A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Rafaela B 21/01/2015

A Casa Assombrada
Sabe aqueles livros que parecem que grudam em você e se fica totalmente presa a eles? Esse é um desses! Dei comida para os cachorros lendo, fritei bolinhos de lentilha lendo... o dia todo presa a ele e só fui libertada agora que cheguei a última página. Por que isso?! Bem, porque é um livro eletrizante, cheio de mistérios, emoções, aventuras... nos deixa até sem fôlego!
Vou contar um pouco da história, mas só um pouco para não revelar nada importante.
Eliza Caine é uma londrina que vive em uma pequena casa com o pai (seu único parente vivo), um dia seu pai descobre que o grande escritor Charles Dickens (que eu amo) fará uma apresentação e resolver ir, apesar de sua saúde estar um pouco debilitada, e depois de pegar uma forte chuva sua doença se agrava e ele acaba falecendo, deixando Eliza sozinha no mundo. Ela não é uma moça muito atraente e acredita que nunca irá se casar e terá de trabalhar toda a vida para se sustentar, mas com a morte do pai percebe que seu salário de professora, em uma escola para garotas, não a sustentará. Folheando um jornal descobre na área de anúncios de empregos uma vaga para governanta em uma casa no interior onde terá de cuidar dos filhos dos donos da casa. Sem pensar muito ela aceita e ao chegar na casa Eliza percebe que a história não é tão simples. A casa lhe causa calafrios à primeira vista e é recebida apenas pelas crianças da casa, Isabella e o pequeno Eustace, que dizem estar sozinhos e que ela será a única adulta na casa. Após algum tempo Eliza percebe que não é bem assim: coisas estranhas começam a acontecer, atentados contra sua vida sem explicações plausíveis, na pequena cidade todos parecem esconder algo dela. Eliza percebe que terá que investigar o passado da casa e dos seus habitantes para tentar encontrar uma forma de escapar com vida daquele lugar terrível e também ajudar as crianças que parecem já ter sofrido tanto. Isso vai ser muito arriscado e pode ser que ela não escape, ao menos existe algo que não lhe deseja nenhum bem.
Manuella_3 21/01/2015minha estante
fiquei mais curiosa e interessada no livro!

Rafaela B 22/01/2015minha estante
Vale muito a pena!

Manuella_3 23/01/2015minha estante
:D

Alan 25/01/2015minha estante
Clássica história de fantasmas vitoriana muito bem fechada e excitante da primeira à última página. Arrepiante, tocante e angustiante, em alguns momentos me lembrou a igualmente excelente 'A Mulher de Preto' de Susan Hill.

Gley 15/03/2015minha estante
Adorei esse início "Sabe aqueles livros que parecem que grudam em você e se fica totalmente presa a eles? Esse é um desses! Dei comida para os cachorros lendo, fritei bolinhos de lentilha lendo... o dia todo presa a ele e só fui libertada agora que cheguei a última página."
É realmente assim q se sente e faz quando um livro nos "rouba" de nós mesmos!

Patty 15/07/2015minha estante
Adorei rafa! !

mateusferreirajf 03/05/2016minha estante
Bolinho de lentilha? Nunca ouvi falar. Mas fiquei com vontade

Maria Bia 17/09/2020minha estante
A premissa é muito interessante, fiquei intrigada com a sinopse e animada com o final que a história levaria, entretanto, foi uma leitura massante e entediante em muitos momentos. A escrita do autor, e dua forma de retratar as características próprias dos personagens é cativante, porém o enredo pecou no geral.

