e seus dois maridos? escrito em 1966. Aqui inaugura-se a segunda fase amadiana, onde Jorge Amado, após desfiliar-se do partido comunista, trata menos sobre política em seus livros, mas não abandona alguns dos vieses socioeconômicos de seu olhar para a Bahia e para o Brasil.
Nesse livro, que realmente achei diferente dos anteriores, por tratar de uma linguagem mais fluida, com diversas viravoltas e idas e vindas no tempo, Jorge Amado conta a história de Florípedes, ou para os íntimos Dona Flor. Após perder seu primeiro marido de um infarto fulminante ela fica num impasse entre viver a vida de viúva ou mudar as páginas de sua vida tediosa e casar-se novamente. Casando com seu segundo marido, Dona Flor irá analisar sua vida a partir de alguns detalhes que faz o leitor refletir sobre preconceitos, o papel da mulher na sociedade e o machismo instaurado. Quebrando tabus, Jorge Amado retrata sobre a vida feminina numa época de ditadura, tratando tudo com humor e consciência.
Numa volta no tempo conhecemos seu primeiro marido, Vadinho, um homem machista, viciado em jogos, mulherengo e boêmio. É nesse casamento que Dona Flor é testada em todos os seus extremos, onde somente com seu segundo marido, Dr Teodoro, ela consegue entender uma vida de romance e respeito. Porém o que falta em Teodoro há em Vadinho e Flor fica nesse impasse de viver uma vida incompleta, até que num momento o fantasma de Vadinho surge para lhe suprir os desejos sexuais. Nesse impasse Flor fica a se questionar se estaria vivendo uma vida dupla com dois homens. Será?
O livro não se tornou o meu favorito, achei o Jorge Amado aqui extremamente prolixo, onde havia momentos de narrativas desnecessárias, mas que não tiram a graça do autor a narrar sobre o cotidiano. Um personagem extremamente machista também causa rancor no leitor, além das longas cenas sobre jogos ilícitos.
O livro conversa com nossa atualidade sobre o papel da mulher na sociedade, a sua liberdade de expressão e de escolha. No livro Dona Flor escolhe não escolher, podendo ter o livre arbítrio sobre sua própria felicidade. É um livro sobre costumes, repleto de personagens multidimensionais e que circulam pelas páginas de um romance bem comum construído.

Zileide.Brito 29/10/2023

Jorge Amado sendo Jorge Amado
Não sei muito bem o que dizer. Eu sempre fico impressionada com os Clássicos. Como pode dois amores? Coração é um mistério. Coração de mulher é mistério ao quadrado.
Essa Dona Flor é mesmo uma porreta.
Vadinho mais sem jeito. Só uma sagitariana para amá-lo tanto e tão descaradamente, apesar de toda a moral e regras de conduta que a rodeiam e estão impregnadas dentro dela.
Como pode o autor nos fazer acreditar que ela está tendo um desvio de conduta, se Flor deita com um fantasma??? Apenas Jorge Amado mesmo.
Indico muito!

