Com Outros Olhos

Resenhas - Com Outros Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 13/03/2017

Provocativo
Nesse livro, conhecemos Lana e sua trajetória de vida. Lana é uma mulher que, devido a um acidente, perdeu a visão e isso a transformou totalmente. A pessoa que deveria estar ao seu lado após o acidente, foi a primeira a se afastar, fazendo com que ela fechasse o seu coração.
Ela conseguiu uma vaga na companhia de teatro Raoul para atuar na peça "Romeu e Julieta". Foi uma surpresa quando soube que interpretaria a personagem principal, o problema era que ninguém, além do diretor, sabia de sua condição e ela não queria que soubessem para que as pessoas não sentissem pena dela, no entanto, o rapaz que seria seu par e interpretaria Romeu, não facilitaria as coisas para ela. Não seria fácil ensaiarem juntos sem ele saber de sua condição.
Arthur é quem interpretará Romeu. Aparentemente, é uma pessoa difícil de lidar. Por não saber sobre a limitação de Lana, tem uma visão totalmente equivocada das ações dela para com ele. Mas com o tempo os dois vão aprender a conviverem juntos.
Achei uma bela sacada a divisão dos capítulos ser feitas por atos, como no teatro. Cada ato é narrado em primeira pessoa, de modo intercalado, entre Lana e Arthur. Isso é ótimo porque vemos um mesmo acontecimento do ponto de vista dos dois.
As descrições são feitas na medida exata, na verdade, tudo é na medida exata nesse livro.
É bem provocativo. Faz com que as pessoas saiam da zona de conforto e reflitam sobre a naturalização das coisas que não deveriam ser naturalizadas e quando o leitor percebe isso, fica impressionado.
A autora Thati Machado é uma pessoa que milita em prol das pessoas que são postas à margem da sociedade. Isso fica muito evidente nesse livro, a começar com o fato da protagonista ter uma deficiência visual. Acho que é a primeira vez que leio um livro com uma protagonista assim, o que é algo inovador e faz com que pensemos nas limitações que essas pessoas enfrentam diariamente.

Tamires 11/04/2017

Com Outros Olhos
Emendei a leitura de 'Com Outros Olhos' tão logo li as últimas palavras de 'Contando Estrelas', aproveitando a gentileza da autora, Thati Machado, de me enviar os dois e-books. Mais uma vez, surpreendo-me com uma temática que não tenho por hábito ler com frequência, mas que, prometo, vou prestar mais atenção.

Na leitura de 'Contando Estrelas', conheci superficialmente a irmã de Leo, Lana, que perdeu a visão em um acidente de trânsito que sofrera com o namorado, Lucas. O rapaz estava alcoolizado e a imprudência dos dois, especialmente a dele, fez com que a vida de Lana virasse de cabeça para baixo repentinamente. Após o acidente, Lucas, que saíra ileso, abandona a namorada quando esta vivia o seu momento de maior fragilidade. Ela aprende a viver sem enxergar, mas as cicatrizes mais difíceis de curar estão em seu coração.

Lana consegue entrar em uma badalada companhia de teatro, a Companhia Raoul, e para sua surpresa, consegue o papel de Julieta na montagem do clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare! O detalhe é que embora o diretor saiba de sua deficiência, nenhum de seus outros colegas sabe, ou tem certeza. Com a ajuda de Leo, ela vai ao teatro sem sua bengala e se esforça para parecer o mais normal possível.

Na companhia de teatro, entretanto, havia uma pessoa que conhecia a nossa protagonista de antes do acidente: Arthur. O jovem, que outrora nutria sentimentos por Lana e já foi rejeitado por ela, atuaria como Romeu na peça. Ele, não sabendo o rumo que a vida de Lana tomou, não facilita em nada o trabalho da jovem no teatro. Uma mistura de sentimentos envolve os dois, um magnetismo que os une como um irremediável casal, embora tentem resistir.

“Senti um arrepio estranho e um tanto avassalador. Prendi a respiração. A respiração dele, no entanto, estava quente e arfante próxima ao meu pescoço. Aquele sujeito estava me cheirando. Fungando em meu cangote como se eu fosse sua presa. Eu podia me sentir acuada, mas resolvi jogar o seu jogo. Aproximei-me de seu pescoço e senti seu cheiro. Era forte e autêntico, talvez também houvesse a lembrança de um suor salgado junto à essência... Não era ruim, de maneira nenhuma. Tive vontade de lamber seu pescoço e em seguida mordê-lo. Contive-me graças à voz de Julie que ordenou que nos afastássemos e retirássemos nossas vendas. Retiramos. Todos voltaram a enxergar. Exceto eu.”

