O príncipe feliz e outros contos

O príncipe feliz e outros contos Oscar Wilde

Resenhas - O Príncipe Feliz

izzie 22/09/2021

Este conto é do Oscar Wilde então é impossível ser ruim.
eu amei do inicio ao fim,mas tenho que ressaltar que destruiu o meu psicológico pois agora eu shippo uma estatua e uma andorinha, valeu mãe por fazer eu ler este conto...
super curtinho,li em menos de 1 hora
recomendo para todas as idades

Anagfbrito 19/04/2021

Um conto leve fluído e rápido... Gostei, mas sem muito encantamento!!

omanoel 03/04/2021

Incrível!!!
Que Autor. Oscar Wilde é realmente fantástico. Criou históricas fantásticas e com Morais ainda mais incríveis.

Leo 21/01/2021

O príncipe feliz, e outro contos
Um livro que relembra-nos da importância da virtude de ser humilde, deixando o orgulho e egoísmo de lado. Vemos nos contos uma moral, que é aprendida ao final de cada história. De fato, são "virtudes que nunca envelhecem e nem saem de moda." "Revelam as maravilhas e as dificuldades das relações humanas."

Heidi Gisele Borges 15/07/2020

Peguei por acaso esse livro, queria ler apenas o conto "O Rouxinol e a Rosa", e acabei me encantando muito pela forma como Oscar Wilde (1854-1900) conta essas histórias. Não havia lido nenhum de seus contos de fadas e "O Rouxinol e a Rosa" entrou para os favoritos, então precisei continuar o livro todo.

Falar de um conto é falar de todos: são fortes, repletos de amizade, aprendizado e lições de moral. E morte.

O primeiro conto, que dá nome ao livro, "O príncipe feliz", é a história desse homem que já havia morrido e fora transformado em uma estátua no alto da cidade, onde ele podia ver além dos seus bailes e festas elegantes, quando era feliz. Até que chega um Andorinha que o ajuda a melhorar a vida de várias pessoas ao distribuir as riquezas que compõem a estátua, mas o problema é que o Andorinha devia ter ido para o Egito para o verão... O inverno não lhe faz bem...

"O Gigante egoísta" conta a história de um lugar extremamente feliz, um quintal onde as crianças se divertiam todos os dias, até que o dono, o Gigante, volta de sua viagem de sete anos e coloca todos para correr. Aquele era o seu lugar e ninguém poderia aproveitar a não ser ele... Quando o inverno chega, tudo na cidade fica branco e frio, mas depois isso passar e vem a primavera e o verão, mas nada muda no quintal do Gigante, ali é sempre frio e triste. Mas claro que isso muda em um momento. Esse conto tem um final tão triste e bonito...

"O Rouxinol e a Rosa" trata desse pássaro que deseja ajudar um humano a conquistar sua amada. Ela diz que só vai dançar com ele se ele lhe der uma rosa vermelha, mas o rapaz não encontra de jeito nenhum a flor, então o Rouxinol sai em busca e a encontra de uma forma trágica. Mas esse não é o fim...

É Interessante quando de repente percebemos que alguém que se diz amigo só quer mesmo se aproveitar e que quando precisamos dele tudo se torna tão difícil e pesado e impossível. Às vezes demoramos para perceber o aproveitamento, mas quando isso acontece é bem decepcionante. Abaixo uma citação do conto "O amigo devotado".

"'Mas nós não podemos chamar o pequeno Hans para vir aqui?', disse o filho mais jovem. 'Se o pobre Hans passa por dificuldades eu poderei dar-lhe metade do meu mingau, e mostrar-lhes meus coelhos brancos.'
"'Que garoto estúpido vós sois!', exclamou o Moleiro. 'Eu não sei mesmo qual a utilidade de mandardes-vos à escola. Vós pareceis não aprender nada. Pois, se o pequeno Hans vier até aqui e vir nossa lareira aquecida, nossa ceia, nosso imenso barril de vinho tinto, pode ser que ele fique com inveja, e inveja é a coisa mais terrível que há, e pode arruinar o caráter de qualquer um. Certamente não permitirei que a natureza de Hans seja arruinada. Sou seu melhor amigo e sempre o vigiarei, e cuidarei para que nunca seja levado em tentação. Além do mais, se Hans vier aqui, pode ser que ele me peça um pouco de farinha a crédito, e isso eu não posso fazer. Farinha é uma coisa e amizade é outra, elas não devem ser confundidas porque não são o mesmo e significam coisas completamente distintas. Todo mundo pode ver isso'".

O último conto "O Foguete extraordinário", mostra que a soberba nunca é algo bom. Aqui, um foguete que se acha mais especial que os outros acaba não sendo nada, pois ninguém o viu, mas sua arrogância permanece até o fim.

