Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Alane.Sthefany 14/04/2022

Olhos D'água - Conceição Evaristo
No conto de abertura, ?Olhos d?água?, acompanha-se as memórias de uma filha que recordar-se de sua história com a mãe, mas que não consegue lembrar qual era a cor dos olhos dela e isso atormenta suas reflexões. Em ?Ana Davenga?, segue-se a história de Ana, que, apreensiva, espera a chegada do marido em casa em uma noite em que tudo parece ter dado errado.
?Duzu-Querança? trata sobre uma avó que observa os netos e reflete sobre seu passado marcado por vivências que a fazem desejar algo melhor para as crianças a sua frente.
Em ?Maria? acompanhamos uma mulher que reencontra o pai de seu filho em um assalto ao ônibus.
?Quantos filhos Natalina teve?? é um difícil conto que segue Natalina desde sua primeira indesejada gravidez e a acompanha na reflexão sobre todas as crianças que ela já odiou ter e na única que ela realmente queria.
?Beijo na face? segue Salinda, uma mulher que sabe que seu marido descobriu sua traição e que, junto ao leitor, aguarda o próximo passo da tensa e silenciosa briga entre eles.
?Luamanda? acompanha as memórias dos diversos encontros sexuais vividos pela personagem idosa, mostrando a sua sexualidade na velhice.
"O cooper de Cida" conta a história de Cida, que era uma moça que vivia correndo, mas que um dia, em uma das suas corridas matinais na praia, ela parou, tirou os tênis, afundou os pés na areia e admirou o mar, admirou tudo ao seu redor, o rosto das pessoas, na qual ela passava todos os dias, mas nunca havia olhado direito, perdeu tanto tempo nisso, em vez de correr, e voltou devagar para casa, seu amigo Pedro estava esperando ela assustado, como ela estava tão atrasada para ir trabalhar? Ele falava, falava, falava, Cida não estava prestando atenção, no final apenas disse, pode ir, não vou trabalhar hoje, vou dar um tempo para mim.
Em ?Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos? temos uma criança que procura pela figurinha de um álbum e desce o morro sozinha bem na hora que um tiroteio começa.
?Dí Lixão? tem um narrador masculino que em meio a um delírio causado por uma infecção, pensa no ódio que ele sentia pela mãe.
?Lumbiá? segue os passos de mais uma criança que vende bala e flores nas ruas e que, ao deparar-se com a imagem de Jesus nos presépios de natal, vê naquele menino um reflexo de si mesmo.
?Os amores de Kimbá? é outro dos contos que apresenta um personagem adulto, que envolve-se num relacionamento triplo com Beth e Gustavo, dois personagens de classe alta que lhe prometem o mundo, e cabe a Kimbá decidir qual deles o terá.
?Ei, Ardoca? acompanha um depressivo protagonista que reflexe sobre sua relação com os trens e as estações que lhe acompanharam durante toda a vida.
?A gente combinamos de não morrer?, o conto mais longo da coletânea, segue diversos relatos de uma vida coberta por ações, medos e segredos.
E, por fim, ?Ayoluwa, a alegria de nosso povo? apresenta uma analogia mitológica que relaciona o nascimento de uma criança com a chance de redenção de um povo cuja terra padeceu em agonia.

[...]

Eu estava com bastante expectativa sobre esse livro, muitos indicando, dizendo que choraram horrores (e eu como uma boa masoquista literária, já coloquei na minha lista de leitura), que tinham muitos aprendizados, críticas, que esse livro teria o potencial de se tornar um clássico...

E quando eu li, tiveram muitos contos que eu gostei, principalmente os primeiros: Olhos d?água, Ana Davenga; O cooper de Cida, Lumbiá; Maria e Ei, Ardoca.

No entanto, os outros não me cativaram, e foram bem cansativos, principalmente: Luamanda e o maior deles, A gente combinamos de não morrer.

Por menor que o livro seja, eu demorei bastante para finalizá-lo.
Foi uma leitura boa, mas não arrebatadora, como muitos fazem parecer.
Marcelo 15/04/2022minha estante
Belo relato dos contos. Percebi nos primeiros contos, uma correlação com situações de vida de diferentes mulheres em diferentes etapas da vida, mas isso não continua depois, perdendo uma unidade que poderia ser interessante para a obra.

Alane.Sthefany 15/04/2022minha estante
Marcelo,

Não tinha percebido isso durante a leitura, mas eu realmente gostei mais do início, em relação ao meio para o final.

