Cartas a um Jovem Calvinista

Resenhas - Cartas a um Jovem Calvinista

1 | 2 | 3 | 4

andrr0 12/04/2024

Panorama da tradição reformada
Esse livro é muito bom para quem está começando a adentrar na teologia reformada. O livro é escrito em formato de cartas para um jovem que está começando a estudar o calvinismo. Recomendo muito.

Danielle.Bevilaqua 21/03/2024

Com uma clara alusão ao estilo de escrita de "Cartas de um Diabo a seu Aprendiz", o autor se dirige a um jovem fictício recém-convertido à fé reformada, apresentando argumentos sobre o calvinismo e a teologia reformada, enquanto narra de forma simples e curta a história da Reforma.

?Mas a tradição reformada não é apenas uma soteriologia, porque a Reforma não tratou apenas da doutrina da salvação.?

O livro é dedicado especificamente aqueles que, como eu, transitaram da fé carismática/pentecostal para a fé reformada, enfrentando dilemas e conflitos comuns nessa transição. (Ele aborda aquele momento canônico em que descobrimos a fé reformada e sentimos que o mundo finalmente faz sentido, desejando compartilhar e convencer todo mundo sobre essa grande descoberta)

No entanto, o autor nos lembra da importância da humildade como o fundamento de nossa filosofia.

?A fonte e o fim da tradição reformada é Deus em si mesmo, revelado a nós por meio de Jesus Cristo e presente conosco na pessoa do Espírito Santo.?

Angelo Monteiro 19/03/2024

Todo jovem calvinista deveria ler?
"Cartas a um Jovem Calvinista", escrito por James K. A. Smith, é uma obra que mergulha nas complexidades da teologia reformada e oferece uma abordagem acessível e envolvente para os leitores interessados em explorar o calvinismo. Através de uma série de cartas fictícias, o autor aborda questões-chave do calvinismo, como a soberania de Deus, a predestinação e a depravação total do homem.

Smith consegue equilibrar habilmente a profundidade teológica com uma linguagem acessível e exemplos práticos, tornando o livro cativante e relevante para leitores de todas as origens e níveis de conhecimento teológico. Ele desafia os estereótipos e as simplificações frequentemente associadas ao calvinismo, oferecendo uma visão mais ampla e matizada dessa tradição teológica.

Além disso, "Cartas a um Jovem Calvinista" não se limita apenas a explicar a teologia calvinista, mas também aborda questões práticas e éticas que surgem da aplicação dessa perspectiva teológica na vida cotidiana. O livro convida os leitores a considerarem não apenas o que acreditam, mas também como vivem suas vidas à luz dessas crenças.

Samy 18/03/2024

Extremamente necessário!
Toda a pessoa que estiver estudando as teologias reformadas deveriam ler esse livro, escrita leve e esclarecedora em vários pontos do Calvinismo. Também informa sobre outros temas importantes além da soteoriologia. Muitas vezes as pessoas descobrem o Calvinismo e focam somente na temática da predestinação, mas os escritos de Calvino não abordam somente isso e ele tem vários outros focos, como a soberania de Deus, a política e etc.

vpedradacoutinho 18/03/2024

Um bom guia teológico
Como o próprio título indica, é uma obra escrita em formato de cartas a um hipotético jovem recém-chegado à fé reformada. James compartilha um pouco da sua experiência, dá conselhos valiosos e traz insights interessantes. Nesse livro você irá encontrar um pouco de Agostinho, João Calvino, Jonathan Edwards, Abraham Kuyper, W. G. T. Shedd e John Piper. É uma jornada que vale a pena!

Jonathas16 06/01/2024

Uma visão mais ampla do calvinismo
O livro nos mostra que o calvinismo não é somente sobre a questão da salvação, eleição e predestinação mas muito mais amplo que isso, sobre a Graça. Gostei bastante, recomendo para aqueles que já tem um pouco de conhecimento dessa tradição, pois irá aproveitar muito mais o livro.

EduardaMarquess 23/12/2023

Esse livro é muito bom para quem quer ser introduzido ao calvinismo, pois ajuda a ver que a famosa tulip é só uma pequeníssima face. Além disso, é excelente para quem está passando pela fase do calvinista raivoso, que, logo após descobrir os pontos da graça, quer sair convertendo todos os irmãos aos 5 pontos kkkkk, e também para quem já passou dessa fase, mas está afim de receber um resumido guia que aponta para fontes mais cheias e mais profundas. Outro fator importante no livro é entender que o ser reformado e ser calvinista não são necessariamente sinônimos, e que o primeiro antecede ? e muito ? o segundo. Então, o autor volta lá para Agostinho e seus escritos, e fundamenta as cartas finais dentro de uma visão mais kuyperiana.

