Juízo Final

Juízo Final Sidney Sheldon

Resenhas - Juízo Final

Cabine de Leitura 15/01/2019

Uma excelente ideia, que se perdeu.
Sidney Sheldon é o autor dos 32 romances, que foram distribuídos para mais de 180 países e que segundo o Guinness é o mais traduzido do mundo. Um autor bem popular e um ícone para minha mãe, que é a dona deste livro. Escolhi "Juízo Final" para Maratona Literária de Outono (#MLO2018), onde a roleta da sorte me deu o desafio de ler um livro que estava adiando e isso é o que não falta na minha estante, que se faz, também, com os livros da mama.

A proposta do livro é muito boa, mistura ação, romance, um pouquinho de ficção cientifica e teoria da conspiração. Mesmo contendo ingredientes para agradar diversos públicos eu achei que nenhum deles foi trabalhado a fundo, levando assim apenas três estrelas e vou tentar explicar isso.

Juízo Final vem dividido em duas partes: Caçador e Caçado. Robert Bellamy é o nosso protagonista, que trabalha para o serviço secreto americano e sofre por conta da ex mulher Susan, a enfermeira que salvou sua vida na guerra.
Na primeira parte vemos Robert na Suiça, procurando testemunhas da queda de um balão meteorológico e não é spoiler te falar que na verdade se trata da queda de um OVNI. O foco dessa primeira parte é a missão de Bellamy em descobrir quem são essas pessoas e imediatamente informar o seu general, que afim de evitar o caos e panico geral destinará uma equipe para conversar com elas.

Em meio a essa busca vamos acompanhando as lembranças do protagonista e seu passado vai sendo revelado ao leitor, em especial seu casamento e suas invejáveis habilidades como espião no serviço secreto. Esses relatos, que são inúmeros, vão sendo colocados na trama de maneira imperceptível, descrevendo momentos íntimos de Robert e Susan e seu treinamento especial para se tornar o grande comandante que é hoje.

Nada mudara; exceto que eu perdi Susan e metade dos governos do mundo estão tentando me assassinar. Afora isso, pensou Robert, amargurado, tudo continua como antes.

Outra coisa que não é segredo é a segunda parte em que o protagonista vira a caça, o que era muito esperado. E é nessa parte que entra a ação e a teoria da conspiração. Deixando a narrativa ainda mais eletrizante, Bellamy precisa colocar em prática tudo que aprendeu para conseguir sair dessa vivo, o que se mostra quase impossível, diante de tantas traições.
Em paralelo temos um passageiro do OVNI andando por aí, procurando sabe lá Deus o que. E é nesse ponto que o enredo mais me decepcionou.

Durante toda narrativa vemos que a qualquer momento algo grandioso vai acontecer, tipo Guerra dos Mundos, mas esse algo não é nem de longe grande, soou até meio forçado e o mesmo se dá ao fim da caçada a Robert. Sem dizer que teve muitos momentos em que nem se lembravam da causa de todo conflito, a premissa do livro ficou em segundo plano. Mas sendo muito justa eu tenho que tirar meu chapéu ao autor, pois a proposta dele me prendeu do início ao fim, fazendo com o livro acabace em um piscar de olhos e eu ficasse com cara de "ham, hem e cuma", pois nem de longe imaginei que um Armagedom prestes a começar se resolveria tão facilmente, barbaridade amigo!

É o fim do mundo. O Dia do Juízo Final chegou. Armagedon está aqui... Armagedon... Armagedon...

Os personagens foram bem caricatos ao meu ver, assim como a morte impostas a eles e já aviso que são várias, de diferentes formas, mas nada que nos revire o estômago, ainda que brutais.
Falando de personagem, meu destaque vai para o novo marido de Susan, a ex do protagonista, ele é um mistério! O homem parece ser um gentleman (adoro essa palavra), mas que sei lá porque o rei do romance decidiu que ele precisava ser uma pessoa melhor, sendo que ele tinha potencial para fazer a diferença no desfecho da trama. Em contra partida, Susan passa despercebida, meio apagada diante de tudo que acontece. Se você ler vai entender o meu sentimento em relação a isso.

Para resumir: O autor teve uma excelente ideia, com uma base muito bem elaborada, mas com um desenrolar pouquíssimo explorado e um desfecho pequeno diante da grandiosa proposta da trama. Mas se está pensando que vou desistir do autor você se enganou. Tenho mais 3 livros dele por aqui e vou ler, primeiro de pirraça e depois porque a escrita dele é viciante e o suspense é instigante.

site: https://acabinedeleitura.blogspot.com/2018/06/resenha-juizo-final.html

Leticia 20/08/2017

Primeiro que li de Sidney Sheldon. Todo mundo falava que os livros dele, a gente não conseguia parar de ler enquanto não terminasse. Realmente fiquei eufórica, não consegui parar de ler e achei fantástico. Anos depois, relendo, percebi que o livro nem era tão bom assim.

Albatroz2 25/04/2017

Sensacional
Super indico até agora é o melhor livro de OVNI que eu já li.

