A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Erica 11/04/2015

A Casa Assombrada - John Boyne
Encontrei esse livro bem ao acaso, mas bem ao acaso meeesmo. O único livro que li do John Boyne foi "O Menino de Pijama Listrado", que gostei para caramba, diga-se de passagem, e fiquei relativamente surpresa quando vi um livro de terror escrito por ele. Peguei para olhar a sinopse e acabei me interessando. Em parte, realmente pela história parecer interessante, mas também porque fiquei curiosa como um cara que eu conhecia escrevendo dramas se sairia escrevendo um livro de terror.

Considero esse um gênero bem difícil de ser escrito (não que eu escreva, mas imagino que deva ser. rs), tentar assustar as pessoas ou deixá-las incomodadas não deve ser uma tarefa fácil. Embora acho que esse nem tenha sido o intuito do autor, na verdade (apesar de você conseguir enxergar que para a personagem, os eventos devam ter sido bem incômodos, principalmente levando em consideração a época em que se passa o livro).

Seja como for, li o livro e, sim, gostei. Acho que o livro é isso mesmo, uma homenagem. Você não vai encontrar umas história inovadora nem tão complexa (apesar de acabar trazendo vários questionamentos e você acabar tendo certeza que, assustadora mesmo, são as pessoas :S), mas achei amarradinha e gostei dos personagens, o que acabou me prendendo, embora tenha ficado com a sensação que os questionamentos trazidos pelo próprio autor poderiam ter sido melhor explorados.

Tem algumas referências legais a alguns clássicos e achei isso legal também (e o pai da personagem principal ainda era um entusiasta em entomologia! XD :3 ). Acho que o que tive mais dificuldade foi conseguir me inserir na atmosfera de 1867, mas não sei se isso foi um problema do livro, ou se a barreira foi realmente minha. Talvez uma das coisas que tenha contribuído para isso, seja a própria Eliza Caine, que apesar da época em que estava vivendo, tinha um forma de pensar muitas vezes bem mais atual que aqueles a sua volta. Ela é uma personagem bem forte também e acaba te cativando.

Enfim, não é uma história magnífica do terror, apesar de explorar o sobrenatural não é uma história assustadora (ao menos, não a vi assim). Tem uma narrativa dinâmica e acaba te prendendo, tornando a leitura bem rápida, na verdade.

site: http://mundodebotoes.blogspot.com.br/

Thalita Branco 03/08/2015

Resenha ~ A Casa Assombrada - John Boyne
Para mim os livros do John Boyne são divididos em duas categorias. Os muito bons, vide O Palácio de Inverno, O Menino do Pijama Listrado e Fique Onde Está e Então Corra, e os nhé. como o chatissimo Noah Foge de Casa e infelizmente, A Casa Assombrada.

O livro, narrado em primeira pessoa, nos apresenta Eliza Caine, moça pouco atraente de 21 anos que vive com o pai e trabalha como professora em uma escola para meninas em Londres. Até que o pai morre, e sem saída nem grandes perspetivas, Eliza aceita as presas o trabalho como governanta e tutora das crianças de Gaudlin Hall, onde se vê responsável por Isabella e Eustace, únicos habitantes da mansão.

A vida de Eliza seria agradável se coisas muito estranhas não começassem a acontecer. Fortíssimos vendavais que se inciam e param do nada, janelas lacradas que se deslacram, mãos invisíveis que agarram tornozelos na escuridão noturna. Uma bela tentativa de John Boyne contar uma história de terror. Uma pena que não tenha dado certo.

Eu tentei, juro que tentei, não comparar com Stephen King, mas é inevitável. John Boyne pecou no principal: o mistério. Não há preparação para os ataques da assombração. O terror é cru, mal formulado, as situações são jogadas, aparecem e desaparecem em um piscar de olhos e não atiçam o medo do leitor.

A protagonista também não ajuda. Eliza vive fazendo perguntas a si mesma/ao leitor. “Será que existe alguém atrás da porta? Será que vai me pegar? Será que vai me matar? Será que vai machucar as crianças? Será que prefere biscoito ou bolacha?” e vive repetindo o quanto Isabella é reservada, Eustace um amor de menino e o quanto é uma moça sem atrativos e sem perspectivas de casamento. A leitura é fluida, mas ok Eliza, já entendi, não precisa repetir esses fatos durante O LIVRO TODO!

