Cartas a um Jovem Calvinista

Resenhas - Cartas a um Jovem Calvinista

1 | 2 | 3 | 4

Paulo 14/03/2020

Cartas a um Jovem Calvinista
Quando eu pensava sobre o que é o Calvinismo, sempre me via a cabeça somente os cincos pontos, a saber: Depravação total, Eleição incondicional, Expiação limitada ou eficaz, Graça irresistível e a Perseverança dos santos. Ao Ler o livro "Cartas a um jovem calvinista" entendi que o Calvinismo é um sistema teológico complexo que vai muito mais além do que a soteriologia (doutrina da salvação) é uma maneira de enxerga a soberania e a providência de Deus sobre sua criação.
O livro é organizado em vinte e duas cartas escritas pelo autor a um rapaz chamado Jesse, ele acabou de conhecer a teologia reformada. Cada correspondência é uma resposta as dúvidas desse garoto no tocante alguns ponto do Calvinismo. No livro não contem as cartas do Jesse, mas pelas respostas do autor temos como deduzir as suas perguntas. Alem de muito bem escritas, cada mensagem é curta variando entre duas a quatro páginas, não deixando o seu texto cansativo e enfadonho. O conteúdo é bem acessível e as informações embora resumidas, são úteis para aprendemos sobre os principais pontos da teologia abordada.
Um dos pontos que mais gostei no livro foi à franqueza do autor, ele é bem transparente e não nega os erros que os calvinistas cometem e faz várias críticas a denominações e grupos de cristão que restringem a abrangência das doutrinas da graça a soteirologia individual.
Quanto aos pontos negativos, não encontrei nenhum, no geral foi uma leitura agradável e produtiva, me ajudou a entender melhor alguns pontos da teologia reformada e me introduziu em alguns assuntos que pretendo me aprofundar para entender melhor tais como a Teologia do pacto e a remissão da criação de Deus.
Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, parabéns pela resenha. Ficou ótima, vou ate lê esse livro só por causa dela, apesar de eu já ser um calvinista, Ou me

Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, parabéns pela resenha. Ficou ótima. Vou até lê esse livro só por causa dela, apesar de eu já ser calvinista, ou melhor, Deus me

Paulo 17/03/2020minha estante
Valeu irmão;)

Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, me responde uma coisa. Sendo você agora um calvinista, foi você que quis ser um calvinista ou Deus que quis ?

Paulo 17/03/2020minha estante
Deus que quis, com certeza

nat 22/01/2015

Com bondade e coração aberto James Smith nos dedica várias cartas de iniciação para uma vida reformada.
O compartilhamento de suas experiências como cristão, não só no mundo, mas também dentro da própria igreja, serve de lição e reflexão para nossa vida como seguidores de Cristo.
Nele recebemos também várias indicações de leitura e estudo para bases teológicas edificantes.
Bruno.Rafaello 03/12/2015minha estante
bom livro?

Tulipinha 07/04/2021

Amei.
Todos, ou pelo mesmo quase todos, ao terem o primeiro contato e se identificarem com a Teologia Reformada, entram na famosa fase da jaula. Debates incansáveis, falta de humildade e amor (quem nunca né?!).
A boa notícia é que isso passa (ou não, em alguns casos).
Acredito que esse livro seja um antídoto contra a jaula.
O calvinismo não se resume apenas na TULIP, predestinação ou qualquer assunto de soteriologia. Pelo contrário! Gostei muito da analogia do autor quando disse que a tradição reformada é como uma mansão, e o calvinismo a porta para um hall todo ornamentado. Acontece que às vezes paramos na entrada e esquecemos de aventurar em outros cômodos.
Que Cristo nos ajude a sermos antes de tudo, humildes. Que Ele nos ajude a não somente dizermos sobre o calvinismo, mas também a praticá-lo.
Obrigada, James K. A. Smith e Editora Monergismo, por essa riqueza.
Detalhe: disponível no Kindle Unlimited.
Fabricio.Rocha 22/12/2021minha estante
Perfeita colocação! Estou vendo livro como o antídoto como você mesma disse e o livro está fazendo com que eu baixe a bola e seja mais humilde pois a teologia reformada não começou em mim e não vai parar em mim

Lucas 25/04/2017

Sensacional.
Um excelente ? diria que até essencial ? livro ao inciantes nas doutrinas da graça. Traz o Calvinismo não somente como uma soteriologia à parte, mas como um todo, juntamente com a tradição reformado e boas noções básicas e necessárias pra os que chegaram agora. Sem contar com boas referências bibliográficas que podem ser muito úteis para quem prente ir mais à frente.

Debora.Mezzavilla 03/03/2020

Didático e preciso.
O autor não é nem um pouco radical. Entende e explica bem a catolicidade existente dentro do Cristianismo reformado. Bem necessário na "fase da jaula".

Monique70 08/05/2020

Uma bela surpresa
Um livro que eu certamente gostaria de ter lido logo nos primeiros anos de conversão, mas glorifico a Deus por ter tido contato com ele agora. O autor é equilibrado nas suas colocações, traz aspectos importantes de forma divertida e de fácil compreensão. As dicas bibliográficas (e o próprio referencial do livro) são preciosas.

