A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Isis Porto 29/04/2015

"Se existe uma condição com a qual estou acostumado é a tendência do sexo frágil a sofrer de ansiedade nervosa."
Eliza Caine é uma jovem professora, órfã de mãe e que vive com o seu pai, mas logo seu pai falece e ela fica sozinha no mundo e ainda em seu momento de luto ela desespera-se e acaba encontrando um anúncio no jornal que uma família estava precisando de uma governanta e ela escreve uma carta e é contratada sem entrevista, mas ela mau sabe o que está prestes a acontecer.
Chegando a sua nova casa como governanta Eliza não sabe de nada e começa a achar estranho, já que ela nem foi entrevistada. Chegando a casa ela é recebida por uma menina, chamada Isabella, uma garota estranha e que tem jeitinho de adulta, e é ela quem mostra toda a casa e também apresenta seu irmão, Eustace um garoto que já conquistou o coração da nova governanta. Ela pergunta pelos seus patrões mas os garotos não dão respostas concretas.
Então Eliza resolve ir atrás de respostas, procura o advogado da família e ele no começo se esquiva de qualquer pergunta referente à seus clientes, logo em seguida vai na vila para saber o que as pessoas sabem sobre a casa Gaudlin Hall mas logo assim que ela fala que é a nova governanta todos tratam ela de forma diferente como se não quisessem contato com ela.
Aos poucos Eliza descobre os mistérios por trás da casa, e além disso descobre que ele é a 6ª governanta em menos de 1 ano.
Gaudlin Hall uma casa cheia de mistérios e assombrada por um espírito que tenta matar todos que tentam chegar perto de seus filhos, mas a nova governanta tem um espírito que a protege.

É um livro bem legal com partes de suspense e mistério, aos poucos o autor, John Boyne, vai dando pistas sobre tudo o que acontece e aconteceu na Gaudlin Haull e aos poucos todas as peças e vão se encaixando. Algumas partes são chocantes e bem reveladoras e fez com que me prendesse e só quisesse parar quando o livro tivesse terminado, uma leitura que vale a pena e que não pode ser desperdiçada para quem gosta desse gênero.

site: http://meu-novocantinho.blogspot.com.br/2015/04/resenha-casa-assombrada-23.html

fgrein 24/05/2015

3,5
Legal, livro bom. Mas nada demais.
A escrita do Autor é boa e é fácil de ler, mas parece que faltou alguma coisa.
Talvez tenha sido muito previsível.
Nota 3,5.

Raphael Cavalcante 06/06/2015

Charles Dickens ou Henry James?
Uma história de fantasmas passada na Inglaterra vitoriana, protagonizada por uma governanta e duas crianças excêntricas? Ótimo, uma releitura de “A volta do parafuso”, a novela clássica de horror gótico, escrita por Henry James! Só que não. O livro de John Boyne vai por outros caminhos que não aquele traçado por Henry James. O flerte de Boyne dá-se com outro autor inglês, Charles Dickens.

A referência à obra de Dickens é escancarada, com o próprio autor fazendo uma ponta no início do romance. Aliás, as reviravoltas da jovem protagonista Elisa Caine tem início quando a orfandade bate a sua porta e ela se vê obrigada a aceitar o emprego de governanta numa propriedade do interior, tornando-se preceptora de duas crianças também órfãs (ou quase isso). E é ai que começa todo o seu infortúnio e o desenrolar da trama espectral. Neste ponto, é impossível não nos lembrarmos dos órfãos famosos de Dickens, e da determinação deles compartilhada por Elisa Caine, talvez, o ponto alto de todo o livro. Quase uma feminista, a governanta não hesita em apontar o dedo para a hipocrisia cristã, para a violência doméstica ou para a emancipação feminina.

Mais do que o sobrenatural, a obra se centra nas relações afetivas estabelecidas entre Elisa Caine e seus jovens pupilos, em comparação às que ela estabelecera com o seu pai amoroso e à realidade vivida pelos jovens irmãos até pouco tempo. Além de ser responsável pela atmosfera contemporânea da obra, o cunho humanista assumido liga o romance a outros livros de John Boyne, tal qual o famoso “O menino do pijama listrado”. Ressalta-se que toda a obra de Dickens também está recheada de críticas sociais à Inglaterra da segunda metade do século XIX.