O bacana do livro fica por conta da representação da repreensão das mulheres na época. A vizinha da mansão que deve obediência ao marido, o comentário de outro sobre o fato das mulheres lerem, e principalmente o horror de uma das professoras mais antigas da escola ao Eliza comentar sobre a possibilidade de uma de suas alunas virar gerente de banco. Gostei da capa em textura emborrachada. Além de diferente, combina com a temática do livro.

Acredito que o livro agradará quem não costuma ler terror e também não conhece as outras obras do autor. Quem já leu, e se encantou com a narrativa de seus livros melhores, pense duas vezes antes de arriscar uma visita A Casa Assombrada.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

ThatiS 07/08/2015

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

Preste bem a atenção: “A Casa Assombrada” não é uma simples história de fantasmas.

“A Casa Assombrada” é, sem dúvidas, um livro para todos que buscam um bom mistério.

Adorei mesmo a leitura desse autor recomendo!!

Dress@ 17/08/2015

Adorei...
Eliza encontra um anúncio misterioso de governanta, chegando na cidade nova ela descobre que é uma cilada e coisas estranhas começam a acontecer na casa, primeiramente achando estranho ser recebida por 2 crianças apenas...
Uma história de fantasmas, no começo confesso que senti um medinho kk (Eu lia antes de dormir) dava mal impressão rs.
Um livro super gostoso de ler e a cada página da mais e mais vontade saber o que irá acontecer, qual o desfecho de tudo.
Só mais pro final do livro foi muito fantasioso, mas uma leitura super delicinha.

Chiara 18/03/2015

Leia quando puder!
A história começa a ficar mais interessante quando Eliza se depara com um estranho anúncio no jornal e acaba se tornando a nova governanta de Gaudlin Hall. Nesse ponto é necessário dizer que John Boyne manda muito bem ao descrever o ambiente de Norfolk e a chegada de Eliza ao condado, já criando toda a áurea de mistério que culmina com a própria Gaudlin Hall – casarão antigo, caindo aos pedaços e cheio de histórias que só são reveladas em seu devido tempo – e seus, aparentemente, únicos habitantes – a perturbadoramente madura Isabella e seu doce irmãozinho Eustace.

Conforme avançamos a leitura, o mistério e terror vão ficando mais densos, principalmente quando os fenômenos sobrenaturais se intensificam e a falta de explicações sobre onde, efetivamente, estão os pais das crianças nos dão a certeza de que algo de muito sinistro aconteceu na propriedade (o que aumenta o horror quando a verdade nos é revelada). Apesar disso, não achei muito difícil descobrir o que estaria por trás dos acontecimentos sobrenaturais de Gaudlin Hall. Na verdade, percebi contra o que nossa heroína lutava bem antes dela juntar as peças do quebra-cabeça; mas isso não significa que a revelação dos fatos que levaram ao início dos fenômenos na mansão não seja angustiante, e que a cadeia de acontecimentos não seja bem construída.

A forma como John Boyne revela aos poucos o passado assustador de Gaudlin Hall, combinando essa revelação com o agravamento dos fenômenos sobrenaturais é, realmente, um primor; principalmente porque a cada nova descoberta e a cada novo enfrentamento com o além, vemos Eliza cada vez mais forte e determinada a chegar até o fim para saber toda a verdade e proteger as crianças.

Leia a resenha completa no Guru da Leitura!