Paula.Morais 16/06/2020

Para aqueles que querem se aprofundar no conhecimento da tradição reformada, esse livro é ideal.

Quase Thaís 01/07/2020

O livro possui um ótimo tema e acertou em cheio apostando na forma epistolar, o autor trouxe a recorrência da arrogância dos "novos calvinistas" à tona, aconselhando-os sabiamente munido de boas recomendações bibliográficas. Ademais, ao longo das cartas o autor mostra como o calvinismo está muito além da TULIP e da questão da eleição, geralmente os grandes imãs que atraem os jovens pelas ideias de Calvino.
Recomendo a todos que se interessam por teologia e principalmente para os famosos "calvinistas na jaula".

"Se o calvinismo é apenas um sistema que nos enche de orgulho em denunciar a suposta simplicidade e ignorância de nossos irmãos e irmãs em Cristo, então pode ficar com ele pra você. Não tenho interesse nenhum em levantar uma bandeira que sirva apenas para disfarçar uma especulação teológica arrogante, em detrimento do amor."

vitor f. avila 10/07/2020

Ser calvinista é ser católico!
James K. A. Smith me surpreendeu com esse opúsculo. Primeiro, pelo fato de ele ter sido pentecostal (como eu fui!) e perceber na Fé Reformada uma re-forma da Igreja, sem negar descontinuidade e sem abraçar todas as coisas sem critério bíblico e tradicional. Segundo, porque - graças à soberana dádiva divina da graça de Deus - tive plena confirmação de que não foi mera oportunidade mas desígnio do Pai, em Cristo, em caminhar como calvinista (no caso, como agostiniano, como ele mesmo se afirma) de forma mais radical e íntegra possível, que é essa atitude constante de manutenção do que é cristocêntrico e reforma daquilo que precisa ser visto em Cristo. E terceiro, porque, antes das "Cartas..." fui salvo em algumas das situações que ele cita por homens que ele mesmo mencionou: Agostinho, John Piper, Jonathan Edwards. Mas ainda assim foi bom ser lembrado desse escopo maior do Calvinista como alguém mais do que da TULIP e de ter confissões subscritas: é uma maneira de viver, de fato. Diante de Deus com toda a convicção no coração da soberana graça cosmológica de Cristo.
Se ele livro não inflamar seu coração à catolicidade da Igreja e em perceber que ser calvinista é ser amado por Cristo e amar ao próximo com todo o vigor possível, releia. Algo está errado!
Como eu sempre digo: ser calvinista é ser católico. E talvez só um luterano considere essa frase em maneira equivalente. Tudo isso implica não somente pensar mas viver dessa maneira e considerar, em Cristo, um zelo amoroso pela verdade em nossas vidas e nas pessoas, não de maneira unilateralmente intelectual mas, também, de prática, de dever, de ética.
Maravilhoso livro que deveria ser ensinado nas classes de EBD e em grupos de jovens e jovens adultos. É cirúrgico, desafiador, provocador... e gracioso! Recomendo com entusiasmo, principalmente porque ele te convida a fazer parte desse grupo maravilhoso que busca a pureza máxima da Igreja: a glória de Deus e o deleite nele na vida, no mundo e no corpo de Cristo.

Viviane.Barros 01/09/2020

Todo calvinista jovem cristão reformado deveria ler este livro.

Ledss 01/09/2020

Muito bom para quem se interessa por ter uma perspectiva introdutória do calvinismo e do que vai além dele.

Edmon Santos 04/10/2020

Necessário!
Extremamente útil para os novos reformados. Como disse Jonas Madureira: ?os novos calvinistas devem ficar presos numa jaula, pois eles são um perigo para eles mesmos e para as pessoas?. Leiam esse livro!

Yann.Lessa 06/12/2020

Não era o que eu esperava
O livro é muito bom. J. K. Smith mostra um calvinismo que transcende os debates soteriológicos infinitos e mostra como ser reformado é mais do que acreditar em eleição e predestinação.

Suas fontes principais nas quais desenvolve seu pensamento estão em Agostinho, Calvino e Kuyper (além de outros muito citados, como Piper e Horton). Smith quer nos mostrar que ênfase calvinista na Soberania de Deus e na Graça devem ir além de debates acadêmicos e abranger toda as áreas da vida e toda a prática eclesiástica.

Porém, devo dizer, esperava algo diferente. Eu acho que alguém que descobriu a fé reformada e a doutrina calvinista há pouco tempo vai ter pouco proveito no livro.. suas ideias são resumidas, bem no estilo carta mesmo, mas por isso peca por uma desorganização de ideias que pode mais confundir que esclarecer.

Além disso, tenha em mente que algumas opiniões pessoas do Smith são colocadas também, que não podem ser confundidas com a tradição reformada num todo. Mesmo assim, a leitura vale a pena para quem já está na caminhada de estudo sobre o calvinismo e já tem uma noção da teologia de Agostinho, Calvino e Kuyper.

Bap 14/12/2020

Necessário
Um livro importante aos jovens deslumbrados com a Teologia reformada. É um convite à humildade e à compaixão com o restante do povo de Deus espalhado pelas mais diversas tradições. E claro, sem deixar de valorizar as maravilhosas descobertas vindas da tradição reformada.

1 | 2 | 3 | 4