jackseydon 23/12/2020

Incrível
O livro é extraordinário. A sinopse é clichê, definitivamente sim, mas o desenrolar da história é incrível. Eliza Caine é uma protagonista forte sem o estereótipo de uma mulher grosseira como muitos apontam a qualquer personagem feminina sempre que as mesmas tenham opiniões e valores próprios. As crianças presentes na história são também desenvolvidas adequadamente. Os irmãos são distintos, cada um respondeu a maneiras diferentes aos acontecidos, o que tornou tudo mais interessante. O livro não é assustador, eu diria que, sim, é de arrepiar em algumas partes, mas não é somente escrito para assustar, na verdade, seu enredo é muito bom. Algo que geralmente falta no gênero terror/horror. Eu diria que esse livro se encaixa perfeitamente em uma drama/mistério/terror. É, para mim, perfeitamente dosado.
Milenia 23/12/2020minha estante
Gostei da sua resenha.
Nunca havia visto ou ouvido falar deste livro mas fiquei muito interessada em conhecer. Com a sinopse e suas impressões, já coloquei a leitura na lista :D

jackseydon 27/12/2020minha estante
Fico feliz em ler isso ?????

Clau Melo 03/04/2022

A trama me lembrou A outra volta do parafuso de Henry James.
Neste livro, John Boyne faz uma homenagem às clássicas histórias de fantasmas do século XIX.
Adorei!
A trama me lembrou A outra volta do parafuso de Henry James.
Diego 14/07/2022minha estante
Isso que pensei quando li a sinopse e comprei. Tem muita diferença entre um e outro?!

Clau Melo 15/07/2022minha estante
A casa assombrada lembra A outra volta do parafuso, mas são tramas diferentes.

Cassinha 20/04/2015

A Casa Assombrada
O livro é muiiiiiiito ruim. O terror não aterroriza, e o estilo de "época" não convence.
Uma pretensão a Henry James que não deu certo.
Enfim, acabado e será esquecido por mim em pouco tempo.
Raphael Cavalcante 06/06/2015minha estante
Cassinha, pela sinopse realmente esperamos ler algo que respingasse em "A volta do parafuso", o que definitivamente não acontece e nem eu acho que tenha sido a proposta, já que o próprio autor faz referências claras a Charles Dickens. Mas concordo com você quando ao "terror que não aterroriza". A qualidade da obra vai por outro caminho que não este.

Karoline 11/02/2018minha estante
Me decepcionei com essa leitura, esperava muito mais do livro.

Asenhoritadoslivros 17/11/2015

Um livro de suspense maravilhoso
A casa Assombrada é uma história simples, e isso nos prova que não é preciso inventar coisas mirabolantes para que seja bom, o seu grande diferencial é John Boyne, que escreve muito bem, ele consegue dar alma, dar vida, ele faz com que a gente se envolva, que realmente mergulhe em sua proposta.
Esse livro é na medida certa, ele não tenta nos chocar com cenas extravagantes e sim deixa que a gente imagine, que busque dentro de nós mesmos aquela casa assombrada, impenetrável, vinda de nossos próprios pesadelos.
Sobre a protagonista, posso dizer que me surpreendeu, inicialmente mostrou-se ingenua, quase boba, por não entender o que de fato estava acontecendo ( e tenho que registrar, as minhas conclusões iniciais sobre a história, estavam erradas) porém no final se mostra forte e decidida, muito bom!
Outra coisa que me chamou a atenção é que a história se concluiu ainda faltando muitas páginas para o final, então pensei, nossa! não tem mais nada para ser dito, o final vai ser chato, que nada! foi emocionante! enfim... agora que venham todos os outros livros de Boyne.
Cris Viamonte 17/11/2015minha estante
Mal posso esperar para ler! :D

Asenhoritadoslivros 18/11/2015minha estante
Cris, você vai gostar! :)

Ju 04/12/2021

Que surpresa boa! Nunca tinha lido nada desse autor e confesso que deu um medinho.
Eu vi o filme do menino do pijama listrado (amei) e não sabia se ele conseguiria ir de drama para ficção sobrenatural de uma forma que fosse interessante, ainda bem que eu dei uma chance para esse livro. Não conseguia largá-lo , eu precisava urgentemente saber o final. AMEI!!!
Wesley.Kemel 04/12/2021minha estante
John Boyne é tudo!!

Sofia.Oliveira 03/06/2021

A casa assombrada
É o primeiro livro que leio do John boyne (sim, ainda não li o menino do pijama listrado rsrs), e foi uma boa experiência.