site: https://gurudaleitura.wordpress.com/2016/01/01/a-casa-assombrada/

Dani 14/09/2015

Faltou algo...
A Casa Assombrada, por indicação de uma youtuber, pretendia ser para mim um livro de arrepiar. Mas já sendo bem sucinta, para mim não foi essa assombração toda. O livro narra a história de Eliza Caine que perde o seu pai aos 21 anos de idade e vê-se perdida sobre como lidar com a vida dali a frente.
A história se passa em 1861, se não me falha a memória, e John Boyne conseguiu descrever muito bem sobre como era a sociedade naquela época. A visão fragilizada da mulher, tendo de ser submissa ao seu marido é bem relatada, além dos comportamentos machistas postos naquela época. Quanto ao desenrolar da história, frente ao luto e desespero com a morte de seu pai, Eliza vê um anúncio no jornal de um emprego como governanta em uma mansão, porém sem nenhuma especificação sobre como se dará as atividades nessa mansão. Ainda assim ela envia o seu currículo e acaba sendo contratada. A partir do momento que ela chega na mansão em Norfolk coisas estranhas começam a acontecer. Eliza é levada a cuidar de duas crianças, Isabella e Eustace, mas sem ter conhecimento sobre onde os pais das crianças estão. Vários ocorridos macabros começam a atormentar a vida de Eliza e é nesses ocorridos que me referi ao título dessa resenha.
Como marinheira de primeira viagem em ler história de terror eu, sinceramente, não consegui me assustar como achei que iria. Talvez porque eu só consiga me assustar com materiais audiovisuais (filmes, séries etc). Não que a cenas não sejam pavorosas, mas senti que faltou algo para me deixar de fato assustada. Isso justifica as 04 estrelas que dei para o livro. Confesso que o final é emocionante e não imaginava que tais coisas acontecessem. Vale a pena ler, com certeza.
Não vou desistir do Joh Boyne, mas talvez eu desista de histórias de terror.

Thaís 17/09/2015

...
Confesso que achei que ficaria com pelo menos um pouco de medo, mas não tem nada assustador no livro. O livro é muito bem estruturado, mas acho que enrolou de mais no quesito da Eliza descobrir o que tinha acontecido, fala sério quem ficaria cuidando de duas crianças sem saber dos pais delas e todas as vezes que perguntava sobre eles as pessoas a ignoravam e começavam a agir estranho?

Leia a resenha completa no link.

site: http://sentiliterarios.blogspot.com.br/2015/08/casa-assombrada.html

Carla 20/09/2015

Boa diversão
A obra, inscrita em primeira pessoa, narra a história de suspense vivida pela personagem principal Eliza Caine.
Não é uma história assustadora, mas é bem interessante e prende a atenção.
A forma de escrita do autor é muito boa, vocabulário um tanto mais elaborado que outros livros do gênero.
Não é um livro para morrer de susto, nem de reflexão, mas vale muito a diversão!

@desaniversarios 27/10/2015

Um suspense fofo
Adorei o livro! Achei, inclusive, muito fofo! A Elisa é uma mulher à frente de seu tempo e muito decidida. Gostei muito da personagem e também de suas atitudes.

A história é de suspense e em alguns momentos me deu medinho, mas nada muito assustador.

Impossível não se imaginar vivendo em Glaudlin Hall, pois as descrições são muito verdadeiras. Consigo ter na minha mente todo o cenário em que aconteceu a trama. O autor é muito bom nisso!

A história é previsível de certa forma, mas adorei mesmo assim! Estou apaixonada por Elisa Caine, Eustace e Isabella.

Minhas impressões sobre o livro: dei cinco estrelas, mas não favoritei. Recomendo para qualquer leitor. Ah, e só não favoritei porque achei que ficou uma "coisinha" no final. Acho que quem leu me entenderá... Hehehehe

Nicky 31/10/2015

De Stephen King á J K Rowling em cinco páginas!
Eu nunca tinha lido nada do Jhon Boyne, o mais famoso o Menino Do Pijama Listrado ainda não pretendo ler, por questões de Segunda Guerra Mundial... Mas a minha primeira experiência com ele foi muito gratificante. Ele escreve muito bem, a escrita do livro e a modelagem dos personagens é muito boa e o ritmo muito envolvente. Você está normalmente andando pela mansão e de repente tem uma mão no seu pescoço, você está morrendo. É tudo rápido assim, e ao mesmo tempo impactante.