Como nem tudo são flores, “A Casa Assombrada” padece como um romance de horror ao ser analisado exclusivamente por esta faceta. Ainda que o autor tenha se esforçado em algumas passagens, não há de fato situações que façam gelar a espinha ou caracterização de ambiente ou atmosfera que faça o leitor imaginar o quando desejaria evitar a Mansão Gaudlin Hall. O enredo, a partir de certo ponto, também se torna bastante previsível. No entanto, as qualidades do livro fazem com que a leitura seja recomendada, principalmente pelas referências à literatura inglesa clássica. Mas não espere muitos sustos.

Thaís 17/09/2015

...
Confesso que achei que ficaria com pelo menos um pouco de medo, mas não tem nada assustador no livro. O livro é muito bem estruturado, mas acho que enrolou de mais no quesito da Eliza descobrir o que tinha acontecido, fala sério quem ficaria cuidando de duas crianças sem saber dos pais delas e todas as vezes que perguntava sobre eles as pessoas a ignoravam e começavam a agir estranho?

Leia a resenha completa no link.

site: http://sentiliterarios.blogspot.com.br/2015/08/casa-assombrada.html

Léo 30/06/2015

Espetacular!
Uma só palavra não consegue definir esse livro. São tantos adjetivos que até fico meio perdido na hora de escolher apenas um, maravilhoso será? Inteligente? Provocante? Intrigante, talvez? Sim, acho que posso usar todos esses e mais alguns. O livro conta sobre uma mulher, chamada Eliza Caine, que após perder seu chão, está perdida dentro de si, até que uma oferta de emprego lhe desperta: ser governanta no interior da Inglaterra, em uma cidade chamada Norwich. Então, decide que essa seria uma bela oportunidade de mudar sua vida, de esquecer os acontecimentos recentes e retomar o rumo de sua vida.
Chegando a cidade, ela percebe que não sabe nada sobre as crianças de quem irá tomar conta, ou quem são seus empregadores. Todos da cidade parecem ficar receosos em relação à Eliza, seria por ela ser nova na cidade? Ou será que ela havia feito algo errado? Durante sua estadia na mansão Gaudlin Hall, onde toma conta de duas crianças, coisas estranhas começam a acontecer, colocando a vida de Eliza e das crianças em risco. Será um fantasma ou meras alucinações de uma mulher com seus sentimentos afetados?
O desenrolar da história é muito envolvente, a narrativa te prende do começo ao final do livro. E aquele arrepio está garantido nesta leitura deliciosa. No entanto, o que mais me impressionou foi como o autor, John Boyne (mesmo autor de “O menino do pijama listrado”), trouxe até nós os costumes e a cultura da época. Neste livro pude ver o papel da mulher na Inglaterra no século XIX, e foi uma coisa surpreendente, o jeito como “mulheres revolucionárias” eram vistas de maneira repugnante, AINDA MAIS PELAS PRÓPRIAS MULHERES, que não aceitavam mulheres que acreditavam que poderiam ser maiores que homens. Embora diante a todos os preconceitos, Eliza era uma mulher a frente de seu tempo, uma mulher com determinação e opinião. Uma protagonista que faz com que você se apegue a ela.
E pela segunda vez na mesma semana, pego um livro que trata da fé religiosa e como a mesma pode cegar as pessoas, suas opiniões e ideias, como se deixam conduzir pela sua religião.

Lorena Alhadeff 01/07/2015

Mais do mesmo, mas MUITO BOM!!
A Casa Assombrada

Uma história excelente, muito bem elaborada, apesar do tema ser comum.
Uma casa assombrada com crianças é um assunto explorado e apreciado, pois a inocência e fragilidade das crianças se chocam com o horror do mal que os atormenta. E, geralmente atormenta também seus tutores ou qualquer um que interfira em suas ações.
Tal situação ocorre nas histórias dos livros A Outra Volta do Parafuso e A Mulher de Preto. Creio que Boyne bebeu dessas fontes ao criar A Casa Assombrada. Nada exagerado, sentimos apenas uma leve influência, uma lembrança dessas histórias mais antigas. Afinal, o tema é mesmo. As referências a Charles Dickens e sua "participação" são um charme a mais...
Eliza Caine é uma moça órfã e solitária, sem recursos para continuar na casa onde mora, em Londres. Decide responde a um anúncio de jornal estranho, sobre a contratação de uma governanta numa cidade do interior da Inglaterra. Após receber uma resposta enigmática, segue para seu desconhecido destino para cuidar de Isabella, uma criança um tanto desagradável e soturna, e seu irmão caçula Eustace, inseguro e dependente, porém mais amável e "normal".
A partir daí segue uma história de tirar o fôlego, sem nos deixar brechas ou espaços para respirar. Um acontecimento atrás do outro não nos deixa largar o livro (fui dormir às 03:30 da manhã :). Um ou outro trecho poderiam ser melhor explicados, claro, o livro não é perfeito. No fim, uma parte de fantasia um pouco extravagante aguçou meu senso crítico rsrsrs, mas nada que estragasse a experiência fantástica desse livro de terror genuíno cujo a capa um pouco infantil me desanimou a primeira vista. Valeu a pena ir adiante com ele!!