No começo eu demorei um pouquinho pra pegar o estilo de escrita do autor, mas assim que me acostumei o livro fluiu perfeitamente.

Duas coisas fizeram eu tirar uma estrelinha: a primeira é que o autor quis fazer tanto suspense, que o começo do livro a gente não tinha nenhuma informação, deixando a história muito confusa e me desanimou um pouco; a segunda é que a história era pra ser de suspense/terror e não me deu medo em nenhum momento, nem unzinho.

Tirando isso, as coisas começaram a ser explicadas (o que ajudou na primeira coisa, já que não sabíamos nem o nome de alguns personagens); a segunda coisa não teve como ser resolvida, mas outros aspectos da história compensaram.

O final foi relativamente aberto, mas eu gostei do jeito que ficou. Acredito que uma releitura desse livro seria uma experiência mais interessante, pois entenderíamos uns sinais e indiretas que na primeira leitura não teríamos como entender.

Recomendo!
Carlos Padilha 07/02/2022minha estante
Já li 5 livros do autor, e também não li O Menino do pijama listrado, por ter visto o filme.
Em minha opinião, o melhor é Uma história de solidão. Não perca seu tempo com O menino no alto da montanha, muito fraco.

Joaquim127 12/08/2021

A casa assombrada
O livro casa assombrada: do escritor John Boyne é um tipo de livro que, sem sombra de dúvidas, os amantes do gênero terror irão adorar. A história é rica em detalhes, passando a sensação ao leitor de como se estivesse dentro da história. A leitura é de fácil entendimento e os personagens feitos pelo autor são marcantes, pois são bem desenvolvidos, conseguindo transmitir seus sentimentos ao leitor, especialmente a personagem principal, Eliza Caine.

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, topou com um anúncio de H. Bennett que dizia ?Procura-se uma governanta dedicada a cuidar e educar os filhos de Gaudlin Hall no condado de Norfolk?. Mas o anúncio não mencionou quantos deles, a idade e nem deu nenhuma outra explicação. Mesmo assim, ela largou o emprego de professora e foi para o campo.

Chegando a Gaudlin Hall, Eliza ficou surpresa ao descobrir que Isabella era uma garota inteligente para sua idade e que tinha um adorável irmão de oito anos, Eustace. O mistério começa nesse momento quando Eliza Caine descobre que as crianças estão sozinhas em uma casa enorme. Então ela se questiona: Onde estão os pais destas crianças? Quem cuida dos mantimentos da casa? Não demora muito, e ela logo percebe que há algo ali com as crianças, uma presença enigmática que a faz sentir calafrios.
Patricia677 12/08/2021minha estante
Achei bem interessante esse livro, hein!

Marselle Urman 21/04/2020

Passatempo
Um livrinho agradável, sem maiores pretensões, suficiente pra matar algumas horas de tédio durante a quarentena. Nada mais.

Caraguatatuba, 21/04/2020
Bia0210 21/04/2020minha estante
Faz um tempo que li... mas se não me engano ele me lembrou o A Outra Volta do Parafuso

Luciana 23/04/2015

Para fãs de John Boyne
O livro é bom e só. Afinal, John Boyne sabe como poucos escrever uma narrativa que te prende, uma leitura fácil, fluida, e a qual é quase impossível largar. Entretanto, ainda falta um certo traquejo, que Stephen King é mestre, para escrever do sobrenatural. É um livro relativamente curto, e como já disse, senti falta de um suspense maior, além de ter algumas inconsistências. Também senti falta de uma descrição mais detalhada do ambiente inglês de 1867, da casa, do vilarejo, dos próprios personagens. O mais chato é descobrir no meio do livro o que está acontecendo e esperar que não seja tão óbvio, isto é, fiquei com esperança de que haveria uma reviravolta e eu estivesse errada. Não aconteceu.
Mas vale a leitura. É leve, bem escrito, e fica um gostinho de que poderia ser maior.
Raphael Cavalcante 06/06/2015minha estante
Luciana, concordo com você. O livro funciona mais por outros aspectos do que pela trama sobrenatural em si.