Achei interessante fazer uma leitura numa pegada epistolar sobre um tema que acho tão bacana. Funcionou para mim!

ray :) 17/12/2023

Incrível.
Que livro magnífico!

eu achei que seria uma leitura bem suave, porque achei que o livro apenas explicava o calvinismo e a fé reformada pra um "novo reformado" de forma simples

mas é algo muito mais profundo! o autor realmente explica, de maneira sistemática e DIDÁTICA (até um pouco informal), a reforma, a fé reformada e o calvinismo. confesso que muitas coisas daqui eu já sabia, é um ótimo livro pra iniciantes. mas não foi isso que me impediu de ser surpreendida pela leitura. de bônus, ainda ganhei umas aulinhas de história e indicações de leitura!

Deus falou muito comigo e eu aprendi muita coisa. um dos melhores que li esse ano.

Romulo Pessanha 22/10/2023

Um bom começo.
Esse é um livro que traz uma realidade de quase todo cristão que conheceu a teologia reformada calvinista depois de um tempo na caminhada cristã.

Daniel 12/08/2023

Para iniciantes na fé reformada
Fiz uma leitura superficial só para me familiarizar um pouco, pois a teologia Reformada é algo novo para mim. Com certeza, farei uma leitura analítica para me aprofundar no tema, pois como o autor diz, o Calvinismo é muito mais abrangente do que muitos dizem.

Darrigo 22/02/2023

Muito bom introdutório para aprofundar-se na fé reformada
Esse livro é muito bom para carismáticos ou pentecostais que desejam conhecer mais sobre calvinismo ou até novos convertidos as igrejas reformadas.
Calvinismo não é somente a TULIP é um erro reduzi-lo somente a isso ou pior que isso, apenas soteriologia

Explica a diferenças entre o calvinismo continental e das ilhas britânicas, aliancismo (teologia do pacto) e sua importância em tom bem pastoral a todo jovem calvinista que pode apresentar um comportamento de :Calvinista de Jaula"

Giovana331 04/01/2023

Leitura rápida, simples e divertida
Livro ótimo pra quem está começando a estudar teologia reformada, é introdutório mas ao mesmo tempo cheio de conteúdo importante. Gostei muito de como ele apresentou o Calvinismo não reduzido à somente salvação de vidas, mas como Jesus redimiu um universo inteiro

Fran 04/09/2022

Cartas que devem ser lidas
Rápido, didático, leitura fluida. São cartas que trazem de forma clara, aprendizados importantes, que todo calvinista deveria saber.

Caio Mater 14/08/2022

OK
O formato é atraente, mas não se sustenta. Esperava mais aprendizado do livro, que acabou sendo um pouco superficial.

Yasmin 09/08/2022

Cartas a um Jovem Calvinista, eita livro bom!
"Cartas a um Jovem Calvinista, um convite à tradição reformada" (eita nome grande KKKKK), livro escrito por James K.A. Smith, é um conjunto de cartas endereçadas a Jesse "uma mistura daqueles jovens, homens e mulheres, de Los Angeles, que deram nova energia a meu interesse e apreciação", conforme disse o autor em sua introdução.

Predestinação, salvação, TULIP... o calvinismo não se limita a esses tópicos! É isso que James revela ao decorrer das páginas, mas claro, ele entra nesses assuntos também! (Afinal, que calvinista não quer entender um pouco melhor essa história de Graça imerecida?!)

Apesar da linguagem simples que comentei no primeiro histórico de leitura, para os "jovens no assunto" e na tal tradição reformada, certos conceitos podem ser meio difíceis de compreender e a constante citação de outros nomes importantes para a história calvinista pede uma busca por mais informações (esteja com seu celular por perto, em algum momento você vai sentir necessidade!).

Cada carta possui seu começo-meio-fim (como já era de se esperar), mas algumas cartas retomam o assunto da anterior ou coisa parecida. A última no entanto, não deu um final para o livro, ou melhor, não encerrou de modo definitivo a troca de mensagens entre o autor e nós. Dessa forma, fiquei um tanto quanto decepcionada quando o livro chegou ao fim, pois realmente não era esperado.

Em relação à edição em questão:

?Ótima diagramação;
?Folha grossa (se fores do time que grifa tudo, fica tranquilo, não passa para o outro lado);
?Capítulos bem curtinhos;
?Livro fino e "pequeno", podes levar para qualquer lugar!

Boa leitura meu povo?

1 | 2 | 3 | 4