Daniel 02/07/2015

'A Casa Assombrada': apenas mais uma história de terror
Quando passamos por certos traumas na vida, às vezes, perdemos a cabeça e tomamos atitudes precipitadas. É o caso da jovem professora Eliza Caine, protagonista do livro A Casa Assombrada, de John Boyne (autor do aclamado O Menino do Pijama Listrado), que, após a morte do pai, se vê sozinha e sem dinheiro para o aluguel e, portanto, decide aceitar, de forma repentina, uma oferta um tanto estranha para ser governanta em uma casa. O anúncio em questão apenas busca uma profissional para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças, no entanto, não menciona quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Nem é preciso dizer que esta estadia não vai ser das mais agradáveis, certo? Porém, para os fãs do gênero terror e que esperam algo, no mínimo, surpreendente, a experiência infelizmente também não será das mais assustadoras, apesar de tudo.

A história, narrada em primeira pessoa, mostra a visão de Eliza sobre eventos passados. Um trunfo utilizado por John Boyne para aumentar a tensão da trama, antecipando eventos misteriosos e sobrenaturais que ocorrerão no livro. Em A Casa Assombrada (publicado pela editora Companhia das Letras), Boyne também abusa dos clichês para prender o leitor. E, por mais que eles sejam visíveis - até mesmo escancarados-, é difícil controlar a aflição para saber o motivo de todos os moradores olharem assustados quando a personagem fala que trabalha na propriedade de Gaudlin Hall, ou quando ela procura saber detalhes da família e as pessoas desconversam. Não tem como não ser fisgado pela obra. Esse suspense é arrebatador!

Um dos pontos que mais me agradaram no livro foi como o autor soube transparecer o pensamento de uma mulher do século XIX e relacioná-la com o contexto da época. Ele ainda trouxe uma visão bem interessante do ponto de vista feminino reprimido num tema que ainda é tabu nos dias atuais. Infelizmente, citar a polêmica é acabar com um dos mistérios do livro. Por isso, limito-me a dizer que está relacionado ao suicídio de Arthur Covan, um affair de Eliza. Outro momento que merece destaque, e que, de certa forma, está relacionado à contextualização histórica, é quando Eliza procura o reverendo Deacons para discutir a vida após a morte, bíblia e a presença de espíritos na casa. O diálogo é bem instigante, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre como o assunto é abordado atualmente e como o pensamento eclesiástico evoluiu (ou nem tanto).

A maneira como a história é contada me envolveu, assim como a descrição do cenário londrino do século XIX e as referências aos autores ingleses Charles Dickens e William Shakespeare trouxeram um toque especial para a trama. John Boyne, de fato, sabe conduzir uma narrativa com alta qualidade. É fantástico o modo como ele aprofunda certos temas no gênero terror, mostrando que é possível, além de provocar sustos, debater assuntos polêmicos. Entretanto, faltou o principal: o horror. Não que as crianças não tenham sido assustadoras o suficiente, mas a "surpresa" final ficou aquém daquilo que realmente considero apavorante.