Ana 10/12/2015

Quando Eliza se candidata a uma vaga para ser governanta, ela acha estranho que foi contratada com rapidez, sem nem mesmo uma entrevista, mesmo assim ela deixa Londres para trás e parte para Gaudlin Hall. Ainda na estação de trem, Eliza sente um empurrão que quase faz com que ela acabe embaixo de um trem.

Como se isso não fosse estranho o suficiente, ela é recebida na mansão apenas pelas duas crianças de quem ela deveria tomar conta: Isabella – uma menina tão desconfiada quanto inteligente – e Eustace – um doce menino. Os pais das crianças não estão em lugar nenhum e o único adulto presente na propriedade é o cocheiro.

Na primeira noite, Eliza sente um puxão forte em seus pés. Depois vêm outros acontecimentos estranhos: As janelas da casa, que são chumbadas, se abrem misteriosamente e ela é arremessada para fora – e depois de volta para dentro? -, a água gélida da torneira se transforma em água fervente e queima suas mãos. Intrigada pelos acontecimentos e pela ausência dos pais das crianças, Eliza tenta buscar respostas com os habitantes da cidade, mas todos eles parecem entrar em pânico quando ela chega perto.

O livro sustenta o tom de mistério com uma história bem amarrada, e o ritmo dos acontecimentos mantém o interesse na leitura.

De modo geral, gostei bastante do livro. Depois de me decepcionar um pouco com “O garoto no convés” de Boyne, este foi uma surpresa agradável. Li muito pouco de mistérios sobrenaturais, mas achei bem interessante a construção da história de A casa assombrada e me surpreendo como Boyne consegue escrever tão bem e prender tanto a atenção do leitor em temas tão variados como casa assombrada x segunda guerra mundial.

Recomendo para: A leitura é bem fácil, então pode ser lida por adolescentes ou adultos sem qualquer dificuldade. Não chega a dar medo, então pessoas medrosas podem ler sem problemas!

site: http://quasemineira.com.br/2015/05/a-casa-assombrada/
SERGIO 23/02/2016minha estante
tem certeza que não da medo ?

Lodir 27/01/2015

Chato
O primeiro livro de Boyne que não gosto, e que livro chato! Parece aqueles filmes de terror que você fica esperando acontecer alguma coisa interessante a qualquer momento, e nada! Enrolado demais.

Andressa 17/02/2015

John Boyne saindo da zona de conforto
Eliza Caine é uma jovem professora que acaba de perder o pai. Sem seu protetor e melhor amigo, Eliza fica desnorteada, abandona o emprego e responde a um anúncio de jornal para ser governanta em Norfolk, uma pequena cidade do interior, deixando Londres e seu passado para trás.

Eliza é um personagem amável, delicado e de bom coração, porém sua auto-estima é muito baixa. Ela se acha feia e pensa estar fadada a ser uma solteirona, apostando tudo em sua profissão como professora e cuidadora de crianças, com máxima dedicação.

Ao chegar a Norfolk Eliza percebe que há algo de estranho na propriedade onde moram as crianças, Gaudlin Hall. Lá não há presença de adultos. A jovem parte, então, em busca de respostas para seus inúmeros questionamentos, mas ninguém na cidade quer conversar a respeito disso. Insistente, Eliza vai até o fim para saber no que ela se meteu.

Em contrapartida a várias opiniões que li por aí, dizendo que o livro é enfadonho, lento, enrolado, eu não achei nada disso. Realmente adorei essa estória! Senti-me como se estivesse num antigo clube do terror que fazíamos na minha escola, na qual a professora contava uma estória sobrenatural uma vez por semana e ficávamos pensando nisso durante os dias seguintes. A leitura é gostosa, fluida e viciante.