Débora 01/03/2017

Alienigenas e Perseguição
É bem diferente de outros livros do autor. Sem vingança, isso já é um alívio. Não é uma grande história, mas tem uma leitura agradável e leve, o que precisava no momento. O livro fala de alienígenas e de como o governo quer colocar isso de baixo do pano para não causar pânico. A história parece ser filme de sessão da tarde, ao que diz a respeito aos alienígenas, então me surpreendi com o prefácio. Na nota do autor no final do livro ele diz que fez uma enorme pesquisa sobre relatos de alienígenas. E houve estranhas mortes causadas aos cientistas que pesquisavam sobre isso, é realmente estranho. Porém como a ficção em torno dos alienígenas é tão clichê. Não causa tanto impacto assim. Se houvesse um suspense sobre o que os alienígenas queriam com nosso planeta ao invés de dizer que era sobre cuidar da natureza e etc. Ou seja a história tivesse uma verossimilhança melhor, ao ler o prefácio eu com certeza acreditaria em alienígenas.
Obs: O melhor do livro foi saber que as plantas possuem inteligência *----*

Bruna 27/10/2016

Não senti a essência que tanto admiro do Sidney Sheldon neste livro.
A narrativa flui, o suspense prende e é surpreendente a forma como os aliens aparecem e se instalam na história, mas para mim faltou aquelas idas ao passado dos personagens, que mostram a trajetória e motivo para eles estarem ali.
E... Achei que o final deixou a desejar eu fechei o livro com um grande ponto de interrogação na cabeça que nunca pensei que um dos meus autores preferidos fosse deixar.
E ficou parecendo mais um daqueles que é encerrado às pressas e de qualquer jeito.

Belle 04/10/2016

É bom, mas esperei mais
Eu esperei muito mais do livro do que realmente foi. Por exemplo, ele insinua algo que eu pensei que ia ficar nisso, uma insinuação, mas não, o livro ao invés de deixar o leitor tirar suas próprias conclusões ele já fala logo o que está acontecendo e não abre margem pra mais nada. Quem leu sabe do que estou falando. Mas o livro se compensa: as cenas finais, das últimas 150 páginas, são ótimas, me deixaram presa ao livro e li mais de 150 páginas num só dia. Me lembrou muito os filmes de ação do Tom Cruise. A leitura é muito fluída e fácil, além de bem feita. Foi meu primeiro livro do Sheldon e pretendo ler mais, mas esperei muito mais deste livro por causa do tema dele. Mas é um livro ótimo, mesmo assim.

Heitor Alimo 23/07/2016

incrivelmente fantástico
Vários fatos descrito no livro Sidney pesquisou, e são coisas muito interessantes, o governo esconde os fatos, a verdade é oculta, e através deste romance Sheldon nos mostrou a realidade ainda vista nos dias de hoje !!
livro fascinante adoro Sidney Sheldon !!!

Jessy 03/01/2016

Livro que te prende do início ao final, recheio de ação, suspense e romance.

Tata 30/12/2015

Muito bom. A leitura prende a gente do inicio ao fim. Não conseguia parar de ler pois sempre ficava ansiosa para saber o que acontecia mais adiante. :)

Gustavo 08/07/2015

Sidney Sheldon não escreveu esse livro, mas ele foi abduzido por alienígenas malucos, que o substituiram temporariamente na Terra e escreveram essa porcaria. Eu me recuso a acreditar que um dos meus autores preferidos desde a adolescência tenha escrito esse livro chato e previsível.
Sinopse: O protagonista é um baita de um corno manso, que faz um cursinho intensivo de espião, e sai de lá estilo James Bond. Ele é enganado por uma conspiração mundial estilo Austin Power, que querem acabar com uns alienígenas meio Hippies.
Marcos774 08/10/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Felipe 16/06/2015

ok e só.
Camila A. Meireles 24/01/2016minha estante
hahahahahaha

Fernanda.Micha 08/06/2015

Gostei bastante do livro, prende sua atenção, romance, ação, suspense.
Comandante Robert vai atrás de testemunhas de um suposto balão metrológico , quando na verdade é um ovini, disco voador com dois alienígenas dentro e depois que acha as testemunhas é o próximo a ser caçado.

Adriana 22/05/2015

Razoável
Apesar de gostar muito dos livros do Sidney Sheldon, por ser aquele tipo de leitura que te prende do início ao fim e com muitas reviravoltas imprevisíveis, achei que este livro deixou a desejar. Na metade do livro os fatos começam a ser previsíveis e não achei o final nada surpreendente, apesar de a ideia da história ser original. Certamente há livros melhores de Sheldon.

Bruno 14/01/2015

Juízo Final de Sidney Sheldon
Sem duvidas é um bom livro, e de forma alguma é uma perca de dinheiro/tempo lê-lo, se você é um leitor de Sidney Sheldon assim como eu, leia esse livro sem receio, apesar das resenhas não muito positivas.

Eu comecei a ler Juízo Final assim que acabei de ler "Nada dura para sempre" de mesmo autor, e olha, é um livro espetacular, e por conta disso, aumentou muito minhas expectativas para esse livro, que não decepcionou de forma alguma, pelo menos não no seu desenrolar .

O ponto em que eu quero chegar é que o livro é ótimo, envolvente, muito bem escrito e fácil de ler, daqueles que você devora em uma semana, o personagem principal é demais, e as perseguições que ocorrem no livro te deixam tenso, você se pega perguntando "Quem sera que vai morrer agora, e como?" , porém o final do livro não me agradou muito, uma reviravolta estranha, meio "Deus ex machina " que me deixou bem decepcionado, mas não estragou a magia de ler esse livro.

Então, meu veredito final é que se você gosta de Sidney Sheldon, vale muito a pena ler Juizo Final!

3/5 Estrelas

Bruno Oliveira