Ler sobre personagens que geralmente são postos a margem da sociedade, e, por conseguinte, da literatura, é engrandecedor. A capacidade de empatia que nós leitores conseguimos adquirir com essas histórias abriu-me os olhos para buscar por mais leituras assim. Posso afirmar, embora esteja dizendo algo óbvio, que não houve nenhum prejuízo em relação ao romance e às sensações que buscamos em uma história de amor.

“Fazia um tempo que eu não era beijada. Mas fazia uma vida inteira que eu não era beijada daquela forma.”

Além do romance entre Lana e Arthur, que foi belamente escrito pela Thati Machado, e a protagonista da história lidando com situações inimagináveis para quem possui a visão perfeita, o ponto alto de Com Outros Olhos foi uma de suas cenas finais, o confronto cara a cara entre Lana e Lucas. Ele, tentando uma reconciliação agora que Lana recuperou-se psicologicamente, chama-nos atenção para uma característica física de Arthur. Não vou falar qual é, mas foi um susto para Lana, um susto para mim e, acredito, para boa parte dos leitores. Ponto positivo para a autora que, sutilmente, mostra como o preconceito está mais enraizado do que pensamos, até em pessoas que, supostamente, não são preconceituosas.

“É irônico precisar perder a visão para só então começar a enxergar certas coisas, você não acha?”

Lana era uma garota popular, com um namorado popular e, embora tivesse um irmão gay e estivesse tranquila com a orientação sexual dele, não era uma pessoa tão legal assim. Precisou passar por uma situação traumática para poder enxergar a vida com outros olhos. E com essa história eu aprendi muito. Recomendo!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-com-outros-olhos-de-thati-machado/

Gabs 26/04/2017

Resenha [conto] - Com Outros Olhos e Contando Estrelas, de Thati Machado para 1001 Nuccias
Lana é uma garota como todas as outras, porém ela sofreu um acidente de carro com o ex-namorado e acabou ficando cega. O sonho dela é ser atriz e ela entra para a companhia de teatro Raoul e se torna a atriz principal da peça Romeu e Julieta. Apesar de ser cega, ela tenta ao máximo não deixar isso aparecer por medo da reação das pessoas. As coisas vão bem até ela conhecer o Arthur.

Eles não se dão bem no começo, mas a atração e o amor entre eles cresce e as coisas mudam. Não quero dar spoilers e quero que vocês sintam o mesmo que eu senti ao ler.

A visão, ainda mais pra seres tão visuais como nós, é algo tão intenso que só de pensar em perder me deixa desesperada. Eu tenho miopia e isso já me deixa louca quando não acho meus óculos (meu gato normalmente derruba da estante).

Porém, se fosse só isso que esse livro me fez sentir estava de bom tamanho não? Mas o fato do relacionamento do Arthur e da Lana ser tão diferente me fez pensar no meu relacionamento e em tudo que passei com ele. (Infelizmente acabou.. mas foi bom).

Ouvimos muitas coisas como as que o Lucas diz pra eles no fim do livro (leiam). Ouvi isso de pessoas que eu amo, mas assim como a Lana, eu sempre enxerguei com o coração. E isso fez com que eu chorasse muito lendo o livro, sentisse o mesmo que a Lana nos momentos bons e ruins.

A gente sempre ama alguém e se entrega e as vezes isso nos machuca, mas quando encontramos alguém bom, nada nos importa a não ser estar com essa pessoa. Cor, gênero, religião... são só características externas. O que importa é a alma da pessoa e como ela te faz bem.

Obrigada, Thati, por essa reflexão de amor!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/04/resenha-conto-com-outros-olhos-e.html#more

Três Leitoras 27/04/2017

Resenha: Com outros olhos
Nesse livro vamos conhecer Lana, que há um ano sofreu um acidente e nele ela perdeu a visão, mas não foi essa apenas a perda sofrida.

O namorado Lucas, hoje ex, estava no acidente com ela, mas a abandonou quando viu os resultados daquele dia... Ela perdeu a popularidade que possuía e naquele momento teve apenas a sua família.
Com o apoio dos seus pais e do irmão Leo, Lana adaptou-se a sua nova condição e estava decidia a não abandonar os seus sonhos e foi por isso que fez a seleção para a Companhia Raoul de Teatro e após a sua aprovação conquistou o papel de Julieta.