Estava muito bom, acho que os 2 primeiros, foram os que mais me encantaram.

Depois os contos foram decaindo, sem mencionar os palavrões, palavras de alto calão no decorrer da leitura, e uma linguagem muito explícita para algumas coisas, que me incomodaram...

Nem vou mencionar, porque depois vem a militância aqui nos comentários ??

Marcelo 15/04/2022minha estante
Entendi. Deve ter sido uma involução da autora. Não tenho problema com palavrões, mas veja que alguns autores usam apenas por usar

Canoff 17/04/2022minha estante
Eu tive uma boa experiência com o livro. Não sei se o fato de eu ter lido rapidamente ajudou, mas esse livro me deixou dias e dias, pensando nele.

Robson,

Eu não sei, até porque sou acostumada a ler mais de 100 pág por dia, sem muito problema, mas os contos (tirando os primeiros), não me prenderam.

De 15, os que mais gostei foram 6.

A autora também usa muitas palavras de alto calão, que me incomodam bastante (em qualquer leitura), e um livro que deveria abordar somente problemas que estão presentes em nossa sociedade, a autora a todo instante colocava um cunho sexual no meio, sem necessidade, eu como cristã, me incomodou várias cenas, como o ato de se deitar com três pessoas (trisal), dois homens e uma mulher; mulheres tendo relações com vários homens e também com mulheres, tanto que o que menos gostei foi de Luamanda.

Estava esperando algo inovador, com o tanto de pessoas que falam da importância desse livro, que pelo conteúdo, teria o potencial de se tornar até mesmo um Clássico.

Só criei expectativas, e com certeza, qualquer leitura quando se cria muita expectativa, tem grandes chances de se tornarem decepcionantes, quando não faz jus o que as pessoas diziam sobre.

Estou enumerando somente algumas coisas que me incomodaram, que pesaram na hora da avaliação, mas existe militância para tudo, e hoje em um mundo, em que as feministas lutam para uma Revolução Sexual, em que todos podemos sair com vários, sem compromisso, comprometimento, mas tudo casualmente, em busca do próprio prazer e contentamento egoísta, sem que ninguém possa julgar, ou ao menos achar um ato que não é nobre e grandioso, mas que chega ao ápice da superficialidade de uma vida miserável, sem sentido, e mais próximo a vida de um animal irracional, no cio, controlado pelos seus prazeres e impulsos animalescos; logo, tenho que medir minhas palavras e ter o cuidado para não ferir o ego de alguém que vive dessa maneira, já que não estou afim de responder xingamentos de ninguém aqui nos comentários, já que todos ultimamente, não podem expressar o que pensa, pois já é automaticamente um discurso de ódio, e que tal pessoa mereça e deva ser linchada.

Ou seja, nunca que esse livro seria 5 estrelas para mim, ou algo revolucionário, como a maioria fazem parecer.

Canoff 17/04/2022minha estante
É, você fez uma análise bem crítica da obra, e isso é bom. Os fatos que a senhorita apontou como: os palavrões e a sexualização, eu não me prendi muito, pelo fato de que(infelizmente), acabamos nos acostumando com essas práticas. Por mais que não tenha me incomodado, essas características para uma mulher, devem ser extremamente incômodas. Bom, para mulheres que possuem valores, serem submetidas a esses escárnios, deve ser muito maçante.

E pensar que muitos concursos públicos utilizam dessa obra para relatar a desigualdade social, no país. Com certeza o fato dessas obras serem referências de estudo, se dá pela escolha intransigente de grupos progressistas e anti cristãos.

Infelizmente vocês [mulheres] têm que lutar contra essa sexualização e também, combaterem as "modernetes" que se renderam a padrões vexatórios e dizem defender as mulheres da sexualização.

Fico feliz que em meio a tantas mulheres com pensamentos feministas e "revolucionários", ainda seja possível encontrar mulheres como a senhorita que ainda prioriza a moral e os bons costumes.

Claro que em algo, nossas opiniões irão divergir, mas isso é extremamente normal e saudável. O que importa no fim, é que os princípios basilares e inegociáveis, estão presentes, e com isso, a conta fecha.

Saudações, Lannêh!

Alane.Sthefany 17/04/2022minha estante
Vivemos em um mundo com pluralidade de ideias, com certeza, muitas vão convergirem.

