Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Gaby Kolano 13/06/2024

Não tinha colocado tantas expectativas nesse livro, mas assim q comecei a ler, foi como uma tapa na cara.
A autora escreveu a verdade nua e crua de pensamento, corpo e alma, e essa verdade dói.
É um livro simples, mas que traz um pesar enorme.

Nina Pina 13/06/2024

Me conte um conto
Olhos d'Água é um livro de contos.
Neste livro possui pequenos contos sobre a vida triste das pessoas que vivem nas comunidades, a pobreza, a falta de oportunidade, a falta de tudo, amor, esperança, quase todos os contos são tristes, não vi nenhum conto que alguém saísse vitorioso. É uma pena, só tristeza.
Mas, no fundo, é a realidade dos Morros, das comunidades.

Nayara 12/06/2024

Olhos D?Água
Seguindo minha meta literária de Literatura Brasileira, Olhos D?água não foi nenhuma supresa para mim. A poética de Conceição Evaristo é perfeita. Este é um livro de contos e o meu preferido depois do que dá nome a obra é O cooper de Cida, talvez pelo momento pelo qual estou passando na vida. Estou a contemplar o mar.

.marie 12/06/2024

?morremos nós? a gente que combinamos de não morrer?
uma coleção de histórias duras, reais e viscerais.

conceição do evaristo apresenta aqui, em olhos d?água, contos sobre a vivência de tanta gente que o sistema tenta, a todo momento, aniquilar. por isso os contos em sua maioria são tristes (e previsíveis). alguns são mais dolorosos que outros, mais desenvolvidos e me deixaram pensando por muito tempo. outros são um pouco mais fracos.

mas, no geral, é um ótimo livro. doloroso, também.

li o último conto para um debate na faculdade, no ano passado, e nem lembrava que ele era desse livro. foi uma boa ?surpresa? e eu gostei de reler ele mais uma vez.

pensando muito sobre:

?O amor dói?
O amor terra morta?
O amor é terremoto ?
O amor é um poço misterioso onde se acumulam águas-lagrimas?
O amor se guarda so na ponta de um falo, ou nasce também dos labios vaginais de um coração de uma mulher para outra ?
O amor não cabe em um corpo?
O amor é um tempo de paciência?
O amor comporta variantes de sentimentos??

lindo!

Pri 12/06/2024

Por ser um livro de contos, acaba sendo histórias mais rápidas e acho que por ser histórias mais pesadas e com assuntos muito sérios e importantes foi aí que eu fiquei querendo mais. Tudo acontecia muito rápido e as vezes até fiquei perdida na leitura.

eliza.strege 12/06/2024

Eu gostei desse, porem tem alguns elementos q n me agradam, o primeiro e ser composto por historias curtas cada cap uma historia, eu prefiro quando a historia e mais longa para q eu possa me apegar mais aos personagens, e segundo e que todos os contos sao mto tristes, é bom sentir tristeza, é importante entender os sofrimentos do brasil, mas senti falta de alguns contos q poderiam ser felizes renovar a esperança pra mim era preferivel

Franoli 12/06/2024

ADOREI
Escrita muito envolvente e forte, Conceição Evaristo trabalha muito bem todas as temáticas (que são pesadas o que pode dificultar a leitura para alguns), maravilhoso.

Michelle.Damacena 11/06/2024

A autora escreve de uma forma muito poética, trazendo uma beleza estranha às experiências difíceis, tristes, vulneráveis e, por vezes, constrangedores que são narradas.
Gostei muito da maioria dos contos, de alguns nem tanto. Longe de mim parecer pudorosa, mas a excessividade de histórias abordando vivências e traumas sexuais se tornou maçante pra mim.
Apesar disso, admito que é essa crueza na escrita que transmite tão bem as emoções e torna todas as histórias tão sensíveis e reflexivas.