O ponto interessante nessa história é que seus colegas de atuação desconhecem a sua condição e além disso, eles tiveram uma antipatia de cara por ela e assim não facilitam o seu trabalho, principalmente Arthur, o Romeu da peça.

E neste desenrolar, com o intuito de conquistar seu espaço e mostrar o quão boa atriz é, apesar de sua condição física, Lana irá aprender muito sobre si e sobre as outras pessoas. Perceberá que apesar da escuridão sua vida pode ter muita cor, que as aparências enganam e que existem coisas muito mais importantes que devem ser vividas e valorizadas.

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2017/04/resenha-com-outros-olhos.html

Laila @entrelivros 02/05/2017

Leia com outros olhos
A primeira impressão que tive desse livro era que ele me faria chorar. Mas ele não fez. Não por ser ruim, mas sim por não se tratar de uma história triste. Com Outros Olhos fala de amor. Aquele tipo de amor que não mede tamanha, largura, que não tem cor. Fala daquele tipo de amor que vem de dentro, que é alheio às aparências estéticas e que só conseguimos ver com os olhos do coração.
Lana é uma jovem que perdeu a visão depois de um acidente de carro com o ex namorado Lucas. Depois de levar um fora do cara no momento em que ela mais precisava de apoio, decide seguir a vida sem que as pessoas sintam pena ou remorso por ela. E acaba convencendo a família de que vai dar continuidade a carreira de atriz e começa a estudar teatro sem que os demais atores saibam de sua delicada condição.
Seu mundo é novamente abalado quando ela é escolhida para ser a personagem principal numa adaptação de Romeu & Julieta e tem que lidar com Arthur, um menino que sempre foi apaixonado por ela secretamente e que nunca teve um reconhecimento da parte de Lana.
Tudo ia de mal a pior até que um dia o irmão de Lana, Leo, acaba contando -de maneira nada sutil- sobre sua deficiencia e Arthur se revela o principe que toda garota gostaria de ter ao seu lado. Nasce aí o amor verdadeiro que todas as princesas esperam encontrar em seus contos de fadas. O amor puro, sem interesse, cheio de cumplicidades e descobertas que só quem está apaixonado é capaz de conhecer.
Cada página desse livro te faz suspirar, seja por amor, por dó ou por raiva. E eu ficaria lendo muito mais se tivesse mais!

site: https://entretodososlivros.blogspot.com.br

larissa.rumiantzeff 04/05/2017

Com outros olhos
Lana é uma adolescente cujos sonhos teriam sido interrompidos abruptamente quando se envolve em um acidente. Dotada de uma determinação incomum (em nenhum momento a personagem fica revoltada com seu estado), ela decide se unir a companhia Raoul de teatro, sem que saibam que ela é deficiente visual. Para surpresa de todos, ela é escalada para o papel de Julieta, na peça de Shakespeare, pois, apesar de ser um dos únicos que sabem de sua condição, o diretor Julie acredita no seu talento, e tem uma visão inovadora de teatro. O que Lana não esperava é que o mocinho é nada mais, nada menos que Arthur, um rapaz que ela havia rejeitado brutalmente na sua “outra vida”, quando ainda tinha visão, mas não conseguia ver além das aparências, e junto ao Lucas, seu agora ex, dava valor a coisas fúteis. O acidente transforma sua forma de ver e sentir as coisas, e a rejeição do lucas no momento mais difícil da sua vida endurece o seu coração. Pelo menos é o que ela pensa. Na verdade a garota está com medo de amar novamente. Por outro lado, Arthur ainda sofre com a rejeição.

“Com outros olhos” é praticamente um dos primeiros romances da autora, publicado de forma independente.

Achei alguns pontos muito interessantes. O estilo de escrita me lembra um pouco Pedro Bandeira em “A marca de uma lágrima”. No início, acompanhamos os passos da Lana através das sensações que ela descreve, por meio dos cheiros, vozes e sabores. Thati mandou muito bem nas descrições, o leitor se sente com uma venda nos olhos.

Gostei da construção dos personagens, cujas escolhas são compreensíveis e adequadas à sua idade. A personalidade dos protagonistas é agradável, e temos algumas surpresas com o desenrolar da história.

Mais do que um romance destinado à leitura rápida, Thati sabe usar as palavras para criar uma narrativa rica, que promove discussões.

Com certeza recomendaria para outras pessoas.

site: https://laryrumiantzeff.wordpress.com/

Emerson 08/01/2017

Romance respectivo.
Gostei muito do romance e aborda de forma bem cativante um amor verdadeiro. Recomendo.