Canoff 17/04/2022minha estante
É, nós até vivemos em uma pluralidade. O problema são as pessoas fazerem jus a isso. ?

Alane.Sthefany 17/04/2022minha estante
Hoje em dia, quando as pessoas se dão conta disso, é quase um crime para elas ???

Canoff 17/04/2022minha estante
Já pensou ter que ficar em silêncio quando uma pessoa está dando a opinião dela? Ouvir alguém por mais de 5 minutos, sem contestar? Parece utopia, mas não...

Alane.Sthefany 17/04/2022minha estante
Triste realidade em que vivemos, só fico imaginando a próxima geração...

Vinicius.maris 12/06/2023minha estante
A forma com que a Conceição Evaristo descreve o ato de amor é tão bonita e tão poética. Talvez ao descrever essas cenas e o uso de palavrões, seja realmente para mostrar como é a vivência das pessoas negras na sociedade brasileira, sendo que boa parte delas se encontra em favelas, como a própria autora tenta demonstrar no livro. Isso não significa que elas tendem de ser assim, mas pelo o convívio com a violência e até mesmo a desinformação em relação a muitas coisas explicar essas questões. Ela mostra como é a vivência delas em sociedades, uma vez que ela descreve figuras femininas, solteiras, tendo vários filhos, crianças no mundo do crime, sofrendo maus-tratos e principalmente vítima de racismo e preconceito. Esse livro é ótimo e não deve ser lido rápido, mas com calma para poder entender o que cada conto quer nos trazer. O livro é escrito de forma poética, por isso deve se ler com um devido cuidado para entender a mensagem que os contos tentam relatar.

paulinho do gás 30/05/2024minha estante
Acho que esse livro tem um público muito específico, talvez você só não seja o público alvo da escritora (gen). Ela é conhecida pelos seus clássicos (em minha concepção) que retrata coisas comuns em várias realidades de pessoas diferentes. Eu aconselharia talvez você se aprofundar nas ironias e possíveis interpretações da obra além do que se é possível enxergar em palavras

B.norte 22/03/2023

Recomendo!
O trabalho de Conceição Evaristo é muito bom! Nos toca de alguma maneira e é muito bem escrito e elaborad. Durante os históricos de leitura fui comentando cada um dos contos que li. Acho que faltou só o último, talvez por estar doente, não consegui compreender muito bem sua temática (vou ler novamente com mais calma, quem quiser explicar colocando um comentário fique a vontade).

Faz alguns dias que finalizei a leitura, porém esperei um pouco para fazer a resenha dele. Gostei de todos os contos, todos tem o seu valor, porém houve uma coisa que não curti muito, que foi o uso de palavrões no corpo do texto. Mesmo que eu compreenda o porquê deles terem sido utilizados, ainda sim me incomodou. Há quem goste, há quem não se importa, porém eu não acho legal, isso é uma particularidade minha.

Outro ponto que me incomoda, porém não tem haver com o texto, é a ideia de que isso as narrativas podem ser levadas para a sala de aula do ensino básico (fundamental e médio). Talvez um ou dois contos, porém a grande maioria não. Em uma sala de universidade, ok, todos são maiores de 18 anos (em teoria adultos) e os debates sobre o texto são super válidas, ou seja, ele é uma produção para ser analisado no ensino superior.

Lido pelo Biblion (indicação de um colega de skoob, achei muito bacana).
Vanessa.Castilhos 22/03/2023minha estante
Doente? Melhoras p vc ?

B.norte 23/03/2023minha estante
Obrigada! Espero melhorar logo! ?

mpettrus 23/03/2023minha estante
Lorena, minha linda, melhoras pra você ????

Adorei a resenha. Gostei da sua observação quanto ao uso dos palavrões no corpo dos textos. Sempre tive curiosidade de ler ?Olhos d?água?. Sua resenha me deixou mais curioso pra embarcar na literatura da Evaristo.

Katia Rodrigues 23/03/2023minha estante
Melhoras! ??

B.norte 24/03/2023minha estante
Pettrus, eu aconselho muito. Acho que você irá gostar, ela tem uma escrita muito boa, fluída e os contos são de rápida leitura.

Obrigada Katia!

Lisiane 24/03/2023minha estante
Fica bem, menina ?

Obrigada ?

