Cartas a um Jovem Calvinista

Resenhas - Cartas a um Jovem Calvinista

1 | 2 | 3 | 4

Paulo 14/03/2020

Cartas a um Jovem Calvinista
Quando eu pensava sobre o que é o Calvinismo, sempre me via a cabeça somente os cincos pontos, a saber: Depravação total, Eleição incondicional, Expiação limitada ou eficaz, Graça irresistível e a Perseverança dos santos. Ao Ler o livro "Cartas a um jovem calvinista" entendi que o Calvinismo é um sistema teológico complexo que vai muito mais além do que a soteriologia (doutrina da salvação) é uma maneira de enxerga a soberania e a providência de Deus sobre sua criação.
O livro é organizado em vinte e duas cartas escritas pelo autor a um rapaz chamado Jesse, ele acabou de conhecer a teologia reformada. Cada correspondência é uma resposta as dúvidas desse garoto no tocante alguns ponto do Calvinismo. No livro não contem as cartas do Jesse, mas pelas respostas do autor temos como deduzir as suas perguntas. Alem de muito bem escritas, cada mensagem é curta variando entre duas a quatro páginas, não deixando o seu texto cansativo e enfadonho. O conteúdo é bem acessível e as informações embora resumidas, são úteis para aprendemos sobre os principais pontos da teologia abordada.
Um dos pontos que mais gostei no livro foi à franqueza do autor, ele é bem transparente e não nega os erros que os calvinistas cometem e faz várias críticas a denominações e grupos de cristão que restringem a abrangência das doutrinas da graça a soteirologia individual.
Quanto aos pontos negativos, não encontrei nenhum, no geral foi uma leitura agradável e produtiva, me ajudou a entender melhor alguns pontos da teologia reformada e me introduziu em alguns assuntos que pretendo me aprofundar para entender melhor tais como a Teologia do pacto e a remissão da criação de Deus.
Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, parabéns pela resenha. Ficou ótima, vou ate lê esse livro só por causa dela, apesar de eu já ser um calvinista, Ou me

Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, parabéns pela resenha. Ficou ótima. Vou até lê esse livro só por causa dela, apesar de eu já ser calvinista, ou melhor, Deus me

Paulo 17/03/2020minha estante
Valeu irmão;)

Cássio Costa 17/03/2020minha estante
Paulo, me responde uma coisa. Sendo você agora um calvinista, foi você que quis ser um calvinista ou Deus que quis ?

Paulo 17/03/2020minha estante
Deus que quis, com certeza

Debora.Mezzavilla 03/03/2020

Didático e preciso.
O autor não é nem um pouco radical. Entende e explica bem a catolicidade existente dentro do Cristianismo reformado. Bem necessário na "fase da jaula".

Lucas 25/04/2017

Sensacional.
Um excelente ? diria que até essencial ? livro ao inciantes nas doutrinas da graça. Traz o Calvinismo não somente como uma soteriologia à parte, mas como um todo, juntamente com a tradição reformado e boas noções básicas e necessárias pra os que chegaram agora. Sem contar com boas referências bibliográficas que podem ser muito úteis para quem prente ir mais à frente.

nat 22/01/2015

Com bondade e coração aberto James Smith nos dedica várias cartas de iniciação para uma vida reformada.
O compartilhamento de suas experiências como cristão, não só no mundo, mas também dentro da própria igreja, serve de lição e reflexão para nossa vida como seguidores de Cristo.
Nele recebemos também várias indicações de leitura e estudo para bases teológicas edificantes.
Bruno.Rafaello 03/12/2015minha estante
bom livro?