Cartas a um Jovem Calvinista

Resenhas - Cartas a um Jovem Calvinista

1 | 2 | 3 | 4

Daniel-Ef2:8 30/07/2022

Nada excepcional!
É um bom livro, bem bolado e com uma escrita até certo modo "fácil". Esse formato de cartas é interessante li "cartas de um diabo ao se aprendiz" de C.S. Lewis e achei esse uma "tentativa" de imita-lo que não deu muito certo ( o livro de Lewis é bem melhor). Acho que captei a ideia do autor, ele meio que tentou criar diálogos entre alguém conhecendo a fé reformada e fazendo perguntas a um amigo mais experimentado na área ou a um pastor, porém achei meio longa algumas das cartas e de certa maneira "chatas" de se ler. Esse livro não me surpreendeu nem me cativou muito não, mas quem sabe lá na frente eu não releia ele e mude de opinião ??!! Um ponto bacana é a bibliografia que pode ajudar a se aprofundar no conhecimento sobre a fé reformada, infelizmente não temos todos os livros ali indicados traduzidos para o português!!

Giovanna.Campos 03/05/2022

O livro cumpre o proposto ao apresentar a teologia reformada, ressaltando que vai muito além das questões da eleição e predestinação.
Possui bons conselhos e exortações, necessários aos que iniciam seus estudos nessa área.

Entretanto, considero que o autor teve uma má abordagem em algumas questões, principalmente nas cartas em que trata da Confissão de Westminster e, em outra sobre a submissão feminina.

M Ferreira 28/04/2022

Este livro possui como objetivo principal oferecer um caminho pela qual seja possível começar a entender o Calvinismo (doutrina cristã evangélica reformada). Escrito em forma de correspondência, possui vinte e três cartas do autor endereçadas a um jovem chamado Jesse.

O autor busca aprofundar os conhecimentos do destinatário, defendendo que a Doutrina Calvinista é muito mais complexa e ampla do que apenas um estudo sobre os aspectos e os pormenores da Salvação.

Dessa forma, ampliando a visão de Jesse e o conduzindo ao estudo da Teologia Reformada, um conjunto mais amplo de crenças e valores da fé cristã, que surgiu com a Reforma Protestante no século XVI.

As vinte e três cartas são curtas e escritas de forma simples e objetiva, mas, na minha opinião, essa dinâmica não funcionou muito bem. Alguns temas são bem desenvolvidos e aparecem em várias cartas, enquanto outros são apenas citados, sem maiores explicações ou referência para leituras complementares.

Em certos trechos, o autor aborda acontecimentos e pensamentos que não parecem fazer sentido com o tema que está sendo tratado. Além disso, me faltou essa divisão mais clara de temas. As cartas parecem aleatórias e escritas improvisadamente.

Eu, particularmente, gosto muito de estudar sobre a Teologia Reformada, embora eu não concorde totalmente com seu corpo doutrinal. Porém, ao ler esse livro, eu me senti um pouco desconfortável e tive algumas impressões negativas.

O autor releva uma postura ambígua em relação aos cristãos não-calvinistas ou não-reformados. Reconhecendo-os como irmãos em Cristo, mas em alguns momentos demonstrando certo desprezo velado por quem confessa outras visões teológicas.

Um livro muito interessante e com uma proposta inteligente, mas que deixou a desejar. Me parece que o autor fala exclusivamente aos que concordam com ele, sem abrir espaço ao diálogo com os que pensam diferente. Mas como o próprio título diz são "cartas a um jovem calvinista", eu que não me atentei para esse detalhe.

Parmenas.Hudson 05/04/2022

Há vários livros por aí que descrevem a teologia reformada e convidam as pessoas a se tornarem parte da tradição reformada. Entretanto, muitos desses livros são produtos dos anos anteriores ao advento dessa jovem e inquieta realidade reformada muito popular na atualidade. A maioria deles é anterior ao novo calvinismo. Cartas a um jovem calvinista, por james k. A. Smith, é novo para o campo e muito distinto do restante. Trata-se de um dos poucos livros que falam diretamente com esse novo e inquieto movimento reformado. Escrito como se fossem cartas de um mentor ao aprendiz que está investigando a teologia reformada, o livro oferece 125 cativantes páginas introdutórias à tradição e a seu funcionamento na vida real.