Pandiz Moon 13/04/2023minha estante
Yo Sensei! Adorei seu ponto sobre trabalhar o livro em sala de aula, talvez seja interessante como um projeto de leitura a parte (penso nos anos finais do ensino médio), mas reconheço que vá depender da maturidade do adolescente ? Apesar disso, ainda acho que possa ser citado e/ou trabalhado o texto introdutório, na época em que o li, a autora me conquistou logo nos primeiros paragráfos por sua abordagem. (Eu me senti uma boba chorando ?)
A senhora irá ler outros livros da autora? ?

B.norte 16/04/2023minha estante
Oi Ste-chan, tudo bom? Pretendo ler outros livros da autora sim, mas não no momento, pois estou terminando meu trabalho de mestrado. Ano que vem, já deixei "insubmissas lágrimas de mulher" na lista de compras da Amazon. ? Estou com saudades viu? E o japonês? Manda uma mensagem pelo Instagram pra gente conversar!

Cecília 16/02/2024

Leitura essencial
Apesar das poucas páginas, Conceição Evaristo conseguiu trazer muitas reflexões ao mostrar como a realidade de pessoas negras ainda é atravessada por muita dor, injustiça, preconceito, humilhação...
Essa é uma leitura que pode ser incômoda e até pela quantidade de contos (15) é interessante ler com calma, pensar sobre.
Recomendo esse livro e futuramente pretendo ler outras coisas da autora.

Obs: A história da Ana Davenga me pegou demais
Karol 17/02/2024minha estante
Acho que já devo ter dito isso 0ra alguém...mas a Conceição Evaristo é a cara da Tânia ó.Ano passado ela comentava os simulados e sempre tinha um texto da Conceição

Karol 17/02/2024minha estante
Parece ter muitos repertórios socioculturais.Fiquei com vontade de ler algo dela

Cecília 18/02/2024minha estante
Pior que é a cara de Linguagens msm

Cecília 18/02/2024minha estante
Esse é um ótimo livro pra começar viu, posse te emprestar dps

Showww

Vi q ele é super acessível tbm,na amazon tá 27,00

Um achado msm

Cecília 18/02/2024minha estante
É que o pobe é fininho kkkk

Pjmluvx 03/05/2023

Preparem os baldinhos
Eu me esforço com literatura nacional mas pqp não aguento
A abordagem da vida de mulheres marginalizadas negras é um tema top que tem muito pra ser falado e discutido, inclusive Niketche faz isso bem p cacete.

Mas pra mim esse livro tem a abordagem mais grotesca e odiosa possível. Respeito querer fazer varias historinhas pra abordar várias vivências de mulheres, e querer retratar isso de uma forma crua e sem idealização.

Só que na minha experiência o livro foi pro outro extremo, e o efeito dessa abordagem foi que eu n simpatizei com nenhuma personagem, achei todas bizarramente simplistas e sem dimensão; e se elas tinham ALGUMA reflexão pra fazer, eu n vi pq tava ocupada tentando não vomitar.

Eu acho que existe mais pra ser explorado do que apenas mulheres miseráveis e pobres vivendo vidas miseráveis e tendo uma vida sexual quase animalesca de tão selvagem. Sabe quem fez isso perfeitamente? Carolina maria de jesus. To comparando mesmo que se fod@.

Ler esse livro foi como ficar observando uns leão engaiolado dentro do zoologico, que vc olha e fala ?nossa que horrível, olha como sofrem os bichinhos. Eca! Eles tao transando , ah, agora um leão arrancou o pescoço do outro??

Enfim, detestei esse livro, foi uma das experiências mais atrozes e enojantes (inventei agr) da minha vida, e não positivamente.
Você não precisa enfiar um monte de elemento chocante goela a baixo do leitor pra ele entender a gravidade de algum assunto, um subliminar bem feito tem o mesmo impacto. Não precisa cuspir na cara do leitor pra entregar uma mensagem. Pode fazer isso? Pode uai. Vou apreciar? Nem fudendo.