A Casa Mal Assombrada não tem pretensão de te deixar sem dormir, tampouco é realmente assustador. Ele apenas conta uma estória de teor sobrenatural que te intriga e te emociona, remetendo um cenário incrível de Londres em 1867, o uso de velas para obter claridade, o auge de Charles Dickens, as vestimentas, o papel da mulher na época, mansões enormes, ausência de tecnologia, superstições… Tudo isso é o que faz do livro memorável, uma vez que ele te transporta completamente para aquela realidade. Quando digo que emociona, é porque realmente tocou meu coração o fato do autor não utilizar o sobrenatural apenas como maligno. Ele deixa uma linda mensagem, lembrando-nos que aqueles que nos amam sempre permanecerão conosco e nos protegerão onde quer que estejam.

Ao final do livro, tive pequenas decepções e por isso tirei uma estrelinha. Gostaria de uma vida mais positiva para Eliza Caine, afinal gostei muito da protagonista. No entanto, isso não tirou o encanto da narrativa, o autor realmente conseguiu me cativar.

Gosto muito do John Boyne e adorei que ele se atreveu a escrever um gênero diferente do que está acostumado. Gostei mais ainda dele ter escolhido que seu livro não fosse contemporâneo, acho que Boyne tem muito talento para escrever ficção histórica, parece que o próprio esteve lá!

É claro que recomendo, mas, se você estiver procurando uma estória verdadeiramente assustadora, com muito suspense ou algo tipo Stephen King (o qual gosto muito também), este livro não é para você!

PorEssasPáginas 19/02/2015

Resenha: A Casa Assombrada - Por Essas Páginas
John Boyne escrevendo um livro de terror? Mas é claro que eu tinha que ser a primeira da fila a ler! E, assim que o livro chegou, iniciei a leitura. E, o que mais me assombrou nesse livro (além dos fantasmas!), foi a capacidade de John Boyne de se reinventar. Mesmo sendo um escritor contemporâneo, ele conseguiu transportar tanto seus personagens, quanto sua linguagem e estilo, para a época dos clássicos, em um romance assustador e reflexivo.

Comecei a ler A Casa Assombrada cheia de expectativa; estamos falando de John Boyne, afinal, um dos meus escritores favoritos. Além disso, é a primeira obra adulta que leio dele desde O Ladrão do Tempo, primeiro livro que li do autor e que ainda considero meu favorito. Por isso, me espantei quando percebi que a leitura não estava avançando rápido como sempre acontece; de início, torci o nariz, desconfiada, mas à medida que o livro avançou, compreendi o porquê desse início arrastado. Sabem a sensação de ler um livro clássico? Um Machado de Assis, um Charles Dickens? Pois é, John Boyne, com maestria, conseguiu resgatar essa sensação, tal qual fosse um autor clássico. Totalmente impressionante a capacidade desse escritor de se reinventar.

“É um dos aspectos decepcionantes de ficar mais velho. Temos mais medo e, por isso, fazemos menos coisas.” Página 182

Passado o baque inicial de estar lendo não apenas Boyne, mas um Boyne “clássico”, me acostumei ao estilo e segui em frente. E o livro só evoluiu e ficou ainda melhor. Surpreendentemente, o autor conseguiu pegar um tema batido, um lugar comum em histórias clássicas de terror (uma governanta com um casal de crianças solitárias, em uma casa mal assombrada), e transformar o clichê em uma história interessante e, muitas vezes, apavorante. Nem adianta ficar me desdobrando aqui ao explicar a história: a sinopse já diz tudo e, se você parar para pensar, é uma história muito simples. Mas nada é simples nas mãos competentes de John Boyne.

Está certo que já sabemos, pelos livros anteriores dele, especialmente pelo premiado e famosíssimo O Menino do Pijama Listrado, que a especialidade de John Boyne é emocionar. Mas essa é uma história de terror e eu esperava os arrepios (que vieram!), mas acabei, novamente, derramando lágrimas e sendo tocada pela sensibilidade inegável do autor. Em um final brilhante e cheio de emoção, Boyne provou que, sim, é possível fazer um terror arrepiante, mas também é possível tocar o coração do leitor com esse gênero. Terror não é apenas sustos e sangue, mas sim tocar em certos assuntos, certas coisas que acontecem em nossa vida, que podem não ser aquilo que se vê nos filmes, mas contra as quais é necessária muita coragem para enfrentar e superar o medo que carregam consigo.

