A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Di 08/06/2023

Integridade moral, coragem e empatia à toda prova!
Eliza Caine é acometida por uma fatalidade em sua vida pessoal, o que a leva a tomar uma decisão arriscada.

Ele se muda de Londres para trabalhar como governanta numa Mansão. Lá, conhece as duas crianças das quais tomará conta: Isabella e Eustace.

Nessa jornada, ela descobre a trágica história da família Westerley e passa a compreender o que isso vai refletir em sua própria história enquanto estiver sob o teto de Gaudlin Hall.

Eliza cumprirá sua obrigação enquanto guardiã dos desafortunados irmãos Westerley, colocando sua vida em risco para protegê-los ou os deixará sob as garras de um mal invisível?

Asenhoritadoslivros 17/11/2015

Um livro de suspense maravilhoso
A casa Assombrada é uma história simples, e isso nos prova que não é preciso inventar coisas mirabolantes para que seja bom, o seu grande diferencial é John Boyne, que escreve muito bem, ele consegue dar alma, dar vida, ele faz com que a gente se envolva, que realmente mergulhe em sua proposta.
Esse livro é na medida certa, ele não tenta nos chocar com cenas extravagantes e sim deixa que a gente imagine, que busque dentro de nós mesmos aquela casa assombrada, impenetrável, vinda de nossos próprios pesadelos.
Sobre a protagonista, posso dizer que me surpreendeu, inicialmente mostrou-se ingenua, quase boba, por não entender o que de fato estava acontecendo ( e tenho que registrar, as minhas conclusões iniciais sobre a história, estavam erradas) porém no final se mostra forte e decidida, muito bom!
Outra coisa que me chamou a atenção é que a história se concluiu ainda faltando muitas páginas para o final, então pensei, nossa! não tem mais nada para ser dito, o final vai ser chato, que nada! foi emocionante! enfim... agora que venham todos os outros livros de Boyne.
Cris Viamonte 17/11/2015minha estante
Mal posso esperar para ler! :D

Asenhoritadoslivros 18/11/2015minha estante
Cris, você vai gostar! :)

Marcelo.Oliveira 05/08/2021

"Somos todos animais sob nossas peles, srta Caine? Mascaramos nossos instintos com palavras bonitas, roupas e comportamento aceitável? Dizem que, se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros, de forma sem precedentes."

Um excelente livro de terror, denso, do tipo que prende a atenção do leitor do início ao fim, ao passo que o tira o fôlego, em uma crescente notável ao passar das páginas.

Barbara Diniz 26/08/2021

Eu entendi que era uma homenagem ao terror vitoriano, mas esperava mais
Fiquei decepcionada com o livro. Temos uma personagem principal bem palerma, que é lenta em TUDO mds. Queria dar um sacode nela. A estória poderia ter sido um conto, acho que seria mais efetiva desse jeito.

Catharina 21/08/2022

NÃO ESPERAVA NADA E NÃO ENTREGOU NADA
Quando li Mentirosos achei que tinha chegado no fundo do poço do suspense, mas A Casa Assombrada me provou que tudo que é ruim pode ficar pior. ?Mas por que ele é tão ruim??, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: livro de casa assombrada clichê. Isso é ruim? Não, principalmente porque o leitor já espera isso por causa do título. O problema é que ele pegou os piores aspectos do gênero. É um livro baseado em conversas onde nada acontece e descobrimos as coisas com a personagem por conta de conversas. Conversas são legais em todo livro, claro, mas ler quase 300 páginas só de conversas? Ninguém merece! Sem contar com as oportunidades perdidas no livro. É uma história interessante, mas muito mal executada. Ah, se o livro fosse narrado em terceira pessoa! Creio que seria mais interessante se pudéssemos ver um pouco mais do ponto de vista das crianças, principalmente as partes em que Eustace conversava com os espíritos.
Algo que devo apontar é que John Boyne geralmente escreve dramas, então tenho uma recomendação para ele: continue com os dramas. Todos sabemos que O Menino do Pijama Listrado é um clássico, um DRAMA clássico.
Além de tudo que disse aqui, tem um detalhe ridículo que me irritou um pouco: a frequência na qual fala ?Fulano arqueou a sobrancelha? e outras informações repetitivas, principalmente a descrição dos personagens e do ambiente. Ao invés de fazer uma cena interessante com Eliza entrando no quarto do seu patrão e descrever cada detalhe do momento, ele fica perdendo tempo explicando o fato dela conseguir acordar no horário que quiser por uma página (eu não inventei, tem uma página INTEIRA só sobre isso). A história também é muito previsível, consegui adivinhar a maior parte dos acontecimentos na metade do livro.
Agora que esculachei o livro, devo falar da única coisa positiva nele - Eustace. Pronto. É só isso mesmo. Ele é um amor! Mas voltando para as coisas negativas, a personagem principal é muito chata e entediante. O único momento em que pareceu ter um pouco de personalidade foi quando questionou se apenas existia o Paraíso, o Inferno e o Purgatório ou se existia um outro plano, de qualquer forma essa fala não combinou nem um pouco com a personagem e pareceu ser jogada ali para tentar deixar ela menos entediante e continuar a história. Voltando a falar das conversas, elas pareciam estar sempre andando em círculos! Todas eram do mesmo assunto e falavam da mesma coisa, creio que qualquer obra - de suspense ou não - deveria ter mais ação do que conversa. Principalmente para um livro que se denomina como um livro de terror.
Minha conclusão é que não vale a pena ler o livro. Não perca seu tempo com A Casa Assombrada e vá ler E Não Sobrou Nenhum caso esteja procurando um ótimo suspense!