Ah, e sobre os baldes, preparem-se pra vomitar bastante. Minha contagem final de quase gorfos: 18. Leiam por conta e risco.
Tata 03/05/2023minha estante
Amiga, lê Clarice Lispector, Carla Madeira, Aline Bei, Graciliano Ramos, são leituras nacionais que valem super a pena

Te recomendo ?A pequena coreografia do Adeus? da Aline Bei

Pjmluvx 03/05/2023minha estante
Tata sou apaixonada por clarice e graciliano, vou por essas na lista p ler tb :)

Tata 03/05/2023minha estante
Põe e me conta, tenho certeza que vai amar

Tata 03/05/2023minha estante
Tudo é ruim no comecinho, mas da metade pra frente VALE SUPER a pena, juro

Rio*

Pjmluvx 03/05/2023minha estante
Podexá!

renata 04/05/2023minha estante
ainda não terminei o livro mas me sinto praticamente da mesma forma que você descreveu. e as outras resenhas são tão positivas que eu estava me questionando se tinha algo de errado comigo por não estar gostando tanto assim

Dominique 17/10/2020

A cada conto uma facada no coração
Foi meu primeiro contato com a autora e já quero ler outros livros. Olhos d'Água está repleto de contos marcantes. Amei.
Quero ler

AutoraEugeniaHaensel 17/10/2020minha estante
Eu li a história da autora e fiquei curiosa

Dominique 17/10/2020minha estante
Vale muito a pena! Sério.

alekele_ 17/10/2020minha estante
Com a história de Zaíta eu não sabia como parar de chorar... Conceição Evaristo é ótima escritora! ??

Dominique 17/10/2020minha estante
Eu também!! Na verdade acho que chorei o livro todo. Mulheres fodas do começo ao fim.

Dominique 17/10/2020minha estante
Eu também!! Na verdade chorei o livro todo. Mulheres fodas do começo ao fim.

alekele_ 17/10/2020minha estante
??????

AutoraEugeniaHaensel 17/10/2020minha estante
Amo muito livros assim ???

Lu_Augusto 15/03/2024

Um livro curto, com 15 contos, mas cada um marca você de um jeito especial e diferente.
Tem entre as principais temáticas abordadas: discriminação racial, de gênero e de classe.
Após a leitura, fui pesquisar um pouco da história da autora e acrescenta mais um ponto positivo para o livro, pois fica evidente seu lugar de fala para contar tais histórias.
Simplesmente maravilhoso! Recomendo para todos!!
Thabi.Almeida 15/03/2024minha estante
Li esse tem uns 3 ou 4 anos (acho) e ainda tenho recordações dos contos.

Lu_Augusto 15/03/2024minha estante
Você gostou do livro? Eu amei e vou começar a recomendar pra todo mundo kkkkkk

AliJu 16/03/2024minha estante
Estou vendo bastante esse livro no feed ultimamente, gostei de saber que ele é bom

Lu_Augusto 16/03/2024minha estante
No meu também está aparecendo bastante, estou adorando ver tanta gente lendo porque é um livro maravilhoso, fica a aqui a recomendação

Thabi.Almeida 16/03/2024minha estante
Simmm, ameiii a leitura e mesmo lendo a tantos anos, as histórias ainda estão girando na cabeça. Fiquei com vontade de reler kkkk
Mas a lista dos que ainda não li é imensa

Thay 09/04/2023

Resenha em vídeo ? Olhos d'água
Resenha em vídeo para o livro olhos d'água, referente ao primeiro bimestre do clube de leitura. O link para o vídeo consta a seguir, onde falo sobre 3 motivos para ler a obra e cito os quatro contos que mais chamaram a minha atenção.

Douglas Custódio 10/04/2023minha estante
Interessante o vídeo!! O conto Maria, foi um dos que eu gostei também.

Heloisa 11/04/2023minha estante
Ótima resenha, Thay!
As análises que você fez sobre os contos ficaram muito completas, principalmente as que dizem respeito ao conto "Maria", um dos que mais me marcou.
Seu vídeo expressou claramente a maneira que a autora utiliza para narrar suas histórias, e o público que ela deseja alcançar por meio delas.

Isabela 13/04/2023minha estante
Achei ótima a sua resenha, Thay!

Gostei de como você falou sobre os contos e ainda mais do conto "Maria", um que eu gostei também.

Lorenzo 18/04/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha, Thayane! Principamente da sua análise sobre os contos do livro que você destacou.
Os contos "Maria" e "Di Lixão" foram para mim, acredito que assim como você, os mais densos e profundos do livro. Principalmente pelo peso emocional que ele provoca em nós! Realmente a autora quis retratar algumas das histórias que acontecem no cotidiano do nosso país.