Carla.Parreira 25/10/2023

Dona Flor e seus dois maridos
O livro conta a história de Florípedes, a dona Flor. Primeiro vem o seu casamento com Vadinho e, após ficar viúva aos trinta anos, surge o casamento com Teodoro. O primeiro marido é farrista, mulherengo e viciado em jogo. Já o segundo é um pacato e respeitável farmacêutico. Eis um dos exemplos que achei mais marcante entre ambos: enquanto o primeiro lhe batia a fim de pegar as economias para gastar no jogo, o segundo lhe abre uma poupança para o dinheiro render juros. O livro foi escrito entre os anos de 1965 e 1966, tendo as características de tal época.
Eis alguns trechos que retirei como principais ao longo da história:
Sobre Vadinho e sua paixão por Flor: ?...Ele não tinha sequer endereço estável, mudando de pensão barata a cada mês por falta de pagamento. Como esbanjar dinheiro em aluguel quando sobrava tão pouco para o jogo? Flor trazia um novo sabor à sua vida, uma quietude, uma placidez, um gosto de ternuras familiares... Amava a singeleza da moça, sua mansidão, sua alegria sossegada, e sua compostura. Lutando diariamente para derrubar-lhe a resistência e romper-lhe a castidade, sentia-se, no entanto, contente e orgulhoso com ela ser assim recatada e séria. Porque só a ele competia domar esse recato, reduzir a prazer aquela pudicícia. Os amigos de Vadinho descobriam um brilho em seus olhos, acontecendo-lhe ficar parado ante a roleta, esquecido de depositar a ficha, sonhador... Apaixonado por Flor, projetando casar-se com ela, mas nem assim disposto a fugir a seus solenes compromissos, a seu quotidiano de jogo e malandragem, de bebedeiras e arruaças, de cassinos e castelos...?
Postura independente de Flor através dos seus dons culinários: ?...Afinal Vadinho não era nenhum celerado, nenhum facínora, foragido da justiça ou cangaceiro do grupo de Lampião; nem ela, Flor, tinha quinze anos, inocente de tudo, sem nada saber da vida. E as despesas da casa não era Flor quem as assegurava, pagando aluguel e comida?...? Sobre os costumes da época com relação à viuvez: ?...Nos primeiros tempos de viuvez, tempos de nojo, de luto fechado, permaneceu dona Flor em preto e em silêncio, numa espécie de devaneio, nem sonho nem pesadelo, entre o crescente murmúrio das comadres e as memórias dos sete anos de casamento... Ao cumprir seis meses de viúva, dona Flor aliviou o luto até então fechado em nojo, obrigando-a, na rua ou em casa, a negros vestidos sem decote. Única nuance nessa negritude: as meias cor de fumo...?
O casamento com Teodoro: ?...Quando tivera início o interesse do farmacêutico, ninguém sabe; não é fácil determinar hora e minuto exatos para o começo do amor, sobretudo daquele que é o definitivo amor de um homem, o amor de sua vida, dilacerante e fatal, independente do relógio e do almanaque. Em dia de confidências, tempos depois, doutor Teodoro confessou a dona Flor, com certo acanhamento risonho, admirá-la de há muito, de antes da viuvez... Teve assim o segundo casamento de dona Flor quanto faltou no primeiro; regido, a rogo dos noivos, por dona Norma, com proficiência e escrúpulo, viu-se cada coisa em seu lugar, na devida hora, tudo de boa qualidade e por preço acessível, tendo ela contado para tal sucesso com a ajuda entusiasta da vizinhança em peso... Era meu querido para cá e minha querida para lá, com afeto e urbanidade, sendo doutor Teodoro de opinião que o trato gentil e a cortesia são complementos do amor, imprescindíveis. Jamais se dirigiu à esposa sem atenção afetuosa, esperando dela a mesma afável polidez de tratamento... A rua seguia de perto os passos de dona Flor: seus vestidos, suas relações de alta, a nova ordenação de sua vida, com visitas, passeios e cinemas, e o próximo pleito eleitoral na Sociedade de Farmácia. Mas, sobretudo, empolgou-se a vizinhança com a música, tema palpitante trazido à baila quase ao mesmo tempo pelo lauto ensaio da orquestra de amadores...?
O aparecimento do espírito de Vadinho: ?...No leito de ferro, nu como dona Flor o vira na tarde daquele domingo de carnaval quando os homens do necrotério trouxeram o corpo e o entregaram, estava Vadinho deitado, a la godaça e sorrindo lhe acenou com a mão. Sorriu-lhe em resposta dona Flor, quem pode resistir à graça do perdido, àquela face de inocência e de cinismo, aos olhos de frete? Nem uma santa de igreja, quanto mais ela, dona Flor, simples criatura... Todas as tardes, dona Flor, terminada as tarefas quotidianas, e após o banho, envolta em perfume e talco, deitava-se no leito para uns minutos de repouso. Então, invariavelmente, Vadinho junto a ela se estendia e sobre as mais diversas coisas conversavam (e enquanto conversavam, lá ia ele derrubando bastiões, tomando-a contra seu peito, dobrando-lhe a vontade). Quando se dispunha a reclamar, ele a distraía falando dos lugares de onde viera, e dona Flor toda curiosa, cheia de perguntas, não tinha forças para proibições...?
Arrependimento pela macumba que ela encomenda para se livrar de Vadinho: ?...Pela primeira vez, dona Flor sentia Vadinho sem forças para agir, confuso e perdido. Onde sua flama, sua arrogância, sua picardia?... Lembrou-se dona Flor do ebó. Bem sua comadre Dionísia lhe avisara. Cabia-lhe toda a culpa, pois recorrera aos orixás e suplicara que levassem Vadinho de retorno à sua morte...?
Flor percebe que não consegue ficar sem Vadinho, chama de volta seu espírito para continuar seu lado, e a historia do livro termina numa cena dela com seus dois maridos: ?...Do braço do marido felizardo, sorri mansa dona Flor: ah!, essa mania de Vadinho ir pela rua a lhe tocar os peitos e os quadris, esvoaçando em torno dela como se fosse a brisa da manhã. Da manhã lavada de domingo, onde passeia dona Flor, feliz de sua vida, satisfeita de seus dois amores...?