O problema do livro só acontece nas suas ultimas paginas, nas ultimas 15, eu acho. O final do livro é completamente previsível, você sabe o que vai e o que tem que acontecer, mas você não imagina como isso vai acontecer. E foi completamente diferente do que eu imaginava, mas ao mesmo tempo não foi legal... Foi bem estranho... E de assustador ficou fantasioso. Pra ficar mais fantasioso só se os fantasmas jogassem Quadribol.

site: https://instagram.com/frutodainsonia/

Phablo Galvão 04/11/2015

Adoro as histórias de John Boyne
Concluído A Casa Assombrada, mais uma história deliciosa de John Boyne. Minha primeira leitura com fantasmas. Nessa aventura, o autor faz uma homenagem às clássicas histórias de fantasmas do século XIX. Mas a novidade é que ele cria aqui uma heroína que pretende arregaçar as mangas e chegar ao fundo da questão sozinha. ? Super recomendo pra ler antes de dormir! Rs. Tem uma reviravolta show de bola no final. (N°4) #JohnBoyne #AcasaAssombrada #leitura #Livro #book #ThisHouseIsHaunted

Raffafust 06/03/2015

A história desse livro se passa em 1867, a jovem Eliza Caine mora com seu pai e leva um vida sem muitos luxos mas cercada de amor. Tem uma convivência maravilhosa com ele, aprecia sua paixão por insetos e por Charles Dickens . Sua mãe morreu anos atrás, e seu dia a dia basicamente é lecionar na escola e acompanhar seu pai , como por exemplo quando ele quer ir em uma noite de leitura de Dickens. Vai tudo muito bem na vida da moça de 21 anos até que seu pai morre, com ele também se vai o único bem que tinham, e ela não entende como por tanto tempo seu pai nunca mencionou que a casa em que moravam não era dele mas sim alugada. Sem grana para se manter no local ela atende uma chamada de emprego para ser governanta em uma cidade um pouco distante de Londres que é onde residiu a vida toda.
Larga o trabalho na escola, arruma suas coisas evai rumo ao desconhecido para trabalhar de governanta de uma mansão. Logo no caminho ela já sente coisas estranhas, uma mulher esbarra nela com as mesma iniciais da pessoa que assinou o anúncio, ela também se sente empurrada na estação e não sabe da onde veio essa força que a pressionou...mas o mais bizarro estaria por vir, assim que ela entrasse na casa e somente uma menina chamada Isabella aparentando uns 10 anos lhe abriria a porta. Faltam adultos, onde estão os pais? Muitas perguntas, poucas respostas. Até que com o tempo as verdades vão aparecendo e para o leitor fica aquela vontade de alertar a moça para dar o fora dali. Eliza será governanta de uma casa imensa onde circula uma senhora que some assim que ela se levanta, duas crianças ( Isabella e Eustace, de 8 anos) que nem frequentam a escola e um senhor que fica em um vilarejo próximo e é responsável pelo salário dela.
Na busca por respostas muitas outras dúvidas surgirão, a sensação de que um fantasma a persegue, mãos no seu pescoço, empurrões, tudo isso começa a surgir como se avisasse que coisas piores estariam por vir. A verdade vem a galope, existe realmente uma senhora na casa que é enfermeira e que cuida dos pais das crianças, a mulher é amarga e diria até que insuportável . O pai das crianças não está nada bem de saúde e ela se assusta ao conhecê-lo, o que aconteceu com ele deixo para vocês descobrirem . Assim como estragaria toda a graça das história informar o que aconteceu com a mãe delas.
Ah sim, posso informar que as governantas anteriores, exceto a penúltima que Eliza conheceu e que colocou o anúncio não se encontram mais aqui para contarem história.
A Casa Assombrada é livro para se deliciar lendo de uma vez só , é como um maravilhoso e bem feito filme de terror, tem como pausar sem saber quem sobreviverá? Impossível , John Boyne nos remete a histórias tenebrosas, e que amamos.
Lembrei muito de filmes como Mama e A Mulher de Preto e amei cada página lida.
O autor que capricha na arte de nos contar histórias não permite furos, a história vai fluindo que não nos permite nem imaginar toda a verdade e o final que ele nos deu. Não imaginei aquele final, e amei não ter imaginado. Somente a mente privilegiada de Boyne poderia nos dar de presente um livro de terror tão perfeito. Palmas para ele.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/03/resenha-casa-assombrada-cialetras.html

Ju Oliveira 05/03/2015

Somente ano passado tive o grande prazer de conhecer a escrita de John Boyne. E fatalmente, foi amor à primeira vista. Li O pacificador, Fique onde está e então corra e O Palácio de inverno, que pra mim foi um dos melhores livros que já li na vida! Então quando a Companhia das Letras anunciou o lançamento de A casa assombrada, seu novo livro, fiquei muito empolgada e corri para lê-lo.