Cristiane 09/05/2023minha estante
Muito bom o seu vídeo, Thayane. Você fez ponderações coerentes sobre os contos e demonstrou ter uma leitura atenta. Como os colegas já apontaram aqui, você identificou bem as críticas e os diálogos que os contos fazem com uma realidade opressiva como as personagens do livro (e de nossa sociedade) enfrentam.

nath191 08/04/2022

Sensibilidade
Nessa coletânea de contos da Conceição Evaristo, são abordados diversos temas que permeiam a vivência da população afro-brasileira. Temos personagens femininas em peso aqui. A mensagem do livro é bem simples e direta. Existem algumas variações de como ocorre o processo, mas se você é racializado nesse país, sobretudo se for uma mulher, vão achar alguma forma de te massacrar. Seja por meio da imposição de padrões que você nunca vai alcançar, seja por tirar de você qualquer oportunidade ou alternativa à dura realidade, suprimindo sua capacidade de se impor, ou te assassinando a sangue frio por "estar no local errado, na hora errada".
Esse livro traz personagens complexos e bem construídos, a realidade nua e crua. E possui uma enorme capacidade de sensibilizar o leitor.
Meu primeiro pensamento era de que essa leitura deveria ser obrigatória a todos, mas agora discordo. Não acho que essas histórias teriam esse impacto se me tivesssem sido impostas. É necessário que faça parte da construção do indivíduo.
Creio que nunca tinha lido um livro de contos antes. Não vejo como algo ruim, pois acredito que não estava preparada. Fico feliz por ler esse livro exatamente nesse momento da minha vida e definitivamente essa é uma daquelas leituras que marcam um ponto de inflexão.
Ellen 11/04/2022minha estante
Nathalya é leitora de novo??

Ellen 11/04/2022minha estante
Eis a questão

nath191 11/04/2022minha estante
MKKKKKKKKKKKKKK

nath191 11/04/2022minha estante
Maldade, porém é uma questão válida kkkk

Lerinha80 28/01/2021

Olhos dágua
Livro incrível abrangendo quinze contos escritos por Conceição Evaristo. Gostei de todos, mas os meus preferidos foram os de Maria, Zaíta, Lumbiá e Ayouluwa.
Alex 06/03/2021minha estante
É uma autora fantástica. Amo ?

Lerinha80 06/03/2021minha estante
Quero muito ler Ponciá Vicêncio e becos da memória da Conceição Evaristo.??

Alex 06/03/2021minha estante
Leia becos da memória tbm. Vai amar ?

Lerinha80 06/03/2021minha estante
Está na minha lista, o próximo dela.?

Fabricio.Macedo 29/08/2020

Que leitura! Primeira experiência... A voz, as experiências, a vida, o cotidiano, a cultura do povo. Conceição Evaristo fala de tantas coisas... Só riquezas!
Suzana.Basilio 30/08/2020minha estante
Perfeito né!

Fabricio.Macedo 30/08/2020minha estante
Muito, Suzana! Me indicaria outro título dela!?

Suzana.Basilio 30/08/2020minha estante
Becos da memória.
É muito lindo também!

Fabricio.Macedo 30/08/2020minha estante
...brigadooo...

Aline 08/04/2023

RESENHA - CLUBE DE LEITURA
Link do vídeo: https://youtu.be/BLPENb0xir0

Leitura simplesmente incrível, contos fluidos de diferentes temáticas, na qual, quando menos percebi, já estava presa na escrita da autora. Com toda certeza foi um dos melhores livros que li nesse início de ano.

site: https://youtu.be/BLPENb0xir0
Bruna 08/04/2023minha estante
Oi Aline, boa noite!

Eu adorei o seu vídeo, achei a edição super caprichosa. Além disso, fiquei espantada com a narrativa desse livro, tão pesada e tão próxima com o cenário atual da nossa sociedade.

Aline 08/04/2023minha estante
mt minha fã

Bruna 08/04/2023minha estante

SuhCascone 09/04/2023minha estante
Amei seu vídeo, Line. Pensei muita coisa da mesma forma que você kakaka um livro que a cada página a gente precisa olhar pro teto e refletir por 10 minutos

Bibs 23/04/2021

Essencial
Entrou pra lista dos mais fortes que já li. A autora aborda a realidade de pessoas negras, em sua maioria mulheres, de forma objetiva e, ainda assim, precisei parar pra refletir depois de cada conto. Recomendo demais!
Mortensen 23/04/2021minha estante
Animada aqui

Bibs 23/04/2021minha estante
Quando você ler, me conta!

Mortensen 23/04/2021minha estante
Pode deixar!