PoliFCunha 23/05/2017

Muito bom!
Vale a pena ter e ler ‘Com outros olhos’. Uma leitura fluida, leve, gostosa, encantadora, com doses certas de romance, comédia e aquela apimentadazinha sútil, muito comum, em jovens que descobrem que tem quando se amam. Além de abordar temas fortes, como superação, aceitação, representatividade e questionamentos sobre preconceitos abordados de forma suave, e quanto estamos condicionados a olhar tudo como os mesmos olhos sempre. Que as vezes é preciso perder para realmente ganhar. E isso é recompensador.

site: https://polianafreitas.wordpress.com/2017/05/23/resenha-com-outros-olhos-thati-machado/

Livros do Coração 25/05/2017

Super Recomendo
Além de lidar com todo aquele espaço, teria que lidar com seu colegas, e um deles, Arthur , escolhido para ser Romeu. Ele possui sentimentos de amor e ódio, contados ao decorrer do enredo. Definitivamente, vocês precisam conhecer o que esse Romeu fez pela sua Julieta fora dos palcos… me senti completamente envolvida com esse texto escrito de forma tão extremamente sensível.

A autora consegue abordar em 62 páginas temas sociais, como Deficientes Visuais, Homossexualidade, e claro o preconceito da cor da pele. É nítido que a personagem principal precisou aprender com sua deficiência, amadurecer e passar a valorizar o mais simples, o que tinha à sua volta, seus amigos de verdade e seus familiares.

Narrado em primeira pessoa, tem um desenvolvimento fluído e marcante. Todos os personagens tiveram sua parcela de representatividade nessa história. É interessante como eu me identifique com os personagens, pois foi como se eu os conhecesse. Thati me surpreendeu pela sua escrita, e digo que sou fã da pessoa mesmo antes de ler qualquer obra dela, essa moça é cativante.

Antes da leitura, tive a oportunidade de escutar esse livro através da plataforma do Ubook. Clique Aqui para conhecer como funciona a plataforma. Em sua versão áudio, a obra é narrada pela própria autora e por Adriano Pellegrini. [...]

site: http://www.livrosdocoracao.com.br/com-outros-olhos/

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Com outros olhos - Site Maravilhosas Descobertas
Um livro simples, fofo e muito maduro que vai conquistar o seu coração e te ensinar que existi muito mais coisas na sua frente que você nem é capaz de enxergar.

Com Outros Olhos é simplesmente incrível! Ainda não tinha lido nada da autora, até porque nossa amiga Fernanda Prazeres tem uma paixão pela escrita dela e faz as resenhas por aqui. Mas, vi uma oportunidade linda de participar desse Booktour e com isso acabei descobrindo a escrita deliciosa da Thati.

O livro é leve e bem curtindo. Em uma tarde você o devora e fica refletindo durante muito tempo sobre todos os ensinamentos e lições que ele vai te passar. Lana perdeu a visão num acidente de carro que mudou por completo toda a sua vida e hoje, depois de toda a recuperação, ela quer voltar a ser "a menina que ela sempre foi".

O acidente lhe tirou muitas coisas, mas lhe trouxo uma outra visão do mundo. Ela agora enxerga os detalhes que passavam despercebidos. A visão facilita tudo.. e faz você perder o que realmente importa. É sobre isso que o livro fala. Sobre os detalhes que devemos começar a perceber.

>> Veja a resenha completa no site

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/03/com-outros-olhos-de-thati-machado.html

Lisse 21/01/2018

Pura poesia e amor por Shakespeare

AMEI ESSE LIVRO! AMEI! AMEI! E todo mundo tem que ler? SIM, TEM!

Esse é o primeiro livro da duologia Com Outros Olhos, e já disse na resenha de Contando Estrelas que comecei ao contrário e eu achei muito bom, pq esse livro é MUITO MELHOR e MAIS CONSTRUÍDO do que o outro.

Lana tinha uma vida perfeita um ano atrás quando era popular no ensino médio, uma garota cheia de vida e com um namorado popular, mas um acidente junto com Lucas faz sua vida até então perfeita virar de cabeça para baixo.

Agora a protagonista precisa ultrapassar suas próprias barreiras e não desistir dos seus sonhos, e é isso que faz ao ingressar na Companhia de Teatro Raoul sendo que ninguém conhece suas limitações. E nesse ponto conhecemos Arthur, que é um personagem incrível. Eles precisam trabalhar juntos na peça de Romeu & Julieta, cada um respectivamente nesses papéis e a construção e desenvolvimento nesse quesito é muito bem trabalhada.