Julio.Henrique 27/02/2022

Iniciando nos passos do calvinismo
James K. A. Smith é o autor de "Cartas a um Jovem Calvinista". O livro apresenta um tipo de discipulado, realizado por meio de cartas, de um jovem cristão que conheceu a tradição reformada. James Smith faz comentários interessantes sobre o orgulho teológico dos que dão os primeiros passos no calvinismo e a relação com irmãos e igrejas que não defendem a fé cristã na mesma perspectiva. Há um evidente caráter pastoral nos escritos.

Smith valoriza os pensamentos de Agostinho e Kuyper, demonstrando tanto a alegria daquele que abraça a tradição reformada - contrariando a pecha carrancuda dos calvinistas dada por quem não compreende o pensamento reformado - quanto a abrangência do calvinismo, que extrapola eleição, predestinação ou TULIP, tangenciando todas as áreas da vida. Confissões, credos e catecismos reformados são tratados no livro, ainda que de maneira sucinta.

Tive a impressão de que o autor defende a posição igualitarista quanto aos papéis de homens e mulheres, bem como demonstrou, em alguns momentos, uma inclinação para espectro político mais a esquerda. Ainda assim, a leitura é muita agradável e válida.

Júlia Braz 27/02/2022

Me decepcionou
Não é um livro ruim, o autor alcançou o objetivo, que era mostrar a um novo calvinista que a fé reformada é muito mais do que a predestinação ou os 5 pontos da TULIP, mas uma teologia que muda nossa forma de ler tudo, também cumpriu o objetivo de alertar sobre a soberba teológica. Mas achei que ele teve uma abordagem ruim em várias partes, principalmente ao classificar a Confissão de Fé de Westminster como muito intelectual e pouco espiritual. A CFW foi redigida por homens piedosos em um período de avivamento, com cerca quatro horas de oração a cada resposta escrita. Sua visão apresentada sobre a feminilidade também é muito incorreta, ele apresenta a submissão feminina como fruto da queda, não da criação, o que é totalmente contrário aos ensinos paulinos.

Marcelo Moura 23/02/2022

Um bom livro introdutório
É um bom livro de partida para quem está conhecendo o calvinismo. O autor demonstra que o calvinismo não é apenas uma doutrina da salvação e corrige todo reducionismo presente quando se entra neste assunto. Smith também apresenta alguns livros que podem ajudar a aprofundar o conhecimento do assunto.

Ítalo Victor 10/02/2022

Uma carta para todo calvinista, principalmente aqueles que estão na jaula
Definitivamente um livro leve e interessante, o formato em cartas do autor escrevendo para ele mesmo do passado, ao ponto que vemos como foi seu progresso dentro do calvinismo, é deveras arrebatador. Vemos que ele trata os pontos mais essências, como a questão da soteriologia no acrônimo da TULIP, ao mesmo tempo que demonstra que o calvinismo dentro da fé reformada não é somente soteriologia, mas antes um estudo completo da graça divina na esfera da sua criação. O autor é fantástico ao demonstrar a história, citando nomes importantes como Agostinho, Lutero, Calvino, Jonathan Edwards, Kuyper, Bavinck, John Piper entre outros que contribuíram para essa história. Vemos como as cartas vão destrinchando a teologia reformada e calvinista em sua base, indo para uma visão além da salvação individual e adentrando os aspecto da graça na igreja, a graça no culto, a questão do pacto da graça entre outras coisas tão importantes para além da soteriologia. Por isso digo que estas cartas devem ser lidas por todo e qualquer calvinista, principalmente aqueles que iniciaram no calvinismo, oriundos da TULIPagem que foram expostos, e recomendo que aqueles que estão na fase da jaula leiam com urgência!!