Emi 27/04/2021minha estante
esse é tenso

nandasc 12/07/2023

Perfeito
A cada história que eu lia, eu me apaixonava mais por esse livro
Obrigada Unicamp por me fazer ler esse livro, eu provavelmente nunca teria lido se não fosse por conta do vestibular, mas fico muito feliz de ter tido essa experiência, pois o livro é maravilhoso
Fala sobre família, violência (nas ruas, nas favelas, nas casas, etc), pobreza, prostituição, a correria em que vivemos hoje (não aproveitando o tempo), amores, moradores de rua, doenças, trabalho e, por último, esperança (no último conto)

Meus 7 contos favoritos (dos 15 que tem):
- Ana Davenga (eu definitivamente não esperava pelo final, fiquei um pouco chocada, mas entendi a mensagem que a autora queria transmitir, por isso gostei muito)
- Maria (a mulher não fez absolutamente nada, mas só porque conhecia o homem foi morta, fiquei pensando muito no "julgar sem saber" daquela situação)
- Quantos filhos Natalina teve (ela finalmente tem um filho só pra si, tem toda uma sentido profundo envolvido nisso, fala também sobre como as mulheres não precisam se encaixar no padrão da sociedade de mulher+mãe sempre pra se sentirem completas)
- Luamanda (gostei da reflexão que ela tem sobre todos os amores de sua vida)
- Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos (não esperava pelo final também, me fez refletir muito depois)
- Os amores de kimbá (um romeu e julieta moderno, muito bom, meu segundo favorito)
- Ayoluwa, a alegria de nosso povo (foi meu favorito, depois de tantos contos sobre violência/pobreza/etc esse finalmente traz um pouco de luz no fim do túnel, traz a esperança de dias melhores e de mudanças)
de.ler.eu.gosto 12/07/2023minha estante
Sim,esse livro é perfeito.?

Beatriz 12/07/2023minha estante
qro lê esse

nandasc 12/07/2023minha estante
@de.ler.eu.gosto simmm, também achei perfeito

nandasc 12/07/2023minha estante
@Beatriz leiaaa, é muito bom juro

thay.cristinx 08/04/2023

Resenha - Clube de Leitura
Oi, gente! Eu, a Gisele e a Mayara fizemos um vídeo juntas falando sobre as nossas impressões sobre o livro! :)

Aqui está o link para quem quiser assistir: https://youtu.be/QspId9RRvaE
Larissa 10/04/2023minha estante
Adorei o podcastzinho! Muito legal ver que muito gente teve boas impressões do livro, amei ele!

Juan 13/04/2023minha estante
Amei que vocês trouxeram pontos positivos e negativos, eu mesmo amei o livro, mas tbm não acho que todo mundo vá gostar kkkk. O que vocês falaram da ordem dos contos, SIM!! Eu senti muito isso, em um momento era um conto até "calmo", no outro um conto super pesado, e no outro um super confuso, não estou reclamando, eu adorei essa mudança de atmosfera kkkkk

Gabizinhainha 14/04/2023minha estante
Gnttt, o conto do Lumbiá sempre me deixa "PQ??? PQ??? PQ???" KKKK Enfim, ameiii o vídeo, gostei q vcs falaram dos pontos negativos, pq realmente ele fala de umas coisas pesadas que ficam na sua cabeça foreverrr, só não gostei do fato de uma das integrantes do grupo ficar lembrando do vestibular KKKK me deu mais gatilho q o livro KKKKKK

Cristiane 09/05/2023minha estante
Gostei do vídeo, meninas! E do nome do podcast também... Podlê (bem criativo). Com relação à leitura do livro, assim como outros colegas, percebi que vocês demonstraram muito bem que se trata de um livro que "mexe" com o leitor... nos provoca os mais diversos sentimentos!

Nado 29/11/2020

Incrível como a autora conseguiu reunir em 15 contos a realidade de tantas pessoas. São fatos tristes que estão estampados frequentemente nas páginas dos jornais e que, apesar de promessas políticas e de uma sociedade que diz que está mudando, essas histórias continuam se repetindo dia após dia.
O último conto me deixou com uma sensação de que ainda temos a esperança de que uma nova realidade está se formando.
Recomendo vivamente a leitura!
Marcelo.Roberto 30/11/2020minha estante
Coloquei na minha lista!

Flá Costa 26/12/2020minha estante
Gostei muito do último conto, mas não amei a leitura!

Camila.Brito 04/04/2021minha estante
Não só nos jornais, como no nosso dia a dia.