O livro de contos de fadas "O príncipe feliz e outros contos" foi publicado originalmente em 1888, escrito para seus filhos. Um dos meus livros favoritos é seu único romance, "O retrato de Dorian Gray". O irlandês Oscar Wilde foi escritor, poeta e dramaturgo.

site: http://www.becodonunca.com.br/

Lilica 22/05/2020

Livro muito bom, com contos bem interessantes. São historias simples mas que passam uma mensagem importante. Assim como em O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde usa fatores como beleza e religião para fazer seu ponto.

Elexandra.Amaral 12/05/2020

A caridade salvará o mundo
Dostoiéviski disse que "A beleza salvará o mundo". Os belíssimos contos de Oscar Wilde reunidos na pequena e bonita edição da Landmark tornam possível a compreensão da frase do célebre e brilhante autor russo em sua totalidade: as belas almas, aquelas que, em meio ao ruído do mundo, conseguem olhar para o outro e reconhecê-lo como uma das mais belas criaturas do Divino Mestre, salvarão este mundo da perfídia e de tudo o que a acompanha.

TalesVR 08/06/2019

Como um abraço
O primeiro livro de contos de Oscar Wilde é como um abraço quente em um dia frio. A estória da Andorinha e do Príncipe Feliz é linda, com um alto teor de crítica social e não com aquela moralidade toda que é padrão de contos infantis. Por ser curto, vale a pena conferir se estiver cansado de leituras mais pesadas ou simplesmente viajar por aí na literatura.

Ricardo Macedo 01/02/2019

Livro extremamente atual, composto de contos de fácil leitura onde se faz reflexões sobre o comportamento humano através de histórias. Destaque especial para o conto o príncipe feliz.

Lari 31/01/2017

[Resenha] O Príncipe Feliz e Outros Contos, de Oscar Wilde

Esse foi meu primeiro contato com Oscar Wilde. Eu comecei a ler sem nenhuma expectativa. E ele correspondeu a minhas "não-expectativas": não me surpreendeu nem me decepcionou, não me deu aquele impeto de devorar o livro todo mas também não me fez querer largar de vez.
O que eu mais gostei nessa obra foi o modo como o autor escreveu sobre injustiças, egoísmo, vaidade e outros valores morais. Ou seja, mesmo sendo histórias para crianças, com formato de fábulas, Wilde foi bem sucinto nas suas críticas. Notei em todos os contos de O Príncipe Feliz e Outros Contos um forte sarcasmo como "arma" para passar lições de moral.
É uma obra perfeita para crianças (ou para quem gosta de contos infantis). São contos curtinhos e de rápida leitura, onde os animais e os sentimentos são personagens que conversam e expressam suas opniões. Alguns dessas estórias me deixaram com uma sensação de injustiça, principalmente no conto O Amigo Fiel.
Meu conto favorito foi O Gigante Egoísta.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-principe-feliz-e-outros-contos.html

GH 14/12/2016

Para crianças.
Não queria rotular, mas já rotulando: é definitivamente uma leitura direcionada ao público infantil ou pros adoradores de literatura infantil.
Não vou contestar a efetividade dos contos, das parábolas, que através de histórias criticam algo e ensinam, também.
Porém, é isso, são contos que, provavelmente por minha idade e por não gostar mais de escritos assim, não me fascinaram. Mas faço uma menção honrosa ao conto que da título ao livro: Príncipe Feliz. É disparado o melhor conto.
Mayara 19/01/2017minha estante

Muito chato
Livro Muito Besta,Não Gostei,Mas...Cada Um Tem Seu Gosto. #MinhaOpinião

SakuraUchiha 14/07/2015

Bem, é Oscar Wilde!
Uma pequena grande coleção de histórias do Oscar Wilde. Cada um desses 'contos de fadas' são gentis, moralista, e assim por vezes sarcástica. São sim estórias infantis mas contadas com a sagacidade da marca registrada de Oscar Wilde.

Marina Lemos 29/12/2014

Fantasticamente lindo,hahahahah. Depois que você entende toda a visão do Oscar Wilde tanto política e até mesmo religiosa você vê de outra maneira esses contos. Toda simbologia que ele usa, o uso do belo, e do sentimentalismo humano.

Luana_Corazza 26/04/2014

Eu estava "namorando" esse livro na minha estante há um tempo, mas só essa semana peguei para ler.
E não me arrependi, me arrependi de não ter lido antes! Eu amei, e é muitoooooo bom! Tem umas frases, meu Deus, com muitas lições de vida.

Nunca tinha lido nada do autor, e quero ler mais coisas, o conto que mais gostei foi O Pescador e Sua Alma é muito bom!

Não tenho muito para falar, mas, recomendo, e muito!

Quotes:

"Se o conhecesse, talvez não fosse seu amigo. É sempre perigoso conhecer um amigo."

"Até o rouxinol que canta tão bonito, não é nenhuma beleza de se ver."

"Uns poucos recebem demais e muitos recebem de menos. Tudo neste mundo foi mal distribuído, menos a dor."