Léo 21/02/2024

Um livro de John Boyne que carrega alma e elementos de Dickens...apaixonei!
Para aqueles que esperam o contexto histórico detalhado e os dramas de John Boyne, vão com calma pq não tem nada disso aqui. Mas tem sim uma escrita fluida desde o início, um bom desenvolvimento e até um quê de paranormal.
Aqui a personagem principal, após se ver órfã, aceita um emprego de governanta em outra cidade. Ao chegar lá, encontra duas crianças e mais ninguém no casarão antigo. Coisas estranhas começam a acontecer con ela e até que ela decida se mexer e procurar informações do seu contratante, rola um stress leitor-história, mas passa...
Vale muito a pena conhecer esse outro lado do escritor, recomendadíssimo!

Dea 14/10/2022

Casa assombrada?
Me surpreendi com a leitura leve e fluida, o final deixa a desejar com os vários pontos soltos no qual não teve tanto desenvolvimento (como uma explicação da conecção do pai e da mãe das crianças pós mortem), apesar do gosto de quero mais na medida que vai lendo e descobrindo junto com a Eliza os acontecimentos na casa. É interessante também outros pontos citados como "mordenos" já que se passa em 1867, quando mulheres ainda não tinham tanto espaço na sociedade quanto hoje em dia. De um todo foi uma leitura boa pra esse início do mês de halloween.

Prof. Angélica Zanin 10/10/2021

Uma vilã de outro mundo
Mais um de John Boyne, difícil não comparar, mas injusto fazê-lo, afinal, trata-se de uma narrativa diferente que fala de amor, de posse e do sobrenatural. Em uma casa, no interior da Inglaterra - condado de Norfolk, século XIX, Eliza Caine tenta começar uma nova história longe de Londres e da saudade de seu pai recém-falecido. No entanto, o que ela não sabe é que aquela casa e seus moradores guardam segredos assustadores e lembranças terríveis. Tutora de duas crianças, Isabella e Eustace, com a presença de serviçais misteriosos e com a ajuda de um advogado solicito, ela descobrirá que Shakespeare tinha toda razão ao dizer que "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia".#kindle

Jéssica 21/01/2022

A leitura realmente me surpreendeu. Desde o começo fui envolvida pela narrativa da Eliza e gostei demais dos personagens. É inevitável não lembrar de "a outra volta do parafuso", mas nem por isso o livro deixa de ter sua própria relevância.

Luciana 23/04/2015

Para fãs de John Boyne
O livro é bom e só. Afinal, John Boyne sabe como poucos escrever uma narrativa que te prende, uma leitura fácil, fluida, e a qual é quase impossível largar. Entretanto, ainda falta um certo traquejo, que Stephen King é mestre, para escrever do sobrenatural. É um livro relativamente curto, e como já disse, senti falta de um suspense maior, além de ter algumas inconsistências. Também senti falta de uma descrição mais detalhada do ambiente inglês de 1867, da casa, do vilarejo, dos próprios personagens. O mais chato é descobrir no meio do livro o que está acontecendo e esperar que não seja tão óbvio, isto é, fiquei com esperança de que haveria uma reviravolta e eu estivesse errada. Não aconteceu.
Mas vale a leitura. É leve, bem escrito, e fica um gostinho de que poderia ser maior.
Raphael Cavalcante 06/06/2015minha estante
Luciana, concordo com você. O livro funciona mais por outros aspectos do que pela trama sobrenatural em si.