Gostaria muito que a autora Thati Machado escrevesse algo tão visceral como Com Outros Olhos, pois é assim que avalio o talento do autor, quando consegue me cativar, torcer e sofrer pelos personagens, ou seja, me importar com eles e com seus dilemas.

Além de que a "moral", ou se ficar melhor colocado - o plot twist -, da história ser algo que me proporcionou um choque pois não estava esperando aquela situação, como também a diversidade/preconceito que a autora deixa em voga para discussão.

Termino agradecendo a autora por ter dado vida á Lana e ao Arthur, eles foram muito importantes para mim. E peço desculpa por talvez não ter conseguido transmitir o significado dessa história para mim, mas foi maravilhoso ler 63 páginas de pura poesia e amor por Shakespeare

Sineia 11/02/2018

Delicado e encantador!
Que leitura deliciosa! Uma história despretensiosa que fala de preconceito com muita sensibilidade e de forma tão sutil que vai te deixar em êxtase.
Apaixonante.

Menina.Jasmim 26/02/2018

Com outros olhos
Mini-resenha: Com outros olhos, da autora Thati Machado ⠀

Com outros olhos é um livro curtinho, daqueles que você senta e quando vê, acabou de ler. A história é narrada em primeira pessoa, em grande parte pela protagonista Lana. ⠀

Lana perdeu a visão em um acidente e para ela ainda é difícil ter que lidar com o mundo agora com suas limitações. Assim como Fisheye (que tem resenha no blog), em “Com outros olhos” temos uma garota que seguia os "padrões", mas que depois de se ver em uma situação tão nova, começa a enxergar o mundo literalmente com outros olhos. Porém, o livro não fala apenas de mudança, mas também sobre preconceito. Eu gosto bastante como a Thati sempre coloca essas questões em seus livros, fazendo com que o leitor veja o outro lado e questione o que considera certo (ou o que a sociedade acha que é certo) ao final de cada leitura. ⠀ ⠀

Não acho que a história seja uma daquelas que vai mudar completamente sua vida, o que não torna o livro menos encantador. Acho que a simplicidade de sua narração consegue alcançar bem o leitor e passar a mensagem. ⠀
O que mais gostei foi ele ser contado a partir do ponto de vista de uma pessoa cega, e mesmo assim ser rico em detalhes. ⠀

É um livro que recomendo a todos, uma leitura rápida, com personagens cativantes e uma linguagem fácil e fluída.

My | @_pequenabibliotecaria 23/08/2018

Lindo e comovente
Lana tinha uma vida perfeita até sofrer um grave acidente com o seu, até então, namorado Lucas. Decidida a não desistir de viver por causa das limitações causadas nesse acidente e com ajuda do seu irmão Leo, ela consegue entrar para uma grande companhia de teatro e assim, começa um grande processo de readaptação para ela e as pessoas ao seu redor.

Escrever contos é algo bem complicado na minha opinião porque como já mencionei, mesmo com poucas páginas, é necessário ter início, meio e fim (ou um gancho para outro conto, caso seja mais de um) e não é todos os autores que conseguem colocar todo um desenvolvimento e um fim em poucas páginas. No caso da Thati, acho que ela faz isso com maestria.

A história de Lana é emocionante, cativante e completamente apaixonante. Ela é uma jovem obstinada, forte e corajosa que está pronta para enfrentar uma limitação com a qual teve que aprender depois de mais velha, além de continuar buscando seus sonhos.

Arthur “aparece” na vida de Lana como intérprete do Romeu na peça Romeu e Julieta que será interpretado por ela também, mas o que ela não sabe, é que esse jovem sempre nutriu uma paixão. O problema é que ele nunca entendeu a indiferença dela e isso acaba fazendo da peça, uma grande tortura para os dois, que aparentemente, não tem química nenhuma para algo tão emocional como Romeu e Julieta.

No começo, quando ele ainda desconhece a limitação de Lana, deve confessar que ficava muito brava com a atitude e palavras ditas, mas isso porque eu conhecia a história da jovem, caso não conhecesse, sei que entenderia complemente o motivo dele a tratar dessa forma.

O conto tem uma leitura rápida e é daquelas que você torce tanto pelos personagens que chega a doer. Como já mencionei antes, a história é bem estruturada, com tudo que precisa para ter um começo/meio/fim, além de ser super bem escrita e emocionante.

Eu recomendo muito a leitura para quem quer algo com preconceito, amor, amizade e inclusão, além de personagens incríveis.

site: https://www.instagram.com/_pequenabibliotecaria/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6