Eliza Caine sempre foi muito apegada ao pai. Desde a morte da mãe, durante o seu parto, os dois viveram um para o outro. Então, com a morte inesperada do seu adorado pai, Eliza vê o mundo desabar aos seus pés. Sem conseguir permanecer na casa onde viveram felizes por tantos anos, onde tudo fazia lembrar-se do pai, os livros de Dickens, sua coleção de livros sobre entomologia, o cheiro de seu cachimbo pela casa, Eliza decide abandonar tudo e partir. Sozinha no mundo e sem dinheiro, ela se depara com um anúncio de jornal, onde oferecem vaga para governanta. A função seria cuidar de crianças em Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk.

Mesmo sem ter maiores detalhes sobre o emprego, Eliza parte para Norfok. Logo ao chegar em Gaudlin Hall, ela percebe que há algo muito errado. Quem a recebe na mansão é uma menina, Isabella, de apenas 12 anos e seu irmão Eustace, de 6 anos. Eliza fica perplexa ao constatar que não há nenhum adulto vivendo na mansão, ninguém para tomar conta dos irmãos Westerley. Sempre que citava que era a nova governanta dos Westerley, os moradores do povoado mudavam imediatamente, a evitando, mudando de assunto, ou a tratando com desdém. Eliza busca respostas com o advogado da família, que cuida de todos os assuntos relacionados aos irmãos. Só o que ela consegue descobrir é que os pais das crianças não estão disponíveis no momento.

Coisas estranhas e sinistras começam a aterrorizar Eliza, ela tem certeza de que alguma força maligna está presente naquela casa. Acidentes inexplicáveis começam a lhe acontecer e ela percebe que, o que quer que seja que esteja perambulando por aquela casa, só quer fazer o mal a ela própria, não às crianças. Eliza agora vai fazer o que estiver ao seu alcance para abandonar aquela casa assombrada, mas não sem antes proteger aquelas crianças indefesas.

Como em todos os livros seus que já li, John Boyne me fez entrar no clima da história logo no começo. O clima frio e chuvoso de Londres, as várias citações às obras de Charles Dickens (que me fez desejar muito conhecer), me transportaram para o ano de 1867. A narrativa tem um ritmo bem linear, chegando até ser lento em alguns momentos, mas nada que faça perder o encanto pela trama. Mesmo sendo uma história de fantasmas, não achei tão assustadora. Mas imagino que tenha sido exatamente essa a intenção do autor.

Consegues imaginar uma história de terror onde você possa se emocionar? Pois nas hábeis mãos de John Boyne isso é possível. Há toda uma história de tragédia e dor por trás do batido tema “fantasma”. A personalidade das crianças é muito bem construída, tanto falando sobre a sensibilidade e carência de Eustace quanto na frieza e maturidade de Isabella. Eliza também é uma personagem sólida, que mesmo enfrentando o seu luto, se preocupa com o bem estar de crianças que acabou de conhecer. Gostei muito da história, do clima todo e principalmente do desfecho. Leitura indicada. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/resenha-a-casa-assombrada/

Rayane.Raposo 25/01/2016

Ótimo suspense!
Sabe aquele livro que faz tu prender o fôlego a cada capítulo? Ansiosa por alguma explicação? A Casa Assombrada é um livro assim.
A forma como o autor construiu a história, mostrando aos poucos o mistério que havia por trás de Gaudlin Hall faz o leitor querer saber o que vai acontecer a seguir.

Theu 30/01/2016

Surpreendente
Um livro que te traz a curiosidade do próximo capítulo antes mesmo de você termina de ler o do momento.
Uma história cheia de mistério e terror. Muito bem escrito.
Este livro saiu totalmente dos padrões de livros escritos por John, porém com a mesma qualidade. (Que é ótima) !