Vou explicar: sou aficionado por obras que apelam para o medo, sobrenatural e terror. E uma das coisas mais cativantes que acho no gênero é quando você consegue ser enganado. Na minha concepção, o mais aterrorizante é surgir algo monstruoso daquilo que você acha normal, daquilo que você nem desconfia. E isso faltou em A Casa Assombrada e me decepcionou um pouco. Durante a leitura, por abordar o tema polêmico que mencionei anteriormente, imaginei um final mais nebuloso, com uma reviravolta que me deixasse de boca aberta. Mas isso não aconteceu. Logo no meio da obra, é fácil deduzir a razão da assombração. Talvez, tenha ficado com muita expectativa já nas primeiras revelações. Talvez, esteja tão exposto ao gênero que tenha ficado imune ao sustos. Porém, se você não está muito acostumado a ler obras deste tipo e deseja se aventurar, tenho certeza de que a menina Isabella vai lhe amedrontar. Do contrário, esta é apenas mais uma tentativa de história de terror (bem escrita).

site: www.vailendo.com.br

Amanda de Oliveira 12/07/2015

Viciante!
É um dos meus livros favoritos. A história é simples, mas me prendeu do início ao fim, li este livro em muito pouco tempo. A linguagem flui e isto também me agradou. Se esse livro tivesse continuidade, eu iria ler todos! Daquele tipo que você não larga nem para comer. Nada me decepcionou, nem mesmo o fim, senti que eu fazia parte da história. Compartilhei de todos os sentimentos da Eliza. Recomendo!

Rittes 13/07/2015

Fantasmas previsíveis
Confesso que não sou fã de John Boyne. Não li o famigerado "O menino do pijama listado". Vi o filme e bastou: uma historiazinha previsível e forçadamente piegas, um tanto irritante até. Como gosto de histórias góticas de fantasmas, arrisquei este "A casa assombrada", mas confesso que não consigo dizer se o livro é bom ou ruim. Toda a trama é extremamente previsível e, se há algum charme, isso se dá por conta da descrição de uma Londres onde o próprio Charles Dickens ainda habita. A heroína é crível, embora um pouco avançadinha para a época da história, mas a escrita de Boyne não empolga. O escritor comete erros de principiante como, por exemplo, falar da luz da lua numa noite tempestuosa de raios e trovões! A leitura é rápida, descartável e pode até agradar aos menos exigentes. Prefira ler a série "O Monstrologista" ou Henry James, estes sim verdadeiros terrores góticos.

Livros e Citações 14/07/2015

Delicioso de se ler
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 296
Classificação: 3.5/5 estrelas

Eliza Caine, uma jovem longe de ser a garota típica de sua época, grande fã de Dickens, acaba de perder o amoroso pai. Sozinha em uma Londres do século XIX (SIM!), a jovem professora de 21 anos vê sua oportunidade como governanta em uma mansão ao leste da Inglaterra… E a mansão, adivinhem, é assombrada (SIM! #2).

Ao chegar ao seu novo lar, ela encontra apenas duas crianças largadas para se alimentarem por si só e a presença de um espírito maligno que ameaça sua vida. Cliché, mas não no mau sentido.

“Existe crueldade no mundo, Eliza, você vê isso, não vê? Á nossa volta. Respirando na nossa nuca. Passamos a vida inteira tentando fugindo dela.”

Isabelle e seu irmão mais novo Eustace são os únicos vivos a habitarem Gaudlin Hall. Além do misterioso H. Bennet, o empregador de Eliza que só se comunica por cartas. E não é somente na casa que o cenário é estranho. No vilarejo as pessoas são hostis, e nenhuma explicação e/ou noticia se tem sobre os pais das crianças.

E aqui estamos: uma mansão assombrada, duas crianças, um vilarejo hostil e a nossa heroína pronta pra desvendar tudo isso.

"Há dias em que detesto viver em 1867. Tudo se move com tanta rapidez. Mudanças acontecem em ritmo desenfreado. Prefiro o estilo de vida de trinta anos atrás."

John Boyne conseguiu mais uma vez me surpreender, senhoras e senhores, A Casa Assombrada é uma mistura de terror com muito humor e cheio de citações famosas, com muitos clichês. Mas é o tipo de clichê que te deixa absurdamente satisfeito com a leitura. É um clássico do horror sobrenatural e sim, tem momentos que me deixou com medo de fechar os olhos, ou ir ao banheiro de madrugada…

"Creio em má sorte Srta. Caine. Acredito que um homem pode partir com cem anos de idade e uma criança pode reencontrar Deus antes mesmo de seu primeiro aniversário. Acredito que o mundo é um lugar misterioso e que não podemos ter a pretensão de entendê-lo."