Bela 11/06/2024

Minha opinião sobre "Olhos d'água"
Eu confesso que, quando comecei a ler, não dava nada por ele, pois eu tive que ler ele por causa da escola, porém conforme fui lendo, notei que ele é humano.
Creio que não exista palavra melhor para descrevê-lo, com seus contos que retratam problemas carentes de atenção e personagens reais, palavras impressas em um papel se tornaram mais humanas do que alguns humanos.

Monge 11/06/2024

Prosa-poesia
Eu demorei muito para concluir este livro. Por um lado, porque alguns contos não me instigaram o suficiente, por outro por causa da vida mesmo. O ponto é que a autora faz muito bem algumas construções poéticas em alguns dos contos. Olhos d'água, por exemplo, é muito bem escrito. Quando a autora acerta na metáfora e no uso das palavras sai muito bonito. No entanto, não são todas as histórias que são construídas tão bem assim. Algumas das histórias se arrastam demais em torno de tantos fatalismos. Não que seja um problema, afinal essa é a realidade nua e crua que a autora tanto retrata. A questão é que cair nesse tanto de fatalismo em quase todas as histórias pode ser meio complicado. Cansa um pouco. Mas são todas as histórias bem escritas e cada uma carrega uma dor diferente. Dores masculinas e femininas. A última história é muito boa também, pois quebra esse paradigma trágico tão repetido. A penúltima história é muito criativa, com tantos protagonistas, gostei demais. Já a maior parte fica em uma repetição de tragédias, que se confundem entre si. O interessante é que a autora traz um aspecto de cotidiano a tudo isso e é muito bom. Não há uma atribuição moral, apenas a realidade. De modo geral, um livro que deve ser lido, importante e agradável.

Claudia.Mayara 11/06/2024

Coletânea de contos curtos com muitas reflexões.

?Escrever é uma maneira de sangrar. Acrescento: e de muito sangrar, muito e muito??

Recchi 11/06/2024

Olhos d'água
Eu to sem palavras pra esse livro e não é porque gostei, é a segunda vez que tento ler e me embaralha a cabeça a forma que que foi escrito esse livro, não sei explicar. Ele é formado por contos, mas tudo é escrito com tanta poesia que confunde o que tá acontecendo, quando eu achava que ia entender vinha outra poesia mais à frente, mas entendo a importância dele e tudo que aborda, pretendo tentar outra vez daqui um tempo.

Quel Bastos 11/06/2024

É um bom livro de contos. Alguns muito bons, uns um pouco ruim. Alguns finais repetitivos, uma formula meio pronta de escrita. As palavras compostas inventadas, em muitos momentos, me incomodam. Algumas páginas chegam a ter mais de 4 dessas, força uma poética que não sei se alcança.
Num geral, uma experiência de leitura agradável, a leitura é muito fluida, os contos são breves (alguns até mais do que deveriam). As histórias são pesadas e tristes, e a autora atinge bem seu objetivo de retratar a realidade cruel, muito mais cruel com uns do que com outros.
Tem reflexões importantes sobre raça, gênero e orientação sexual.

Izabelle.Sabrina 11/06/2024

Olhos d'água
Eu li o livro físico acompanhando a narração do audiolivro e foi uma experiência muito boa.
Cada capítulo é um conto diferente, contos de mulheres fortes, mulheres sofridas, pessoas que tem que batalhar pra viver.
A narração trouxe muita verdade para esses contos, alguns contos me causaram um desconforto muito grande, porém são contos que mostram a realidade nua e crua, são coisas difíceis de aceitar, mas que infelizmente acontecem.
Os meus contos favoritos foram "Olhos d'água" e "O cooper de Cida"

Jackie 10/06/2024

Os Contos são de tirar o fôlego. Conceição Evaristo consegue com uma bela escrita nos fazer. "passear" pelas mazelas da vida de cada personagem, suas dores e angústias.
Os Contos lançam luz sobre aqueles que são invisíveis em nossa sociedade.
Excelente leitura!