Nathalia 18/10/2023

Dona Flor e seus dois maridos é a primeira obra que leio de Jorge Amado. Resolvi começar a leitura depois de visitar a Bahia e me encantar com o pouco que eu vi. O estilo de escrita de Jorge Amado se mostra nesse livro como leve, divertido e temperado - nada insosso - ao mesmo tempo que pontua questões culturais, sociais e econômicas da Bahia (e do Brasil) retratada por ele.
As personagens parecem ter vida própria e seguir seu próprio curso ao longo do livro. São personagens de personalidade forte, mas ainda assim complexas e carregadas de conflitos e dilemas - não são personagens planas ou simples. São personagens vivas. Dona Flor me cativou de maneira especial por ser uma mulher que, apesar dos conflitos entre o que deseja e o que a sociedade lhe diz, não pode deixar os outros decidirem o que ela faz da sua vida.
Acho que a escrita de Jorge Amado, e em especial Dona Flor, fizeram um espaço em mim, algo que me mudou pra sempre. Uma grande obra e uma leitura cheia de brasilidade que vale muito a pena.

Bruna3594 15/10/2023

OBRA-PRIMA!
ICÔNICO, MEMORÁVEL E ATEMPORAL! Definitivamente uma das melhores histórias que tive a oportunidade de ler esse ano. TA NO TOP5 COM CERTEZA.

A leitura é muito delicinha!!!! O Jorginho tem uma escrita tão linda, tão envolvente que fui levada para um plano totalmente diferente, viajei mesmo na história, senti o sabor da comida da Dona Flor, senti o cheiro, senti os desejos. Eu amei! É uma obra cheia de humor, com intrigas e muito prazer. PERFEITA!

¡LEIAM! ?

Rayray 15/10/2023

?meu deus esse é o meu livro preferido do Jorge Amado? -eu dizendo isso pra literalmente todos os livros do Jorge Amado.
Mas sério, gosto tanto quando ele mistura fantasia e realidade.
Uma mulher com preconceitos pequenos burgueses que enfrenta seus atrasos ficando com o fantasma do marido morto e o atual vivo.

EvaíOliveira 08/10/2023

Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão, Dona Flor e seus dois maridos conta a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico. Um dia, porém, Vadinho retorna sob a forma de um fantasma capaz de proporcionar de novo à protagonista o êxtase dos embates eróticos. Por obra da fantasia literária de Jorge Amado e da intervenção das entidades do candomblé, Flor consegue conciliar no amor o fogo e a calmaria, a aventura e a segurança, a paixão e a gentileza. Lançada em 1966, esta narrativa ousada e exuberante, plena de humor e ironia, é uma saborosa crônica de costumes da Bahia da primeira metade do século XX e um retrato inventivo das ambigüidades que marcam o Brasil.

Mari M. 01/10/2023

Juro que achei que seria melhor
A escrita de Jorge me encanta, sempre me encantou. Porém nesse volume me senti dando voltas e voltas sem chegar a lugar algum. Um excesso de descrições que parecia que não acabava e que o autor ganhava por página publicada. Se não tivesse a metade dessas narrativas enfadonhas, creio que seria muito melhor. Mas Jorge sendo Jorge, mesmo desta forma, o cheiro do dendê e do camarão seco invadem os sentidos e somos transportados a uma Bahia mística, que tanto querem esconder sem sucesso.