Talvez o grande problema é que não vamos muito além do óbvio, e para quem busca algo previsível mas ainda delicioso de se ler, essa é uma boa opção. Posso dizer que se a protagonista fosse outra se não Eliza Caine, não valeria a pena. E pode não ser o melhor de John Boyne, mas qualquer livro escrito por ele proporciona bons momentos e esse não foi diferente.

Resenha por: Rafael

site: http://www.livrosecitacoes.com

Tati 23/07/2015

Escrita compensa a leitura!
É um livro bem previsível, mas a escrita, a narrativa do autor faz valer a pena.
Foi o primeiro livro que li do autor e me despertou a curiosidade por outros títulos.

marSouza 27/07/2015

a casa assombrada
"Eliza Caine."
O que dizer sobre esse livro? Bom antes de ler estava com uma uma expectativa de que seria um livro assustador.
Mas ele não é. Se está atrás de uma típica estória de terror, talevez se arrependa.
Ponto para escrita excelente e muito adulta desse livro. O livro não surpreendeu no enredo, mas não é de se jogar fora. Fiquei curiosa para ler outras coisas de John Boyne.

Ana 31/07/2015

Uma delícia de suspense!
Para quem gosta de suspense, o livro é diversão garantida. Embora os segredos sejam desvendados antes do final, o leitor é levado a "devorar" a história. Impossível não torcer pela heroína ou se enternecer por Eustace.
Quem procura uma leitura interessante pode se aventurar pelas páginas sem medo.

Thalita Branco 03/08/2015

Resenha ~ A Casa Assombrada - John Boyne
Para mim os livros do John Boyne são divididos em duas categorias. Os muito bons, vide O Palácio de Inverno, O Menino do Pijama Listrado e Fique Onde Está e Então Corra, e os nhé. como o chatissimo Noah Foge de Casa e infelizmente, A Casa Assombrada.

O livro, narrado em primeira pessoa, nos apresenta Eliza Caine, moça pouco atraente de 21 anos que vive com o pai e trabalha como professora em uma escola para meninas em Londres. Até que o pai morre, e sem saída nem grandes perspetivas, Eliza aceita as presas o trabalho como governanta e tutora das crianças de Gaudlin Hall, onde se vê responsável por Isabella e Eustace, únicos habitantes da mansão.

A vida de Eliza seria agradável se coisas muito estranhas não começassem a acontecer. Fortíssimos vendavais que se inciam e param do nada, janelas lacradas que se deslacram, mãos invisíveis que agarram tornozelos na escuridão noturna. Uma bela tentativa de John Boyne contar uma história de terror. Uma pena que não tenha dado certo.

Eu tentei, juro que tentei, não comparar com Stephen King, mas é inevitável. John Boyne pecou no principal: o mistério. Não há preparação para os ataques da assombração. O terror é cru, mal formulado, as situações são jogadas, aparecem e desaparecem em um piscar de olhos e não atiçam o medo do leitor.

A protagonista também não ajuda. Eliza vive fazendo perguntas a si mesma/ao leitor. “Será que existe alguém atrás da porta? Será que vai me pegar? Será que vai me matar? Será que vai machucar as crianças? Será que prefere biscoito ou bolacha?” e vive repetindo o quanto Isabella é reservada, Eustace um amor de menino e o quanto é uma moça sem atrativos e sem perspectivas de casamento. A leitura é fluida, mas ok Eliza, já entendi, não precisa repetir esses fatos durante O LIVRO TODO!

O bacana do livro fica por conta da representação da repreensão das mulheres na época. A vizinha da mansão que deve obediência ao marido, o comentário de outro sobre o fato das mulheres lerem, e principalmente o horror de uma das professoras mais antigas da escola ao Eliza comentar sobre a possibilidade de uma de suas alunas virar gerente de banco. Gostei da capa em textura emborrachada. Além de diferente, combina com a temática do livro.

Acredito que o livro agradará quem não costuma ler terror e também não conhece as outras obras do autor. Quem já leu, e se encantou com a narrativa de seus livros melhores, pense duas vezes antes de arriscar uma visita A Casa Assombrada.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

ThatiS 07/08/2015

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…

Preste bem a atenção: “A Casa Assombrada” não é uma simples história de fantasmas.

“A Casa Assombrada” é, sem dúvidas, um livro para todos que buscam um bom mistério.

Adorei mesmo a leitura desse autor recomendo!!