Outro fato muito bem-vindo no livro são os personagens, todos extremamente bem construídos, em especial a protagonista Eliza Caine. Em uma época em que as mulheres valiam quase nada e seu intelecto era rebaixado, Eliza prova que é uma mulher de muita fibra, caráter e extrema inteligência. Há pensamentos seus, frases que diz e atitudes que demonstra que vão orgulhar as leitoras (e, espero, os leitores também). Em um livro que se passa em um século passado e com um tom clássico, Boyne nos brinda com uma protagonista muito mais forte e bem construída do que muitas personagens femininas de livros contemporâneos.

“- Se existe uma condição com a qual estou acostumado é a tendência do sexo frágil a sofrer de ansiedade nervosa.
Ele fez uma reverência educada e cogitei pegar o grande peso de papel sobre a mesa – que tinha o formato da Irlanda – e golpear seu crânio. Algum tribunal nesse mundo me condenaria?” Página 128/129.

A edição da Companhia das Letras está impecável, como sempre. A capa é aveludada, as páginas são confortáveis e não encontrei um erro sequer em todo o livro. E, claro, o cheiro desse livro… Não há nada como cheirar um exemplar da Companhia das Letras.

Com uma narrativa clássica, mas ainda fluida e instigante, e uma trama arrepiante, mas sensível, A Casa Assombrada é certamente mais uma obra brilhante de John Boyne. Quero mais!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-casa-assombrada

Erica 11/04/2015

A Casa Assombrada - John Boyne
Encontrei esse livro bem ao acaso, mas bem ao acaso meeesmo. O único livro que li do John Boyne foi "O Menino de Pijama Listrado", que gostei para caramba, diga-se de passagem, e fiquei relativamente surpresa quando vi um livro de terror escrito por ele. Peguei para olhar a sinopse e acabei me interessando. Em parte, realmente pela história parecer interessante, mas também porque fiquei curiosa como um cara que eu conhecia escrevendo dramas se sairia escrevendo um livro de terror.

Considero esse um gênero bem difícil de ser escrito (não que eu escreva, mas imagino que deva ser. rs), tentar assustar as pessoas ou deixá-las incomodadas não deve ser uma tarefa fácil. Embora acho que esse nem tenha sido o intuito do autor, na verdade (apesar de você conseguir enxergar que para a personagem, os eventos devam ter sido bem incômodos, principalmente levando em consideração a época em que se passa o livro).

Seja como for, li o livro e, sim, gostei. Acho que o livro é isso mesmo, uma homenagem. Você não vai encontrar umas história inovadora nem tão complexa (apesar de acabar trazendo vários questionamentos e você acabar tendo certeza que, assustadora mesmo, são as pessoas :S), mas achei amarradinha e gostei dos personagens, o que acabou me prendendo, embora tenha ficado com a sensação que os questionamentos trazidos pelo próprio autor poderiam ter sido melhor explorados.

Tem algumas referências legais a alguns clássicos e achei isso legal também (e o pai da personagem principal ainda era um entusiasta em entomologia! XD :3 ). Acho que o que tive mais dificuldade foi conseguir me inserir na atmosfera de 1867, mas não sei se isso foi um problema do livro, ou se a barreira foi realmente minha. Talvez uma das coisas que tenha contribuído para isso, seja a própria Eliza Caine, que apesar da época em que estava vivendo, tinha um forma de pensar muitas vezes bem mais atual que aqueles a sua volta. Ela é uma personagem bem forte também e acaba te cativando.

Enfim, não é uma história magnífica do terror, apesar de explorar o sobrenatural não é uma história assustadora (ao menos, não a vi assim). Tem uma narrativa dinâmica e acaba te prendendo, tornando a leitura bem rápida, na verdade.

site: http://mundodebotoes.blogspot.com.br/