blun_nanda 27/08/2023

Vale a pena?
Antes eu já conhecia a história e por isso quando li não obtive o baque do prazer da leitura.
Jorge Amado é simplesmente um ótimo autor que trás ao meio do livro a imersão de um sentimento da Dona Flor em toda a história. Se ela está triste, você fica aquela parte do livro revoltado com os pensamentos dela, quando ela está desconfiada, você já olha atenta a toda as próximas páginas. Mas o autor é SUPER descritivo, então é uma leitura cansativa o que me fez cansar muitas vezes e mesmo assim, apreciar o livro e o modo de escrita.
Eu nunca poderia deixar de falar da representação dos orixás no livro, é lindo demais. A descrição da briga dos orixás, as imagens postas nessa versão do livro são simplesmente as coisas mais lindas.
Respondendo a pergunta inicial, vale a pena ler sim.

Reccanello 17/08/2023

Tem gosto de mel e pimenta, e de gengibre…
Primeiro, uma curiosidade e um orgulho: conquanto não seja um dos poucos que foram assinados pelo autor, eu tenho um exemplar da primeira edição deste livro. Nele, que é uma das mais icônicas e fascinantes obras da literatura brasileira, o autor Jorge Amado mergulha o leitor na vida da protagonista Florípedes, uma mulher vivaz e sensual, enquanto enfrenta os desafios do amor, da paixão, das forças dos orixás e das complexidades culturais na Bahia dos anos 1940.
===
Ambientando sua história no rico contexto histórico e social da Salvador da década de 1940, e sempre um atento observador de sua sociedade, Jorge Amado captura com maestria todas as transformações pelas quais o país passava na época com a constante urbanização e a crescente influência da cultura global, inserindo-as habilidosamente na narrativa, ao mesmo tempo em que mantém a atmosfera vibrante e colorida da Bahia, retratando seus detalhes mais picantes e transportando o leitor para ruas movimentadas, mercados exóticos e terreiros cujos rituais místicos permeiam a vida cotidiana. Misticismo este refletido na própria trama da obra, que gira em torno do triângulo amoroso incomum entre Dona Flor, seu falecido marido Vadinho e o atual marido Teodoro. Além do fato de um estar vivo enquanto o outro não passar de um defunto, o contraste entre os dois homens é marcante: Vadinho é um hedonista impulsivo e imerso nas alegrias terrenas (eufemismos para não dizer que ele era um malandro, boêmio, alcoólatra, viciado em jogo e mulherengo), enquanto Teodoro é estável, metódico, respeitável e dedicado à carreira de farmacêutico. Mais que adicionar pitadas de humor à complexa relação de Dona Flor com seus dois maridos, e aliadas ao genuíno amor que sentem uns pelos outros, essas discrepâncias criam uma atmosfera de sensualidade e reflexão sobre as escolhas que as pessoas fazem em suas vidas amorosas.
===
De forma muito vívida, o autor descreve a vida noturna boêmia dos cassinos, dos prostíbulos e dos bares da cidade, e toda a diversidade de experiências que a Bahia tinha a oferecer na época ganha vida nas páginas do livro. Tanto ricas quanto pobres, as famílias dos muitos personagens são retratadas com uma autenticidade marcante, bem como seus segredos, conflitos e alegrias, proporcionando um vislumbre das relações sociais e emocionais da época. Os hábitos alimentares e musicais da população são igualmente evidenciados na narrativa, porquanto sejam parte integrante da cultura, das interações sociais e da própria identidade baiana. Esta também é destacada pelo papel central que as religiões de matriz africana desempenham na obra, com seu sincretismo marcante abordado com sensibilidade e respeito. Por último, mas não menos importante, o livro também destaca os valores morais da época, expondo tanto as crenças quanto os preconceitos da sociedade, em que a rígida e hipócrita moralidade padrão convive tranquilamente com uma vivacidade e sensualidade latentes, revelando as complexidades das normas sociais da época.
===
Enfim, e por combinar elementos históricos, sociais e culturais com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, "Dona Flor e seus Dois Maridos" é uma obra-prima literária que nos convida a explorar as nuances da sociedade baiana e a riqueza espiritual de suas crenças. Através deste livro, Jorge Amado permanece como um mestre em capturar a essência da Bahia e da alma brasileira.

site: https://www.instagram.com/p/CwEBvp0AIyo/?img_index=1