Rittes 13/07/2015

Fantasmas previsíveis
Confesso que não sou fã de John Boyne. Não li o famigerado "O menino do pijama listado". Vi o filme e bastou: uma historiazinha previsível e forçadamente piegas, um tanto irritante até. Como gosto de histórias góticas de fantasmas, arrisquei este "A casa assombrada", mas confesso que não consigo dizer se o livro é bom ou ruim. Toda a trama é extremamente previsível e, se há algum charme, isso se dá por conta da descrição de uma Londres onde o próprio Charles Dickens ainda habita. A heroína é crível, embora um pouco avançadinha para a época da história, mas a escrita de Boyne não empolga. O escritor comete erros de principiante como, por exemplo, falar da luz da lua numa noite tempestuosa de raios e trovões! A leitura é rápida, descartável e pode até agradar aos menos exigentes. Prefira ler a série "O Monstrologista" ou Henry James, estes sim verdadeiros terrores góticos.

Livros e Citações 14/07/2015

Delicioso de se ler
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 296
Classificação: 3.5/5 estrelas

Eliza Caine, uma jovem longe de ser a garota típica de sua época, grande fã de Dickens, acaba de perder o amoroso pai. Sozinha em uma Londres do século XIX (SIM!), a jovem professora de 21 anos vê sua oportunidade como governanta em uma mansão ao leste da Inglaterra… E a mansão, adivinhem, é assombrada (SIM! #2).

Ao chegar ao seu novo lar, ela encontra apenas duas crianças largadas para se alimentarem por si só e a presença de um espírito maligno que ameaça sua vida. Cliché, mas não no mau sentido.

“Existe crueldade no mundo, Eliza, você vê isso, não vê? Á nossa volta. Respirando na nossa nuca. Passamos a vida inteira tentando fugindo dela.”

Isabelle e seu irmão mais novo Eustace são os únicos vivos a habitarem Gaudlin Hall. Além do misterioso H. Bennet, o empregador de Eliza que só se comunica por cartas. E não é somente na casa que o cenário é estranho. No vilarejo as pessoas são hostis, e nenhuma explicação e/ou noticia se tem sobre os pais das crianças.

E aqui estamos: uma mansão assombrada, duas crianças, um vilarejo hostil e a nossa heroína pronta pra desvendar tudo isso.

"Há dias em que detesto viver em 1867. Tudo se move com tanta rapidez. Mudanças acontecem em ritmo desenfreado. Prefiro o estilo de vida de trinta anos atrás."

John Boyne conseguiu mais uma vez me surpreender, senhoras e senhores, A Casa Assombrada é uma mistura de terror com muito humor e cheio de citações famosas, com muitos clichês. Mas é o tipo de clichê que te deixa absurdamente satisfeito com a leitura. É um clássico do horror sobrenatural e sim, tem momentos que me deixou com medo de fechar os olhos, ou ir ao banheiro de madrugada…

"Creio em má sorte Srta. Caine. Acredito que um homem pode partir com cem anos de idade e uma criança pode reencontrar Deus antes mesmo de seu primeiro aniversário. Acredito que o mundo é um lugar misterioso e que não podemos ter a pretensão de entendê-lo."

Talvez o grande problema é que não vamos muito além do óbvio, e para quem busca algo previsível mas ainda delicioso de se ler, essa é uma boa opção. Posso dizer que se a protagonista fosse outra se não Eliza Caine, não valeria a pena. E pode não ser o melhor de John Boyne, mas qualquer livro escrito por ele proporciona bons momentos e esse não foi diferente.

Resenha por: Rafael

site: http://www.livrosecitacoes.com

zøe 20/10/2021

Um ótimo livro pra se ler em outubro
Eu sou uma grande fã de The Haunting of Bly Manor (A Maldição da Mansão Bly) e encontrei várias semelhanças com este livro, o que me surpreendeu muito positivamente. É fato que uma vez ou outra o autor perde o ritmo e a narrativa fica lenta, mas ainda assim o livro é na sua maior parte uma leitura rápida e prazerosa. Perfeita pra quem gosta de ler este gênero no mês do halloween, assim como eu. Estou acostumada com terrores bem mais pesados, portanto não senti medo mas vale a pena pela vibe sombria da história. O final tem um plot twist que me surpreendeu... Recomendo :)

Adriana 07/05/2016

sinceramente esperava mais desse livro, achei meio "sessão da tarde", acho essa expressão mais perto que definiria esse livro.