JoAo.Magno 09/01/2022

Fundamental
Necessário para todo adepto da teologia reformada e jovens calvinistas. Nos da um panorama dos erros que podemos cometer em nossa caminhada

Enrique 03/01/2022

Ótima introdução ao Calvinismo
O livro apresenta de forma clara e descontraída conceitos básicos do Calvinismo, não focando tanto nos 5 pontos da soteriologia (TULIP), mas em outros aspectos da teologia calvinista. Recomendo a todos que estão estudando - ou querem iniciar - a reforma.

rckmisa 25/11/2021

Simples e profundo.
Se você acabou de conhecer q fé reformada, esse livro é definitivamente pra você.
Através das cartas, o autor conseguiu de forma leve e pessoal aprofundar e chamar a atenção para o todo da teologia reformada. Enfim, é esclarecedor. Recomendo muito a leitura :)

Jadna 12/09/2021

Uma ótima introdução a doutrina calvinista mas também é bem interessante pra quem já tem um certo conhecimento sobre o assunto.. O formato de cartas deixa o texto bem divertido, e a abordagem do James K.A. Smith é diferente também. Ele procura tirar a ênfase a intelectualidade e mostrar que a doutrina cristã não vive sem as emoções e sentimentos.

Kayane 31/08/2021

Calvinistas de plantão, leiam galerinha!!! Vamos sair da jaula da arrogância. Existe muito a se falar, mas esse livro é mais que necessário para aqueles que estão tendo contato com a teologia reformada. Eu queria ter lido quando dei de cara com o calvinismo.

Matheus Curcio 11/05/2021

Exortação e Formação
Me parecem terem sido apresentados nesse livro alguns bons verbos anunciadores das boas novas de cristo: exortação, edificação, formação e contemplação... Recomendo e mais, incentivo, inclusive, que a leitura deste seja preferencialmente feita por quem está se hospedando pela primeira, ou segunda vezes na grande propriedade chamada: teologia calvinista; ou seja, já está turistando esse grande espaço. ainda assim, mesmo para quem já está buscando fazer desta localidade seu lar, não torna menos especial sua leitura. através da divisão em cartas, Smith comunica com seu destinatário, Jesse, suas maiores preocupações aos turistas e potenciais novos cidadãos da teologia reformada, denunciando a bagagem que acabam trazendo, como também a falta de deleite na enorme variedade de metros quadrados do terreno calvinista. Sem dúvida não são incomuns os comportamentos exortados ao longo de vários capítulos por muitos dos novos calvinistas. Todavia, não é sem propósito o tempo de peregrinação no deserto percorrido neste livro, certamente o bom leitor encontrará ao final a terra que mana leite e mel preparada pelo Deus criador de todas as boas coisas. Espero que você encontre aquilo que mais ama. Tomara Deus seja seu maior amor. Do contrário, arrependa-se, receba o perdão em Jesus e descanse na graça amorosa de Deus Pai, criador e sustentador de todo o cosmos.

Tulipinha 07/04/2021

Amei.
Todos, ou pelo mesmo quase todos, ao terem o primeiro contato e se identificarem com a Teologia Reformada, entram na famosa fase da jaula. Debates incansáveis, falta de humildade e amor (quem nunca né?!).
A boa notícia é que isso passa (ou não, em alguns casos).
Acredito que esse livro seja um antídoto contra a jaula.
O calvinismo não se resume apenas na TULIP, predestinação ou qualquer assunto de soteriologia. Pelo contrário! Gostei muito da analogia do autor quando disse que a tradição reformada é como uma mansão, e o calvinismo a porta para um hall todo ornamentado. Acontece que às vezes paramos na entrada e esquecemos de aventurar em outros cômodos.
Que Cristo nos ajude a sermos antes de tudo, humildes. Que Ele nos ajude a não somente dizermos sobre o calvinismo, mas também a praticá-lo.
Obrigada, James K. A. Smith e Editora Monergismo, por essa riqueza.
Detalhe: disponível no Kindle Unlimited.
Fabricio.Rocha 22/12/2021minha estante
Perfeita colocação! Estou vendo livro como o antídoto como você mesma disse e o livro está fazendo com que eu baixe a bola e seja mais humilde pois a teologia reformada não começou em mim e não vai parar em mim

1 | 2 | 3 | 4