Marilia de Dirceu

Marilia de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marilia de Dirceu

booksdalaus 26/02/2024

Marília de Dirceu
Sob o pseudônimo de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga declara em suas liras o amor pela adolescente Maria Joaquina Doroteia de Seixas, chamada, nos poemas, de Marília. De caráter autobiográfico, Marília de Dirceu carrega um tom de confissão amorosa no qual a musa convive com a presença marcante da exaltação da natureza e da vida pastoril. Escrita, em sua maior parte, durante o exílio do autor, por seu envolvimento na Inconfidência Mineira, a obra apresenta também traços pré-românticos, como o pessimismo, a solidão, a saudade e a amargura.

Isabela 15/01/2024

Ler esse livro sabendo a história que o motivou a ser feito é incrível. Embora os temas sejam repetitivos, eu gostei bastante.

soyumve 16/09/2023

Arcadismo brasileiro
A obra de Tomás Antonio Gonzaga é uma mistura do romantismo com o arcadismo, e por mais que seja considerado um livro ?cult? por ser um clássico, eu me senti lendo uma farofa em forma poética e erudita. O livro é separado em três partes, a primeira falando sobre o amor e o campo, e as outras duas sobre a tristeza de estar na prisão longe da mulher amada que Gonzaga viveu, por ter sido declarado um dos conspiracionistas da inconfidência mineira. Eu gostei muito do livro, os poemas são muito bem escritos e interessantes. Um clássico que vale a pena ler.

Nabiz 13/08/2023

Bonito
Achei um livro bem poético e bonito.
Mas sofri pra entender algumas passagens.
Vale a pena, provavelmente leria novamente.

arth 16/08/2022

problemático
eu adorei os poemas, são bem bonitos e bem escritos. A escrita é super complexa, O que acabou deixando a leitura meio arrastada. (minha unica motivação a terminar esse livro foi minha nota em literatura kkkkkk)

alem disso, achei tudo isso meio problemático por causa da diferença de idade entre marilia e dirceu (nao sei se to militando errado mas achei isso meio esquisito).

Enfim, nao gostei

Leonardo.Mauriccio 24/09/2021

Para quem sabe sobre a vida do autor e sobre o contexto entende o sentido da história. Leitura boa, te prende e faz total sentido ao período literário vivido no momento.